Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Os perfis de Tecnologia de Informação são prioritários para 2019

A Hays, Grupo líder mundial em recrutamento de profissionais qualificados, revela no Guia do Mercado Laboral 2019 que a área de Tecnologias de Informação está cada vez mais dinâmica e é um dos perfis com mais necessidade de recrutamento para o próximo ano.

2018 foi um ano destacado pelos ataques cibernéticos, que levaram a que diversas empresas e instituições perdessem milhões de euros e coimas altíssimas. Para além disso, o novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, o que influenciou o setor com o aumento da procura de profissionais na área de base de dados e cibersegurança. Neste sentido, este ano registou-se um esforço de contratações para clientes, mas também para empresas de consultoria e de outsourcing.

 

Victor Pessanha, Manager de Engineering, Logistics & IT da Hays Portugal afirma que “Este é sem dúvida dos perfis mais procurados para 2019 e acreditamos que irá continuar a ser durante alguns anos. É uma área em completo dinamismo e cada vez com maior investimento por parte das empresas. Os inquiridos do Guia do Mercado Laboral deste ano têm uma clara perceção deste fenómeno de realidade de mercado atual e da tendência de crescimento deste setor, e por isso mesmo, 14% afirma que se investisse numa área de formação diferente, escolheria as Tecnologias de Informação.”

 

Existem diversos fatores que influenciam o desenvolvimento deste setor, tal como: as tecnologias Opensource, Machine Learning e Algorithm têm sido uma prática muito recorrente, por causa da mutação das próprias empresas e o dinamismo do setor; a procura de consultores SAP tem crescido igualmente devido à obrigatoriedade das empresas em migrar o ERP para S4/hana até 2020; e ainda a implementação de centros tecnológicos em Portugal o que levou a que as empresas estrangeiras procurassem mão-de-obra do país proveniente.

 

Perspetivas para 2019

O dinamismo do mercado de Tecnologias da Informação irá continuar a acelerar em 2019, tanto no volume de contratações, como nas tendências e preferências de recrutamento. À semelhança de outros anos os perfis mais solicitados serão Project Managers, Comerciais ERP, Business Analytics, Outsystems Developers Java/.NET, Mobile Developers, Machine Learning Engineers, Python Developer/Data Scientist e os perfis relacionados com BI.

 

A escassez destes perfis, aliado à constante procura por parte dos empregadores e à entrada de empresas internacionais com uma oferta salarial acima da média continuarão a acentuar pressão salarial no setor.

 

Estamos perante um mercado com uma elevada pressão salarial, em que é o candidato que dita as regras. Isto confirma-se quando 68% dos profissionais desta área afirmam que recusaram ofertas de emprego. As empresas têm que estar preparadas para este tipo de desafios.” reforça Victor Pessanha, Manager de Engineering, Logistics & IT da Hays Portugal.

 

Perfis mais solicitados e os mais difíceis de identificar

A função de Auditor IT foi um dos perfis mais procurados por causa da inovação de muitos departamentos que levou à necessidade de auditar os sistemas, e assim criou-se a necessidade de investir nos recursos internos, criando novas áreas internas como esta. Os Automation Testers também foram bastante solicitados para otimizar o tempo e a proximidade entre as equipas de desenvolvimento. Por consequência, o aumento do volume de projetos existentes tornou-se cada vez mais necessário contratar Project Managers para serem o ponto de contacto entre o cliente e assumirem o risco. Devido ao grande investimento tecnológico perfis como Business Analyst, Consultor Funcional SAP HCM e Consukltor Funcional MM e SD.

Quanto aos perfis mais difíceis de identificar são os Comerciais ERP, Front-end Developers, Developer.NET e Middleware Aplicacional Oracle.

 

O que mais valorizam e que benefícios desejam?

Após uma análise aos inquiridos, sendo que 87% eram do sexo masculino e os restantes 13% do sexo feminino, estes apontam como as principais mais-valias a oferta salarial (86%), bom ambiente de trabalho (78%), plano de carreira (62%), qualidade de projetos (57%) e cultura empresarial (57%). Quanto os benefícios mais desejados para aceitarem uma oferta de trabalho apontam como as cinco principais o seguro de saúde (80%), formação/certificações (72%), flexibilidade de horários (70%), flexibilidade de trabalhar a partir de casa (59%) e automóvel (47%).

 

 

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter