Análise Noctua NH-L9x65

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Boas pessoal, hoje temos aqui para vocês uma novidade de cooling, que nos chega por parte da Noctua. Falamos pois do novo L9x65, um cooler de baixo perfil e ideal para HTPC’s ou pc’s de dimensões reduzidas, pois alia o silêncio a que já estamos habituados na Noctua com a boa performance, permitindo assim arrefecer um computador de baixo perfil eficazmente, onde todo o espaço é necessário.

 

Primeiro contacto

Como já havia sido dito, a Noctua é uma empresa austríaca que visa fornecer aos seus utilizadores a melhor experiência nos dois campos mais importantes do cooling: o silêncio e a performance. Os produtos mais reconhecidos da Noctua são as suas ventoinhas (devido ao esquema de cores característico, aliado a uma qualidade de construção excelente) e os coolers, que geralmente se debatem com os melhores, ocupando sempre lugares de renome. Este cooler é uma nova versão do muito conhecido Noctua NH-L9, possuindo agora compatibilidade com os diversos sockets num só produto.

Especificações

“Noctua

The NH-L9x65 is a taller, performance-enhanced version of Noctua’s award-winning NH-L9 low-profile coolers. With 65 instead of 37mm height and four instead of two heatpipes, the NH-L9x65 is more powerful than its smaller siblings yet retains their 95x95mm footprint, which guarantees 100% RAM and PCIe compatibility on Intel based ITX mainboards and makes the cooler more convenient to work with as it doesn’t overhang near-socket connectors. Thanks to the highly optimised NF-A9x14 premium fan that supports fully automatic speed control via PWM, the NH-L9x65 runs remarkably quiet. Topped off with the professional SecuFirm2™ multi-socket mounting system for Intel and AMD, Noctua’s renowned NT-H1 thermal compound and 6 years manufacturer’s warranty, the NH-L9x65 fuses everything users have come to expect from Noctua’s larger coolers into a compact premium package for space restricted systems.”

Especificações retiradas do site da Noctua

Embalagem

Esta é a embalagem do NH-L9x65, o cooler low profile baseado no grande NH-L9. A embalagem é o que estamos habituados a observar por parte da Noctua, tendo uma imagem a bordeaux em contraste com detalhes a branco. Temos o nome da marca e algumas características impressas na parte frontal do mesmo.

Na lateral é possível ler algumas das especificações técnicas acerca do mesmo, tais como tamanho, velocidade da ventoinha, etc.

A traseira conta com textos em diversas línguas diferentes que nos elucidam acerca das características e capacidades deste cooler.

Por fim, na lateral oposta, é possível temos ilustrações acerca das diversas características, sendo que temos a explicação a acompanhar cada uma delas.

Este é o conteúdo da embalagem, os acessórios de um lado e o NH-L9x65 do outro!

Aqui podemos ver melhor os acessórios incluídos. Temos 3 manuais de instalação, uma chave em estrela, o kit para instalar tanto em Intel como em AMD, o backplate Secufirm, a ventoinha, a pasta térmica NT-H1 e o adaptor para low noise. O kit de acessórios que todos já estamos habituados a ver por parte da Noctua, mais uma vez, sempre impecável.

Noctua NH-L9x65

Aqui podemos observar o nosso Noctua NH-L9x65 sem a ventoinha de topo. Podemos ver os 4 headpipes que atravessam as fins do radiador. Tudo sempre com um acabamento perfeito.

De lado temos o nome da Noctua e o local onde entram os dois heatpipes e onde saem os do lado oposto.

Estes são os parafusos que irão segurar o Noctua à backplate, permitindo assim uma maior pressão e consequente melhor transferência de calor.

Aqui podemos observar melhor os heatpipes, com o detalhe da sua qualidade.

A ventoinha incluída neste cooler é uma NF-A9x14, uma ventoinha que tem controlo por PWM, e que prima sobretudo pelo seu silêncio. O conjunto em total tem apenas 65mm de altura, garantindo assim compatibilidade mesmo na maioria das caixas ITX. A ventoinha mantem-se presa através dos suportes de ferro.

A qualidade de construção é aquela que já estamos habituados por parte da Noctua, onde tudo se encontra muito bem acabado, sem pontas rijas, aliado a um enorme leque de acessórios. Apesar de termos dito que iríamos testar este cooler num CPU AMD FM2, vamos testar o mesmo na nossa plataforma de testes habitual, visto a motherboard do CPU não permitir a instalação de backplate (algo a confirmar no site da Noctua aquando da aquisição).

Testes

O Noctua NH-L9x65 foi testado com o seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 750W

- Antec P380

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

O preset utilizado foi o seguinte:

Intel i5 3570k @ 4.5 1.25v – OC

Este Noctua NH-L9x65 consegue resultados muito interessantes, para um cooler das suas dimensões. Conseguimos ter resultados que acompanham os coolers de dimensões superiores, com um nível de ruído inferior, sendo que ao adicionar o Low-Noise Adapter, as temperaturas sobrem apenas 2 ºC enquanto descem 3dB, sendo este o “sweet spot” para performance/ruído. Para além disso a instalação não tem nenhuns problemas de compatibilidade, visto as suas dimentões de 95x95 mm não interferirem quer com heatsinks da motherboard ou slots de ram. Para além disso, apesar de não estar incluído kit para 775 ou 1366, basta contactar a marca com uma prova de compra e a mesma fornece o kit para instalação sem quaisquer custos!

Conclusão

Noctua NH-L9x65

Positivo

+ Performance/Tamanho

+ Qualidade de Construção

+ Silêncio (quando com Low-Noise Adapter)

Negativo

- Pode não ser compatíveis com todas as motherboards ITX (ver site para confirmar)

Preço de venda médio: 53,90 € (preço recomendado)

Performance: 8/10

Preço:8/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 8.5/10

Mais uma vez a Noctua demonstra que em todas as gamas que possui é sublime. Mesmo não sendo o topo da linha como o NH-D15, o NH-L9x65 merece toda a atenção ao detalhe por parte da marca e é aqui que a mesma marca a diferença. Para além disso temos uma excelente opção para sistemas ITX, visto as suas dimensões pequenas aliadas a uma boa performance, fazem com que possamos ter uma boa máquina, ocupando pouco espaço. Temos também muito silêncio, com o Low-Noise adapter oferecido, ou simplesmente deixando a motherboard tratar da velocidade da ventoinha por PWM.

Por tudo isto, o Noctua NH-L9x65 é um produto recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à Noctua pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter