Análise SpeedLink Fortus

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

Boas pessoal, hoje temos para vocês mais uma proposta da SpeedLink, desta vez destinada aos gamers que não dispensam um rato wireless para as suas sessões de gaming. Obviamente que um rato gaming deste tipo tem as suas limitações, mas será que é possível ignorar as mesmas caso seja um bom rato? O produto que temos chama-se SpeedLink Fortus, que é um rato gaming, com 2400 DPI’s, e mais algumas características interessantes que vos iremos mostrar mais à frente.

 

 

Primeiro contacto

A SpeedLink é uma marca que actua principalmente no seu mercado Natal, que é o mercado Alemão. Ainda assim, pretende alargar o seu mercado para toda a Europa. Possivelmente poderiam não conhecer a marca, contudo, uma pequena visita ao seu website serve para demonstrar que esta empresa fabrica um pouco de tudo, com especial destaque para periféricos para gaming. E podemos ver que não tem gamas pequenas, pois possuem vários produtos, que vão desde as gamas mais acessíveis, até aos produtos mais caros e com mais características. Desta feita temos mais uma das propostas gaming da marca, destinada aos jogadores que possuem portáteis, ou simplesmente não gostam de fios, o Fortus Gaming Mouse.

Especificações

“SpeedLink Fortus Gaming Mouse

Wireless 5-button mouse

LED illumination with 4 breathtaking colours

Ultimate in ergonomics for right-handed use

2.4GHz wireless technology with a range of up to 6m

Precise optical sensor with adjustable resolution from 600 to 2,400dpi

Compact nano receiver stowable in the mouse

Practical dpi switch for rapid sensor sensitivity switching

Ergonomically designed with thumb indent for right-handed use

Easy-access thumb buttons

Rubberised finish

On/off switchable LED illumination

Quick, driverless installation

Dimensions: 126 × 79 × 41,5mm (length × width × height)

Batteries included (2 x AAA)”

Especificações retiradas do site da SpeedLink

Unboxing

Embalagem


Esta é a embalagem do rato SpeedLink Fortus, que como podem ver pelo esquema colorido, pertence à gama gaming da marca, algo que podemos concluir dado o fundo preto da embalagem com os constrastes a vermelho. Temos também uma imagem do rato, assim como diversas informações acerca das especificações dele.

De lado temos mais uma imagem onde podemos ver melhor onde irá repousar o polegar durante a utilização do mesmo.

Na parte traseira da embalagem temos diversas características interessantes acerca do rato em diversas línguas diferentes, que permite ao comprador saber mais acerca do produto.

Na outra parte lateral podemos observar uma imagem do rato onde se encontram expressas as dimensões do mesmo, para além de um pequeno texto acerca do Fortus.

Apesar de não se encontrar aqui explícito, o Fortus vem com pilhas AAA incluídas, assim como um dongle USB, juntando também um manual regular e outro de iniciação rápida.

Em suma um kit interessante tendo em conta o tipo de rato que estamos a falar.

SpeedLink Fortus Gaming Mouse

Este é o SpeedLink Fortus, um rato que segue os princípios estéticos das gamas gaming da SpeedLink, como podem ver pela cor utilizada. O rato segue também uma ergonomia destinada para destros, como é possível observar dado o posicionamento dos repousos para dedos.

Aqui vemos o Fortus do lado direito, onde temos um local para repousar o anelar e o mindinho. O Fortus é algo alto, mas não muito comprido.

Aqui podemos ver o declive algo acentuado que existe desde a parte traseira do rato até à parte frontal. Apenas aquela parte angulosa na parte traseira do rato não fica ali muito bem, mas iremos ver isso de seguida.

Na lateral é possível observar os LEDS no local onde repousa o nosso polegar, sendo que temos também dois botões, que possuem a comum função de avançar/retroceder num browser da internet.

Por fim nesta vista traseira do Fortus, podemos ver que o mesmo tem uma saliência ao centro do rato, que se pode tornar um pouco desconfortável para quem utilize Palm Grip neste rato.

A vista de topo permite ter uma melhor noção do contorno deste Fortus, sendo que também observamos que tanto o botão esquerdo como direito se estendem para além da base deste rato. No centro temos um botão que nos permite alterar os DPI “on-the-fly”, assim como uma roda de scroll.

Aqui vemos o nome da marca no botão esquerdo. A marca escolher um plástico agradável para a parte superior do rato, sendo que a cor baça confere ligeiramente maior aderência do que se tivesse escolhido uma cor brilhante (“glossy”).

Em suma, o rato aparenta ter uma qualidade de construção q.b, não sendo tão bem acabado como outros ratos da marca, pois os plásticos aparentam ter um bocado menos de qualidade. Ainda assim, vamos ver como é a performance.

Sistema de teste

O SpeedLink Fortus vai ser testado no nosso sistema de testes:

 

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 750W

- Noctua NH-D15S

- GigaByte R7 250x 1GB

- Antec P380

- Windows 8 Profissional x64

- Sabre DAC com Objective 2 AMP

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL, à AMD, à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

 

Utilização
Temos que encarar esta análise com a mentalidade que este é um rato wireless, pelo que iremos ter algumas limitações no que toca à sua performance. A primeira coisa que notamos é que o Fortus se encontra limitado a uma polling rate de 500Hz. De seguida, notamos também que não temos qualquer tipo de software, sendo a quantidade de DPI’s indicada pela cor dos LED presentes no rato. Vários cliques pelo botão de DPI irão alterar o seu valor, assim como a cor dos LED’s no rato.

 

600 Dpi

Vamos analisar primeiro a ergonomia deste Fortus, como referido anteriormente, o ligeiro relevo na parte central traseira do rato faz com que palm grip se torne algo desconfortável, pelo que alguém que utilize fingertip ou claw grip se irá sentir bem com o rato. O rato é também não muito pesado, sendo que a maioria do peso vem das pilhas, pelo que irão sentir o rato mais pesado na sua parte traseira. Falando da sua utilização, é bastante simples, bastando inserir o dongle USB incluído .

 

1000 DPI

Vamos então agora falar da sua performance a níveis de sensor. Sendo este um rato wireless, vamos sofrer um pouco não só pela taxa de refrescamento de apenas 500Hz, mas também pelo delay, que, ainda que seja apenas ns, existe. Assim sendo podemos verificar que em jogos de FPS, ao efectuar varrimentos rápidos, é muito fácil fazer com que este rato atinja a sua “malfunction speed”, que é cerca de 1 m/s, pelo que quem esteja a pensar comprar um deste para jogar com baixa sensibilidade, provavelmente terá de ir procurar noutro lado. Quem tenha um sensibilidade de 20cm para 360 graus ou menor, provavelmente conseguirá jogar com alguma precisão, mas este rato foi claramente feito para quem não precisa de precisão extrema, como por exemplo os jogadores de MOBA’s. Para trabalho em office, cumpre perfeitamente o seu objectivo.

 

1600 DPI

Por fim, falando de autonomia, as pilhas incluídos devem chegar para pelo menos um mês, pois durante as várias semanas de utilização o rato ainda se encontra funcional. Mas para melhores resultados, nada como adquirir pilhas AAA recarregáveis.

 

2400 DPI

Conclusão

SpeedLink Fortus

Positivo

+ Wireless

+ Estética Apelativa

Negativo

- Performance não é a melhor

Preço de venda médio: 29,99 € (Preço na Amazon.de)

 

Performance: 7.5/10

Preço:8/10

Qualidade de Construção: 7.5/10

Geral: 7.5/10

Este Fortus revela-se uma proposta relativamente barata para quem quer um rato wireless como companheiro de viagem, por exemplo, mas que matenha o aspeto gaming. A performance não é tão boa como desejaríamos, contudo podemos atribuir tal coisa ao facto de ser um rato wireless que precisa de fazer alguns compromissos. Assim sendo podemos recomendar este rato para quem precise de um rato wireless interessante para tarefas normais do dia a dia e que jogue apenas algum jogo do tipo MOBA de vez em quando, pois nesses casos o Fortus cumpre muito bem com o que lhe é pedido.

Agradecemos à SpeedLink pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter