Análise Asus Maximus VIII Ranger

Votos de utilizador:  / 2
FracoBom 

Após a nossa última análise à excelente aposta mini-ITX da Asus para socket 1151, temos mais uma aposta da marca para quem necessita de poder num formato ATX. Falamos pois da Asus Maximus VIII Ranger, uma motherboard da linha ROG, que se destina para os gamers que procuram uma excelente performance para os jogos. Para além disso temos pormenores interessantes como o chip de Som SupremeFX que promete oferecer melhor qualidade áudio e mais umas quantas características que vão achar muito interessantes para jogos. Vamos falar disso melhor mais à frente nesta review. Mas fiquem connosco e vejam o que esta motherboard é capaz de fazer!

 

 

Primeiro contacto

A Asus é marca que faz chegar até nós esta excelente motherboard, sendo que a mesma é já bastante conhecida pela sua linha para gamers a Republic of Gamers, assim como outras linhas que produzem um pouco de tudo: placas gráficas, motherboards e por aí. Esta Z170I Pro Maximus VIII Ranger é a oitava geração de motherboards com este nome para os diferentes sockets da Intel!

Especificações

Asus MAXIMUS VIII Ranger

Highly-affordable ROG ATX Z170 board with epic performance and gaming-oriented design

 

LGA1151 socket for 6th-gen Intel® Core™ desktop processors.

Dual DDR4 3400 (OC) support.

Best gaming performance – 5-Way Optimization with Auto-Tuning, 2nd-generation T-Topology and OC design

Best gaming audio – reinvented SupremeFX 2015 with intuitive Sonic Studio II.

Best gaming networking – best-in-class Intel® Gigabit Ethernet, LANGuard and GameFirst technology.

Best gaming protection – carefully-selected premium components to ensure maximum durability.

ROG gives you more – more gaming-oriented utilities, all free!”

 

Especificações retiradas do site da Asus.

 

Unboxing

A embalagem da Maximus VIII Ranger tem é vermelha, de modo a contrastar bem com o símbolo da gama a qual este produto pertence, a Republic of Gamers. Na parte frontal da embalagem temos o nome da motherboard, assim como algumas informações sobre as compatibilidades deste produto. Mas esta tampa é possível de abrir, pelo que vamos ver o que temos na parte interior.

Na parte inferior da aba temos esta imagem da motherboard que nos informa acerca dos componentes da motherboard e da sua localização na motherboard, o que é interessante para o comprador conhecer melhor o produto que irá adquir.

Na parte superior da aba podemos encontrar mais informações acerca das tecnologias que esta motherboard possui, tais como o áudio SupremeFX e a tecnologia LANGuard e GameFirst.

Na parte traseira da embalagem podemos ver mais uma vez as especificações desta motherboard, sendo que as temos em formato de tabela.

A Asus Maximus VIII Range é uma motherboard recheada de acessórios, sendo que nesta foto podemos vê-los. Na parte superior esquerda temos uma etiqueta para pendurar na porta para avisar que se está a jogar ou não, à direita temos o manual desta motherboard e de seguida o espelho traseiro da mesma. Justamente à direita temos os autocolantes Republic of Gamers e um guia de iniciação rápida da motherboard. Mais abaixo à esquerda temos o CD com as drivers, umas etiquetas para colocar nos diversos cabos do sistema para ajudar na sua identificação, uma bridge SLI, dois pares de cabos SATA  e por fim uma ferramenta de instalação do CPU.

Em suma uma gama de acessórios muito completa, pelo que resta ver se a motherboard fica ao mesmo nível.

Asus Maximus VIII Ranger

 

Esta é a Asus Maximus VIII Ranger. Esta é uma motherboard gaming que conta com diversas características interessantes, tais como o dissipador com o nome Ranger na parte superior da motherboard. Temos também um cooler para arrefercer o chip Z170. Na parte superior temos uma entrada de 8 pinos de alimentação para o cpu, sendo que temos do lado direito uma entrada para cabo ATX De 24 pinos.

Uma vista de perto ao cooler dos VRM’s desta motherboard, assegurando que a energia irá ser entregue ao cpu em condições de garantir um bom OC. Do lado direito temos também os 4 slots para DDR4.

Na parte inferior podemos observar os 3 slots PCI-Express 3.0 x16 e ainda 3 slots PCI-Express x1

Um maior detalhe na placa de som SupremeFX que permite reduzir o ruído causado pelas frequências externas (nota também para os condensadores ao pé do chip).

A Maximus VIII Ranger tem características que fazem dela um “must” para quem goste de testar os seus componentes com a ajuda destes três botões :Start, para iniciar o computador, sem uma caixa; o reset para fazer reset em botões da caixa; CLR_CMOS para fazer reset às definições da BIOS, para, por exemplo, retirar as definições de um overclock falhado.

Por fim, na parte inferior, temos o chip de Som SupremeFX e ainda um slot PCI-Express 3.0 x16.

Aqui temos um botão para realizar o MemOK!, um teste de diagnóstico para os módulos de RAM, sendo que temos um display para demonstrar os códigos de diagnóstico durante o boot.

Ao observar o I/O plate traseiro podemos observar que a Maximus Ranger tem diversas opções de conectividade. Começando pelo lado esquerdo, temos uma porta PS/2, com duas portas USB 2.0 . Ao seu lado temos um botão para fazer reset às definições da BIOS e mais outras duas portas USB 2.0. Em termos de saída de vídeo temos uma DisplayPort na parte superior e uma saída HDMI na parte inferior. A porta vermelha que observar é uma porta USB 3.1 Type-A e uma Type-C. Ao seu lado temos duas portas USB 3.0, sendo que no topo delas temos uma porta Ethernet 1GBps. Por fim temos as saídas de áudio, powered by SupremeFx, onde temos as 5.1 do costume assim como uma saída óptica.

A conectividade para discos é também assegurada para todos os gostos, temos uma porta para discos M.2, assim como duas portas Sata-Express, acompanhadas de outras duas portas SATA 3.

Assim fica concluída a primeira análise desta motherboard, pelo que resta ver quais os resultados que a mesma obteve!

Sistema de teste

A Asus Maximus VIII Ranger vai ser testada no sistema de testes atenciosamente fornecido pela Asus:

 

- Intel Core i5 6600K 3.5 GHz

- Crucial DDR4 2133 MHz 4 x 8GB

- Gigabyte R7 250X 1GB

- OCZ Vertex 460A 128 GB

- Antec VP550W

- Noctua NH-C14S

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec e à OCZ pelos componentes que fazem parte da mesa de testes (para além da Asus obviamente!).

BIOS

Aqui temos a BIOS desta Maximus Ranger, que como podem ver tem muitos parâmetros diferentes para ajustar a nosso gosto, permitindo assim a sua boa capacidade de overclocking. A BIOS possui também uma skin da ROG.

Mais alguns dos parâmetros a ajustar

Por fim ainda mais alguns dos mais extremos.

Quem goste de “tweakar” as suas motherboard, certamente que encontrará nesta Maximus VIII Ranger um brinquedo para muito tempo de diversão.

Overclocking

Esta motherboard possui diversas características que se destinam a facilitar o overclock, tais como os botões de diagnóstico ou mesmo de reset de definições. Assim sendo, tentámos atingir o overclock previamente atingido, sendo que os 4.6 GHz foram atingidos sem qualquer tipo de problemas e com temperaturas mais uma vez bastante reduzidas, com ajuda do nosso cooler da Noctua!

Testes

Testes

CineBench R15

CINEBENCH is a real-world cross platform test suite that evaluates your computer's performance capabilities. “

SuperPi 32M

“Super PI Single-threaded Benchmark

Super PI is a single threaded benchmark that calculates pi to a specific number of digits. It uses the Gauss-Legendre algorithm and is a Windows port of a program used by Yasumasa Kanada in 1995 to compute pi to 232 digits.”

Octane

“The JavaScript benchmark that evolves with the Web. 

Octane 2.0 is a modern benchmark that measures a JavaScript engine’s performance by running a suite of tests representative of today’s complex and demanding web applications. Octane‘s goal is to measure the performance of JavaScript code found in large, real-world web applications, running on modern mobile and desktop browsers.”

Dolphin BenchMark

WinRar

“WinRAR is a shareware file archiver and compressor utility for Windows. It can create archives in RAR or ZIP file formats, and unpack numerous archive file formats.

3DMark

Development of a new version of 3DMark was announced on 14 November 2011 with the final product, simply named 3DMark, released on February 4, 2013.

Fire Strike is a DirectX 11 test for gaming PCs. Fire Strike Extreme can be used to test high-performance gaming PCs with multiple GPUs.

Resultados com a gráfica integrada

3DMark06

GRID Autosport

“Grid Autosport (styled as GRID Autosport) is a racing video game by Codemasters and is the sequel to 2008's Race Driver: Grid and 2013's Grid 2. The game was released for Microsoft Windows, PlayStation 3 and Xbox 360 on June 24, 2014. The game features the return of in-car view that was removed from Grid 2 and authentic handling with 100 routes across 22 locations."

Em suma, como podem ver, temos boas melhorias no que toca ao poder computacional, sendo que no departamente do GPU integrado temos grandes melhorias! Melhorias na ordem dos 100%! As placas gráficas de entrada de gama tornam-se obsoletas com performances deste tipo.

Vamos passar então aos resultados com overclock! Lembrem-se o nosso preset é 4.6 GHz.

Os ganhos de overclock são de cerca de 23% no Cinebench Multi Thread, 17% Single Thread e  de 25% no Dolphin Benchmark, o que são resultados impressionantes, dada a facilidade do Overclock! Resultados em linha com a análise anterior.

 

Conclusão

Asus Maximus VIII Ranger

Positivo

+ Performance

+ Características

+ Estética ROG

Negativo

- Nada a apontar

Preço de venda médio: 196,70€ em Portugal

Performance: 9/10

Preço: 8 /10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 9/10

Mais uma vez a Asus consegue provar que consegue fazer excelentes motherboards para gaming, sendo que esta Maximus VIII Ranger não é excepção. Para além das inúmeras características que a tornam muito interessante para quem gosta de fazer OC, temos também uma saída de som limpa, devido à placa SupremeFX, o que torna esta motherboard uma candidata interessante para quem queira uma motherboard com som de qualidade. De resto os 4.6 GHz foram facílimos, sendo que tenho a certeza que com um pouco mais de tempo seria possível atingir os 4.8 ou até mesmo 4.9 GHz para benchmarks. De resto até tem suporte para SLI, o que mais podem querer?

Devido a tudo isto, a Maximus VIII Ranger é um produto recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à Asus pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter