Análise Noctua NH-D15S

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

A análise ao Noctua NH-C14S não chegou para vos tirar o calor deste Verão? Não se preocupem então, pois da mesma marca temos a versão single fan de um dos seus Flagships, o Noctua NH-D15, que nos chega desta vez na versão NH-D15S, acompanhado de uma NF-A15 que roda a 1500 rpm, ao invés da versão retail que gira a 1200 rpm. Como sempre a embalagem aparenta estar recheada de acessórios, e os acabamentos exímios como sempre. Por isso, vamos ver como o NH-D15S se comporta no calor do campo de batalha!

 

 

Primeiro contacto

Como já havia sido dito, a Noctua é uma empresa austríaca que visa fornecer aos seus utilizadores a melhor experiência nos dois campos mais importantes do cooling: o silêncio e a performance. Os produtos mais reconhecidos da Noctua são as suas ventoinhas (devido ao esquema de cores característico, aliado a uma qualidade de construção excelente) e os coolers, que geralmente se debatem com os melhores, ocupando sempre lugares de renome. Este cooler é uma nova versão do conhecido NH-D15, ou melhor, é o mesmo cooler com pequenas actualizações, numa versão de uma só ventoinha.

 

Especificações

“Noctua

 

Tailored to provide superior RAM and PCIe compatibility, the NH-D15S is an asymmetrical single fan version of Noctua’s award-winning flagship model, the NH-D15. Thanks to its asymmetrical design, the NH-D15S clears the top PCIe slot on most µATX and ATX motherboards. At the same time, the single fan setup and recessed lower fins guarantee 100% RAM compatibility with memory modules of up to 65mm height. Users who have sufficient room can also upgrade the cooler with either a 120mm or round 140mm fan on the front fin stack for further improved performance in dual fan mode. Topped off with the trusted, pro-grade SecuFirm2™ multi-socket mounting system, Noctua’s proven NT-H1 thermal compound and full 6 years manufacturer’s warranty, the NH-D15S forms a complete premium quality solution that combines dual tower efficiency with excellent compatibility and flexible upgrade options. “

 Especificações retiradas do site da Noctua

Embalagem

A embalagem do NH-D15S tem um design similar a todos os outros coolers Noctua, onde se destaca a embalagem sóbria. Como em equipa que ganha não se mexe, a Noctua decidiu adaptar este design simples e que faz o seu trabalho. Na parte esquerda temos o nome do cooler, sendo que temos também algumas das informações acerca deste cooler.

Num dos lados da embalagem temos as especificações do cooler, assim como da ventoinha que o acompanha. Para além disso vemos também o que vem incluído nesta embalagem.

Na traseira é possível observar algumas das características mais interessantes ilustradas, para facilitar o conhecimento do consumidor.

Temos também diversos textos em 9 línguas diferentes, que servem de introdução ao NH-D15S.

Dentro da embalagem temos duas caixas de cartão. Uma onde vem o cooler e outra que conta com os acessórios.

A embalagem dos acessórios demonstra tudo o que vem incluído.

Aqui os acessórios já na mesa, com o backplate secufirm do lado esquerdo, mais o kit da Intel. De seguida o kit da AMD e por fim os acessórios gerais, como a pasta térmica NT-H1, o kit de baixo ruído e os clips para uma segunda ventoinha. Em baixo temos os manuais das diversas plataformas, assim como uma chave de estrela para instalação.

Noctua NH-D15S

Aqui temos o Noctua NH-D15S, um cooler mais tradicional com duas torres gigantes, contando cada uma delas com seis heatpipes. Podemos observar a configuração offset, que permite a utilização de memórias com heatspreaders mais altos. Podemos também observar o offset, ou seja, que a torre se encontra mais encostada para o lado direito, de modo a ter mais espaço nos slots PCI-Express

De perfil podemos ver melhor os dois radiadores, assim como a NF-A15 no meio de ambos. Podemos também perceber melhor o ligeiro espaço para permitir memórias mais altas.

A vista de topo mostra o detalhe da marca na parte superior dos heatsinks, assim como os heatpipes a sair na parte superior.

Aqui podemos observar a base, que se encontra muito bem acabada.

Por fim, ao retirar a ventoinha, podemos observar os dois parafusos que irão ser utilizados para instalar o cooler no backplate SecuFirm 2.

A ventoinha que acompanha este NH-D15S é uma NF-A15 PWM, que conta com uns especiais 1500 RPM em vez de 1200 RPM da versão comercial.

Em geral, a qualidade de construção mantem-se tão boa como a expectável por parte da Noctua. Temos sempre a atenção ao detalhe e à qualidade dos produtos utilizados. Contamos também com compatibilidade com diversas plataformas, seja ela AMD ou Intel, com diversos sockets. A instalação é bastante fácil como vamos observar de seguida.

Instalação

Como dito acima, a instalação é bastante simples. Após colocar o backplate na motherboard, colocamos os espaçadores pretos que observamos na imagem.

De seguida colocamos as barras de segurança e apertamos os parafusos (que ainda não estão na imagem) para prender as mesmas.

Por fim, e após colocar pasta térmica no CPU, basta colocar o NH-D15S em cima do processador e apertar nos parafusos que é possível observar na parte inferior de cooler. De seguida resta colocar a ventoinha com os clips fornecidos e o NH-D15S encontra-se instalado!

Testes

O Noctua NH-C14S foi testado com o seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- AMD R9 290X 4GB

- Antec EDGE 750W

- Antec P380

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

O preset utilizado foi o seguinte:

Intel i5 3570k @ 4.5 1.25v – OC

 

Aqui podemos ver a performance no NH-D15S, que se revela como cooler de topo a ar, ainda com uma só ventoinha. Em termos de ruído é também dos mais silenciosos, muito devido às superiores dimensões da ventoinha NF-A15, que permite girar a uma menor velocidade para o mesmo airflow.

 

 

Como a Noctua permite instalar uma segunda ventoinha para aumentar a performance, resolvemos testar diversas ventoinhas da marca para ver qual a influência nas temperaturas. Como podem ver as melhores escolhas em termos de performance são tanto a NF-A15 como a NF-F12 industrial PPC, sendo que em termos de qualidade ruído, uma segunda NF-A15 será certamente a melhor opção. Apenas têm de assegurar que ela não irá colidir com as vossas memórias.

Em suma, mais uma vez a Noctua a provar que sabe aquilo que faz, no que toca ao cooling dos nossos produtos.

Conclusão

Noctua NH-D15S

Positivo

+ Performance

+ Qualidade de Construção

+ Acessórios

+ Compatibilidade acrescida

Negativo

- Nada a apontar

Preço de venda médio: 53,90 € (preço recomendado)

Performance: 9.5/10

Preço:8/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 9/10

O rei dos coolers a ar está de volta, desta vez numa versão ligeiramente mais barata que não tem uma ventoinha (apesar de ter a capacidade de a adicionar no futuro). E como sempre, o bundle é perfeito, os acessórios também, assim como a performance. Para quem quer performance sem olhar a preço num cooler a ar, não procurem mais o Noctua NH-D15S é a solução! Ainda para mais agora com a nova compatibilidade acrescida derivada do design offset, desocupando assim o primeiro slot de expansão de várias motherboards. Caso queiramos ser picuinhas, ao utilizar este novo offset, o lettering Noctua fica voltado para cima (de "pernas para o ar") em caixas com janela acrílica lateral.

Concluindo, não há muito mais a dizer, a não ser que o Noctua NH-D15S é um produto recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à Noctua pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter