Análise Steelseries Diablo III Headset

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

 

1

Na análise desta semana, temos para análise os Steelseries Siberia V2 na versão do recém-lançado jogo, Diablo 3. Apesar do jogo apenas ter saído à aproximadamente um mês, já podemos encontrar no mercado os periféricos da Steelseries com branding Diablo desde os finais de 2011. A Steelseries é uma das marcas mais conhecidas no panorama do gaming mundial, sendo que os seus produtos costumam apresentar sempre qualidade. Para além disso, quando se falam de headsets de renome, o nome Siberia paira no ar. Por conseguinte, esta versão especial dos Siberia V2 não será excepção e será capaz de marcar o seu lugar. Assim sendo, e sem mais demoras, vamos ver o que este headset é capaz. Se conseguir possuir argumentos tão fortes como o seu design (que é a primeira coisa que salta à vista), será sem dúvida uma boa aposta. 

 

Primeiro contacto

 

Como dito acima, a Steelseries é conhecida por lançar produtos de renome para o mercado gaming, sendo que este produto que aqui temos não será excepção. A primeira impressão que retiramos do contacto com a caixa que transporta o headset, é que a Steelseries quer dar bem a conhecer a associação que este produto possui com o Diablo 3, escrevendo bem na parte frontal da caixa o nome do jogo (o que faz sentido, visto que este jogo era um dos mais aguardados de sempre). 

2

 

Especificações

 

 -Sistema de Microfone Retráctil

 -Gamas baixas, médias e altas cristalinas

 -Palco de som optimizado para Diablo

 -Controlo de volume e mute com uma ligação USB banhada a ouro.

 -Utilização do Software Steelseries Engine, para configurar opções de iluminação, presets de equalizador e níveis de volume de microfone.

 -Drivers de 50 mm

 -Construção leve

 -Iluminação de acordo com a temática “Diablo III”

 -Estética de acordo com a temática “Diablo III”

 

E citando o site da Steelseries

  “Headphone 

  • Frequency response: 18 – 28,000 Hz
  • Impedance: 40 Ohm
  • Cable length: 3ft (90cm).
  • USB Cable extension: 6.5 ft (2m) .

Microfone  

  • Frequency response: 50 – 16,000 Hz
  • Pick up pattern: Uni-directional
  • Sensitivity: -38 dB
  • Active noise reduction: Up to 20dB”

 

 

 

Tal como as expectativas do jogo, este headset tinha de estar a par das mesmas, assim sendo a Steelseries não descurou a apresentação, fazendo uma das melhores embalagens (ou que mais capta a atenção), que eu já presenciei. Tudo nela é majestoso, grande, imponente, e com detalhes que saltam à vista. O tom vermelho da mesma é muito atraente e com certeza a temática Diablo irá atrair muitos que passem por esta caixa em expositores, pois será muito difícil ficar indiferente. Ao abrir a pequena janela, consegue-se obter uma vista do headset, no invólucro de plástico coberto de veludo vermelho. 

 3

 

 

Acessórios

 Relativamente a acessórios, neste produto estão posicionados por detrás do plástico vermelho que acondiciona o headset na caixa.

 A Steelseries decidiu incluir neste produto uma extensão USB com uma dimensão considerável (aproximadamente 2 metros), uma inclusão agradável para aqueles que não pretendem ligar o headset às portas USB frontais das suas máquinas e que agrada também aqueles que, por exemplo, utilizam portáteis e necessitam de um cabo de menores dimensões. 

 4 

Juntamente com a extensão é também incluído o guia de iniciação rápida da Steelseries, um autocolante com o logo da mesma, um pequeno livro onde podemos observar o resto da linha do produtos da Steelseries e outro papel que remete para o download dos drivers online.

 

 5

 

Headset

6

 

Ao retirarmos da caixa o plástico vermelho, somos confrontados com o headset no seu “trono”. Encaixa na mesma perfeitamente e a cor do plástico contrasta perfeitamente com a pintura vermelha e preta do headset. Após retirarmos as presilhas que seguram o headset para o proteger de solavancos na viagem, somos confrontados com um plástico de toque suave, preto matte, enquanto as grelhas que possui contrastam muito bem com o seu vermelho, formando um conjunto apelativo.

7

 

Este modelo possui apenas conectividade USB, por isso caso estejam a pensar utilizá-lo com a vossa placa de som preferida, vão ter de procurar noutro lado. No entanto, a incluída dá bem conta do recado, sendo que apenas poderá limitar um pouco a conectividade dos mesmos a outros dispositivos que não computadores, mas como a utilização dos mesmos será primordialmente em torres, não haverá tal problema. O cabo é também ele bastante apelativo, sendo revestido de tecido preto e vermelho que combina com o esquema de cores geral. 

8

 

Existe ainda a meio do cabo o habitual controlo de volume e botão de mute do microfone, sendo que está numa posição facilmente acessível. Subindo um pouco mais, é possível observar na earcup do lado esquerdo o microfone extensível, com tecnologia de cancelamento de ruído, extremamente flexível e que permite um posicionamento perfeito, conforme as necessidades do utilizador. 

9

 

É também possível observar em cada earcup, a existência de quatro leds vermelhos que, conforme escolha do utilizador no software específico, podem possuir vários esquemas, desde ligado, a piscar ou sempre ligados. Para além destes leds, existem ainda outros na parte do headset que faz a ligação entre a headband e as earcups, iluminando um símbolo de três garras (alusivo ao III do Diablo). Todo o headset se apresenta muito bem construído, com um plástico que irá resistir ao fervor do jogo, assim como o cabo, que certamente irá agradar a quem precise de algo resistente a alguns puxões.

11

 

No topo da headband, feita coberta de veludo e perfeitamente ajustável à cabeça de cada um, devido ao sistema de ajuste automático, podemos encontrar escrito “Diablo” num tipo de letra semelhante ao que encontramos nos outros periféricos da marca, dentro desta temática, podendo ser um sinal da atenção ao detalhe que a Steelseries teve com esta gama de periféricos. O conforto que os mesmos oferecem é simplesmente excelente, sendo bastante leves e as almofadas leves e respiráveis, para que não causem transtorno nos dias tórridos de verão. A pressão que os mesmos exercem nas orelhas está bastante bem distribuída, por toda a superfície da almofada, sendo que este headset possui um dos melhores conforto e qualidade de todos os headphones e headsets que já testei.

12

 

 

No geral, fechando este capítulo, será de concordar que o que a Steelseries fez com este Headset foi tornar uns Siberia em algo completamente “demoníaco” para a concorrência, pelo menos no que toca ao aspecto, pois dificilmente acharei algum headset mais atractivo do que este, especialmente com os toques sublimes que possui. A combinação preto-vermelho é útil para quem se quer destacar sendo diferente, sem no entanto deixar do possuir um carácter discreto. Juntamente com os tridentes nas earcups, penso que não existiria melhor maneira de fazer encarnar o espírito Diablo num headset.

 

 13

Software

 

Nesta versão especial dos Siberia V2, a Steelseries fez acompanhar o software usual dos seus produtos, de uma skin especial alusiva ao tema Diablo 3. Nele controlar tudo o que quisermos deste headset, desde a velocidade da “aura vermelha” do headset, até a escolher um dos seis tipos de equalizadores presentes no software, pré-configurados pela Steelseries para cada utilização específica , ou então editar um modo ao nosso gosto e guardá-lo para uso futuro. É possível também guardar profiles, ainda que no caso de um headset não seja algo muito necessário. 

14 15

 

Iluminação

 Isto é algo que fica simplesmente fenomenal, o aspecto que os leds fornecem ao headset, especialmente na obscuridade, é sem dúvida algo de deixar alguém sem palavras. Sem mais rodeios, é algo que só vendo, cliquem então abaixo para observarem.


 

Performance

Após todo o palavreado bonito para descrever o headset, está na altura de os pôr à prova, pois do que serve algo que possuí uma estética fenomenal mas que não cumpre a sua principal função? Assim sendo passaremos aos testes, nos quais abordaremos as capacidades durante a audição de música, visualização de filmes, e, neste caso, o objectivo principal para qual foram idealizados, gaming! De referir que utilizarei os modos do equalizador normal para todos, de modo a poder estabelecer uma base de comparação, no entanto também utilizarei um pouco o modo específico para cada tarefa.

 

Música

 

 Relativamente à performance musical, penso que o que se pode retirar deste headset, é que a mesma é mediana. É óbvio que por este preço encontramos headphones muito melhores para este fim, mas headsets com qualidade semelhante, do que testei, apenas os plantronics 777 se aproximam (que no entanto são bastante frágeis e possuem um problema crónico na sua construção). O som não é do mais detalhado que já analisei, possuindo uma qualidade de detalhe suficiente para o ouvido casual, mas que uns headphones na mesma categoria de preços facilmente superiorizam. Diria que este headset apresenta uma assinatura que dá prioridade à zona baixa do espectro, sendo que este é um baixo forte, na zona dos 100hz, sendo que possui uma extensão razoável. Os tons médios não prejudicam os vocais de ninguém, sendo que ouvir por exemplo Freddie Mercury continua a ser um deleite, acompanhado por uns tons altos que acompanham o resto do espectro, e que certamente agradarão a quem procure uns headphones sem agudos proeminentes, que apenas complementam o espectro. Possivelmente a pior qualidade destes, no que toca a som, será a separação de instrumentos, talvez devido à falta de algum detalhe falado acima. O palco é bastante respeitável, assim como a principal arma destes para os jogos, a precisão sonora (determinar de que lado vem os sons dos instrumentos num palco). O modo música do equalizador pretende aumentar a zona do low-mid bass e dos agudos, tornando os tons médios recuados. Este preset agradará aos ouvintes de música de dance e electrónica, sendo que versões acústicas serão prejudicadas. Agradará também a quem preferir um bass mais presente. Mas nada como fabricar um preset a nosso gosto.

16

 

Filmes

 

Não me alongarei muito no que toca à reprodução de filmes, visto que os pontos focais do som necessários a uma boa experiência cinemática estão expostos acima. Assim sendo possuindo este headset uma boa reprodução de baixos, o mesmo permite criar uma experiência envolvente, sendo que o palco permite ajudar na reprodução da sensação de espaço. Com a ajuda da soundtrack do Inception, consegui perceber que estes conseguem muito bem criar um ambiente que nos transporta para dentro do filme. Relativamente ao modo do equalizador adequado para este tipo de aplicação, confirmo que o mesmo adiciona à experiência, no entanto, em filmes cuja banda sonora puxe mais pelos tons baixos, pode ouvir-se alguma distorção, pelo que não recomendo muito o uso de equalizador neste caso. A distorção não é algo muito presente, mas que está lá é um facto. Ainda assim nota positiva neste aspecto.

  

Gaming

 

Agora relativamente à faceta principal deste headset, gaming. Eu sou um jogador maioritariamente de FPS, mais precisamente de TF2, mas de vez em quando gosto de viajar até Rapture, por exemplo, ou até mesmo Skyrim. Assim sendo vou descrever a experiência de utilização dos mesmos. Nos jogos FPS, aquilo a que é dado primazia, é a orientação no espaço dos sons. E isso, este headset cumpre com medalha de ouro. Consigo ouvir cada passo que o inimigo dá enquanto se aproxima e mais importante de que o conseguir ouvir, sei de onde ele vem. De resto, cumpre sem qualquer problema com a reprodução do resto sonoro que necessita de reproduzir num jogo FPS. Quer seja as rajadas, explosões ou o clique da granada que cai, tudo é reproduzido fielmente, criando um ambiente hostil. Para repousar, podemos viajar até skyrim e ouvir o que as montanhas e vales têm para nos oferecer, sendo que podemos também com facilidade ouvir os rios fluem perto de nós, criando uma experiência de jogo extremamente envolvente. Assim sendo, cumprem no que toca a reproduzir todo o que necessitamos para uma boa experiência de jogo. No que toca a reproduzir, para quando estamos no chat de voz com os colegas de equipa, ou simplesmente necessitamos de gravar algo, o microfone extensível e flexível, cumpre o seu dever, conseguindo transmitir uma reprodução precisa e articulada da voz. 

17

 

 

 

 

Conclusão

   

Positivo

 

+ Adequado a várias tarefas

 

+ Estética sem falhas (para quem aprecie o esquema de cores)

 

+ Microfone bastante prático

 

+ Qualidade de construção

 

+ Confortável

 

Negativo

 

- Preço

 

- Não ser verdadeiramente inovador

 

- Estética não é para todos

 

Nesta análise do Inside Geeks pudemos observar um grande produto, de uma das maiores marcas de renome internacional, a Steelseries. Todas as expectativas, baseadas nos Siberia V2, foram cumpridas e outras mesmos ultrapassadas, como por exemplo a cor do cabo assim como a do headset (algo que ao vivo é simplesmente surreal). Quando a noite cai, é hora de deixar os leds vermelhos tomarem conta de todo o headset. Este toque complementa o esquema de cores numa das melhores maneiras possíveis. Relativamente à performance, este headset faz tudo o que de bem os Siberia V2 faziam, complementando-os com uma estética mais agressiva. Agora a questão que se coloca é: faz sentido gastar aproximadamente 90 € num produto cuja única inovação é a estética? O preço dos Siberia V2 USB é de aproximadamente 70€, sendo que a única vantagem que estes possuem é o seu esquema de cores. Para quem pretende um headset vistoso, porque não? Assim como também se justifica para os ávidos fans da marca Diablo. No entanto, para todos os outros, não seria mais prudente procurar outras hipóteses pelo mesmo preço que fossem melhores tecnicamente? O que sobressai neste headset é a sua versatilidade e capacidade de fazer de tudo um pouco e bem. Assim sendo, este headset nunca será uma aposta errada e será com toda a certeza uma aposta válida, pois esta é a oportunidade de ter um produto exclusivo, que se difere dos outros, possuindo uma estética de arrasar. Assim sendo, podemos dizer que o Steelseries Diablo III headset é um produto recomendado por parte da equipa Inside Geeks!

 

 

Agradecemos à Steelseries pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

 E vocês, o que acham deste headset? 

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter