Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise a Epic Gear Meduza, Epic Gear Hybrid Pad e Epic Gear Skorpios

Hoje temos algo de uma marca recente, a Epic Gear, que não é nada mais, nada menos, que a divisão gaming da GeiL. Esta análise vai ser um pouco diferente das anteriores, visto que vamos focar-nos em três produtos, que, contudo, terão a sua avaliação individual. Então hoje para análise temos um rato, Epic Gear Medusa HDST, um tapete, Epic Gear Hybrid pad, e um mouse bungee (que verão na análise, é a melhor coisa que podem comprar para uma sessão de gaming sem o fio do rato vos incomodar), o Epic Gear Skorpios. Todos eles vêm num esquema de cores muito agradável e o Medusa HDST promete juntar as melhores características de um sensor laser e de um óptico, ao incluir dois sensores na sua base. Pois bem, será que conseguiu? Vamos descobrir.

 

  

 

Primeiro contacto

 

A Epic Gear é uma marca relativamente novata, no entanto não pensem que não tem qualquer background, visto ser uma empresa subsidiária da Golden Emperor International Limited, melhor conhecida por GeIL, um dos gigantes da memória. É uma manobra arriscada entrar num mercado tão cheio de alternativas e com produtos para agradar a cada nicho, visto que as marcas principais como a Razer, Steelseries, Logitech e mesmo a Roccat, têm maior visibilidade, eclipsando um pouco o resto do mercado. Contudo, a Epic Gear acha que pode entrar para vencer e é com esse espírito que apresenta os produtos que temos hoje para análise. O Medusa HDST é uma proposta inovadora, que pretende utilizar um sensor óptico e um sensor a laser combinados de modo a oferecer o melhor dos dois mundos, resolvendo os problemas característicos de cada um. O Hybrid Pad é um tapete que foi desenhado para ser utilizado com o Medusa, mas como todos os tapetes de pano, deverá ser adequado para qualquer rato. O Skorpios é um mouse bungee, que permite melhor arrumar o fio do rato, para este não arrastar na mesa durante a utilização. De resto, é altura de ver as especificações dos produtos.

 

Especificações

Epic Gear Medusa HDST

 “3 switchable sensing modes: Laser, Optical and HDST™

(Laser + Optical)

Advanced algorithm logic technology to restrain common problems of jitter, skip and drift

Sensitivity of up to 6000 dpi

Optical mode: 400/800/1600/3200 dpi (4 level)

HDST™ mode: 4 customizable DPI levels via GUI of up to 4800 dpi

Laser Mode: 4 customizable dpi levels via GUI of up to 6000dpi

Minimal lift-off distance of 1mm for extreme precision

Tracking speed of up to 200 ips @ HDST™ mode

Acceleration speed of up to 30 G @ HDST™ mode

Longevity gaming keys of 10 million clicks

USB 2.0 full speed: 1000Hz report rate

7 buttons, 6 fully programmable

5 gaming profiles with customizable LED color

15 sets of customizable long macro

ARM 32-bit Cortex™-M3 CPU

Onboard memory of 128KB· on-the-fly dpi change

Independent X/Y axle change via GUI @ Laser Mode

Supports driverless plug-and-play

Angle snapping support @ Laser Mode

Auto power saving mode on/off via GUI

Ultra swift big-size teflon feet

X-braided cable for durability

Ferrite bead cable for anti-EMI capability

2 Meter USB cable

Support Microsoft Windows® 7 / Vista / XP for both 32 & 64bit operating system (excluding Windows XP 64-bit)

Comply with Laser Eye Safety IEC60825-1 Class 1 and FDA

MSRP: USD79.99

2 year warranty”

 

Epic Gear Hybrid pad

“Hybrid Pad™ is specifically designed and tested for Epicgear's HDST™ - Hybrid Dual Sensor Technology gaming mice

Composite fabric provides the best overall mouse control feedback in all directions (Laser + Optical)

Unique textured weave for ultimate gliding speed with control

Triangular-shaped composite fabric drastically enhances the catoptrics from surface to sensor in sensitivity gain of over 30% movement detection

Tested as the best performance score surface quality for HDST™”

 

Epic Gear Skorpios

“Function Plus Aesthetics Like No Others

The EpicGear™ Skorpios™ is designed with both functionality and aesthetic in mind to create the ultimate gaming mouse bungee.

Taking shape from a scorpion, the EpicGear™ Skorpios™ has a scorpion-tail-like arm design with three different sections of geometric providing different damping, together with the specially formulated rubber providing a drag-free pulling in all directions for maximum flexibility in wielding the mouse.

Enhanced Sturdiness

Thanks to a maximized area of anti-slip silicon material on the base of the Skorpios™, along with the added weight block to bring the gross weight to a massive 151g, making Skorpios™ the most sturdy mouse bungee available today.

The Most Comprehensive Cable Holding Design

The flexible cable-holding rail design on the arm of the Skorpios™ is for maximum compatibility with all types of wired gaming mouse.

The upside-down L-shaped rail design holding the mouse cable from the tip of the arm all the way to the bottom of the Skorpios™, providing optimal control of the section of the cable that is being held and maximum flexibility for the section of the cable that is free.”

 

Especificações retiradas do site da Epic Gear

 

Embalagem

 

Meduza HDST

 

Começamos pelo Epic Gear Meduza HDST. A embalagem em preto matte, com tons de vermelho na imagem e no lettering é muito agradável a quem aprecie o esquema. Não temos muita informação, mas uma saliência permite que testemos como o rato se adapta à nossa mão sem abrir a caixa, algo muito importante, visto que nem sempre as lojas dão hipótese de testar o rato “à priori” da compra. Visto que a ergonomia é um dos aspectos mais importantes, senão o mais fundamental, é de valor a posição que a Epic Gear tomou, aliás como muitos outros fabricantes têm vindo a tomar. Uma imagem no geral agressiva, característica dos produtos gaming.

  

Ambos os lados da embalagem não apresentam nada mais do que letras em contorno vermelho a dizer Meduza, de modo a reforçar a imagem agressiva e o nome do produto.

 

Todas as informações acerca do produto foram deixadas para a parte traseira da embalagem, que conta não só com imagens de ângulos diversos do rato, mas também uma lista de especificações acerca do produto, assim como características chaves do mesmo. Aqui temos um primeiro contacto com o aspecto do rato com os leds ligados, que conferem um aspecto apelativo. No centro podemos observar os dois sensores, um óptico e um laser, e o botão que permite alternar entre os três modos possíveis. Tudo isto foi colocado de modo estratégico juntamente com o cabelo vermelho de modo a criar uma alusão à deusa grega Medusa (dica, não a encarem).

 

Na parte inferior temos a compatibilidade do rato e alguns dados acerca da empresa, nada a assinalar.

 

Após retirarmos o mesmo da embalagem somos comtemplados com aquilo que podem observar nesta foto. Um fundo laranja destaca-se.

 

Na parte traseira temos uma espécie de manual rápido, assim como um CD de drivers. No geral uma boa apresentação, boa introdução por parte da Epic Gear.

 

Hybrid pad

 

A caixa do Epic Gear Hybrid Pad é a usual dos tapetes direccionados para gaming, um tubo de cartão na qual o tapete vem enrolado. Segue o mesmo esquema colorido que o rato, oferecendo também uma imagem agressiva.

 

Na parte traseira vem mais algumas informações acerca da empresa, assim como uma descrição do produto com informações sobre o produto. Este que recebemos é o tamanho small, logo na embalagem informa que este tapete existe noutras dimensões.

Uma embalagem em conformidade com o que estamos habituados em tapetes de pano.

 

Skorpios

 

Podemos encontrar mais uma vez o esquema de cores vermelho em negro, juntamente com uma enorme janela de plástico que nos permite observar o produto. De frontal, podemos encontrar a parecença com um escorpião, do qual este skorpios ganhou o nome. Temos o nome do produto no topo assim como a sua função na frontal.

  

Dos lados não há nada a acrescentar, apenas mais palavras estilizadas, assim como na parte inferior apenas existem informações acerca da empresa, e no topo um logo da Epic Gear.

 

Após retirarmos o bungee da embalagem temos o bungee em si, assim como uma tira em velcro para melhor gerir o cabo do rato.

Mais uma vez tudo nos tons de vermelho e preto, agressivos. Agora vamos ver pormenorizadamente cada componente deste arsenal para gaming.

  

Epic Gear Meduza HDST

 

Começando por uma rápida análise geral ao aspecto, podemos observar que a corda está bem protegida por tecido, facto que também diminui a fricção, apesar de a maneabilidade da mesma ficar um pouco comprometida. A porta USB é banhada a ouro e o rato apresena uma tonalidade negra no geral. A superfície é em borracha aderente com algumas partes glossy. A base laranja fluorescente faz com que pareça que o rato tem uma aura que emana da parte inferior do mesmo.

 

Fazendo uma análise do rato a partir da parte traseira, podemos observar o símbolo da Epic Gear translúcido, assim como o meduza, pois quando ligado, estes locais possuem leds vermelhos. Podemos também ver que o descanso do polegar está bem para o interior, para permitir um melhor conforto, e que na parte direita do rato temos um descanso glossy para o dedo anelar.

 

Observando frontalmente, podemos notar melhor os descansos glossy, que facilmente se enchem de dedadas, assim como uma parte translúcida na roda de scroll, que se irá iluminar com um led de acordo com o perfil escolhido (a cada led, corresponde um perfil).

 

Na lateral podemos ver mais uma vez os plásticos glossy, que penso que poderiam ser dispensados, apesar do valor estético que adicionam, uma vez que são autênticos ímanes de dedadas.

 

De perfil, no lado esquerdo, podemos observar o descanso do polegar e os botões de avançar/retroceder, que estão muito bem posicionados, pois são facilmente alcançáveis. O botão mais à frente tem como funcionalidade mudar o perfil do rato “on-the-fly” e os quatro leds que podem ver mais em baixo, são os indicadores de DPI’s, pois temos quatro presets disponíveis.

 

Do topo podemos observar a silhueta do rato, com muitas curvas, assegurando o máximo conforto possível. A ergonomia deste rato é fantástica, contudo o facto de ser coberto de borracha, faz com que nos dias mais quentes, o rato se torne um pouco desconfortável. Ainda assim, nada que impeça o seu uso. Podemos observar junto à roda de scroll um botão, cuja funcionalidade é a troca de DPI’s, nos passos pré-estabelecidos em software.

 

Em cima temos um pequeno close-up quer do cabo em tecido, quer da porta USB. Ambos oferecem uma sensação de durabilidade e creio que não oferecerão problemas a longo prazo. Para além disso o tecido em vermelho e preto combina com o esquema colorido do rato.

 

Aqui podemos observar a parte inferior do rato em plástico laranja e a maior peculiaridade deste rato: o facto de utilizar dois sensores um a laser (o que possui menor abertura) e outro óptico, podendo alternar entre três modos de utilização. Modos esses que são o modo laser, o modo óptico e o modo HDST, que combina o melhor de ambos, como se fossem um único sensor, oferecendo assim as melhores características de cada um. Também é agradável de ver que a Epic Gear muniu de grandes skates em Teflon o Meduza, o que lhe confere um deslizar agradável.

 

Agora numa imagem mais próxima, que permite melhor observar o modo de funcionamentos dos sensores. Tudo isto é possível de ajustar em tempo real, podendo assim o utilizador decidir o que pretende usar.

 

Epic Gear Hybrid Pad

 

Após retirarmos o tapete da embalagem, o mesmo vem ainda enrolado, pelo que é aconselhável que o deixem esticado um pouco para perder a forma.

 

O tapete tem uma superfície de bom deslize, tendo letras em vermelho no canto inferior esquerdo e superior direito. O design é simples e não está cheio de grafismos como muitas outras propostas de gaming.

A espessura é o que seria normal, sendo um pouco mais grosso que os normais Qck, mas mais fino que por exemplo um corepad c1 Large. Tem cerca de 3mm. A base em borracha aderente certifica-se que o tapete fica no sítio, mesmo durante as mais intensas batalhas.

 

Sendo esta uma versão small, vou comparar o tapete com o que actualmente uso, visto ser um utilizador de uma sensibilidade algo baixa. O tapete é o Corepad C1 Large, com 45 cm por 40 cm, contudo os 29 cm por 20 cm do Hybrid PAD serão adequados aos utilizadores de sensibilidades altas, ou que simplesmente não possuam tanto espaço na secretária.

 

Epic Gear Skorpios

 

Após tirarmos o mesmo da caixa, é só passar o fio do rato pelo local e estamos prontos a utilizar o mesmo. O seu peso assegura que não sai do lugar, assim como a sua base anti-derrapante. Não tem portas USB como o Apuri, mas tem uma construção sublime.

 

Software

 

Este é a imagem principal do software que acompanha o Meduza HDST, um software em flash lento e pouco optimizado.

 

Na primeira aba temos a possibilidade de escolher o perfil a modificar, assim como escolher os passos em dpi’s dos dois sensores, ou do sensor em modo HDST. Podemos também personalizar as funções das teclas do rato. Cada profile está associado a uma cor da roda de scroll.

 

Na segunda aba temos também a escolha de perfil, a possibilidade de alterar a velocidade do report rate USB, velocidade do scroll, duplo clique e aceleração. Para o sensor laser é ainda possível escolher a lift off distance, assim como o angle snapping (existe mesmo no mínimo, portanto seria preferível uma opção para desligar o mesmo). Por fim temos a opção de minimizar o consumo de energia ao desligar o led do rato em intervalos definidos.

 

Na terceira aba temos a possibilidade de programar macros, para quem necessite das mesmas (eu não costumo usar), sendo que as macros ficam especificas por perfil.

 

Na última aba, temos uma espécie de ajuda e informação, na qual podemos verificar se existem updates de firmware para o rato, assim como novas versões de software. Podemos também verificar o site oficial da Epic Gear.

O facto da interface ser flash, e obrigar ao uso do ecrã inteiro, faz com que não seja tão efectiva como propostas de outras marcas, contudo, caso sejam utilizadores de pouca modificação e personalização, não terão problemas, visto que uma vez estabelecidos os valores para determinado perfil, ficam os mesmos, logo não terão de lidar com o software. Ainda assim poderia (e deveria) ser melhorado no futuro.

 

Sistema de teste

Os Epic Gear Meduza HDST, Hybrid Pad, Skorpios   vão ser testado no seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.3 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 8GB Gskill Ripjaws X 1600 MHz @ 2000 MHz CL11

- Samsung 160 GB

- Antec HCG 620W

- Noctua NH-D14

- Sapphire HD6870

- Antec Eleven Hundred

Um agradecimento à Noctua e à Antec por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Para além de avaliarmos a utilização em Windows, experimentamos toda uma variedade de jogos.

 

Utilização

 

Epic Gear Meduza HDST

Vamos começar pelo ponto mais importante de um rato, a ergonomia. Devo de dizer que em termos ergonómicos é simplesmente excelente, mais não seja pela posição individualizada que cada dedo toma em cima do mesmo, devido ao descanso para o anelar. Contudo esta capacidade torna o mesmo impróprio para esquerdinos, sendo este um rato exclusivamente para destros. Durante a navegação, os botões de avançar e retroceder encontraram-se sempre com facilidade, sendo a sua utilização fácil. Este rato será mais para os utilizadores que pretendam agarrar bem o rato, utilizando um “palm grip”, contudo utilizadores “claw grip” também o poderão utilizar eventualmente, visto que o rato não é muito pesado e desliza muito bem, devido aos skates de Teflon. O facto de ter a possibilidade de mudar os dpi’s através de um botão, para passos previamente estabelecidos por nós, é muito útil, visto que podemos configurar um certa sensibilidade para utilização em Windows, outra para utilização em FPS’s e eventualmente ainda outra para RTS’s ou outro tipo de jogos, sobrando ainda um espaço. Se tantos passos não forem necessários, podemos sempre recorrer aos cinco perfis intermutáveis através do botão situado perto do indicador de dpi’s.

Passando aos sensores propriamente ditos, digamos que cumprem a sua função, a do óptico oferecer melhor controlo a baixas sensibilidades e a do laser em registar bem os movimentos rápidos, contudo alguns factores podiam ter sido melhorados ora vejamos. No caso de funcionarmos com o rato no modo laser, o angle snapping vai estar sempre presente, mesmo que coloquemos o sensor no modo com menor valor. A Epic Gear podia ter incluído uma opção para desligar o mesmo, contudo pode ser uma limitação do sensor. Já a implementação das várias lift off distances, é muito bem feita, visto que muitas das vezes é o que preocupa os utilizadores de baixas sensibilidades. No mínimo, deixa de registar a cerca de 1-2 mm, já no máximo, cerca de 2-2.5 cm.

Outro dos factos menos positivos, é que aquando da utilização de apenas um dos sensores, o facto de os mesmos não estarem centrados, não ajuda durante o jogo, devido à falta de habituação a um sistema como esse. Para além disso, é sempre diferente registar os movimentos, de um dos típicos sensores centrados. O modo HDST, que incorpora ambos, não se sente tanto o posicionamento fora do comum. Como seria de esperar, passei a maior parte do tempo a utilizar este rato no modo HDST, sendo o mesmo preciso e suave, não notando falhas no tracking. O sensor também não tem problemas em registar movimentos, quer em superfícies rígidas (madeira) ou tapetes de pano. Tapetes de plástico ou mesmo alumínio também não deverão ser problema.

 

 

Epic Gear Hybrid Pad

No que toca ao tapete que foi exclusivamente desenhado para este tipo de sensor duplo, comporta-se como um usual tapete de pano, contudo um pouco mais rápido que o corepad C1 que costumo utilizar. O facto de possuir parte traseira em borracha, impede o deslize na mesa, e a sua superfície oferece área suficiente a quem o espaço escasseia. Para além do Epic Gear Meduza, foram também testados toda uma variedade de ratos ópticos e um laser, e todos eles funcionaram sem falhas no tapete, sendo que o mesmo é mais uma aposta similar ao que já estamos habituados, numa área tão populada como a dos tapetes de rato.

 

 

Epic Gear Skorpios

Bem, como disse no início deste artigo, este é aquela pequena maravilha que vai revolucionar o vosso mundo, quase tão essencial como os 120hz, e vão-se perguntar como alguma vez viveram sem ele. Bem, digamos que este Skorpios oferece uma liberdade de movimentos ao rato simplesmente fenomenal, algo digno de um rato sem fios. O modo como liberta o fio do rato de arrastos, ainda para mais num rato com fio de tecido com este, é a melhor sensação possível, ainda por cima vem com uma fita de velcro que permite melhor arrumação de cabos na traseira do computador. Para além disso, o único inconveniente, será eventualmente a moderação de força a puxar o rato, visto que ao primeiro puxão alimentado por rage, ele deslocar-se-á um pouco da sua posição. Contudo, acho que após adicionarem esta arma ao vosso arsenal, o rage dissipar-se-á um pouco da vossa vida como jogadores. Um acessório cuja funcionalidade apenas pode ser sentida, e que nunca mais vão olhar para trás, após a utilização de um bungee.

 

 

Conclusão

Epic Gear Meduza HDST

Positivo

+ Excelente Ergonomia

+ Excelente Tracking

+ Boa aparência

Negativo

- Suite de Software lenta e sofrível devido a ser baseada em Flash

- Existem ratos que fazem o mesmo por menos

Preço de venda médio: 71 € em Portugal

 

Epic Gear Hybrid Pad

Positivo

+ Aparência sóbria

+ Bom Deslize

Negativo

- Nada a assinalar

Preço de venda médio: 5 € na Alemanha (não encontrei preços portugueses)

  

Epic Gear Skorpios

Positivo

+ Útil

+ Útil

+ Já disse útil?

Negativo

- Preço em comparação com outras opções

Preço de venda médio: 29 € na Alemanha

 

Epic Gear Meduza HDST

Performance: 9/10

Preço:6/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 8/10

 

 

Epic Gear Hybrid Pad

Performance: 9/10

Preço: 10/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 9/10

 

Epic Gear Skorpios

Performance: 10/10

Preço:8/10

Qualidade de Construção: 10/10

Geral: 10/10

 

 

 

Digamos que, apesar da parede de texto, e se não saltaram logo para a conclusão, a Epic Gear entrou com vontade de se afirmar, contudo penso que a aposto do Meduza poderia ter sido melhor gerida, visto que por um preço superior a muitos outros ratos, por ter uma feature que se pode considerar secundária (o ter dois sensores), não será uma alternativa viável a outros ratos já de nome estabelecido no mercado, e por vezes a metade do preço. Penso que se a Epic Gear tivesse optado por instalar apenas um sensor, e melhorá-lo ao máximo possível, tinha sido a opção mais inteligente em termos de custo. Digo isto pois após testar o modo HDST, nunca vamos voltar aos outros, visto que está muito mais trabalho que os outros dois. Para além disso, dá uma sensação mais centrada, do que os outros que se encontram em posições fora do usual. Contudo, se acharem que dão uso a dois tipos diferentes de sensores, ou simplesmente gostam de testar algo novo da tecnologia, este Meduza HDST é para vocês, nunca ficando desiludidos, pois a sua performance é semelhante ao topo dos topos, nunca perdendo ao apostar neste produto.

Ainda assim os produtos que merecem a nossa recomendação são o Hybrid Pad, devido ao preço, e o Skorpios, devido à utilidade e rapidez que confere ao rato. Penso que todas as razões porque se deve de ter um bungee foram bem ilustradas acima, por isso não me alongarei mais.

Por fim, pode-se dizer que se poderem adquirir todos, façam-no, visto que a combinação dos acabamentos vermelho e preto é simplesmente sublime, e pode combinar muito bem com outros periféricos que usem o mesmo esquema colorido, como o caso dos Diablo III Headset, que poderão ver abaixo.

 

Epic Gear Skorpios e Epic Gear Hybrid Pad merecem o selo de recomendado pela equipa de InsideGeeks

 

 

Agradecemos à Epic Gear pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

 

Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter