Análise Noctua NF-F12 PWM 2000 e 3000 RPM 24V

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

Boas pessoal, neste ano novo certamente estarão a estranhar a ausência de produtos Noctua no nosso site. Não seja por isso, pois hoje mesmo temos duas (de quatro!) novidades para vos mostrar que nos chegam desde a marca austríaca. O que temos para vocês são duas ventoinhas Noctua NF-F12 de 2000 e 3000 RPM, respectivamente, da linha IndustrialPPC. Mas pensam vocês: “Esperem aí, não houve já uma análise a esses modelos?” Pois têm razão, mas estes são os modelos de 24V, o que significa  que num ambiente comum de 12V correm mais lentamente, reduzindo o ruído. Outro dos grandes trunfos é que são ideais para controlo de velocidade baseado em voltagem, pois aceitam inputs desde 6V até as 24V anteriormente referidos!

Primeiro contacto

Como já havia sido dito, a Noctua é uma empresa austríaca que visa fornecer aos seus utilizadores a melhor experiência nos dois campos mais importantes do cooling: o silêncio e a performance. Os produtos mais reconhecidos da Noctua são as suas ventoinhas (devido ao esquema de cores característico, aliado a uma qualidade de construção excelente) e os coolers, que geralmente se debatem com os melhores, ocupando sempre lugares de renome. Estas ventoinhas são mais uma adição à gama IndustrialPPC por parte da Noctua.

Especificações

Noctua

Conceived for industrial heavy duty applications that require enhanced cooling performance and advanced ingress protection, the NF-F12 industrialPPC (Protected Performance Cooling) is a ruggedised high-speed version of the award-winning retail model. The 24V variant uses a dedicated wide input range version of Noctua's NE-FD2 motor driver IC in order to support 24V-based industrial applications. Thanks to the outstanding aerodynamic efficiency of the NF-F12 design and the use of a novel three-phase motor, the industrialPPC version provides superior airflow and pressure capacity while keeping noise levels and power consumption moderate as against comparable high-speed fans. While its fibre-glass reinforced polyamide construction and certified water and dust protection make the NF-F12 industrialPPC suitable for operation in challenging environments, the renowned SSO2 bearing technology guarantees an MTBF of over 150.000hrs. Topped off with Noctua’s trusted reliability and 6 years manufacturer’s warranty, the NF-F12 industrialPPC is an ideal choice for highly demanding applications that require superior flow rates and ultimate dependability. “

 Especificações retiradas do site da Noctua

Embalagem

Sendo as embalagens muito similares, assim como o design das próprias ventoinhas, irei apenas mostrar uma delas, sendo que tudo o resto é praticamente igual na outra. O modelo escolhido é a Noctua NF-F12 industrialPPC 3000 RPM 24V.

A embalagem desta Noctua NF-F12 industrialPPC é similar a todos os outros modelos da mesma linha, onde os tons de preto e bordeaux se destacam. Na parte principal temos o nome do modelo, sendo que na parte superior direita da embalagem temos o logo da Noctua.

Na parte traseira, temos as especificações da praxe, onde podemos ler detalhes interessantes acerca deste modelo, tais como a sua velocidade máxima e qual o ruído que produz nessa velocidade. Temos as dimensões e o facto de estas ventoinhas estarem conformes com a norma IP67.

Numa das laterais é possível ler mais uma vez o nome deste modelo, assim como a linha a que pertence.

Ao abrir a embalagem, vemos que a ventoinha vem num pequeno suporte de cartão, onde temos o site da marca na parte inferior.

Para quem está habituado ao enorme pacote de acessórios, estes parafusos sabem a muito pouco, contudo há que lembrar que esta é uma linha direcionada para profissionais, não sendo necessário a parafernália de acessórios usuais que vêm para o consumidor.

Noctua NF-F12 IndustrialPPC NF-F12 24V

Esta é a Noctua NF-F12 IndustrialPPC, na versão de 24V. Como podem ver temos o esquema de cores comum da linha Industrial PPC, onde a moldura preta contrasta com as borrachas anti-vibração castanhas. Para além disso, a qualidade de construção é tão boa quanto sempre.

Na parte traseira podemos ver que o motor destas ventoinhas está preparado para receber até 24V de voltagem, produzindo aí o seu valor máximo de velocidade.

Mais uma vez um dos pequenos detalhes que fazem toda a diferença no airflow destas NF-F12, estas pequenas ranhuras que aumenta a pressão à superfície do heatsink onde estas se encontram colocadas.

Sendo estas umas ventoinhas cujo principal intuito é o controlar a velocidade através de voltagem, não será de espantar que as mesmas tenham um conector de 4 pinos PWM para vos ajudar nessa tarefa.

Aqui temos as duas irmãs, uma delas de 2000 RPM, outra de 3000 RPM, outrora são em tudo idênticas.

E aqui na sua parte traseira onde podem facilmente identificar qual é qual.

Em suma os modelos são exactamente aquilo que temos vindo a esperar da Noctua: qualidade e rigor, com aspeto sóbrio. A performance certamente será também aquilo a que estamos habituados!

Testes

As Noctua NF-F12 IndustrialPPC 24V foram testadas no seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- AMD R9 290X 4GB

- Antec EDGE 750W

- Antec P380

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

O preset utilizado foi o seguinte:

Intel i5 3570k @ 4.5 1.25v – OC

Aqui estamos a verificar qual a influência da ventoinha como segunda ventoinha de um Noctua NH-D15(onde a primeira, e ventoinha central é uma NF-A15). Como podem ver a performance da versão de 3000RPM é bastante similar à ventoinha de 150mm NF-A15, o que é resultado muito bom tanto para uma como outra, pois enquanto a NF-F12 o faz com um nível de ruído inferior ao esperado (tornando-a ideal para radiadores), a NF-A15 é uma versão normal que ainda assim consegue fazer frente a esta versão especial. Já a NF-F12 de 2000 RPM’s é apenas um grau mais quente, sendo ainda mais silenciosa que outras as duas. O vídeo no nosso site ilustra o ruído de ambas, pelo que vejam a análise abaixo.

Conclusão

Noctua NF-F12 IndustrialPPC 2000 and 3000 RPM 24V

Positivo

+ Performance

+ Qualidade de Construção

+ Resistência à água (norma IP67)

+ Silêncio

Negativo

- Nada a apontar

Preço de venda médio: 29,90 € (preço recomendado)

Performance: 9.5/10

Preço:8/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 9/10 

A Noctua continua a dar cartas, estas são uma versão muito interessante para ambientes de servidores pois o facto de terem uma capacidade de funcionarem a diferentes voltagens, permite uma maior variedade de usos para as mesmas. Para além disso torna-se mais fácil controlar o ruído. Quer seja na versão de 3000 RPM’s (que nunca chegam a ser atingidos num computador comum), ou numa de 2000, a qualidade de construção e estética estão lá. O que estão à espera para escolher a vossa versão?

Como sempre, as Noctua são um produto recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à Noctua pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter