Análise SpeedLink Kudos Z-9

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Boas pessoal, hoje temos por aqui um excelente rato da marca germânica SpeedLink, que já nos tem habituado a excelentes produtos por preços acessíveis. O rato que hoje temos é o SpeedLink Kudos Z-9 Gaming mouse, um rato gaming com sensor de 8200 dpi’s a laser, e a roda 4-d a que já estamos habituados por parte da SpeedLink. Temos também memória onboard para guardar macros e um cabo revestido a tecido. Isto aliado a um design interessante e uma boa ergonomia promete, pelo que resta ver o que este produto tem para nos oferecer.

Primeiro contacto

 

A SpeedLink é uma marca que actua principalmente no seu mercado Natal, que é o mercado Alemão. Possivelmente poderiam não conhecer a marca, contudo, uma pequena visita ao seu website serve para demonstrar que esta empresa fabrica um pouco de tudo, com especial destaque para periféricos para gaming. E podemos ver que não tem gamas pequenas, pois possuem vários produtos, que vão desde as gamas mais acessíveis, até aos produtos mais caros e com mais características. Este Kudos Z-9 quer ser uma das opções de topo no que toca aos ratos disponibilizados pela marca. A embalagem é agradável, será que o produto corresponde?

Especificações

“SpeedLink Kudos Z-9 Gaming Mouse

properties:

Professional gaming mouse

Fully customisable

Excellent ergonomics

Nine programmable buttons, distinctively notched 4-way scroll wheel plus dpi and profile switches

Ultra-precise laser sensor with configurable sensitivity levels from 50 to 8,200dpi

Easy-to-use configuration software and internal memory for profiles and macros

Zero-response-time buttons for lag-free operation

64 colours for the profile indicator strip illumination

Red illuminated scroll wheel

Scroll wheel with 4-way mode

Ergonomically designed with thumb indent for right-handed use

Flexible, sheathed 1.8m USB cable

Especificações retiradas do site da SpeedLink

Unboxing

Embalagem

Aqui temos a embalagem que acomoda o Kudos Z-9 gaming mouse. É uma embalagem de fundo preto com detalhes a vermelho, aliás como já vem a ser habitual nos produtos gaming da SpeedLink. Na parte frontal temos uma imagem do rato em si, algumas informações acerca das especificações do mesmo (como os 8200 dpi’s), sendo que na parte inferior direita temos mais alguns logos que nos dão informações acerca do rato.

Esta embalagem tem uma pequena janela na parte da frente, que se abre para revelar o rato e mais detalhes acerca do software do mesmo. Este pequeno detalhe permite testar a ergonomia do mesmo antes de o adquirir.

Na parte traseira temos as especificações escritas em diversas línguas diferentes, sendo que temos também a compatibilidade do rato com os diversos sistemas operativos.

No que toca a conteúdo da embalagem, temos um manual de iniciação rápida, o Kudos Z-9 e um cd com drivers do rato.

Até agora nada a apontar, sendo que o bundle tem aquilo que costuma ser necessário por parte de um rato.

 

SpeedLink Kudos Z-9

Este é o SpeedLink Kudos Z-9, um rato gaming com sensor laser de 8200 dpi’s. Em termos de materiais utilizados temos um plástico vermelho e agradável em termos de shape, visto de cima. Temos um scroll agradável e dois botões para alterar dpi’s e perfis. Temos também umas luzes que nos permitem identificar o nível de dpi’s em que estamos.

Observando o rato de perfil é possível ver melhor os botões que permitem avançar a retroceder. Temos também uma melhor vista para o local onde o nosso polegar repousa.

Observando o rato do lado direito temos uma vista do local onde os dedos podem repousar assim como de o local onde os leds irão brilhar (tanto na roda de scroll como na onda que separa o preto do vermelho.

Na parte inferior do rato é possível observar os quatro skates que este rato possui, assegurando assim um bom deslize em diversas superfícies diferentes. Temos também o sensor laser, que não se encontra centrado, algo que poderá não agradar a alguns.

Por fim é possível observar o cabo revestido a tecido vermelho, assim como o conector USB revestido a ouro, de modo a evitar a corrosão. Em suma aparenta ser um rato bem construído, pelo que apenas ao testar poderemos saber mais acerca do mesmo. Mas antes disso, vamos dar uma vista de olhos sobre o software.

Software

Vamos ver o software que acompanha este Kudos Z-9 e se consegue utilizar todo o potencial do rato.

Aqui podemos observar as quatro abas que compõem este software, sendo que a página que nos diz olá é a de buttons. Aqui podemos configurar de tudo um pouco acerca dos botões, sendo que temos vários botões para modificar ao nosso gosto, como é possível ver na figura. Podemos também observar os perfis (de entre 5) e mudar a sua cor, conforme a nossa preferência.

Na segunda aba podemos configurar o sensor ao nosso gosto, sendo que as barras aqui demonstradas são as que se encontram presentes no indicador de DPI’s no rato. Este rato tem um limite máximo de 8200 dpi’s.

A terceira aba é a que nos permite fazer macros, sendo que fiz uma bastante simples para o efeito. É possível guardar movimentos tanto do teclado, como do rato, o que faz deste software de macros uma valente ajuda para qualquer trabalhador que necessite de realizar tarefas repetitivas.

Por fim a última aba é a do separador settings, onde podemos ajustar a polling rate do rato, ligar ou desligar o angle snapping e desligar a aceleração do rato. Em geral é uma suite de software bastante agradável, sendo que a SpeedLink anda a melhorar neste aspeto. Para além disso existe uma pequena app para Android que nos permite modificar tudo isto em tempo real, mas a mesma ainda necessita um pouco de trabalho, visto estar pouco polida visualmente e necessitar de o smartphone estar conectado à mesma rede wireless/LAN. Disponibilidade também reduzida, visto estar apenas disponível para Android e iOs.

Sistema de teste

O SpeedLink Kudos Z-9 vai ser testado no nosso sistema de testes:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 620W

- Antec Kuhler H20 920

- Antec Eleven Hundred

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Para além de avaliarmos a utilização em Windows, experimentamos toda uma variedade de jogos.

 

Utilização

 

Como sempre, gosto de começar as minhas impressões de um periférico com a qualidade de construção. A qualidade dos plásticos utilizados neste Kudos Z-9 é agradável, mas ainda assim aquém dos utilizados por marcas mais conceituadas como Roccat ou Steelseries. Ainda assim, o rato assenta de modo sólido na nossa mão, sendo a sua ergonomia boa. O apoio para o polegar é muito bom, mas considero o rato alto de mais (isto pois estou habituado a utilizar um Roccat Savu), sendo que o Kudos RS, por exemplo, tinha uma ergonomia mais do meu agrado. Ainda assim, este pode ser um rato para quem goste de ratos mais altos, como o Razer DeathAdder, por exemplo. O posicionamento dos botões laterais é também muito bom, visto não serem pressionados indevidamente durante as sessões de jogo. A roda de scroll é também muito agradável durante a utilização (parecendo mesmo suave). Relativamente aos botões de clique, são bons, registando o clique ao longo de toda a parte. Em termos estéticos, os LED’s e tudo mais são claramente dependentes dos gostos pessoais, pelo que se não forem do gosto do comprador, certamente existem ratos mais discretos.

Vamos então passar à análise do sensor. Este é um sensor laser de 8200 Dpi’s, com uma velocidade máxima de tracking muito elevada, próxima dos 20 m/s. Ao utilizar no modo de 800 dpi’s (preferência minha), temos uma velocidade máxima de tracking de 4.3 m/s, que deverá ser suficiente para não provocar skipping, mesmo em jogadores que utilizem baixa sensibilidade. Em termos de prediction, é ligeiramente presente, mas nada notória ingame. De resto utilizando os botões incluídos no rato para alterar entre os diversos perfis e dpi’s, é uma tarefa bastante fácil. De resto, poderá existir alguma negative acceleration, na utilização, mas nada de mais. Uma performance sólida deste rato em termos de performance.

 

Conclusão

SpeedLink Kudos Z-9

Positivo

+ Sensor Laser de 8200 dpi’s

+ Excelente Software

Negativo

- Plástico ainda não ao nível perfeito

 

Preço de venda médio: 49,90 € (Preço retail)

Performance: 8.5/10

Preço:7.5/10

Qualidade de Construção: 8/10

Geral: 8/10

 

A SpeedLink volta a fazer um excelente produto, sendo que a melhoria de maior nota é certamente o software e a sua capacidade. Este Kudos Z-9 é um excelente rato no que toca ao sensor, assim como a ergonomia, sendo que pelo preço a qualidade de construção é algo menor do que a que gostaríamos. Ainda assim, caso consigam e gostem de utilizar em termos ergonómicos este SpeedLink Kudos Z-9 é uma excelente opção para vocês.

 

Agradecemos à SpeedLink pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter