Análise TTesports Isurus DUB

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Após a última análise a material da TTesports nos ter deixado a querer mais, eis que surge mais um acessório da marca para testar. Falo pois do TTesports Isurus Dub um headset in-ear que tem vindo a ser bastante conhecido em comunidades audiófilas pela sua boa performance para o preço. Adicionando ainda o facto de ter um microfone para comunicações em jogos. Parece ser uma proposta tentadora, mas vamos ver em maior profundidade o que os Isurus têm para nos oferecer.

 

 

Primeiro contacto

A Thermaltake de certo que não será uma empresa desconhecida para quem conheça o mundo informático, pelo que a sua marca gaming, TTesports, também não o será. Para além de ter produtos gaming de todo o tipo, esta marca também patrocina ligas europeias de jogos competitivos, como a etf2l.org, por exemplo. Este Isurus pertence à linha de headsets.

Especificações

“TTesports Isurus Dub

ERGONOMIC DESIGN.

Built to fit your ears better, the ISURUS DUB features a more ergonomically-focused shape for better sound and comfort.

MOBILE-READY.

Ready to be used with your mobile device, answer calls and play/pause your music straight from the headset.

DECIDE WHICH FITS BEST.

3 different sized pairs of earbud tips allow you to customize the fit of your ISURUS DUB headset.

BUILT TO BE DURABLE.

A rubberized coating and a tangle-resistant cable make the ISURUS DUB one of the most robust in-ear headsets on the market.

Specs

CONNECTOR     3.5MM PLUG

PLATFORM         MEDIA PLAYER / PC / MOBILE PHONE

COLOR

BLACK/RED

DRIVER UNIT (MM)           13.5MM

DTS CERTIFIED NO

CHANNEL           STEREO

FREQUENCY RESPONSE              20HZ ~ 20 KHZ

SENSITIVITY       106 ± 3DB AT 1KHZ

CABLE LENGTH               

1.2 METERS

USB CONNECTOR           NO

3.5 MM GOLD PLUG         YES

PLUG&PLAY MICROPHONE        

YES

EXTERNAL IN-LINE CONTROLLER            

NO

MIC DIRECTIVITY             

OMNI-DIRECTIONAL

MIC NOISE CANCELLING              

NO

MIC SENSITIVITY             

-42 ± 3DB (0 DB = 1V/UBAR)

MIC FREQUENCY            

100HZ ~ 10 KHZ

 

Especificações retiradas do site da TTesports

Unboxing

Embalagem

A embalagem do TTesports Isurus segue o esquema colorido que foi possível observar na análise do Pyrrhus. Temos um fundo preto que contrasta com diversos detalhes a vermelho, assim como uma imagem do in-ear em destaque.

É possível abrir a embalagem na parte frontal para revelar uma parte que nos informa mais acerca das diversas características deste headset, assim como observar pela primeira vez os Isurus na janela. Temos também uma primeira vista de olhos sobre a bolsa de transporte.

Visto a maior parte dos pontos importantes já estar focado na parte frontal da embalagem, a traseira serve apenas para deixar algumas informações em diversas línguas diferentes.

Por fim, aqui temos tudo o que esta incluído na embalagem dos Isurus DUB. No topo é possível observar a bolsa de transporte, as diversas eartips, o conversor de 3.5 4 pinos para 3.5 3 pinos, um pequeno manual e os próprios Isurus. Devemos dizer que este é um bundle interessante, especialmente para o preço dos in-ear em questão.

TTesports Isurus DUB

Estes são os TTesports Isurus DUB. Como podem observar seguem mais uma vez o esquema de fundo preto com detalhes a vermelho, um esquema que, pessoalmente, gosto, ainda que possa não ser do agrado de todos. Na parte traseira do in-ear podemos observar o logo da marca, que confere um aspeto agradável. As drivers de 13.5mm são também muito grandes, em comparação com outros in-ear de preço semelhante, pelo que iremos analisar os prós e contras desta solução mais à frente.

Aqui é possível observar o microfone incluído nestes Isurus, sendo que como único contra que poderia apontar desde já, é o facto de não ter controlos incluídos, o que seria um extra interessante, visto que um headset deste tipo poderia ser facilmente utilizado em smartphones. De resto, nota para o cabo do tipo plano, com a cor preta de um lado e vermelho de outro.

É possível acabar esta análise geral dos Isurus DUB com uma vista de olhos no jack de 3.5 de 4 pinos que temos no final. É banhado a ouro, dado as propriedades anti-corrisivas do mesmo.

Em geral, parece um headset bem contruído e com qualidade de construção agradável para o preço. Vamos ver o que consegue obter?

Sistema de teste

O TTesports Isurus DUB vai ser testado com uma variedade de dispositivos, tais como o nosso computador de testes (que contem um DAC USB externo), um Nokia Lumia 625, um BQ Maxwell Plus e um Sansa Fuze.

 

Performance

Sendo estes uns headphones, irei avaliar os mesmos em duas secções. O conforto/ergonomia e qualidade de som.

Iremos começar então pelo conforto. O facto de estes in-ear possuírem um driver bastante grande dificulta um pouco o conforto, pois isto significa que apenas os podemos inserir com o cabo a pender para o chão e não “over the ear” um método que tenho gostado mais ultimamente, e que beneficia o ruído causado pelos cabos (denominado “microphonics), diminuindo este último de uma forma acentuada. A questão dos “microphonics” não aparenta ser um grande problema para estes Isurus, visto não sofrerem de problemas desse tipo. O problema surge quando os tentamos utilizar “over ear”, visto que como os drivers possuem um pequeno ângulo para permitir mais conforto quando inseridos da forma convencional, esse mesmo ângulo impede a utilização deste modo. Outro ponto para o conforto é que as “ear tips” (borrachas) incluídas não são as de maior qualidade, pelo que se quiserem aproveitar todo o potencial dos Isurus, é aconselhável a mudança de tips. Poderíamos falar também do cabo em J, que sinceramente não aprecio, pois obrigam a passar o in-ear da direita por detrás do pescoço. De resto, em termos de conforto, nada a apontar, numa utilização convencional não são muito intrusivos, ainda que ao fim de algumas horas de utilização possam incomodar um pouco.

Vamos então ao melhor ponto deste headset, a sua qualidade de som. Este não é um headset com a assinatura sonora típica, em V, com baixos e agudos acentuados. Ele brilha sobretudo na gama média/média-alta, com o seu som algo seco. Assim sendo, podemos considerar que o tipo de músicas onde podemos ver os Isurus brilhar é em música rica em vocais, apesar de ser versátil nos restantes tipos de música. Outro detalhe que nos Isurus consegue soar rico são os pratos, que têm um timbre muito característico. Em termos de gama baixa, a extensão peca um pouco, apesar ter ter um pequeno “bump” na gama dos 100-150 Hz, o que torna a música “Pop” agradável de ouvir. Como sempre a nossa análise em termos sonoros não ficaria completa sem dizermos as capacidades espaciais destes Isurus. Em termos de detalhe espacial (de ser possível dizer de onde vêm passos em jogos, por exemplo), são agradáveis, ainda que não sejam exímios, visto o palco ser muito 2D (com uma largura considerável, mas pouca profundidade). A separação de instrumentos também é boa para o preço pedido (ainda que em peças mais compostas como orquestras, se torne um pouco confuso).

O microfone faz tudo o que dele pedimos, sendo que consegue captar a nossa voz de um modo bom, pelo que as comunicações em servidores de áudio não devem ser problema. Apenas poderia ter um botão para controlo em dispositivos móveis.

Conclusão

TTesports Isurus DUB

Positivo

+ Qualidade de Som

+ Acessórios

Negativo

- Ergonomia poderia ser melhor

Preço de venda médio: 29,90 €

Performance: 8.5/10

Preço:8.5/10

Qualidade de Construção: 8/10

Geral: 8/10

Este é um excelente produto por parte da TTesports, sendo que dado o seu baixo preço aconselhava certamente a experimentar simplesmente pelo valor em termos sonoros, para além dos acessórios incluídos. É verdade que poderia ser mais ergonómico para o utilizador, mais confortável também, mas simplesmente pela qualidade sonora é algo a experimentar. Por tudo isto os Isurus são um produto recomendado pelo InsideGeeks!

 

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter