Irmãs portuguesas vencem evento mundial de robótica

As duas alunas da Escola Básica de Penamacor ganharam a edição 2019-2020 da Wonder League Robotics Competition, na sua faixa etária (9-11 anos).

 

As irmãs portuguesas Beatriz e Flor, de 7 e 9 anos, ganharam a edição 2019-2020 da Wonder League Robotics Competition, um evento mundial de robótica promovido pela empresa norte-americana Wonder Workshop, especializada na criação de robôs e kits de robótica e programação para crianças, à qual a Acer se associou desde 2018.

Esta foi a segunda vez que as irmãs, que estudam na Escola Básica de Penamacor, participaram neste evento. Na edição 2018-2019 ficaram no Top 5 da sua categoria e, este ano, venceram todos os concorrentes na faixa etária dos 9 aos 11 anos, contra equipas que, na sua maioria, incluíam crianças um pouco mais velhas do que elas. Concorreram à edição 2020 deste evento mais de 8400 crianças em 4500 equipas provenientes de 91 países.

O projeto apresentado pela equipa portuguesa, que se denominou “Mountain Explorers”, pode ser visto em https://youtu.be/SKRiDgU-lRY. O anúncio dos vencedores foi realizado pela organização num vídeo disponível em https://youtu.be/3UPeYj2a-9A?t=550. Ontem, dia 15 de junho, foram anunciadas as Menções Honrosas.

Em 2018, a Acer firmou uma aliança com a Wonder Workshop no sentido de fornecer conjuntos de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) nos Estados Unidos da América para estudantes do primeiro e segundo ciclo. Estes kits destinam-se a estimular o interesse das crianças nas áreas da ciência, robótica e programação, no contexto de iniciativas STEM.

Os conjuntos juntam os robots Cue, Dash e Dot da Wonder Workshop com equipamentos da Acer, nomeadamente Chromebooks e tablets Chrome, computadores portáteis e tablets Android.

Bolsa RED Acer for Education

O patrocínio desta iniciativa por parte da Acer surge na sequência dos investimentos que a marca tem feito na área da Educação, um pouco por todo o mundo. Recentemente, a Acer renovou a sua colaboração, na qualidade de Partner tecnológico, com a Junior Report, para a segunda edição da Bolsa RED-Acer for Education 2020-2021 (https://globe.junior-report.media/pt-br/bolsa-red-acer).

O projeto, destinado aos centros educativos públicos em Portugal e Espanha, terá como vencedor a melhor proposta de trabalho e organização escolar aplicada à área do jornalismo. Avaliada em 2.600 €, a Bolsa servirá para financiar totalmente a participação da proposta vencedora na rede Revista Escolar Digital (RED) que é constituída por jornais escolares dirigidos, escritos e administrados por alunos do ensino básico e secundário.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter