Análise Sony XBA-S65

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Para análise no InsideGeeks temos hoje uma proposta da Sony para uma utilização desportiva,  os XBA-S65. Claramente vocacionados para o desporto, são uma das novas apostas da marca que conta com drivers “balanced armature” em vez dos usuais drivers de membrana. Geralmente os modelos balanced armature costumam apresentam mais detalhe, enquanto que os de membrana costumam possuir um som mais cheio. No entanto, para uma boa corridinha, gostamos certamente de sentir a batida, ainda assim leiam o resto da análise para ficarem a conhecer os Sony XBA-S65.

 

 

Primeiro contacto

 

A Sony é uma das marcas mais conhecidas (se não a de topo mesmo) em Portugal, no que toca a equipamentos domésticos. Desde TV’s, câmaras de vídeo, até portáteis, passando por auscultadores, assim como a grande consola de jogos PS3, podemos encontrar a qualidade Sony nos mais diversos artigos. Para esta primeira parceria com a Sony, temos uns auscultadores da renovada gama XBA, que conta com drivers balanced armature, como referido acima. Para além de podermos utilizar estes IEM no conforto da nossa casa, o seu sistema de inserção na orelha e a capacidade de funcionarem como clip, permitem que os mesmos não se desloquem, mesmo com a actividade física mais intensa. Para além disso são resistentes ao suor e à água, portanto mesmos após vários sessões de actividade física intensa, não nos deixarão mal.

Especificações

General Data

Capacity (mW) 100

Driver unit (mm) Balanced Armature

Frequency (Hz) 6 - 24,000

Sensitivity (dB/mW) 105

Impedance (Ohm) 24

Cord type Y shape

Cord length (m) 1.2

Plug Gold-plated L-shaped Stereo Mini

Weight (g) 10

Acessories

Silicone earbuds 4 size (SS,S,M,L)

Cord adjuster YES

Carrying pouch/case Pouch

Clip YES

Especificações cortesia da Sony

 Embalagem

 

A embalagem que acompanha estes Sony XBA-S65 é ideal para se encontrar exposta nas grandes superfícies, sendo feita em plástico e expondo o produto em todo o esplendor. Na parte frontal temos, com letras douradas, o nome destes IEM, XBA-S65, assim como uma referência ao facto de serem balanced armature. Por baixo temos o símbolo da Sony, juntamente com o seu slogan. De resto, sobre um fundo com gradiente de vermelho metálico para prateado, podemos observar os IEM em si, assim como os grandes aros que permitiram o seu suporte. O facto de estes serem brancos ajuda os mesmos a destacar-se numa prateleira, o que é importante, pois cativam o comprador. Podemos também ver no canto superior direito da embalagem que estes são adequados para a prática de desporto pela própria Sony, o que é um bom indício, adicionando polivalência.

  

Nos lados da embalagem não se encontra nada de muito relevante, podendo apenas contar com um dos lados em vermelho transparente, enquanto que o outro faz referência ao facto de os XBA-S65 contarem com um Jack 3.5mm banhado a ouro de 90º, o que previne a corrosão e evita que o mesmo se danifique facilmente. Também é feita uma referência à capacidade de serem à prova de água segundo a norma IPX5/IPX7, o que permite que os mesmos sejam laváveis, algo importante para uns IEM direccionados para desporto.

 

Na traseira da embalagem podemos observar as especificações deste modelo, assim como os acessórios que o acompanham. Temos também uma pequena imagem do sistema que é utilizado para retenção nas orelhas e uma referência aos drivers balanced armature desenvolvidos pela sony, evidenciando as qualidades dos mesmos. Também temos a cor dos modelos assim como a data de produção. Penso que se poderá dizer que a Sony apostou na embalagem, e foi uma aposta ganha, visto que a mesma é apelativa e certamente se destacará sobre as outras.

 

Aqui temos um pequeno resumo do conteúdo da embalagem de plástico, temos uma bolsa de transporte, manuais e garantia, os IEM em si, 4 pares de tamanhos diferentes das conhecidas Sony Hybrid, um clip para roupa, assim como um enrolador de cabo. Um pacote de acessórios aceitável, contudo longe de marcas consideradas audiófilas.

 

In ear Monitor

 

Após uma análise rápida, podemos dizer que beleza não falta a estes IEM. O modo como a Sony utilizou o gradiente branco-preto nos aros de borracha, de modo a contrastar com o cabo negro é um pormenor interessante. O facto de os aros serem de borracha garante solidez e segurança, enquanto assegura conforto ao utilizador. O pormenor do prateado com nome Sony também é bastante agradável. Toda a parte superior está bem construída oferecendo uma sensação de solidez, que, infelizmente, não se prolonga ao longo do cabo, um pouco fino, e que deixa dúvidas se resistirá a um episódio de exercício mais intenso.

 

O modo como funciona os aros é também ele muito inventivo, mas mais importante que isso, funcional. Os aros podem ser alargados ao nosso gosto, sendo que basta puxar os mesmos para os prender, de acordo com a nossa necessidade. No entanto, quem tiver mais dificuldades, pode consultar o manual que se encontra muito bem ilustrado.

 

Como dito acima, o manual é extremamente elucidativo, o que deixará até o mais novato dos utilizadores elucidado, algo que demonstra o cuidado que a Sony tem com os seus clientes. Acima podemos observar como colocar os mesmos correctamente, ou até mesmo como utilizar o clip incluído.

 

Aqui um pequeno close-up ao Jack de 3.5mm banhado a ouro, assim como uma melhor visão do cabo, sendo nestes dois aspectos que penso que este item falha, pois tanto o cabo poderia apresentar mais resistência, assim como o Jack poderia ser mais robusto, pois normalmente é um dos componentes que cede mais facilmente num IEM.

   

Sistema de teste

Os Sony XBA-S65 vão ser testados num Sansa Fuze com Rockbox, assim como num Huawei Ideos X5.

 

Performance

 

Conforto/Isolamento

No que toca ao conforto, estes IEM são incluídos com as muito bem conhecidas Sony Hybrid, que combinam um interior rígido, com um exterior extremamente maleável em silicone, adaptando-se assim de melhor forma ao ouvido. Os arcos em borracha não são nada intrusivos, sendo possível mesmo esquecer que os mesmos estão presentes, mas sendo extremamente importantes, pois são eles que ajudam no posicionamento relativo dos IEM em relação à orelha. Mesmo em corrida, o facto de serem em borracha permitirá que o utilizador desfrute dos mesmos sem qualquer problema, em comparação com os arcos em plástico de outras marcas. A sua inserção não é incomodativa, sendo uns IEM muito leves, que juntamente com os arcos oferecem um excelente conforto.

 

No que toca ao isolamento dos mesmos, podemos dizer que será o ideal para uma corrida, não apagando completamente o mundo exterior (sons mais agressivos como carros, etc), mas aquando de uma conversação, se estivermos a ouvir música, não conseguiremos ouvir essa mesma conversação. Penso que seja adequada para a utilização a que estes XBA-S65 se destinam, ou seja, uma isolação agradável, sem ser excessiva ao ponto de abafar por completo o mundo exterior.

Todas estas impressões foram obtidas utilizando as tips fornecidas de tamanho médio.

Qualidade Sonora

Sendo estes uns drivers balanced armature, não devem de sofrer grandes melhorias ao longo da utilização, algo que é comum com modelos de membrana.

Para caracterizar este modelo, poderíamos dizer que possui um som bastante agradável, com ênfase na gama média, algo comum para um in ear monitor com balanced armature, mas algo raro em modelos que se destinam à utilização em corrida.

Começando na parte inferior do espectro sonoro, podemos dizer que possui uma gama de baixos controlados, extensos, mas sem grande impacto. Felizmente isto também significa que não existe o perigo de as baixas frequências abafarem o resto do som, visto que com os XBA-S65 conseguimos obter uma reprodução fiel de baixos, ainda que estará aquém das necessidades de quem procure um modelo motivador para corrida. No entanto, para quem utilize este IEM como modelo para apreciar a sua música, com toda a certeza vai gostar como este IEM apresenta a sua gama baixa.

O trunfo destes IEM da Sony é sem dúvida a sua gama média, aliás, como vem a ser habitual em auscultadores baseados na tecnologia balanced armature. O modo como as vozes são reproduzidas é simplesmente fenomenal, com bastante detalhe, sendo que os concertos ao vivo são uma delícia para ouvir. Quem apreciar vozes poderosas, ao adquirir estes IEM, certamente está a fazer uma compra mais que adequada, pois ouvir Freddie Mercury ou mesmo Adele, é uma experiência fenomenal, devido à energia transmitida pela sua voz. O modo como apresentam o som espacialmente também ajuda aquando de gravações ao vivo.

A gama alta destes IEM acompanha bem o resto do espectro, com cymbals que são agradáveis ao ouvido humano e com uma extensão muito agradável para um balanced armature, ainda que os 24000 Hz pela Sony proclamados sejam algo distantes da realidade. Ainda assim o detalhe não está a par do detalhe obtido pela gama média.

No que toca ao palco podemos dizer que é agradável para este tipo de IEM, assim como a separação de instrumentos, o que permite uma boa imersão na música, especialmente em concertos.

Outro facto de importância, é que a dinâmica a baixos volumes não é agradável, sendo necessário aumentar um pouco o volume para estes XBA-S65 ganharem “vida”.

Como dizia acima, em termos audiófilos, este IEM cumpre com distinção, no entanto poderá não ir de encontro àquilo que muitos procuram para companheiro de treino, que idealmente será algum IEM com maior capacidade para sentir a batida, ou seja, uma gama baixa mais presente, ainda que tal signifique menor definição no resto do espectro. Para quem já sabe o que espera, é uma boa escolha. Para quem apenas procura motivação, talvez será melhor procurar noutro lado. Mas quem aprecie música, certamente não ficará desiludido.

 

Conclusão

Positivo

+ Aparência

+ Qualidade Sonora

+ Preparados para desporto

Negativo

- Qualidade Cabo

- Tipo de assinatura sonora poderá não ser aquilo a que maioria associaria a um acessório de desporto

 

Preço de venda médio: 65 € em Portugal

Vindo da Sony seria de esperar um produto de qualidade, ainda que talvez pecasse um pouco no som, visto que em termos sonoros, os produtos que a Sony disponibilizava para o consumidor usual, não possuíam performances abismais. No entanto isso mudou com a introdução destes drivers (pelo menos neste caso) de balanced armature. Apesar de o som possivelmente deixará o utilizador comum decepcionado (pois o que não é Beats e possui graves exagerados não presta), para alguém que seja menos duro de ouvido e esteja mais acostumado a um som equilibrado vai encontrar nos XBA-S65 uns companheiros de várias horas, quer seja a exercitar-se ao som deles, ou no conforto da sua casa a deliciar-se com o seu som. Serão certamente uma boa introdução ao mundo mais high-end do som, possuindo polivalência para várias tarefas do dia-a-dia. A qualidade Sony encontra-se presentes no design dos arcos e do local onde o driver balanced armature se encontra inserido, no entanto o trabalho da Sony no cabo poderia ter sido um pouco melhor.

Penso que quem compre este IEM, deverá encarar como um investimento polivalente, pois estes XBA-S65 são bons em vários campos. No entanto, deverá ser de frisar, não são excelentes em nenhum em particular, portanto quem procure algo dedicado a uma função, possivelmente terá opções melhores pelo mesmo preço.

 

Performance: 8.5/10

Preço: 8/10

Qualidade de Construção: 7.5/10

Geral: 8/10

 

Agradecemos à Sony pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter