Análise Sony SL-BG2 (240 GB SSD)

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Após um pequeno hiato na publicação de análise no InsideGeeks, eis que temos uma novidade muito quente, a coincidir com o mês de Agosto Da Sony nos chega um disco externo SSD de 256GB, que certamente irá utilizar a norma USB 3.0 com que é compatível ao máximo. A capacidade que aqui temos é, como dito anteriormente, 256GB , mas temos também o irmão mais pequeno SL-BG1 com 128 GB de capacidade (e mais económico, obviamente).

Primeiro contacto

A Sony não é nenhuma desconhecida do mercado português, aliás, deve ser a marca com maior reconhecimento em termos de mercado de consumo eletrónico. Produz um pouco de tudo, sempre com qualidade, tendo por isso já um nome de prestígio no nosso mercado. O produto que hoje aqui temos apresenta-se como uma alternativa aos discos rígidos externos mecânicos comuns, iremos ver  quais as vantagens relativamente a esses.

Especificações

Model name

SL-BG1

SL-BG2 (Unidade a analisar)

Capacity

128GB

256GB

Color

Black, Silver

Black, Silver

Interface

USB 3.0/USB 2.0 ×1

USB 3.0/USB 2.0 ×1

Port type

USB 3.0 Micro-B connector

USB 3.0 Micro-B connector

Interface Transfer Rate

Max. 5Gbps(USB 3.0)

Max. 480Mbps(USB2.0)

Max. 5Gbps(USB 3.0)

Max. 480Mbps(USB2.0)

File System

NTFS

NTFS

Power Supply

DC 5V (USB bus powered)

DC 5V (USB bus powered)

Power Consumption

Max. 4.5W

Max. 4.5W

Operating Current

Max. 900mA

Max. 900mA

Compatible devices

Windows PC, Macintosh

Windows PC, Macintosh

Supported OS

Windows 8.1, Windows 8 (32bit/64bit), Windows 7(32bit/64bit), Windows Vista(32bit/64bit)

Mac OS X 10.6 or later

Windows 8.1, Windows 8 (32bit/64bit), Windows 7(32bit/64bit), Windows Vista(32bit/64bit)

Mac OS X 10.6 or later

Dimensions (Approx. W x H x D) without protrusions

78.2 x 37 x 9.4 mm

78.2 x 37 x 9.4 mm

Weights (Approx.)

35g

35g

PC Software for Windows (pre-loaded)

Backup Manager, Password Protection Manager

Backup Manager, Password Protection Manager

Supplied Accesary

USB 3.0 Standard-A to USB 3.0 Micro-B cable (30cm)

USB 3.0 Standard-A to USB 3.0 Micro-B cable (30cm)

Especificações retiradas do site da Sony

Embalagem

A embalagem deste SL-BG2 é bastante simples, sendo que na parte frontal temos uma parte de plástico onde podemos observar o disco externo SSD, para alén de algumas informações acerca do mesmo, tais como o seu tamanho, velocidades e algumas outras características.

Passando para a parte de trás, visto as laterais não possuírem informação assim muito relevante, podemos ver que uma das principais vantagens destacadas é a velocidade deste disco externo SSD, porque de resto a embalagem é muito simples.

Ao abrir a embalagem, o sentido de “menos é mais” continua. O SL-BG2 tem apenas um cabo USB 3.0 como acessório, sendo que vem também com um guia de garantia e um manual de utilização.

Sony SL-BG2

Este é o Sony SL-BG2, um disco externo SSD que conta com 256GB de capacidade. É possível observar que a qualidade de construção em alumínio escovado confere um aspeto premium a este pequeno disco. Em termos de dimensões temos 78.2 mm de comprimento por 37 mm de largura, com apenas 9.2 mm de altura!

No topo do SL-BG2 temos o local onde ligamos o cabo de alta velocidade USB 3.0. Ao lado dele, temos o local onde um led azul assinala a utilização desta unidade SSD.

Em suma, o SL-BG2 é absolutamente excelente em termos de qualidade de construção, sendo que é neste primeiro contacto que observamos uma das vantagens destas unidades SSD externas: são mais pequenas e compactas que as soluções mecânicas e muito mais leves, para além de não possuírem partes móveis, reduzindo assim a possibilidade de danos aquando de uma queda.

Sistema de teste

O Sony SL-BG2 vai ser testado no nosso sistema de testes:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 750W

- Noctua NH-D15S

- Gigabyte R7 250x

- Antec P380

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL, à AMD, à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

A utilização irá ser avaliada em Windows, com alguns programas sintéticos diferentes.

Utilização

Penso que a primeira coisa que temos de estabelecer nesta análise, antes de correr alguns benchmarks sintéticos para avaliar a performance do SL-BG2, é a utilidade de um disco externo SSD. Vamos começar pelos contras. Dado estes discos utilizarem componentes SSD interiormente (memória flash) ao invés de comuns discos magnéticos, podemos certamente contar que estes discos sejam mais caros, pois SSD’s também são mais caros comparativamente com outros discos mecânicos. Contudo, temos diversas vantagens: dado não existir componentes que se movimentam, os SSD são mais resistentes a quedas. Os SSD são também mais pequenos, como referido acima, o que ajuda certamente na portabilidade. Por fim, em termos de performance, podemos contar com velocidades muito superiores a discos externos mecânicos que contem com USB 3.0, para além de tempos de acesso ligeiramente reduzidos.

Para melhor ver como se enquadra este SL-BG2, vamos comparar o seu resultado com uma comum Flashdrive USB3.0 e um disco externo mecânico de 3.5 polegadas, sendo estes os principais concorrentes de um dispositivo deste tipo.

Vamos começar com um bench simples, o CrystalDiskMark 5.0. Aqui podemos ver que o SL-GB2 obteve valores máximos de leitura de 340 MB/s, no Seq Q32T1 e de 159 MB/s em termos de escrita Sequencial. Para colocar isto em termos de comparação, uma pen USB 3.0 Lexar faz cerca de 18 MB/s de leitura e 6 MB/s de escrita. Temos ainda a comparação de um disco mecânico 3.5 polegadas externo USB 3.0 que é capaz de cerca de 130 MB/s de leitura e escrita. Como podem ver, um disco SSD é bastante mais rápido na leitura, o que o torna especialmente interessante para acessos rápidos.

Vamos agora passar a um outro programa que permite medir a performance deste disco externo SSD Sony. O AS SSD revela valores algo similares ao CrystalDisk, sendo que temos 299 MB/s de leitura e 152 MB/s de escrita, o que são valores que correspondem (superam) os 290 MB/s que a Sony afirma este SSD ser capaz de fazer em modo de leitura. Temos também ainda tempos de acesso bastante baixos.

Por fim vamos mostrar aqui um teste que simula a transferência de um ficheiro, com o HD Tune Pro. Como podem observar temos 308 MB/s de Leitura e 155 MB/s de escrita, confirmando aquilo que já tinha sido possível observar com os outros programas, ou seja, o SL-BG2 é um excelente parceiro como disco externo!

Conclusão

Sony SL-BG2

Positivo

+ Tamanho Reduzido

+ Velocidade

+ Durabilidade           

+ Estética

Negativo

- Preço

- Capacidade

Preço de venda médio: 219,00 € (Preço em http://www.sony.pt/electronics/discos-rigidos-externos/sl-bg2)

Performance: 8.5/10

Preço:8/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 8/10

A Sony chega sempre até nós com produtos de excelente qualidade, sendo que esta unidade externa SSD não é uma exceção. Cativando com o seu alumínio escovado e dimensões diminutas, a Sony SL-BG2 convence pela performance. A única questão menos positiva é que temos SSD’s externos de performance similar, por um preço inferior. Ainda assim, a rapidez de uma unidade externa SSD comparado com um comum mecânico é de espantar, pelo que provavelmente será ideal para quem necessite de trabalhar com ficheiros grandes e transportá-los de um lado para o outro. Tudo isto numa unidade de tamanho menor que um cartão de crédito comum. Por fim temos também algum software que permite adicionar protecção de password aos ficheiros e outro que gere backups!

Por tudo isto, Sony SL-BG2 é um produto recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à Sony pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter