Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Sony SRS-X11

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

Eu sei que ultimamente têm andado a faltar novidades no nosso site, pelo que para voltar a captar o vosso interesse, nada como uma análise fresquinha de uma marca adorada pelo povo português. Falo pois de uma coluna portátil da Sony, a SRS-X11, uma coluna Bluetooth portátil que promete destacar-se pela sua qualidade sonora, aliado ao facto de ser possível encadear diversas colunas destas. Assim sendo vamos ver o que a SRS-X11 é capaz de fazer!

Primeiro contacto

A Sony não é nenhuma desconhecida do mercado português, aliás, deve ser a marca com maior reconhecimento em termos de mercado de consumo electrónico. Produz um pouco de tudo, sempre com qualidade, tendo por isso já um nome de prestígio no nosso mercado. O produto que hoje aqui temos, quer lutar como sendo uma aposta da marca no segmento das colunas portáteis que está claramente em crescimento.

Especificações

“Sony SRS-X11

Transmita música sem fios até 12 horas e sinta mais o ritmo dos sons graves potentes. A minicoluna portátil com Bluetooth® SRS-X11 reproduz um som em grande a partir de um formato pequeno: tenha uma junto ao seu PC, coloque outra na bancada junto ao seu smartphone, ou coloque duas na sua sala para a encher de som estéreo potente e dar início à festa.

Conectividade NFC com bluetooth em apenas um toque

Design leve e portátil

Recarregável através de micro USB

Graves profundos com radiadores passivos duplos

Transmissão de uma qualidade de som melhor que CD com o codec LDAC

TAMANHO DA COLUNA

Aprox. 45 mm de diâmetro x 1

POTÊNCIA DE SAÍDA

10 W

DURAÇÃO DA BATERIA

12 horas

TERMINAIS DE SAÍDA E ENTRADA

Entrada de minitomada estéreo, Terminal micro USB

AIRPLAY

Não

Especificações retiradas do site da Sony

Embalagem

Esta é a embalagem da SRS-X11, uma coluna portátil Bluetooth que vem numa embalagem muito simples, como é possível observar na imagem, com o nome da marca na parte infeiror.

A embalagem é bastante simples, pelo que nem tem muita informação na mesma.

A pouca informação disponível encontra-se neste lado da embalagem, onde podemos ver algumas das características interessantes desta coluna.

Ao abrir a embalagem é possível observar que a mesma se divide em duas partes: a coluna e uma pequena embalagem de cartão que contêm os acessórios desta SRS-X11.

Ao abrir a embalagem dos acessórios podemos observar que os mesmos se limitam a um cabo micro-USB para carregamento e diversos manuais da coluna.

Em suma, estaríamos à espera de pelo menos um cabo de 3.5 auxiliar para ligar a coluna a equipamentos que não possuam Bluetooth, mas ainda assim poderemos deitar tal passar por parte da Sony. O outro dos acessórios é a banda de pulso que irão ver mais à frente.

Sony SRS-X11

Esta é a Sony SRS-X11 uma pequena coluna portátil em forma de cubo que nos promete deslumbrar com uma boa performance apesar do seu tamanho reduzido. Na parte superior é possível encontrar quatro botões de funções: o primeiro permite ligar/desligar a coluna, o segundo serve para atender chamadas, sendo que o terceiro permite diminuir o volume enquanto o quarto o aumenta.

Na parte inferior da coluna podemos encontrar o número de série deste modelo, assim como mais algumas informações sobre a coluna. Temos também o LED de charge que indica quando a coluna está a carregar e três LED’s na parte superior, onde L e R nos indicam qual o canal que a coluna está a reproduzir (quando temos duas ou mais destas emparelhadas) e ainda um LED Bluetooth, que nos diz se a SRS-X11 se encontra emparelhada com algum dispositivo.

Na parte traseira da coluna podemos observar quatro coisas de interesse. A primeira é o botão add, que nos permite adicionar várias colunas SRS-X11 em cadeia, sendo que o botão reset permite restabelecer as definições de fábrica da coluna. Já o áudio in permite que som seja fornecido através desta entrada de 3.5mm fêmea e por fim temos uma porta micro-USB cuja finalidade é o carregamento da bateria.

Agora podemos observar o detalhe de esta coluna ser um cubo com as pontas arredondadas, conferindo assim uma estética agradável a este produto. Para além disso, apesar de este modelo ser preto, a SRS-X11 encontra-se disponível em diversas cores.

Aqui podemos observar como fica o LED do Bluetooth quando a coluna se encontra emparelhada.

Em suma, a qualidade de construção desta pequena Sony é bastante interessante, tendo o acabamento em borracha suave ao toque nos surpreendido.

Sistema de teste

A Sony SRS-X11 vai ser testado no nosso sistema de testes de costume, assim como um Mlais M52.

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL, à AMD, à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Utilização

É sempre necessário adaptar as nossas expectativas conforme o produto que vamos analisar. Encaramos esta Sony como um produto de qualidade, mas que temos noção que o pequeno tamanho (de apenas 6,1 cm por 6,1 cm) poderá eventualmente prejudicar o desempenho no que toca à qualidade sonora. Mas vamos avançar.

À priori de colocarmos a SRS-X11 a “dar-nos música”, é necessário emparelhar a mesma com o nosso dispositivo (considerando que não estamos a utilizar o áudio-in na parte traseira da mesma). Opções para ligar a coluna ao nosso dispositivo não faltam, pois a SRS-X11 encontra-se munida de Bluetooth e NFC, as duas tecnologias wireless mais populares do momento. Para emparelhar a mesma por Bluetooth basta pressionar o botão de Ligar durante algum tempo para a coluna entrar em modo de emparelhamento, sendo que a partir daí resta encontrar a mesma no nosso dispositivo. Para utilizar o NFC, é apenas necessário fazer o download da app “NFC Easy Connect” e, com a app aberta, tocar com o Smartphone na SRS-X11 (na parte superior).

Passando esta fase de ligação inicial, resta avaliar o desempenho da pequena coluna. Aquilo que devo dizer é que a mesma possui um som muito equilibrado, em que todo o espectro sonoro se complementa de forma ideal. Começando na gama baixa, a mesma não possui muito impacto (algo que seria difícil dada a dimensão do diafragma da coluna), mas consegue seguir o que o artista pretende até cerca de 30hz, com uma fidelidade muito agradável. É também bom o facto de a gama baixa não se misturar com os médios, que são um dos principais pontos fortes do som, sendo as vozes reproduzidas com bastante clareza. A gama alta é também muito agradável, onde pratos vibram e se ouve o “tsss” como deveria de ser.

Esta coluna irá agradar a ouvintes de qualquer género musical, sendo que apenas poderá faltar para quem aprecie muito uma gama baixa exagerada (sendo que, se for minimamente ponderado, não irá procurar tal coisa numa coluna portátil destas dimensões).

Passando para as capacidades mãos livres da coluna, o microfone capta bem a nossa voz, tal como a coluna é capaz de reproduzir a voz da pessoa com quem falamos.

Por fim tenho apenas pena de não ter sido possível ouvir duas destas em stéreo, pois acredito que teriam feito um brilharete muito interessante.

Conclusão

Sony SRS-X11

Positivo

+ Dimensões

+ Qualidade de som

+ Qualidade de Construção

Negativo

- Nome? (Sony vocês conseguem um nome mais apelativo)

- Preço (caso queiram o máximo de qualidade de som/preço)

Preço de venda médio: 69,99 € (Preço em algumas lojas)

 

Performance: 8/10

Preço:7.5/10

Qualidade de Construção: 8.5/10

Geral: 8/10

A Sony demonstra mais uma vez que sabe fazer produtos que se destacam. Neste caso a grande vantagem da Sony SRS-X11 é que para as suas dimensões, tem um som muito respeitável, aliado à qualidade de construção Sony, onde se junta uma excelente autonomia (12H de música “sempre a bombar”), que é um dos principais calcanhares de Aquiles deste tipo de colunas. O único ponto que pode trair esta coluna é que não é o melhor som que este preço pode comprar. Mas isso não importa certamente para quem simplesmente quer uma pequena coluna, facilmente transportável, que por acaso até tem um som muito respeitável!

Por tudo isto a Sony SRS-X11 é um produto recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à Sony pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter