Análise Sharkoon M51+

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

Boas malta, hoje para análise no InsideGeeks temos um combo que certamente irá ser muito interessante para a maioria de vocês… A Sharkoon apresenta o combo M51+, que é constituído por um rato gaming (o Sharkoon M51) e um bungee para rato o MB10. Um bungee é um acessório que nos achamos indispensável para todos os gamers, sendo que o M810 pode ser utilizado como um hub USB também. O rato M51 é um rato com um sensor laser Avago 9800, pelo que a performance deverá ser bastante agradável.

Primeiro contacto

A Sharkoon é uma nempresa que não tem um tipo único de especialização em termos de produtos, pelo que tem um pouco de tudo. Desde periféricos, hardware, cooling, esta marca tem de tudo um pouco, sendo dirigida para os gamers que valorizam o aspecto, aliado a um preço acessível. Estes acessórios para gaming revelam que a Sharkoon aposta forte nos gamers, pelo que vamos ver se realmente merece a nossa confiança.

Especificações

“Sharkoon M51+

Specifications M51:

Max. DPI/CPI:           8,200

DPI Steps: 8,200; 6,400; 4,800; 3,000; 2,000; 1,200; 600

Max. Polling Rate:      1,000 Hz

Chip:        Avago ADNS-9800

Sensor:     Laser

Frames Per Second:   12,000 FPS

Inches Per Second:    150 IPS

Gaming Software:      

Onboard Memory for Gaming Profiles:          

Number of Buttons:    11

Programmable Buttons:               11

Durable Omron Switches in Left

and Right Mouse Buttons:          

Illumination:               Configurable Through Software

Weight Tuning System:               6x 5 g

Lift-Off Distance:       1-5 mm

Rubber Surface for

Maximum Grip:          

DPI Switch:              

DPI Indicator:            LED

Max. Acceleration:      30 g

4-Way Scroll Wheel:  

Textile Braided Cable:

Cable Length:            180 cm

Gold-Plated USB Plug:               

Mouse Feet:              4, PTFE

Connector: USB

Weight Without Cable:                150 g

Dimensions (L x W x H):             126 x 88.1 x 41.8 mm

Supported Operating Systems:     Windows XP/Vista/7/8

 

Specifications MB10:

Stand with Self-Adhesive, Anti-Sliding Pad:  

Internal Weights for Improved Stability:        

Integrated USB Hub:  4x USB 2.0

Flexible Support Arm: 

Illumination:               Yellow

Max. Output Power USB Hub:     1 A

Cable Length Data Cable:           150 cm

Cable Length Power Cord:          150 cm

Weight:     154 g

Dimensions (L x W x H):             115 x 100 x 99 mm

Especificações retiradas do site da Sharkoon

Unboxing

Embalagem

Esta é a grande embalagem deste combo M51+, um combo de rato gaming com um HUB USB que também funciona como Bungee. A embalagem é bastante agradável ao toque, assim como de vista, sendo que temos uma pequena janela que nos irá revelar o produto, ainda antes de abrir a mesma. O fundo preto contrasta bem com o amarelo já comum da linha Shark Zone da Sharkoon.

Ao abrir a embalagem temos uma imagem do setup montado, assim como algumas informações rápidas acerca de cada um dos componentes deste bundle M51+. Na parte de baixo podemos observar a base do bungee, assim como o rato M51, podendo verificar se a sua ergonomia é ideal para a nossa mão. Do lado direito temos o nome do produto, M51+.

Como sempre a traseira conta com as características chave em diversas línguas diferentes, permitindo assim descobrir mais acerca dos produtos que fazem parte deste bundle.

Na parte superior da embalagem temos as especificações mais técnicas deste bundle, como por exemplo a indicação do sensor Avago 9800 com 8200 DPI’s.

Após abrirmos a embalagem onde vem este bundle M51+, podemos contar com aquilo que vêm na embalagem. Da esquerda para a direita temos o cabo USB do MB10, o cabo de power do MB10, o próprio Bungee, o rato M51 e à direita algo para pendurar na porta juntamente com o manual. Na parte de baixo temos uma bolsa, skates suplentes para o rato e um cd com manuais.

Sharkoon MB10

Este é o Sharkoon MB10, um bungee para rato que também tem a funcionalidade de servir como Hub USB. Aqui podemos ver o mesmo, assim como ambos os cabos USB que utiliza, um para o alimentar e outro para transferir dados.

As portas USB 2.0 encontram-se escondidas de lado , 2 em cada.

Na parte traseira podemos observar a entrada para o pino que irá alimentar o MB10, assim como a entrada Mini-USB que permite ligar o MB10 ao computador.

Vendo o MB10 de topo, vemos agora o local onde irá ficar preso o fio do rato a utilizar. A base é bastante agradável, sendo aderente e difícil de movimentar.

Sharkoon M51

Passando agora ao rato incluído neste bundle, este é o Sharkoon M51, um rato gaming com sensor laser AVAGO 9800 com 8200 Dpi’s, o que será suficiente mesmo para o mais exigente gamer. O rato é adequado para destros, seguindo um esquema colorido similar ao da embalagem, tendo LED’s amarelos e alguns detalhes da mesma cor, enquanto a maior parte do rato possui a cor preta.

Do lado direito temos uma parte revestida a borracha, onde irá repousar o mindinho, assim como um botão para o mesmo utilizar. É algo duvidoso que seja útil naquele local, mas só a utilização irá dizer.

Na parte frontal do rato podemos encontrar uma roda de scroll e um botão de dpi’s, sendo que temos dois enormes botões para clicar, com switches Omron.

Do lado esquerdo é onde o nosso polegar irá repousar, sendo que o polegar tem direito a uma borracha para melhorar o “grip”. Temos também 4 LED’s que nos deverão indicar os DPI’s, assim como dois botões de avançar/retroceder, e um outro botão numa outra posição algo duvidosa.

Aqui podemos ver o conector USB do rato, com destaque para o cabo revestido a tecido amarelo e o conector banhado a ouro.

A parte inferior do rato revela quatro skates que ajudam no deslize do rato assim, como um pequeno compartimento para colocar pesos, permitindo ajustar o rato ao gosto do utilizador. Vemos também o sensor AVAGO 9800, que não se encontra muito bem em posição central, mas que certamente será agradável de utilizar.

Após esta pequena introdução, vamos passar ao software incluido com o rato.

Software

Vamos ver o software que acompanha este M51.

Este é o Software que acompanha o M51. A aba principal denomina-se de “Main Control” e é onde podemos configurar os botões do rato ao nosso gosto (para realizar determinadas funções. Na parte de baixo é possível verificar que temos cinco perfis diferentes disponíveis, adicionando assim versatilidade ao rato.

Na segunda aba temos os parâmetros mais específicos ao sensor, como velocidade do ponteiro, taxa de actualização e escolha de DPI’s.

Por fim, a terceira aba permite modificar a cor do LED ao nosso gosto e o modo como a mesma funciona (em termos de piscar, ou ficar sólido).

O software é algo básico, não tendo grande flexibilidade para criar macros ou algo de género, contudo cumpre muito bem o objectivo.

Sistema de teste

O Sharkoon M51+ vai ser testado no nosso sistema de testes:

 

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 750W

- Noctua NH-D15S

- AMD R9 290X

- Antec P380

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL, à AMD, à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Para além de avaliarmos a utilização em Windows, experimentamos toda uma variedade de jogos.

Utilização

Sharkoon MB10

Este é um bungee que também serve como um Hub USB 2.0, e como nunca temos portas USB a mais, so por aí merece pontos. De resto tem uma qualidade de construção bastante agradável, com um plástico suave ao toque. A base é também aderente o suficiente para evitar que o MB10 ande “à deriva” durante a sua utilização. Ainda assim gostava de ter visto uma base mais pesada, para uma ainda maior sensação de segurança.

Passando para o local de passagem do cabo do rato, o mesmo faz o seu trabalho perfeitamente, assegurando que fios mais grossos ficam bem presos. Fios mais finos possivelmente também ficarão presos sem problemas.

O MB10 ocupa duas portas USB no vosso computador, uma para alimentação, outra para dados, sendo que o ganho real é então de duas portas USB. Mas essas portas vem com uma saída de 1.0A, ideal para carregar muitos dos smartphones, sendo que se o MB10 for alimentado externamente esse valor sobe para cerca de 2.0A.

A performance do MB10 durante jogos é exímia, funcionando perfeitamente, evitando que o fio do rato se arraste pela mesa, sendo que apenas gostaria de uma base mais pesada, para assegurar a 100% que o MB10 não sai do lugar. Outro facto que gostaria que fosse possível era desligar a iluminação amarela.

Sharkoon M51

Sendo este um rato, gostamos sempre de começar por falar da ergonomia do mesmo. Este é um rato que irá agradar a utilizadores de palm grip, quando utilizado com todos os pesos, podendo também ser utilizado como um misto de fingertip/claw grip quando retiramos todos os pesos. Escolhi a ultima opção por achar mais confortável para jogos rápidos, preferindo um rato mais leve. É esta uma das vantagens de ter peso ajustável, cada um pode achar qual o valor que acha mais confortável.

De seguida, notamos que a borracha de ambos os lados do rato ajuda bastante na aderência à mão, especialmente nos dias de calor. O botão de aumentar ou diminuir DPI’s é interessante, escolhendo subir ou descer para aumentar ou diminuir o DPI. O scroll é também agradável de utilizar, assim como os botões de avançar e retroceder. Os botões de polegar e mindinho são algo difíceis de activar. Contudo os botões esquerdo e direito são excelente ao toque, muito possivelmente devido aos switches Omron.

Passando agora ao sensor implementado neste rato, o AVAGO 9800, este tem um valor de DPI máximo de 8200 DPI’s, com resoluções reais de 200 DPI’s em 200 DPI’s. O sensor é bastante agradável e não tem muita aceleração, sendo quase imperceptível a aceleração negativa que possui. Em termos de velocidade máxima de tracking, a 600 DPI’s é de cerca de 2.2 m/s, (tendo o máximo a 2.5 m/s a 8200 DPI’s) o que assegura que chega para a maioria dos flicks feitos durante uma sessão de gaming mais intensa (ainda que o ideal seria mais de 3.5 m/s).

Em suma o rato cumpre bastante bem a utilização para gamers mais casuais.

Conclusão

Sharkoon M51+

Positivo

+ Bungee é must-have para qualquer gamer

+ Bungee serve como Hub USB.

+ É possível modificar o peso do rato ao gosto do utilizador

+ Sensor responsivo e utilização de Switches Omron

Negativo

- O bungee poderia ser ligeiramente mais pesado e com opção de desligar a iluminação

- Alguns botões do M51 não são de fácil activação

- Sensor poderá não estar ao nível do pedido por entusiastas.

Preço de venda médio: 47,90 € (Preço retail)

Performance: 8.5/10

Preço:8/10

Qualidade de Construção: 8/10

Geral: 8/10

A Sharkoon apresenta aqui um excelente combo, ao juntar um rato gaming muito competente a um Bungee Hub USB que certamente irá ajudar qualquer gamer. É possível adquirir o bungee à parte, para quem já tenha um rato, sendo que o MB10 leva a minha recomendação. Mesmo em termos de bundle, para quem procura um bom combo gaming, por cerca de 48€ levam um rato com sensor laser de 8200 DPI’s e um Bungee… o que mais podem pedir? Ainda para mais com características interessantes como modificar o peso ao nosso gosto, ou simplesmente o facto de contar com switches Omron. Só têm de ter a certeza que gostam do esquema de cores da linha SharkZone, ou seja, preto com detalhes amarelos!

Por tudo isto, o Sharkoon M51+ é um produto recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à Sharkoon pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter