Análise SpeedLink Phantom Hawk

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Hoje temos uma análise de um periférico que muitos poderão já considerar fora de moda, excepto para utilização com simuladores de voo. Com esta dica, provavelmente já sabem do que falamos, pelo que deixemo-nos de rodeios. O produto que hoje temos para vocês é o SpeedLink Phantom Hawk Flight Stick, um joystick de excelente qualidade que vos irá acompanhar nas inúmeras horas de voo. Temos diversas características interessantes, passando pelo Force FeedBack e pelos botões possíveis de configurar. De resto, vamos esperar para ver o que este produto nos tem para oferecer.

 

 

Primeiro contacto

A SpeedLink é uma marca que actua principalmente no seu mercado Natal, que é o mercado Alemão. Possivelmente poderiam não conhecer a marca, contudo, uma pequena visita ao seu website serve para demonstrar que esta empresa fabrica um pouco de tudo, com especial destaque para periféricos para gaming. E podemos ver que não tem gamas pequenas, pois possuem vários produtos, que vão desde as gamas mais acessíveis, até aos produtos mais caros e com mais características. Este Phantom Hawk pretende ser o joystick de topo da SpeedLink, será que tem argumentos para tal?

 

Especificações

“PHANTOM HAWK Flightstick

properties:

Ergonomically designed flight stick with hand rest for right-handed use

Coolie Hat for an eight-way all-round visibility

P erfect grip on all surfaces thanks to especially strong suction discs

Progressive throttle controller

Twelve freely assignable digital fire buttons

Force vibration for the ultimate gaming experience

4-way digital D-pad

Cable length: 2m

Dimensions: 185 × 185 × 240mm (W × D × H)

Especificações retiradas do site da SpeedLink

Unboxing

Embalagem

A embalagem que aqui podemos ver é a habitual em termos de acessórios da SpeedLink. Temos detalhes a vermelho em contraste com o fundo preto. Esta é a face principal da embalagem, onde podemos observar uma imagem do Phantom Hawk, juntamente com algumas características interessantes acerca do mesmo, como por exemplo o facto de ter controlo de “throttle” integrado.

Em ambos os lados temos uma imagem igual do joystick, que nos ajuda a saber mais acerca do mesmo, sendo que de um lado a imagem encontra-se legendada em inglês e no lado oposto se encontra legendada em alemão.

A traseira é o local onde podemos encontrar mais acerca do joystick, em diversas línguas diferentes. Mais uma vez é possível observar as compatibilidades.

Em termos de acessórios não existe muito a dizer. Temos um manual de iniciação rápida, drivers e o próprio Phantom Hawk. Uma embalagem bastante simples, mas também não seria necessário nada mais.

SpeedLink Phantom Hawk Flight Stick

Vamos começar por observar este Phantom Hawk Flight Stick pela base, onde temos o logo da marca e seis dos doze botões programáveis. Em geral são agradáveis ao toque, com um plástico de qualidade decente.

Aqui podemos ver melhor a qualidade do throttle, onde podemos controlar a aceleração ao nosso gosto. A sensação ao utilizar é bastante agradável, pois ele oferece resistência, permitindo assim ter mais controlo sobre a acção que estamos a fazer.

O cabo é bastante genérico, revestido a plástico e terminado com um conector USB.

Aqui temos os gatilhos na parte traseira, sendo que temos um acima e um botão mais abaixo.

Estes são os restantes botões do Phantom Hawk sendo que temos dois D-pads (o topo esquerda e o mais abaixo) e um botão vermelho. Os aros à volta de ambos os botões superiores iluminam-se quando ligados ao pc.

Por fim, uma vista de topo do conjunto. O Phantom Hawk aparenta ser sólido e com boas soluções, vamos ver o que é capaz de obter em termos de performance. Apenas a qualidade dos plásticos poderia ser ligeiramente melhor.

Software

O software deste Phantom Hawk é bastante simples, pelo que utilizar os drivers do Windows será a melhor ideia, pois o plug and play é garantido.

Sistema de teste

O SpeedLink Phantom Hawk Flight Stick vai ser testado no nosso sistema de testes:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 620W

- Antec Kuhler H20 920

- Antec Eleven Hundred

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Para além de avaliarmos a utilização em Windows, experimentamos toda uma variedade de jogos.

Utilização

A utilização deste Phantom Hawk é bastante simples, pelo que vamos considerar a utilização sem a necessidade de instalar drivers (a minha versão preferida). Em termos de qualidade de construção, o Phantom Hawk é agradável, sendo que pelo preço não podemos pedir mais. Ainda assim gostava de ver um plástico não tão duro, algo com um acabamento em borracha como os comandos Xeox da marca. Os botões são também bons de pressionar, sendo que os dois D-pads incluídos no joystick são sempre uma boa adição. Temos um gatilho na parte traseira (infelizmente não é analógico), em junção com um botão. O throttle é uma das características que mais gosto, pela resistência que oferece ao movimento. As ventosas também são de qualidade, pelo que aderem a diversos tipos de superfície, não tendo qualquer problema em manter o Phantom Hawk no sítio durante todas as sessões de gaming. Em termos de modificação dentro do jogo, é fácil atribuir funções a cada um dos botões do Phantom Hawk, pois cada um é como se fosse uma tecla. Assim jogar Flight Simulator (por exemplo) é muito fácil, bastando configurar o Phantom Hawk uma vez. O force feedback é também muito agradável, especialmente por joysticks desta gama de preço não o possuírem (muitas das vezes).

Em geral, é um joystick não muito caro, que pode ser adquirido para quem goste de jogar alguns jogos com joystick, não querendo comprar um produto muito mais caro e especializado.

Conclusão

SpeedLink Phantom Hawk Flight Stick

Positivo

+ Compatibilidade

+ Qualidade/Preço

Negativo

- Botões da base poderiam ter um melhor toque.

Preço de venda médio: 39,90 € (Preço retail)

Performance: 8/10

Preço:8.5/10

Qualidade de Construção: 7.5/10

Geral: 8/10

Este é um excelente produto para quem se pretende iniciar no mundo dos simuladores de voo, visto ser um produto com uma qualidade de utilização bastante agradável, sendo que a única penalização é mesmo a qualidade de alguns plásticos, como os dos botões da base. De resto é uma boa opção para quem tem um orçamento limitado e pretende um produto que adiciona imersão ao estilo de jogos que necessitem de um joystick. Os botões iluminados são outro extra interessante, sendo que o feedback é também agradável. Mais uma vez a SpeedLink a fazer produtos muito interessantes a um preço acessível.

Agradecemos à SpeedLink pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter