Análise Sharkoon H30 Gaming Headset

Votos de utilizador:  / 2
FracoBom 

Boas pessoal, hoje para vocês temos um headset Gaming de uma marca que tem vindo a marcar presença no nosso website, a Sharkoon. O headset que hoje temos segue a gama SharkZone, onde domina o preto e o amarelo aliados a um tema de aviador. Temos diversas características interessantes, como um microfone destacável, controlo de volume no cabo, assim como outras características que vão ver mais à frente na análise. Por isso, fiquem connosco e vejam o que temos a dizer!

Primeiro contacto

A Sharkoon é uma empresa que não tem um tipo único de especialização em termos de produtos, pelo que tem um pouco de tudo. Desde periféricos, hardware, cooling, esta marca tem de tudo um pouco, sendo dirigida para os gamers que valorizam o aspecto, aliado a um preço acessível. Estes acessórios para gaming revelam que a Sharkoon aposta forte nos gamers, pelo que vamos ver se realmente merece a nossa confiança. Mais um elemento da gama da SharkZone, desta vez um headset o H30.

Especificações

“Sharkoon H30

General:

Type:      Stereo Headset

Design:   Circumaural

Connector:             TRRS/Stereo Jack

Inline Controller:    

Weight Without Cable:           280 g

Headphone Specifications:

Speaker Diameter: 40 mm

Impedance:            32 Ω

Frequency Response:           20 Hz - 20,000 Hz

Sensitivity:              92 dB ± 3 dB

Max. Power:           100 mW

Volume Control:      Via Inline Controller

Microphone Specifications:

Direction: Omnidirectional

Impedance:            2.2 kΩ

Frequency Response:           50 Hz - 10,000 Hz

Sensitivity:              -58 dB ± 3 dB

Detachable Microphone:       

Flexible Microphone:             

Microphone Mute:  Via Inline Controller

Cable and Connectors:

Modular Cable:      

Total Cable Length 1x 3.5 mm Stereo Jack (TRRS):          120 cm

Total Cable Length 2x 3.5 mm Stereo Jack:        260 cm

Gold-Plated Connectors:      

TRRS Pinout:         CTIA

Compatibility:

PCs/Notebooks:    

Tablets/Smartphones/MP3 Players/Notebooks (TRRS):   

PlayStation 4:30

Especificações retiradas do site da Sharkoon

Unboxing

Embalagem

Esta é a embalagem dos Sharkoon SharkZone H30 gaming headset, como podem observar segue o tema comum dos produtos SharkZone, com um fundo preto e detalhes a amarelo. Esta embalagem tem uma pequena janela onde podemos observar o headset.

Ao abrir a embalagem destes Sharkoon SharkZone H30 podemos ver que temos direito a uma pequena vista de olhos sobre os H30, assim como na pala de lado temos uma introdução aos mesmos.

De um dos lados da embalagem podemos ler as especificações e conteúdos desta embalagem e dos H30.

Na parte traseira temos pequenos textos em diferentes línguas que nos ajudam a fazer uma pequena introdução a estes H30.

Do outro lado da embalagem tem uma imagem do headset, juntamente com o nome do Sharkoon H30.

Ao abrir a embalagem do headset podemos observar os diversos conteúdos e acessórios deste H30. Do lado esquerdo temos uma bolsa de transporte do headset, um pequeno flier que nos diz para ter cuidado com o volume, um pendente para a porta, o microfone amovível dos H30, dois dos cabos deste Sharkoon H30 e, por fim, o Sharkoon H30 em si. Em geral um conjunto de acessórios muito respeitável pelo que vamos ver se o H30 cumpre em qualidade também.

Sharkoon H30

Estes são os Sharkoon H30, um headset gaming que tem diversas características interessantes, como o microfone destacável, cabo removível e ainda estética militar! Como podem ver temos suportes em metal para os earcups em plástico, com destaque para o cabo em amarelo.

De lado podemos observar o nome da gama de periféricos, assim como o nome da headset mais acima em metal. O mecanismo de ajuste é baseado nos parafusos que podem observar no metal. A abertura em plástico permite colocar o microfone removível.

Na parte interior da headband é possível observar uma gravura no plástico onde podemos ver qual o lado correspondente do heaset.

Na parte superior da headband temos estas pequenas almofadas que ajudam no conforto do Sharkoon H30.

Aqui podemos observar o jack de 3.5mm TTRS que nos permite utilizar os diversos cabos incluídos na embalagem.

Aqui o slot para colocar o microfone removível.

Este é o microfone com cancelamento de ruído.

Os Sharkoon H30 ficam com este aspecto quando possuem o microfone colocado. O mesmo é ajustável às nossas necessidades, sendo que se dobra ao nosso gosto facilmente.

Este é o cabo de extensão incluído (com 120cm).

Este é o segundo cabo que conta com 260cm de comprimento, assim como um controlador de volume e um switch de “mute” para o microfone.

Em suma, esta é a parte exterior do Sharkoon H30, que parece ser extremamente competente, mas como se portará ele em acção? Vamos ver isso na próxima secção da análise.

Sistema de teste

O Sharkoon H30 vai ser testado no nosso sistema de testes:

 

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 750W

- Noctua NH-D15S

- GigaByte R7 250x 1GB

- Antec P380

- Windows 8 Profissional x64

- Sabre DAC com Objective 2 AMP

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL, à AMD, à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

 

Utilização

Sendo estes um headset, irei avaliar os mesmos em duas secções. O conforto/ergonomia e qualidade de som.

Vamos começar pelo conforto, que é uma das principais preocupações dos gamers, visto que estes gostam de uns headphones para utilizar horas a fio nas suas sessões de jogo. Assim sendo, os Sharkoon H30 são uns headphones circumaurais, o que significa que as suas almofadas deverão ficar à volta das orelhas do utilizador. Contudo, dado as dimensões e forma das almofadas, quem tenha orelhas um pouco maiores poderá descobrir que os mesmo pousam nas orelhas, tornando-se supraaurais. Ainda assim os H30 são bastante confortáveis, visto não exercerem pressão em demasia nas orelhas. O sistema de ajuste faz com que demore algum tempo a encontrar a posição ideal, contudo é muito fácil manter a mesma após esta ser encontrada. As almofadas podem começar a aquecer com utilizações prolongadas, pelo que no verão existe a possibilidade dos H30 se tornarem ligeiramente desconfortáveis. Já a headband no topo, inicialmente parecia muito simples, mas a verdade é que funciona bem para o seu propósito e não é incomodativa e protege o topo da nossa cabeça.

Passando então para a qualidade de som, devo dizer que estou bastante espantado com o som destes headphones. Estava à espera de um som bastante abafado, sem detalhe, como aliás costuma ser típico dos headsets de gaming comuns. O que encontrei foi um headset com ênfase nos graves e agudos (a típica assinatura em V, apelativa ao consumidor comum), mas que tinha realmente impacto e fazia aquilo que conseguia com qualidade.

Começando pela gama baixa, os graves têm impacto, não sendo muito refinados, conseguindo ter boa extensão. A gama média é o local onde notamos que estes headphones possuem menos à vontade, reproduzindo vocais de forma suficiente, mas nunca deixando excelentes vozes como a de Adele ou Freddie Mercury brilhar como deviam. Já os agudos também cumprem bem com a gama baixa, criando um som bastante envolvente para música sobretudo electrónica.

Relativamente ao palco, pois estes H30 vão ser também utilizados em gaming onde o palco conta muito na aquisição de Headsets, o palco é bastante respeitável sobretudo para um headset fechado, sendo que o posicionamento dos instrumentos é também ele bom.

Por fim, falando da qualidade do microfone, podemos concluir que o mesmo é de boa qualidade e o cancelamento de ruído funciona de forma correcta, captando a voz do utilizador de forma clara.

Assim sendo o Sharkoon H30 vale para quem necessite de um headset com uma assinatura sonora forte nos graves e com características acessórias interessantes, tal como o controlo de volume no cabo ou microfone removível.

Conclusão

Sharkoon H30 Gaming Headset

Positivo

+ Estética diferente

+ Qualidade de som

+ Microfone de boa qualidade

Negativo

- O conforto poderia ser ligeiramente melhor para tornar este num headset simplesmente perfeito.

Preço de venda médio: 36,99 € (Preço recomendado)

Performance: 8.5/10

Preço:8.5/10

Qualidade de Construção: 8.5/10

Geral: 8.5/10

A Sharkoon demonstra que a sua linha SharkZone consegue aliar boa performance a um preço muito acessível, e volta a acertar na fórmula com este headset H30! O headset tem uma qualidade de construção muito agradável, um som que certamente irá agradar a amantes de música electrónica, sendo que temos estas características a um preço acessível. Ainda que o conforto não esteja no ponto, é impossível não recomendarmos o Sharkoon H30 Gaming Headset, pelo que o mesmo é merecedor da nossa recomendação!

 

Agradecemos à Sharkoon pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter