Análise Asus GeForce GTX 980 Strix

Votos de utilizador:  / 3
FracoBom 

Hoje para vocês no InsideGeeks, temos uma placa de gráfica de topo, mas do lado Verde, ou seja da Nvidia. Mas para quem julga que se trata de uma simples versão reference, desengane-se! Pois hoje aqui temos uma GTX 980 versão Strix da Asus. As principais vantagens desta versão são um sistema de cooling melhorado, assim como um pequeno overclock de série. Este sistema de cooling assegura também melhores resultados caso tenham interesse em fazer overclock, assim como temperaturas mais baixas!

Primeiro contacto

A Nvidia já é muito bem conhecida no mercado das placas gráficas, sendo que é a concorrente da AMD. Já a Asus é marca que assembla esta gráfica que chega até nós com um cooler personalizado Strix, sendo que também sabemos que a Asus faz de tudo um pouco em hardware: placas gráficas, motherboards e por aí.

Abaixo seguem as especificações da placa gráfica, juntamente com outros modelos para comparação. 

 

Nvidia GTX 980

ASUS GeForce GTX 980 Strix

Stream Processors

2048

2048

Texture Units

176

160

ROPs

64

64

Core Clock

1126MHz

1178MHz

Boost Clock

1216MHz

1279MHz

Memory Clock

7GHz GDDR5

7GHz GDDR5

Memory Bus Width

256-bit

256-bit

VRAM

4GB

4GB

Aqui podemos ver as especificações desta Asus GeForce GTX 980 Strix. Como podem observar temos um ligeiro aumento no Core Clock e no Boost Clock, que deve chegar para distanciar a 980 Strix da versão de referência. Mas aquilo que se destaca sobretudo é mesmo a capacidade de arrefecimento desta versão, como iremos ver mais à frente!

Especificações

ASUS Strix GeForce GTX 980

ASUS Strix GeForce GTX 980 with factory-overclocked core delivers cool and silent gaming experiences

1279 MHz Boost clock for better performance and outstanding gaming experience.

DirectCU II with 0dB fan technology lets you enjoy light games in complete silence, and hardcore gaming 30% cooler with 3X-quieter performance!

DIGI+ VRM with 10-phase Super Alloy Power delivers precise digital power for superior efficiency, reliability, and performance.

GPU Tweak helps you modify clock speeds, voltages, fan performance and more, all via an intuitive interface.

GPU Tweak Streaming share on-screen action in real time – so others can watch live as games are played.”

Especificações retiradas do site da Asus.

 

ASUS GeForce GTX 980 Strix

Esta é a embalagem onde vem a Asus GeForce GTX 980 Strix. Temos uma referência ao cooler DirectCU II, assim como algumas outras características interessantes, assim como os olhos de mocho que caracterizam esta gama Strix.

Na parte traseira temos mais uma vez um local onde temos texto a indicar as diversas características interessantes acerca desta gráfica, como a possibilidade de utilizar a ferramenta GPU Tweak ou o excelente sistema de alimentação.

Dentro da embalagem de papel exterior, encontra-se esta caixa de cartão onde no interior iremos encontrar a gráfica e alguns acessórios.

Em termos de acessórios incluídos temos um cd de drivers, autocolantes para as ventoinhas, um manual de iniciação rápida e ainda um conversor

Eis que chegamos à parte pela qual todos esperávamos. Esta é a Asus GeForce GTX 980 Strix, e desde já, pelo aspeto do cooler em metal, certamente irá ter uma excelente performance.

Em termos de ligações disponíveis, podemos contar com um DVI-Dual Link, uma ligação HDMI compatível com a norma 2.0 e ainda três conectores DisplayPort de tamanho normal.

Atrávés da parte de metal do cooler, podemos observar o heatsink DirectCU, cujos heatpipes contactam directamente com o GPU, de modo a melhorar a transferência de calor entre ambos.

Aqui estão os pinos para SLI, sendo possível juntar até 4 destas meninas em Quad-SLI!

Já na parte traseira podemos observar aquilo que muitos dos fabricantes se esquecem: um backplate que não só oferece rigidez à placa mas também ajuda nas temperaturas.

Por fim a Asus resolveu incluir como alimentação nesta Strix dois conectores: um de 8 pinos e outro de 6, ao invés dos dois de 6 pinos da versão normal, o que indica que esta poderá fornecer um pouco mais de corrente para ajudar os overclockers, ou mesmo para princípios de estabilidade.

Sistema de teste

A Asus Geforce GTX 980 Strix vai ser testada no nosso sistema de testes:

 

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.4GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 750W

- Noctua NH-D15

- Antec P380

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Testes

Vamos começar por testes sintéticos

3DMark

Development of a new version of 3DMark was announced on 14 November 2011 with the final product, simply named 3DMark, released on February 4, 2013.

Fire Strike is a DirectX 11 test for gaming PCs. Fire Strike Extreme can be used to test high-performance gaming PCs with multiple GPUs.

 

Unigine Heaven 4.0

“Heaven Benchmark with its current version 4.0 is a GPU-intensive benchmark that hammers graphics cards to the limits. This powerful tool can be effectively used to determine the stability of a GPU under extremely stressful conditions, as well as check the cooling system's potential under maximum heat output. It provides completely unbiased results and generates true in-game rendering workloads across all platforms, such as Windows, Linux and Mac OS X.”

 

Battlefield 4

“Battlefield 4 is a first-person shooter video game developed by Swedish video game developer EA Digital Illusions CE (DICE) and published by Electronic Arts.  Battlefield 4 received positive critical response from reviewers and was a commercial success, praised for its multiplayer mode, gameplay and graphics.”

 

Crysis 3

“Crysis 3 is a multi-platform video game developed by the German game developer Crytek and is published by Electronic Arts (EA) for Microsoft Windows, PlayStation 3, and Xbox 360. It was released /in North America on February 19, 2013. Officially announced April 14, 2012, it is the third main installment of the Crysis series, a sequel to the 2011 video game Crysis 2, and runs on the CryEngine 3 game engine.”

GRID Autosport

“Grid Autosport (styled as GRID Autosport) is a racing video game by Codemasters and is the sequel to 2008's Race Driver: Grid and 2013's Grid 2. The game was released for Microsoft Windows, PlayStation 3 and Xbox 360 on June 24, 2014. The game features the return of in-car view that was removed from Grid 2 and authentic handling with 100 routes across 22 locations.”

 

 

Witcher 3

“The Witcher 3: Wild Hunt (Polish: Wiedźmin 3: Dziki Gon) is an action role-playing video game set in an open world environment, developed by Polish video game developer CD Projekt RED. Announced in February 2013, it was released for Microsoft Windows, PlayStation 4, and Xbox One on 19 May 2015, it is also the first Witcher game released on a PlayStation console. The game is the third in the series, preceded by The Witcher and The Witcher 2: Assassins of Kings, which are based on the series of fantasy novels of the same title by the Polish author Andrzej Sapkowski, but all take place after them.”

 

A GTX980 é uma excelente gráfica em termos de potência, sendo que não tem qualquer problema em correr todo o tipo de jogos a 1080p em settings ultra. Mesmo a 4K só jogos mais pesados do tipo do Witcher 3 ficam algo mais lentos, mas basta diminuir um pouco os “settings” para ficar perfeitamente jogável. Tudo isto com baixas temperaturas que é uma das grandes mais valias da GTX 980! E menor consumo que a 290x da AMD.

Vamos passar então às temperaturas e overclock!

Esta é uma gráfica que é bastante fresca, não só derivada do design da GTX980, que é um design por si só bastante mais fresco que a competição da AMD, mas também parte devido ao excelente design da Asus com o seu cooler Strix e a grande backplate. Em termos de temperaturas, mesmo quando stressada ao máximo com o furmark, as mesmas não ultrapassam os 75ºC em stock e 78ºC em OC. Relativamente a ganhos, o 3DMark e o GRID ilustram abaixo.

Os ganhos de overclock são de cerca 15% no Grid e de 12% no 3DMark também para um aumento de frequência de cerca de 16% no core e de 6% na memória.

Conclusão

Asus GeForce GTX 980 Strix      

Positivo

+ Performance

+ Fresca

+ Aparência

Negativo

- O preço coloca-a num patamar algo ingrato

Preço de venda médio: 629,90€ em Portugal

Performance: 9/10

Preço: 8/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 9/10

Esta  Strix GTX 980 é capaz de ser a versão definitiva de todas as GTX980. Não só é bastante fresca e com excelente capacidade de overclock, mas também o cooler da Asus inclui uma backplate bastante sólida. E consegue correr todos os jogos no mercado a 1080p, sem qualquer tipo de problema, sendo que mesmo a 1440p poucos serão os jogos que não irão ser jogados em definições ultra. E os consumos não são nada para a performance que oferece, em especial quando comparados com as antigas gráficas de topo tipo 290X (ou mesmo a 390X). Podemos também argumentar que seria ideal 8GB de Ram, para compatibilidade com altas resoluções no futuro. Mas a verdade é que não interessa muito de momento, dado a GTX 980 Strix ser uma placa gráfica de topo, que irá encher o olho a todos os entusiastas.

Por tudo isto, a Asus GeForce GTX980 Strix é um produto recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à Asus pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter