Análise Sony WF-XB700

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Boas pessoal, hj para vocês temos mais material de som de parte da Sony, desta vez uns IEM Bluetooth que estão sobretudo virados para quem pratica desporto. Falo pois dos Sony WF-XB700, uns IEM Bluetooth que têm rating IPX4 (resistência a salpicos e suor), e que com apenas uma carga podem ter uma duração de bateria de até 9 horas. Temos um design ligeiramente maior do que se tem vindo a ver neste tipo de IEM que vem numa caixa que carrega a bateria, mas a Sony afirma que este formato ajuda na ergonomia e posição durante o desporto. Vamos ver se assim é?

 

Primeiro contacto

A Sony é uma das marcas mais conhecidas (se não a de topo mesmo) em Portugal, no que toca a equipamentos domésticos. Desde TV’s, câmaras de vídeo, até portáteis, passando por auscultadores, assim como a grande consola de jogos PS4, podemos encontrar a qualidade Sony nos mais diversos artigos. Aqui temos os IEM ExtraBass WF-XB700.

Especificações

“Sony WF-XB700

Tamanho e peso

PESO

Aprox. 8,0 g x 2

Características gerais

TIPO DE AUSCULTADORES

Dinâmicos e fechados

DIAFRAGMA

12 mm

MAGNETO

Neodímio

RESPOSTA DE FREQUÊNCIA (COMUNICAÇÃO BLUETOOTH®)

20 Hz – 20 000 Hz (frequência de amostragem de 44,1 kHz)

SENSIBILIDADES (DB/MW)

-

CONTROLO DE VOLUME

Sim

À PROVA DE ÁGUA

Equivalente a IPX4

NFC

Não

DSEE HX

Não

FUNCIONAMENTO PASSIVO

Não

Bateria

TEMPO DE CARREGAMENTO DA BATERIA

aprox. 2,5 h

MÉTODO DE CARREGAMENTO DA BATERIA

Carregamento USB (com mala)

DURAÇÃO DA BATERIA (TEMPO DE REPRODUÇÃO CONTÍNUA DE MÚSICA)

Máx. 9 h

AUTONOMIA DA BATERIA (TEMPO DE COMUNICAÇÃO CONTÍNUA)

Máx. 5 h

DURAÇÃO DA BATERIA (TEMPO DE ESPERA)

Máx. 200 h

Especificação Bluetooth®

VERSÃO BLUETOOTH®

Especificação Bluetooth versão 5.0

GAMA EFETIVA

Linha de mira aprox. 10 m

INTERVALO DE FREQUÊNCIA

Banda 2,4 GHz (2,4000 GHz - 2,4835 GHz)

PERFIL

A2DP, AVRCP, HFP, HSP

FORMATOS DE ÁUDIO COMPATÍVEIS

SBC, AAC

PROTEÇÃO DE CONTEÚDO SUPORTADO

SCMS-T

Estojo de carregamento

TEMPO DE CARREGAMENTO DA BATERIA

Aprox. 3 horas

PESO

Aprox. 46 g

DIMENSÃO

-

Opções de cores

Blue, black

O que contém?

Cabo USB: cabo USB Type-C® (USB-A para USB-C®) (aprox. 20 cm)

Especificações retiradas do site da Sony

 

Embalagem

A embalagem destes headphones é muito simples, onde na parte frontal temos uma imagem dos in ear juntamente com um texto que denomina a gama destes headphone: Extra Bass. Temos também o logo da marca juntamente com o nome do modelo.

Numa das laterais temos novamente o moto ExtraBass.

Na outra lateral temos as diversas características destes in ear, tais como o playback máximo de 9 horas, resistência a água, o carregamento rápido, a função de voice assistant oiu até mesmo o facto de ter um cabo USB Type C para carregamento.

Passando agora para a traseira temos uma imagem da caixa de transporte dos IEM juntamente com uma foto dos mesmos em uso. Temos também um pequeno texto descritivo em diferentes línguas sobre este modelo.

A nível do conteúdo da embalagem temos diversos manuais, um cabo de carregamento TypeC e ainda três pares extra de borrachas para os IEM. Por fim temos também os Sony WF-XB700 na sua caixa de carregamento.

Em suma uma embalagem muito simples e respeitável, falta ter uma vista mais detalhada dos Sony WF-XB700 em si.

 

Sony WF-XB700

Começando pela caixa, temos uma caixa com tampa translúcida com o nome Sony na mesma. Nesta caixa temos o local muito bem explícito tanto para o IEM esquerdo como o direito, tendo os contactos banhados a ouro com via a carregar os IEM quando estão na caixa. Na primeira vista do tamanho dos mesmos podemos perceber que estes não são um TWS normal, pois ainda possuem um tamanho considerável.

Vendo agora os IEM mais de perto, temos um logo azul ou vermelho que indica o lado (consoante é L ou R). O contacto para carregamento fica do lado mais de fora do IEM e contamos com um formato quase a duas alturas: a primeira é a que fica em contacto com o interior do ouvido e a mais alta a que fica de fora. É um design fora do comum mas que a Sony garante ter boa ergonomia.

Vendo atentamente a parte de fora, podemos encontrar botões em ambos os lados, cada um com a sua funcionalidade. Do lado direito podemos pausar a música, avançar de música com dois cliques, retroceder com três, e ainda utilizar o google assistant. Do lado esquerdo com um pressionar longo no botão diminuímos o volume e com um clique curto aumentamos. Os controlos demoram um pouco a ficar na cabeça, mas rapidamente se entranham.

Finalizando com uma vista geral dos mesmos, apesar da sua dimensão, tem um peso razoável, ainda que não sejam os TWS mais “invisíveis” durante a sua utilização.

Contudo vamos ver a performance dos mesmos no que realmente importa, qualidade de som!

 

Performance

Utilização/Conforto

Para emparelhar estes WF-XB700 com o vosso dispositivo é muito simples, bastando ficar a clicar no botão deles quando os ligam para os mesmo entrarem em modo de emparelhamento. Depois é so procurar os mesmos no vosso dispositivo e ficam ao dispor para a vossa utilização. A nível de controlos, é o que mencionamos acima, são um pouco diferentes e é preciso aprendê-los, contudo, após algum tempo de uso, ficam bastante simples de usar.

Falando agora do conforto de utilização ,falando de utilização no dia a dia como no ginásio, por exemplo, estes são uns IEM algo grandes , mas não muito pesados pelo que não causam fadiga durante o uso. Podem precisar de algum ajuste caso exista muito movimento, mas na maioria das vezes ficam bem colocados durante a utilização. A nível de isolamento possuem um nível de isolamento bom, onde com música não é possível ouvir o exterior, mas que, derivado da inserção não muito profunda, sem música ainda conseguimos percecionar de forma suficiente o exterior, útil para situações de rua, por exemplo.

 

Qualidade de som

Antes do mais há que mencionar que estes WF-XB700 se encontram na linha Extra Bass da Sony, pelo que é importante mencionar que terão um som cheio e pujante, que poderá não ser do agrado de todos.

A nível da qualidade de reprodução, e assinatura sonora, temos um som que certamente tende para o quente, tal como costuma ser a assinatura sonora da Sony. Na gama baixa, temos um baixo possante, que possui extensão e não distorce, muito possivelmente devido ao diafragma de 12mm, maior que o costume nos IEM true wireless. E a parte mais positiva é que não se encontra na gama baixa média, que geralmente abafa muito o som. Em vez disso confere apenas uma sonoridade quente e agradável aos mesmos.

Tal como de costume com o som Sony, temos também uma gama média muito quente e próxima, fazendo com que estes WF-XB700 sejam muito agradáveis nos hits dos anos 80 com um tom intimista. As guitarras têm também elas um timbre muito agradável que acompanham o resto da música, podendo apenas ser abafadas quando os ficheiros de fonte não têm a qualidade que deviam.

Falando por fim da gama alta, é sempre aquilo que fica um pouco mais aquém na Sony, simplesmente pela qualidade soberba dos baixos e dos médios. Ainda assim os pratos possuem o impacto que deviam, nunca sendo demasiado estridentes ou com sibilância a mais, algo que costuma ser comum nos headphones com agudos artificais.

Falando do palco sonoro destes WF-XB700 temos um palco ligeiramente maior que os TWS do costume, sobretudo derivado da inserção menos profunda. Obviamente que nunca chega ao tamanho de headphones abertos, mas ainda assim é bastante respeitável.

 

Conclusão

Sony WF-XB700

Positivo

+ rating IPX4

+ 9 horas de uso com uma única carga

+ Qualidade de construção

+ Som quente e forte

Negativo

- Não são os TWS que mais conforto dão na utilização.

Preço de venda médio: 149,99 € (Preço médio)

 

Performance: 8.5/10

Preço: 7.5/10

Qualidade de Construção: 8/10

Geral: 8/10

Estes Sony WF-XB700 são um must para quem quer um par de TWS que tem um som cheio e forte para os acompanhar nas suas mais extenuantes sessões de exercício físico, onde a batida guia o treino. Ou simplesmente para quem quer ter um par de IEM que não tem problemas em condições adversas, ainda para mais agora que vêm aí a época com mais chuva. O que é importante é que estes Sony WF-XB700 cumprem perfeitamente o que o seu moto “Extra Bass” diz, e o fazem sem descurar o resto das frequências. Gostaria de ter visto controlos tácteis, sobretudo com o grande tamanho da parte exterior dos mesmos, mas de resto nada a apontar. São uma excelente compra para quem prefere algo com mais qualidade que os TWS do costume de 20-30€.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter