Análise Sony HT-X8500
Boas pessoal, há muito pouco tempo tivemos aqui uma soundbar com Subwoofer da Sony a HT-G700. Então e quem não quer ter um subwoofer, mesmo que seja um sem fios? Pois bem a Sony HT-X8500 tem capacidades de decoding Dolby Atmos, e um subwoofer duplo integrado, juntamente com o sistema Versical Sound engine, de modo a oferecer uma qualidade de som emulado similar a um sistema 7.1.2 . Obviamente que estamos limitados ao tamanho da soundbar, mas mesmo asism parece promissor.
Primeiro contacto
A Sony é uma das marcas mais conhecidas (se não a de topo mesmo) em Portugal, no que toca a equipamentos domésticos. Desde TV’s, câmaras de vídeo, até portáteis, passando por auscultadores, assim como a grande consola de jogos PS4, podemos encontrar a qualidade Sony nos mais diversos artigos. Aqui temos a soundbar Sony HT-X8500
Especificações
“Sony HT-X8500
Esta barra de som de 2.1 canais com Dolby Atmos®/DTS:X®, subwoofer duplo incorporado e Vertical Sound Engine oferece uma experiência de som surround tridimensional com qualidade de cinema, e o seu design elegante integra-se perfeitamente com a parte frontal do televisor.
Tamanho e peso
TAMANHO DA UNIDADE PRINCIPAL – APENAS ESTRUTURA (L X A X P)
890 mm x 64 mm x 96 mm (35 1/8 pol. x 2 5/8 pol. x 3 7/8 pol.) * Não inclui a parte de projeção
PESO DA UNIDADE PRINCIPAL – APENAS ESTRUTURA
3,1 kg
Amplificador
TIPO DE AMPLIFICADOR
Amplificador digital, S-Master
CANAIS DO AMPLIFICADOR
3
Interface
TERMINAIS DE SAÍDA E ENTRADA
USB tipo A (apenas atualização de firmware)
BLUETOOTH®
RX (recetor)
VERSÃO DO BLUETOOTH
5,0
HDCP2.2
2.2/2.3
HDMI
NÚMERO DE ENTRADA/SAÍDA
Entrada/saída: 1/1 (ARC/eARC)
EARC
Sim
4K/60P/YUV4:4:4
Sim
HDR
Sim
COMPATÍVEL COM DOLBY VISION™
Sim
HLG (HYBRID LOG GAMMA)
Sim
HDCP2.2
2.2/2.3
BRAVIA® SYNC
Sim
HDMI® COM CEC
Sim
Formatos áudio
ENTRADA HDMI®
Dolby Digital, Dolby Digital plus, Dolby True HD, Dolby Dual mono, DTS, Áudio de alta resolução DTS HD, DTS HD Master Audio, DTS ES, DTS 96/24, DTS: X, MPEG2-AAC
HDMI EARC
Dolby Digital, Dolby Digital plus, Dolby TrueHD, Dolby Atmos, Dolby Dual mono, DTS, DTS HD High Resolution Audio, DTS HD Master Audio, DTS ES, DTS 96/24, DTS: X, MPEG2-AAC
BLUETOOTH (RECETOR)
AAC, SBC
Função de som
MODO DE SOM
Som Auto, Cinema, Música, Jogo, Notícias, Desporto, Padrão
EFEITO SONORO
Modo noturno, Modo de voz
TECNOLOGIA SURROUND VIRTUAL
S-Force PRO, Vertical Surround Engine (Dolby Speaker Virtual/DTS Virtual:X)
Esquema de colunas
ESTRUTURA DE COLUNAS
2.1 canais (Subwoofer incorporado)
Funções sem fios
LIGAÇÃO SEM FIOS À TV
Sim
Detalhes
CONSUMO DE ENERGIA
32 W
MONTAGEM NA PAREDE
Sim
O que contém?
Telecomando
Pilhas para o telecomando
Cabo óptico
Transformador de CA
Cabo CA
Guia de instalação rápida
Manual de instruções
”
Especificações retiradas do site da Sony
Embalagem
A caixa desta soundbar é bastante simples e comprida, mas não menos complexo por isso. Começamos pelo nome da mesma na caixa branca, que é o tom predominante.
Noutro dos lados falamos um pouco da tecnologia virtual Surround da Sony que imita uma coluna de tecto. Para além disso temos a menção do subwoofer incluído na própria barra de som.
Temos também toda uma panóplia dos logos derivados das certificações que esta Soundbar tem, desde Dolby Atmos, DTS:X até mesmo à porta eARC (que permite passthrough HDR 4K).
No que toca a detalhes exteriores, cobrimos tudo pelo que resta abrir a embalagem!
Todo o conteúdo da embalagem vem super bem acomodado para assegurar que não existem danos durante o transporte. Vemos também os manuais bem escondidos.
A nível de embalagem, temos a soundbar. Até agora nada de especial a nível de acessórios, temos um cabo óptico para ligar a soundbar à TV, que é mais do que suficiente. Esta unidade é composta também por um bloco de alimentação externo. Passemos então ao equipamento.
Sony HT-X8500
Vamos tentar enquadrar as Sony HT-X8500 a nível de capacidades. Apesar deste sistema não ter um subwoofer externo, temos colunas que tentam reproduzir as suas capacidades, sendo este um sistema 2.1 real. Por sua vez, este sistema tem a capacidade de ter um som muito parecido (emulado) de 7.1.2, derivado da tecnologia Vertical Surround Engine, útil para desfrutar ao máximo de conteúdos com a tecnologia Dolby Atmos e DTS:X.
A nível de fontes nesta soundbar, temos o costume com HDMI, que suporta ARC( ou seja áudio upstream e downsteam), cabo óptico ou Bluetooth. A desvantagem é que neste modo(Bluetooth) apenas temos som Stereo sem nenhum codec especial do género aptX. Ainda assim a qualidade de som neste modo é muito agradável.
Uma vista mais de perto dos botões de controlo e da superfície texturada desta soundbar, juntamente com os LEDS que indicam a fonte que alimenta esta soundbar, juntamente com um botão dedicado ao Bluetooth.
Outro dos autocolantes que vêm com esta X8500 da Sony mencionam o duplo subwoofer integrado na soundbar, tal como o Vertical Surround Engine da Sony (que é algo fenomenal para algo que é simplesmente emulado).
Acabando nas ligações físicas, temos HDMI com passthrough para 4K HDR e ainda uma saída com HDMI ARC, muito útil para retorno de áudio, juntamente com a típica entrada óptica.
Falando agora de uma das principais razões pela qual esta soundbar estará na vossa lista de compras, para além do minúsculo espaço que ocupa, é o facto de ser uma soundbar capaz de fazer decode a Dolby Atmos de dispositivos que o suportem, contudo não é possível recriar este mesmo som pois a ausência de colunas traseiras e de altura fazem com que esta seja uma experiência somente virtual. Não existe também a possibilidade de as adicionar posteriormente, o que é um ponto menos bom. Ainda assim, os efeitos de altura e surrond são muito bem emulados (tão bem quanto um sistema de 2.1 poderia fazer, contudo, sente-se falta de um subwoofer dedicado).
Este setup emulado corresponde a um sistema 7.1.2, que iria corresponder a colunas que iriam fazer altura real e colunas traseiras.
Apesar de existir um subwoofer integrado, gostaria de ver a possibilidade de adicionar um bloco a sério, caso o consumidor desejasse.
Passando à soundbar, que contêm as colunas e o subwoofer, tem um acabamento cinza escuro com 890cm de comprimento, 64mm de altura e 96 mm de largura. Temos controlos no topo da soundbar, incluindo de selecção de entrada, tal como de controlo de volume. Ao contrário de outros modelos que possuem um pequeno ecrã na parte frontal da unidade, aqui os níveis são dados pelos LEDS da unidade. A nível de inputs, temos o HDMI ARC out já mencionado e um entrada HDMI in também (dando flexibilidade à porta ARC), assim como o já mencionado cabo óptico de entrada. A nível de presets de áudio, temos a capacidade de dar decode a Dolby Atmos (como previamente mencionado) e DTS:X, temos também diversos presets de som, incluindo modos específicos para música e outros para Cinema, sendo que utilizam o sistema de Surround Vertical da Sony.
A nível de controlo remoto, o mesmo é simples de manusear e todas as funções se encontram prontamente disponíveis.
Qualidade de Som
Música
A nível de qualidade de som a Sony HT-X8500 tem um som muito equilibrado e focado nos médios. Mais uma vez a proposta da Sony é extremamente musical e agradável, contudo peca pela pouca extensão de graves devido à falta de um Subwoofer de grande tamanho. Ainda assim, as colunas de baixo centrais fazem com o baixo acerte quando necessário, tornando mais que suficiente para acompanhar o resto do conjunto. Como seria de esperar num kit que está presente sobretudo para acompanhar uma televisão, é na gama média e nos vocais que estas HT-X8500 brilham. Tanto guitarras como vozes soam de forma absolutamente perfeita, tão perfeita quanto uma colunas de dimensões limitadas conseguem fazer. Os agudos também são agradáveis, sem ser demasiados brilhantes. Depois de nota que devido aos diversos presets sonoros que acompanham esta soundbar, podemos escolher aquele que mais nos agrada, pois o som é certamente uma escolha pessoal. Mas não só para acompanhar a televisão serve esta soundbar, pois a mesma também serve perfeitamente para encher uma divisão numa festa, fazendo isto sem distorcer mesmo com o volume quase no máximo, algo que é um feito notável. E para esta festa, quem quer que seja com Bluetooth se pode ligar a esta coluna e passar o som que pretender.
Cinema
Falo tanto de cinema como de TV e é neste âmbito que o sistema melhor funciona. E vou utilizar os mesmos filmes que utilizei na review da Sony HT-G700. Começando por um filme que não é mais que um videoclip dos Queen, “Bohemian Rhapsody” neste sistema (utilizando a versão Blu-Ray para ter a melhor qualidade possível), é algo fenomenal utilizando assim os presets de cinema para dar uma maior sensação de envolvência ao som (perdendo apenas um pouco nos médios). Aqui a sensação de envolvência perde-se um pouco devido à falta do subwoofer de grande qualidade que tínhamos no outro sistema, contudo mesmo assim ainda se consegue ter um grande impacto.
Passando à frente, com um filme mais de ação, “The Dark Knight” é algo sublime com a banda sonora de Hans Zimmer, onde os diálogos tomam primasia, apesar da banda sonora soberba. Aqui sentimos um pouco falta do kick extra do Subwoofer novamente. O mesmo ocorre com “Interstellar”, que é sentido de uma excelente forma, nos diálogos, ficando sempre um pouco aquém no impacto que a banda sonora confere.
Ainda assim julgamos que estas X8500 são excelentes para quem não possui espaçopara um subwoofer.
Conclusão
Sony HT-X8500
Positivo
+ Decoding Dolby Atmos
+ Estética apelativa
+ Qualidade de construção
Negativo
- Sente-se a falta do Subwoofer em experiências cinemáticas.
Preço de venda médio: 299,99 € (Preço médio)
Performance: 7.5/10
Preço:8/10
Qualidade de Construção: 8.5/10
Geral: 8/10
A soundbar Sony HT-X8500 é a escolha certa para quem não tem muito espaço e pretende a melhor qualidade possível em diálogos sobretudo, não tanto em filmes de acção que necessitem de uma super envolvência derivada de booms do subwoofer. Para além disso a descodificação Dolby Atmos ajuda imenso no consumo de contéudos. O subwoofer compacto integrado cumpre, mas fica a faltar um pozinho extra, sendo que também gostaria de ter um pequeno LCD integrado para controlo da unidade. Contudo, o processamento de Som da Sony ganha o dia, sobretudo para observações de filmes. A sensação de espaço e altura possível de obter num sistema desta dimensão é fenomenal e é certamente aquilo que distingue a Sony dos restantes.