Análise SpeedLink Token

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Olá, após a última análise à besta da Noctua, o NH-D15, chega a vez de analisar algo mais para o público geral. Falamos pois de umas colunas portáteis, que têm visto a sua popularidade crescer ultimamente, pela facilidade em espalhar música com ou até mesmo sem fios (conectividade por Bluetooth). Desta vez temos duas colunas da SpeedLink, sendo que nos iremos focar primeiro no modelo de gama mais baixa. Falamos pois da SpeedLink Token Portable Speaker, com diversas qualidades que iremos desvendar ao longo desta análise. Precisam de algo para os dias de praia? Talvez esta seja a vossa solução!

Primeiro contacto

A SpeedLink é uma marca que actua principalmente no seu mercado Natal, que é o mercado Alemão. Possivelmente poderiam não conhecer a marca, contudo, uma pequena visita ao seu website serve para demonstrar que esta empresa fabrica um pouco de tudo, com especial destaque para periféricos para gaming. E podemos ver que não tem gamas pequenas, pois possuem vários produtos, que vão desde as gamas mais acessíveis, até aos produtos mais caros e com mais características. Esta SpeedLink Token pertence a uma nova gama de colunas lançadas recentemente pela marca, com o intuito de oferecer mais periféricos úteis para os diversos tipos de utilizadores.

Especificações

“SpeedLink Token

Description:

With the token in its compact format you experience full-fledged multimedia sound, no matter where you are. Thanks to the reliable built-in lithium-ion batteries you now enjoy your favorite music as well as dynamic gaming and movie sound on the go. The mobile speaker can be paired with up to eight Bluetooth®-enabled devices simultaneously - be it with the PC, mobile phone or tablet. Control your media software via the convenient remote control function and use the handy hands-free feature to make calls.

properties:

  • Active wireless Bluetooth® speaker
  • 3W RMS output power
  • frequency range of 150Hz to 20kHz
  • Bluetooth® connection (3.0+EDR) for a range of up to 10m
  • wireless music enjoyment using your smartphone or tablet PC
  • additional jack input (3.5mm) and practical headphone output (3.5mm)
  • remote-control function for convenient playback control
  • integrated microphone for hands-free phone calls
  • integrated Li-ion battery (500mAh) for total portable independence and up to 4hrs’ audio playback
  • easy charging via the USB cable (2-3hr charging time)
  • voluminous, balanced sound
  • compact form factor
  • rubberised finish and non-slip rubber feet
  • audio and charging cable included (0.7m/0.7m)
  • dimensions: 76 × 55 × 70mm (W × D × H)

Especificações retiradas do site da SpeedLink

Embalagem

A embalagem da Token é bastante simples. É um simples cubo de plástico, com o nome no cartão no pedaço inferior da embalagem. Temos também um símbolo Bluetooth, que nos indica que as colunas funcionam por Bluetooth.

Na traseira temos algumas informações acerca deste produto, em inglês e em alemão, que nos permite descobrir um pouco mais acerca do mesmo.

Na lateral possuímos símbolos que nos indicam que este dispositivo tem capacidades de multiponto 8 canais (até 8 dispositivos conectados em simultâneo), capacidades de controlo remoto na coluna e um alcance de até 10 metros.

Após retirarmos a Token da embalagem temos uma pequena caixa de cartão onde estão os acessórios e a própria Token, de tamanho pequeno.

Dentro da caixa de cartão temos o manual de iniciação rápida, um cabo micro-USB para USB e um cabo de 3.5mm macho para 3.5mm macho.

Em geral, um pacote normal para uma coluna portátil, com tudo o que é necessário.

SpeedLink Token

Esta é a SpeedLink Token, uma coluna portátil muito pequena (cerca de metade de altura de uma garrafa de água de meio litro), na opção branca (também disponível em preto), possuindo um revestimento em borracha em torno de si. Como podem observar a grelha da coluna é detalhada em vermelho. Temos o nome da marca, assim como os buracos para os microfones na parte frontal, aos quais juntamos os botões de controlo multimédia.

Esta é uma pequena vista à grelha metálica, da parte superior.

Um detalhe ao símbolo Bluetooth na chapa metálica.

A parte inferior da Token conta com quatro pés em borracha anti deslizante, assim como duas aberturas para as baixas frequências, ajudando na produção dos tons baixos.

Na parte traseira temos o botão de On/Off, a entrada micro-usb para carregamento, o line in, para ligarmos através do cabo 3.5mm fornecido a Token ao nosso mp3 e uma opção interessante, o line out, que permite a ligação de múltiplas colunas por “daisy-chaining”, ou seja, através de cabos 3.5mm é possível ligar diversas Token (ou uma Token a outra coluna), aumentando assim o número de colunas envolvidas.

Por fim uma vista de perfil.

Em termos de qualidade de construção, a SpeedLink Token encontra-se bem acabada, sendo o único ponto menos bom a qualidade dos plásticos da parte inferior. Ainda assim, toda ela aparenta ser sólida.

Sistema de teste

A SpeedLink Token vai ser testada com o nosso sistema de testes, que possui uma placa de som Asus Xonar DG, um Sansa Fuze, um THL W100, assim como um tablet BQ Maxwell Plus.

Performance

Como sempre, numa coluna portátil como esta, temos três tópicos fundamentais, no meu prisma, que são a qualidade de som, a conectividade e a autonomia. Penso que nenhum equipamento deve dar ênfase a um só destes pontos, e que os aparelhos devem ser equilibrados, por isso, vamos então proceder à avaliação.

Ainda que o principal foco destes aparelhos nunca ser a qualidade de som, mas sim a sua versatilidade, é sempre bom que algo que se apelide de “colunas portáteis” tenham um som digno de ser chamado colunas e não lixo. Por isso, vamos ver o que estas Token nos oferecem nesse âmbito. Vamos começar pelo estilo sonoro. Estas Token possuem claramente um ênfase nos graves, ou seja, um som agradável para o público em geral. É certamente interessante verificar que algo tão pequeno consegue fazer tremer (por exemplo a mesa onde repousa) o ambiente em redor (num ambiente fechado), sendo que penso que tal se deve sobretudo às duas aberturas inferiores responsáveis pela gama baixa do som. Os graves estão em quantidade e em extensão, contudo, mas algo que seria de esperar, a qualidade não é de topo. A gama média destas colunas é boa o suficiente para dar vida às vozes, contudo não é claramente o foco da Token. Assim, as vozes acompanham, mas não lideram. Seguindo para o topo do espectro, o mesmo também é um pouco acanhado, ainda que os pratos tenham mais presença do que as vozes. Uma assinatura em V, que certamente fará delícias dos amantes de um som pop, que vive dos graves e agudos, um som quente. Ainda assim, os amantes do rock não desesperem, pois as colunas conseguem dar vida às guitarradas.

Relativamente à claridade do som, é possível notar que à medida que nos aproximamos do máximo da fonte, as Token começam a distorcer. Assim sendo, estas não são as colunas que apresentam o som mais límpido, mas oferecem um bom som (em termos de quantidade) para o seu tamanho.

A coluna encontra-se direcionada para o topo, pelo que esta coluna espalha bem o som pelo local em que nos encontramos. No capítulo da qualidade de som, devo de dizer que fiquei sobretudo espantado com a qualidade da gama baixa desta SpeedLink Token.

Passando à conectividade, esta coluna pode ser interligada a outras através do line out, ligada à fonte por 3.5mm, assim como por Bluetooth. Notei alguma, pequena, distorção quando ligado por Bluetooth, mas ainda assim o som continua bastante fiel à origem. De resto, a possibilidade de ter oito aparelhos emparelhados com as mesmas aumentam e muito a sua versatilidade. Este emparelhamento é feito facilmente, pois basta ligar as colunas e procurar pelas mesmas no Bluetooth do nosso dispositivo. De seguida basta emparelhar et voilá. Após o primeiro emparelhamento, todos os outros são fáceis, bastando ter o Bluetooth do nosso dispositivo ligado.

Esta coluna possui também a capacidade de servir de mãos livres, sendo que a qualidade, tanto do microfone, como das colunas é bastante agradável, sendo uma opção interessante para um carro, por exemplo. O microfone não distorce a nossa voz, sendo que também ouvimos a outra pessoa bastante bem.

Por último, mas não menos importante, a autonomia das colunas. Temos cerca de 4-5 horas de autonomia, carregando a mesma através de uma porta USB em 1-2 horas. Assim sendo, é um valor bastante agradável, que pode diminuir, caso se utilize playback por Bluetooth (ou aumentar caso não se esteja sempre com a coluna perto do máximo).

Conclusão

SpeedLink Token

Positivo

+ Som pujante

+ Qualidade de construção

+ Conectividade

Negativo

- Claridade do som a altos volumes

Preço de venda médio: 34,90 €

Performance: 8.5/10

Preço:8.5/10

Qualidade de Construção: 8.5/10

Geral: 8.5/10

 

É uma pena que realmente os produtos SpeedLink não estejam mais presentes no mercado nacional, pois, mais uma vez, demonstram ser uma excelente alternativa a produtos mais caros. Desta vez com a SpeedLink Token, temos uma coluna com uma qualidade de som muito agradável, dominada sobretudo por graves, com diversas capacidades. Assim sendo, é bastante capaz quer no domínio da conectividade, como no som. A autonomia também deverá ser suficiente para as mais diversas utilizações, complementando assim qualquer dispositivo portátil!

Por tudo isto, a SpeedLink Token é um produto recomendado pelo InsideGeeks.

 

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter