Análise SpeedLink Torid Gamepad Wireless

Votos de utilizador:  / 2
FracoBom 

Para quem o Strike NX da SpeedLink não encheu as medidas no que toca a um comando para PC, não se preocupem que a marca alemã ainda tem outras cartas na manga. É o caso deste SpeedLink Torid Gamepad Wireless, uma versão sem fios de um comando que faz lembrar o da Xbox One, o que provavelemente significa que é agradável em termos ergonómicos. Para além disso temos compatibilidade com PC e PS3.

 

Primeiro contacto

A SpeedLink é uma marca que actua principalmente no seu mercado Natal, que é o mercado Alemão. Ainda assim, pretende alargar o seu mercado para toda a Europa. Possivelmente poderiam não conhecer a marca, contudo, uma pequena visita ao seu website serve para demonstrar que esta empresa fabrica um pouco de tudo, com especial destaque para periféricos para gaming. E podemos ver que não tem gamas pequenas, pois possuem vários produtos, que vão desde as gamas mais acessíveis, até aos produtos mais caros e com mais características. A marca já tem alguma experiência no que toca a comandos para computador, sendo o Torid Gamepad Wireless uma das opções com mais qualidade!

Especificações

“SpeedLink TORID Gamepad Wireless

properties:

Wireless PC and PS3 gamepad

robust 2.4GHz wireless technology for a range of up to 8m

Dual-Mode technology for full compatibility with virtually all Windows games (switchable between XInput and DirectInput)

analog sticks and digital 8-way D-pad for maximum precision

ergonomically positioned left stick for comfortable analog gaming

two analog triggers, two bumpers and ten digital buttons incl. Start and Back

on/off switchable turbo fire function

long-lasting integrated 600mAh Li-polymer battery for up to 10hrs’ gaming time (charging time approx. 2-3hrs)

compact nano USB receiver

intense vibration effects for realistic gaming

rubberised sides for outstanding grip and a secure hold

includes USB charging cable (80cm)”

Especificações retiradas do site da SpeedLink

Unboxing

Embalagem

A embalagem do Torid Gamepad acompanha aquilo que já temos vindo a ver por parte da SpeedLink. Temos uma embalagem de pequenas dimensões, que nos presenteia com uma imagem do comando, tendo a embalagem diversos detalhes em vermelho. Temos a indicação de compatibilidade na parte esquerda da embalagem, assim como alguns símbolos na parte direita que indicam as características do Torid.

Dos lados temos mais uma vez pequenas descrições em inglês e alemão acerca do Torid.

A parte traseira do produto encontra-se preenchida com as especificações técnicas em diversas línguas diferentes, assim como as compatibilidades do Torid.

Este é o conteúdo da embalagem, onde podemos ver o CD de drivers, o manual de instalação rápida, um cabo mini-USB para carregamento, um dongle USB wireless e o próprio Torid. Um bundle com tudo o que necessitamos para utilizar o dispositivo.

SpeedLink TORID Gamepad Wireless


O SpeedLink TORID Gamepad é um comando que deve muita da sua inspiração ao comando da Xbox ONE e ainda bem que assim o é, pois o Torid tem uma boa ergonomia. Mas mais acerca disso daqui a um pouco. A primeira coisa que notamos é certamente os lados de cor diferente, sendo os mesmos de borracha para evitar que as mãos deslizem mesmo nos dias mais tórridos de verão.

Ao observar mais de perto o TORID, podemos concluir que os botões são coloridos da mesma cor que os do comando oficial para PC, o da Xbox, facilitando assim a sua utilização em jogos que têm as cores dos botões em tutoriais por exemplo. Temos os analógicos na posição da Xbox também, o que é mais confortável para muitos após habituação. De resto temos um dpad normal, botões para start, back e ainda turbo, assim como um grande botão central.

Aqui podemos observar os lados anti-derrapantes do Torid, que permitem melhorar a ergonomia do mesmo, sendo a borracha mais aderente que o plástico.

Aqui temos os shoulder buttons mais os gatilhos. Os gatilhos encontram-se bem implementados e com uma maior sensibilidade do que os do Strike NX. Temos também em pano de fundo a entrada mini-USB que serve para carregar o Torid.

A traseira do comando não tem grandes detalhes, sendo que podemos observar relevos de modo a tornar o comando mais confortável.

Em suma o comando é bastante agradável ao toque, conferindo uma boa sensação de qualidade.

Sistema de teste

O SpeedLink TORID Wireless vai ser testado no nosso sistema de testes:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec EDGE 750W

- Noctua NH-D15S

- AMD R9 290X

- Antec Eleven Hundred

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL, à Kingston e à AMD por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Para avaliarmos este comando, experimentamos toda uma variedade de jogos.

Utilização

O primeiro ponto que é sempre caso de análise por nós é a ergonomia do comando. O Torid tem um tamanho bastante mais agradável do que o Strike NX, não sendo tão largo, mas com mais profundidade, permitindo assim que o comando “encha” mais a mão, à falta de melhor expressão. Após este facto, notamos que as laterais texturadas a borracha facilitam também a utilização, pois mesmo em dias mais quentes conferem aderência ao Torid. O peso do comando é também “just right” , sendo esta uma preferência pessoal. Uma das grandes vantagens em termos ergonómicos deste comando é o facto de não ter fios, podendo utilizar o comando à vontade, sem ter de pensar onde um fio irá ficar preso.

Todos os botões do TORID são facilmente acessíveis , sendo que a preferência por um layout da Xbox é também agradável para quem goste do mesmo. Para alterar entre Xinput e Directinput basta pressionar o botão central por 4 segundos.

Falando do toque dos botões implementados, o DPad tem um feeling algo rijo, mas preciso. Já os botões do lado direito acompanham esse feeling, mas fácil de perceber quando actuam. Os shoulder button também são fáceis de actuar, sendo que o toque não é muito agradável, pois são bastante mais fáceis de actuar na pontas do que no centro. Os gatilhos possuem um curso agradável e são fáceis de dosear a pressão.

Passando para os analógicos, os mesmos são bastante menos duros que os do Strike NX, sendo por isso mais fáceis de manobrar, assim sendo, mais fáceis também de fazer manobras rápidas, algo que é necessário em jogos de luta. Em termos de utilização, diria que o Torid é mais versátil que o Strike NX, pois tanto jogos de luta, plataformas ou de corridas funcionam sem grandes problemas.

Relativamente à utilização com PS3, é plug’n’play, bastando ligar o dongle a uma das portas da consola e esperar que o comando emparelhe com a mesma.

A autonomia é a indicada pela marca, conseguindo pelo menos 8-10 horas de jogo sem interrupções. Para carregar, uma a duas horas num carregador de alta amperagem serão suficientes.

Conclusão

SpeedLink Torid Wireless Gamepad

Positivo

+ Qualidade/Preço

+ Wireless

+ Compatibilidade

Negativo

- Shoulder Buttons poderiam ser mais agradáveis ao toque

Preço de venda médio: 29,90 € (Preço retail)

Performance: 8.5/10

Preço:9/10

Qualidade de Construção: 8.5/10

Geral: 8.5/10

Em suma o Torid é uma escolha que justifica o preço, pois oferece boa qualidade a um preço acessível, sendo que em termos de durabilidade deverá justificar o seu preço. A compatibilidade com PC e PS3 é certamente um bónus, sendo que o facto de ser sem fios é a cereja no topo do bolo.

Para quem não gostar da versão branca, a SpeedLink tem ainda uma versão preta e outra verde, para apelar a um diverso público alvo.

Por tudo isto, o SpeedLink Torid Wireless gamepad é um produto recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à SpeedLink pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter