Análise Noctua NH-C14S

Votos de utilizador:  / 2
FracoBom 

O Verão volta a apertar, as temperaturas a subir e os CPU’s a suar. Assim sendo é apenas normal que tenhamos para vocês uma análise de um cooler, vindo dos lados da Noctua, o NH-C14S. Este é um cooler diferente dos que estamos habituados pois funciona de modo top-flow, ou seja, as alhetas do cooler estão na horizontal em deterimento do habitual posicionamento vertical. Isto permite instalar este tipo de coolers em caixas com altura reduzida, ou que simplesmente favoreçam este posicionamento. De resto a qualidade Noctua mantem-se, portanto vamos ver como o NH-C14S se porta.

Primeiro contacto

Como já havia sido dito, a Noctua é uma empresa austríaca que visa fornecer aos seus utilizadores a melhor experiência nos dois campos mais importantes do cooling: o silêncio e a performance. Os produtos mais reconhecidos da Noctua são as suas ventoinhas (devido ao esquema de cores característico, aliado a uma qualidade de construção excelente) e os coolers, que geralmente se debatem com os melhores, ocupando sempre lugares de renome. Este cooler é uma nova versão do conhecido NH-C14, ou melhor, é o mesmo cooler com pequenas actualizações, numa versão de uma só ventoinha.

Especificações

“Noctua

Successor to the award-winning NH-C14, the NH-C14S is an elite class top-flow CPU cooler that is extremely efficient, highly compatible and remarkably adjustable. Thanks to its deeper fin stack and the renowned NF-A14 PWM fan, the single fan NH-C14S provides similar quiet cooling performance to its dual fan predecessor while being even more versatile: With the fan installed on top of the fins, the cooler is compatible with RAM modules of up to 70mm height. With the fan installed underneath the fins, the total height of the cooler is only 115mm, making it suitable for use in many HTPC cases. At the same time, the new offset layout allows it to clear the top PCIe slot on most µATX and ATX motherboards. Topped off with the trusted, pro-grade SecuFirm2™ multi-socket mounting system, Noctua’s proven NT-H1 thermal compound and full 6 years manufacturer’s warranty, the NH-C14S is a premium quality top-flow solution for the highest demands.”

Especificações retiradas do site da Noctua

Unboxing

Embalagem

A embalagem do NH-C14S é similar a todas as outras da Noctua, mantendo a imagem de marca. Temos partes brancas que contrastam com um fundo bordeaux. Na parte frontal temos o nome do cooler e algumas das características interessantes do mesmo um pouco abaixo.

Na lateral podemos encontrar algumas das especificações técnicas, como dimensões do cooler, especificações da ventoinha (NF-A14) que acompanha o mesmo, assim como o conteúdo da embalagem.

A traseira conta com imagens que ilustram diversas características chave deste cooler.

Por fim temos um texto introdutório do NH-C14S em 9 línguas diferentes .

Estes são os acessórios da embalagem. O sistema de montagem SecuFirm2 é bem conhecido do nosso site, tanto na versão Intel como na versão AMD. Em termos de acessórios, temos adaptadores de baixo ruído, uma ferramenta de chave em estrela, um símbolo da Noctua, pasta térmica NT-H1 e um adaptador de baixo ruído para a ventoinha. Os acessórios sempre a colocar a Noctua em destaque

Noctua NH-C14S

Este é o Noctua NH-C14S, um cooler top flow com apenas uma ventoinha, garantindo assim compatibilidade com a maioria das baixas, visto que com esta configuração o mesmo tem apenas 115mm de altura (ou 142mm com a ventoinha instalada na parte superior). Temos apenas uma torre para cooling, pelo que será de prever temperaturas ligeiramente superiores ao NH-D15.

Uma vista do perfil revela o radiador com acabamentos de topo, assim como o local onde é possível acoplar as ventoinhas.

A vista traseira revela os 7 heatpipes que estão presentes num só NH-C14S, querendo apenas voltar a referir a qualidade dos acabamentos.

Mais uma vista de perfil do cooler.

Por fim, observamos a ventoinha que está incluída neste NH-C14S. A NF-A14 está desenhada para oferecer um máximo de 1500 RPM, com um airflow de 140,2 m^3/h a 24,6 dB máximos.

Como sempre, a qualidade de construção salta à vista, tanto na construção do cooler como na ventoinha, passando pelos acessórios. Para além disso a compatibilidade encontra-se assegurada dada a compatibilidade do sistema SecuFirm 2 para Intel ou AMD. Se possuírem algum socket que não seja compatível com este sistema, contactem a Noctua, visto o seu apoio ao consumidor ser excecional, onde vos ajudarão certamente e irão enviar um kit compatível.

Testes

O Noctua NH-C14S foi testado com o seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 750W

- Antec P380

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

O preset utilizado foi o seguinte:

Intel i5 3570k @ 4.5 1.25v – OC

O Noctua NH-C14S consegue performances muito interessantes para um cooler de top down flow. Temos a limitação das rams muito altas, como a EVO Veloce que utilizamos, pelo que utilizámos a ventoinha na posição de topo. Acredito que seja possível ainda melhores resultados num teste bench aberto, ou em caixas em que a motherboard esteja na horizontal, devido à natureza do cooler, já que o ar quente sobe. Em especial nesta Antec P380, o facto de estar a extrair ar quente contra o vidro não ajuda a sua performance, mas a qualidade base está cá certamente. De resto o seu formato permite arrefecer os componentes da motherboard e RAM, permitindo assim, talvez, uma margem de OC ligeiramente maior. Mas com uma só ventoinha, o grande vencedor é certamente o silêncio, com níveis de ruído dos mais baixos que já registámos.

Conclusão

Noctua NH-C14S

Positivo

+ Performance

+ Qualidade de Construção

+ Silêncio (quando com Low-Noise Adapter)

+ Compatibilidade

Negativo

- Preço pode ser impeditivo (mas a qualidade paga-se)

Preço de venda médio: 74,90 € (preço recomendado)

Performance: 9/10

Preço:8/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 8.5/10

Este é um cooler da Noctua que inova pois permite uma grande compatibilidade com todo o tipo de configurações. Seja uma caixa de SFF (small form factor), simplesmente melhor arrefecimento de componentes de motherboard, o formato top flow é interessante sobretudo para instalações onde a motherboard se encontra horizontal, visto numa caixa convencional o fluxo de ar pode ficar algo bloqueado. A performance no entanto é de topo, acompanhada de baixo ruído. Querem aumentar a performance? Basta instalar uma nova ventoinha para esperarem temperaturas mais baixas.

Por isto, o Noctua NH-C14S é um produto recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à Noctua pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter