Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise SpeedLink Medusa NX 5.1

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

A SpeedLink apresenta-se forte, ao renovar um dos mais bem conhecidos produtos, os seus Medusa NX 5.1 Surround. Temos a versão apenas para pc, que promete uma boa qualidade de som assim como conforto. Se possuir uma performance tão boa como a versão anteriormente analisada, temos aqui mais um produto vencedor da SpeedLink. 

Primeiro contacto

 

A SpeedLink é uma marca que actua principalmente no seu mercado Natal, que é o mercado Alemão. Possivelmente poderiam não conhecer a marca, contudo, uma pequena visita ao seu website serve para demonstrar que esta empresa fabrica um pouco de tudo, com especial destaque para periféricos para gaming. E podemos ver que não tem gamas pequenas, pois possuem vários produtos, que vão desde as gamas mais acessíveis, até aos produtos mais caros e com mais características. Este Medusa NX 5.1 é uma actualização do já conhecido headset Medusa.

Especificações

Medusa NX 5.1 Surround Gaming Headset

properties:

  • Real 5.1 surround sound gaming headset
  • 8 driver units for realistic surround sound
  • breathtaking sound quality with Earth-shaking bass and crystal-clear trebles
  • flexible noise-cancelling microphone for outstanding voice transmission quality
  • in-line remote for volume and sound level adjustment
  • maximum comfort thanks to the flexible headband and comfortable padding
  • lightweight: just 340g
  • foldable earcups and high quality carry case
  • generous 3.8m cable for lots of freedom of movement

Description:

Enjoy brilliant trebles, feel the intensive bass – and accurately pinpoint sounds: the MEDUSA NX 5.1 Gaming Headset delivers the finest sound quality plus the total of eight integrated driver units and subwoofer allow you to determine precisely where the sounds are coming from – a decisive advantage in 3D games and delivering an impressive surround sound experience. What’s more, the MEDUSA NX 5.1’s low weight and comfortable padding offers maximum comfort – making it the first choice for long gaming sessions as well as for enjoying multimedia entertainment.”

Especificações fornecidas pela SpeedLink

Embalagem

A embalagem deste Medusa NX é segue o esquema colorido de todos os últimos produtos da SpeedLink. Temos o vermelho como cor dominante, sendo que temos também alguns detalhes a preto. Desde o início temos uma janela de plástico, através da qual podemos observar os Medusa, assim como diversos símbolos de prémios que este headset foi recebendo ao longo dos anos. Mais abaixo temos alguns símbolos que pretendem ilustrar algumas das características deste headset.

De um dos lados da embalagem temos um esquema que permite perceber melhor qual a disposição das colunas no headset.

A parte traseira da caixa do headset contem muita informação em diversas línguas diferentes, permitindo assim ao utilizador ter uma melhor noção do produto que está a comprar.

Aqui podemos ver melhor as especificações mais técnica deste headset.

Do outro lado temos algumas fotos que reafirmam o facto deste headset ser dobrável e o mesmo incluir uma bolsa de transporte.

No topo temos o nome do produto. Temos também a bolsa de transporte, o headset e um manual de iniciação rápida. Um conteúdo agradável portanto.

Speedlink Medusa NX 5.1 Surround Headset

O headset é idêntico ao outro Medusa já analisado. As laterais possuem o nome do produto gravado, sendo o mesmo feito num plástico de boa qualidade.

A headband possui o nome da marca, sendo bastante confortável, com um acabamento preto baço.

Aqui a almofada bastante confortável do headset.

Como podem ver o mecanismo de dobra parece bastante sólido, ainda que feito de plástico.

O microfone pode dobrar-se ao nosso gosto, tendo apenas a referir que o mesmo não é retráctil.

O controlador de volume, onde podemos controlar a intensidade de cada uma das colunas (funcionando basicamente como um equalizador pessoal), tal como podemos fazer mute ao microfone.

Mais uma imagem do controlador.

Todos os cabos destes Medusa, temos três jack stereo para o som, um para microfone e ainda um conector USB. De notar que o cabo tem a dimensão de 3.8 metros.

Os Medusa dobrados reduzem ligeiramente a sua dimensão.

Aqui os Medusa dentro da sua bolsa de transporte.

Em jeito de conclusão, os Medusa aparentam ser bem contruídos, será que possuirão uma qualidade de som igual à que conhecemos? Vamos descobrir.

Testes

O SpeedLink Medusa vai ser testado com o nosso sistema de testes, que possui uma placa de som Asus Xonar DG, visto que o mesmo so pode ser utilizado numa placa de som com 5.1-

Conforto

Os Medusa NX são um headset bastante confortável, pois tanto a sua headband como os pads são muito confortáveis. As enormes almofadas em veludo englobam toda a nossa orelha, contudo, no Verão, poder-se-ão tornar algo desconfortáveis e quentes de mais. Ainda assim, é possível estar horas a fio a utilizar este headset. A headband também irá caber na maior das cabeças, sendo facilmente ajustável. O microfone também é fácil de modificar ao nosso gosto, pois podemos conferir ao seu cabo a forma que desejamos.

Isolamento

Como dito anteriormente, este headset é semi-aberto, o que permite um ligeiro isolamento do exterior tal como uma pequena libertação de som para o exterior. Com música ou conteúdo multimédia deixamos de ouvir aquilo que nos rodeia, pelo que estamos bem isolados no nosso mundo. Ao retirar a música, conseguimos ouvir aquilo que se passa à nossa volta, bem como manter uma conversa.

Qualidade de Som

Como sempre, de que vale um headset se não tiver uma boa qualidade de som? E caso não se lembrem, esse era um dos principais trunfos dos Medusa, pelo que muito possivelmente será outra vez. Ora bem, como já pudemos observar na pequena análise inicial, o controlador embutido no cabo permite modificar o volume de cada par de colunas, pelo que isto irá funcionar um pouco como um equalizador pessoal. Para começar, temos de ligar o cabo USB assim como todos os outros conectores à nossa placa de som, pois o cabo USB irá alimentar este headset. De seguida, basta configurar a placa de som para as saídas 5.1 e temos som. Em termos de assinatura sonora estes Medusa são quentes, com claro destaque para a gama baixa. Isto será sobretudo para aumentar a imersão nos filmes, onde as gamas baixas dominam as bandas sonoras, devido á imersão que provocam. Relativamente à gama média, com um toquezinho no controlador, é fácil dar o devido destaque às vozes, aproximando as mesmas de nós. A gama alta é também bastante agradável, sendo contudo o local onde penso que falta um pouco de sensação de “ar”. Ainda assim, bate por completo alguns outros headsets de gaming que já testámos.

Onde estes headsets verdadeiramente brilham é na visualização de conteúdo multimédia e gaming com surround. Ao visualizar um bom filme com uma banda sonora 5.1, a imersão é completamente diferente, sendo que nos sentimos muito mais posicionados dentro do conteúdo. Explosões, helicópteros a circundar a nossa cabeça, tudo se torna mais real. O mesmo se pode dizer do gaming, pois agora torna-se muito mais fácil a identificação dos nossos inimigos no campo de batalha. Em geral, uma experiência muito agradável.

Agora sim, o triunfo principal destes SpeedLink Medusa NX 5.1 Console Gaming Headset. Lembram-se quando disse que os Siberia não eram uns Medusa? Pois bem, era neste departamento que estava a falar. Digamos que o simples facto de serem surround real faz maravilhas neste campo. Para além disso, o facto de poder ajustar o volume de cada coluna que compõe o headset, faz com que tenhamos um equalizador embutido nos headset propriamente dito. Falando da reprodução de música, temos muito mais detalhe do que uns siberia, detalhe esse que pode ser melhorado caso tenham uma placa de som melhor do que a minha integrada. Em termos sonoros, a gama baixa é excelente, e muito bem reproduzida, possivelmente devido à coluna dedicada aos mesmos. E o facto de poder ajustar o nível de volume desta coluna, faz com que possamos modificar o som a nosso gosto. Também a gama média é fielmente reproduzida, claro que não com a clareza de uns headphones de gama alta, mas cumpre muito bem a sua função. Em termos de gama alta, também temos uma reprodução agradável de agudos.

Onde realmente se sente os benefícios do 5.1 Real é em filmes e em gaming. Em filmes, a experiência de ter um sistema 5.1 na nossa cabeça, é simplesmente fenomenal, o subwoofer adiciona uma experiência excelente à nossa audição, algo extremamente interessante de ouvir em, por exemplo, rotores de helicópteros. O facto de também termos surround, faz aumentar a envolvência na audição.

O microfone também é bastante agradável, servindo muito bem para a utilização em ambientes de teamspeak ou mesmo mumble.

Assim sendo, a SpeedLink apostou forte no que realmente importa, apresentando um produto de excelente qualidade naquilo para que foi concebido.

Conclusão

Positivo

+ Som

+ Dobráveis

+ Boa Qualidade de Construção

+ Ligações

Negativo

- Apenas é possível a utilização em computador

Preço de venda médio: 59.99€ (RRP)

Performance: 9/10

Preço: 8/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 8.5/10

 

Esta análise foi quase que como uma repetição da anterior análise, pois toda a qualidade dos antigos Medusa está aqui, ainda que ache que a gama baixa se encontra um pouco mais refinada. Relativamente ao conforto e qualidade de construção penso que está ao mesmo nível. Mas o que interessa é que este é um produto muito agradável e pelo preço pedido não temos headsets que consigam competir muito bem com este Medusa, ainda para mais com o facto de este ser um Headset que possui 5.1 real. Temos ainda uma pequena bolsa de transporte, que é uma maneira impecável de complementar o headset. Assim sendo, este SpeedLink Medusa NX 5.1 é um produto recomendado pelo InsideGeeks!

 

Agradecemos à SpeedLink pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

 

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter