Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Roccat Savu e Roccat Hiro

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

O tempo vai passando e as marcas têm de procurar como inovar nos seus produtos. Um dos mercados que vai ficando cada vez mais invadido de propostas é certamente o de acessórios gaming, sendo que as marcas têm de fazer por se destacar. O que hoje aqui temos é uma dupla proposta da marca gaming germânica Roccat, composta por um rato de sensor óptico, o Roccat Savu, juntamente com um tapete “inovador”, pelas palavras da Roccat, devido à superfície vulcanizada. Contudo, de que vale o marketing se não conseguirem superar os testes de utilização? Então, vamos a eles.

 

Primeiro contacto

Como dito acima, a Roccat é uma marca de periféricos alemã, que entrou à menos tempo neste mercado do que as suas concorrentes Steelseries ou Razer, mas que nem por isso apresenta produtos de pouca qualidade. É sabido que alguns dos seus primeiros produtos apresentaram alguns defeitos, contudo a marca voltou em grande para demonstrar que isso foi um pequeno contratempo na sua estratégia agressiva. Desta feita, temos o Roccat Savu, um rato de média gama, que já conta com algumas mordomias, como um LED modificável ao nosso gosto, cabo revestido de tecido, entre outros. Da parte do tapete, temos revestimento anti-gotas, uma traseira muito aderente em silicone e uma parte frontal num material com uma textura completamente nova.

Especificações

“ROCCAT™ Savu

Features

ADJUSTBALE 4000DPI PRO-OPTIC (R3) SENSOR

with true 400, 800, 1600 or 4000dpi

EASY-SHIFT[+]™ BUTTON DUPLICATOR

with Easy-Aim + Easy-Wheel functions

CUSTOMIZABLE MULTI-COLOR LIGHTING

16.8 million colors + effects and game profile illumination

NO-SWEAT SIDE GRIPS

for extended slip-free play

ROCCAT DRIVER + MACRO MANAGER

for advanced customization + presets for games & apps

OPTIMUM MID-SIZE DESIGN

with perfectly-balanced weight

ULTRA-PRECISE 2D WHEEL

with lock-in incremental steps

ERGONOMIC RIGHT-HAND DESIGN

with soft-touch, ultra-comfort surface

BRAIDED CABLE

offering a robust, stylish connection

ZERO ANGLE SNAPPING

for true competition gaming

HIGHEST-QUALITY COMPONENTS

for a solid build and long life

 

Technical Specifications

4000dpi optical gaming sensor

Incl. Omron® switches

60 inches per second maximum speed

20G acceleration

125, 250, 500, 1000Hz polling rate

544kB on-board memory

Zero angle snapping

1.8m braided USB cable

 

Dimensions

Max. width 7.2cm x approx. 12cm max. length

 

Weight

Approx. 90g (excl. cable)

 

System requirements

Windows® XP/Windows Vista® 32/64-bit/Windows® 7 32/64-bit

USB 2.0 port

Internet connection for driver installation

In the package

ROCCAT™ Savu - Mid-Size Hybrid Gaming Mouse

ROCCAT™ ID Card

Quick-Installation Guide

 

Instructions in EN, DE, FR, ES, PL, RU, TR, DK, FI, SE

 

Product code: ROC-11-600

Roccat Hiro

Features

A power-bonded construction of upper and lower surfaces ensures edges are smooth, rounded, and won’t fray 

An exclusive 3D vulcanized silicone surface offers max speed & control

A non-slip, shock-absorbing rubber base delivers the steadiest command platform & longest battle comfort

VULCANIZED SILICONE SURFACE

with complex 3D structure for total speed & control domination

POWER-BONDED CONSTRUCTION

for smooth, rounded edges that won’t fray

COVERT-TECH SURFACE TREATMENT

for ultra-quiet gliding

NON-SLIP, SHOCK-ABSORBING RUBBER BASE

for the steadiest command platform & longest battle comfort

FORCE FIELD PROTECTIVE COATING

water resistant & easy to clean

PREMIUM MATERIALS CONSTRUCTION

for max battle durability, mission after mission

OPTIMAL GAMING SIZE

of 350 x 250 x 2.5mm – for ideal ergonomics and performance

 

Tested with

 ROCCAT™ Kone series

 ROCCAT™ Kova series

 ROCCAT™ Pyra Series

 ROCCAT™ Savu

 ROCCAT™ Lua

 Razer™ Naga™ Series

 Razer™ Imperator™ Series

 Razer™ DeathAdder™ Series

...and many more.

 Razer™ Taipan™

 SteelSeries™ Xai

 SteelSeries™ Sensei

 SteelSeries™ Kinzu

 SteelSeries™ Kana

 Logitech® MX Series

 Microsoft® Sidewinder Series

Especificações retiradas do site da Roccat

Embalagem

Roccat Savu

Esta é a embalagem na qual nos chega o Roccat Savu. É uma embalagem com o habitual esquema colorido de negro e azul, assim com a forma de um paralelepípedo cortado. Para além disso temos diversas informações acerca das pequenas características do rato, tais como os 4000 dpi’s do sensor óptico, as laterais anti-suor, ou simplesmente as características Easy-Shift.

Na parte inferior, algumas informações legais.

O topo com mais algumas informações.

A traseira como sempre completa, permitindo ao utilizador conhecer mais acerca do produto.

Aqui podemos observar tudo o que a embalagem contem. Temos o Roccat Savu, juntamente com um guia de iniciação rápido muito bem ilustrado. Somos também convidados a registarmo-nos no site da Roccat através do cartão de membro incluído. Assim sendo, temos um kit de acessórios relativamente simples, permitindo manter os custos deste Savu baixos.

Roccat Hiro

Esta é a embalagem do Roccat Hiro, que, digamos, rompe com as habituais embalagens de tapetes, visto trazer um plástico a envolve-lo, apesar de não ser um tapete completamente rígido. Temos umas pequenas informações na frente que nos indicam o tamanho do tapete, assim como algumas outras informações.

Um pormenor interessante são as amostra da superfície frontal e da traseira em silicone, permitindo assim ao comprador ter uma ideia da superfície, ainda que uma área um pouco maior fosse recomendável.

Na traseira podemos ver o revestimento em silicone anti-deslizante, permitindo assim que o tapete esteja seguro. Temos também algumas especificações em diversas línguas diferentes.

Hands on

Roccat Savu

Aqui temos o Roccat Savu, um rato de dimensões médias, com um aspecto muito sóbrio (quando desligado), que junta laterais anti suor, a uma parte superior em borracha. Temos também dois botões de avançar e retroceder, já indispensáveis na utilização diária.

Aqui podemos observar o local onde o polegar assenta, fazendo com que este rato seja de utilização exclusiva para destros. Temos também o nome do rato, Savu, nesta lateral ligeiramente porosa, que para além de garantir aderência, permite reduzir o suor. Por fim, os dois botões que podem ser modificados ao nosso gosto no software da Roccat. Mas já lá vamos.

Esta é a traseira do Roccat Savu, com a pequena abertura para a luz LED, modificável ao nosso gosto. O rato possui uma altura considerável, ainda que seja menor do que os colossos Deathadder, Sensei, entre outros.

Este é o lado esquerdo, onde assenta o anelar e o mindinho. Também se encontra revestido da mesma superfície que o lado direito.

A parte frontal do rato revela-nos uma frontal com uma descida não muito pronunciada, assim como uma roda de scroll agradável. Temos um fio revestido a tecido. Quer o botão direito como esquerdo têm direito a Switches Omron, o que lhes conferem um clique muito agradável.

O que resta do fio do Savu, revestido a tecido para minimizar o atrito com a superfície de arrasto. Temos também uma ficha USB 2.0 prateada, não com os “gimmicks” habituais de banhado a ouro.

Esta é uma visão mais geral do Savu.

No que toca à parte inferior, temos dois grandes skates de Teflon, juntamente com um sensor óptico de 4000 dpi’s (Avago).

Roccat Hiro

Este é o Roccat Hiro, um tapete que a Roccat nos enviou para melhor ajudar a testar o Savu. É um tapete de tamanho médio pequeno, com uma rapidez similar à dos tapetes de plástico, mas com uma superfície que a melhor descrição seria de pano-plástico.

A parte traseira em silicone permite uma boa aderência à mesa, evitando assim deslizes.

Ele fora da embalagem, sendo que a primeira impressão é certamente que é um tapete com uma maior comprimento do que largura.

Aqui um dos pormenores muito bem conseguidos deste tapete. Como é sabido, alguns tapetes de pano começam a descoser no local da união entre a traseira anti-deslizante e a superfície para o rato. Para evitar tal, a Roccat conseguiu fundir ambas as superfícies evitando assim esse problema muito descomfortável.

Temos um pequeno logo com o nome do tapete; para além disso, esta imagem permite-nos observar um pouco melhor a superfície rugosa deste tapete.

Por fim, uma última observação à traseira anti-deslizante em silicone deste Hiro. Uma nota importante é que a Roccat afirma que tanto a traseira como a superfície principal estão impermeabilizadas, ideais assim para gamers que costumam ter as suas bebidas perto do computador.

Software

E se há algo em que vale a pena ter um Roccat, é certamente no software que vem incluído. Para além disso, este Roccat Savu foi o primeiro rato que incluiu o sistema de achievements da Roccat, uma adição engraçada ao software.

O software que acompanha este Roccat Savu conta com cinco abas principais. A primeira conta com o nome de Main Control e inclui as opções de sensibilidade, dpi’s, tudo o que seja relacionado com o sensor e alguns botões.

 

De seguida, temos a aba Button  Assignment, que, como indica o nome, permite-nos associar determinadas acções aos vários botões do nosso Savu, incluindo a norma Easy Shift da Roccat, que ao premir um determinado botão, permite a utilização de ainda mais macros.

A terceira aba conta com o advanced control, em que podemos modificar a polling rate, modificar a cor da barra de luz do rato, assim como criar uma sensibilidade ao nosso gosto nos dois eixos de movimento.

A quarta aba é o sistema de achievements do rato, que para além de os observar, permite saber alguns dados interessantes acerca da nossa utilização do rato.

Por fim, a última aba é aquela que nos garante updates e suporte no que toca ao rato.

De notar que comum em todas as abas, temos os perfir, que se encontram acessíveis ao clique de um botão, para um total de cinco perfis diferentes.

Uma suite de software muito boa, aliás como a Roccat já nos tem vindo a habituar.

Sistema de teste

O Roccat Savu e o Roccat Hiro vão ser testados no nosso sistema de testes:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.8 GHz

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2200 MHz

- Samsung 160 GB

- Gigabyte Z77X-UP4 TH

- Antec HCG 620W

- ATI HD 7870 2GB

- Antec Kuhler H20 920

- Antec Eleven Hundred

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL, à Kingston e à Gigabyte por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Para além de avaliarmos a utilização em Windows, experimentamos toda uma variedade de jogos.

Utilização

Roccat Savu

Uma pequena comparação de tamanhos...

Como sempre, há que começar pelo ponto de maior relevo num rato, a ergonomia. O tamanho, como o próprio nome indica, é médio, sendo as suas 90g bastante agradáveis para o tamanho. De acordo com a forma do rato, penso que utilizadores de qualquer tipo de grip não possuirão problemas com a utilização deste rato, contudo serão os utilizadores de um fingertip grip que mais irão beneficiar da forma deste rato. Digo isto, pois com palm grip, o que uso, sinto que o descanso do polegar deveria estar colocado um pouco mais à frente. Isto é algo que no calor da batalha, contudo, desaparece, muito devido ao conforto oferecido pela leveza do rato. Para além disso, temos as laterais com um material muito agradável, que assegura o bom controlo do rato, ainda que penso que irão sofrer algum desgaste. O deslize deste rato é sublime, quer em tapetes mais rígidos (como o Roccat Hiro), quer em tapetes de pano, sendo que o sensor não tem problemas numa utilização regular. Contudo, para os utilizadores de baixas sensibilidades, é recomendado baixar os dpi’s para 1600 dpi’s ou mais baixo, visto que com 4000 dpi’s é possível sentir-se algum jitter.

Ultrapassando esse pequeno problema, e o facto de ter uma Lift off distance um pouco maior do que o indicado para mim, o Roccat Savu torna-se num excelente aliado nas horas de gaming, visto não possuir qualquer tipo de aceleração ou de angle snapping, dando assim uma sensação de tracking natural, que muito gamers preferem.

O estilo de jogo com este rato tanto pode ser com um tracking suave, ou com flicks, para aqueles que os preferem, isto devido ao excelente peso do rato. Por fim, as 1001 opções da suite de software, permitem que o rato se ajuste a cada utilizador. Juntem-lhe o cabo revestido de tecido, para um deslizar muito agradável, sem ficar preso como os fios de plástico que estamos habituados a ver.

 

Roccat Hiro

Este tapete é completamente diferente daquilo que estamos habituados a ver. Este é um tapete híbrido entre um tapete de pano e um tapete de plástico. Ora vejamos, a superfície é muito similar a um tapete de pano, no que toca à facilidade de limpeza, mas ao toque, parece uma superfície plástica, dando assim destaque à velocidade de deslize, ao contrário do controlo habitual dos tapetes de pano. Ainda assim, vamos ao mais importante, a usabilidade! Em termos de tracking, este tapete é sublime, não demonstrando qualquer problema, quer em ratos com sensor laser, quer em ratos com sensor óptico. O principal problema vem nas dimensões, uma vez que me achei muitas vezes a contar com espaço que não tinha, na vertical, visto o tapete não ter as proporções mais próximas das de um quadrado. Para além disso, penso que um tamanho um pouco maior não teria sido mal apostado. Assim sendo, este Hiro mostra-se como uma boa aposta para jogadores de média a alta sensibilidade!

Conclusão

Roccat Savu

Positivo

+ Boa Qualidade de Construção

+ Leve

+ Software

+ Precisão do sensor

Negativo

- É necessário a utilização do sensor a menos de 4000 dpi’s, para remover algum jitter

Preço de venda médio: 59,90 € em Portugal

Performance: 9/10

Preço:7.5/10

Qualidade de Construção: 8.5/10

Geral: 8.5/10

O Roccat Savu é um rato para aqueles que sabem o que querem, visto que se encontra numa faixa de preços em que a oferta é vasta e para todos os gostos. Ora, para quem dá valor a um software de qualidade, em conjunto com um bom sensor óptico, que devido à não existência de aceleração ou angle snapping, permite ao rato e ao jogador uma excelente simbiose, penso que este Savu é o rato para vocês. Se também gostam de ratos leves, então ainda melhor. Apenas necessitam de pensar por duas vezes caso possuam mãos muito grandes ou simplesmente possuírem um estigma de ter um rato a laser. De resto, e no que conta, o Roccat Savu é certamente um produto a não perder de vista e que merece o selo de recomendado pelo InsideGeeks!

 

Roccat Hiro

Positivo

+ Excelente qualidade de construção

+ Impermeável

+ Traseira de silicone anti-deslizante

Negativo

- O preço é excessivo para o acessório que é

Preço de venda médio: 46,90 € em Portugal

Performance: 9.5/10

Preço:6/10

Qualidade de Construção: 9.5/10

Geral: 7/10

 

Eu considero este Roccat Hiro como um teste por parte da Roccat, visto que o seu preço elevado coloca-o num patamar completamente à parte, pois é difícil de captar os utilizadores para um tapete de rato com um preço como este Roccat Hiro. É certo que a performance é simplesmente soberba, contudo o facto de ter dimensões reduzidas também não ajuda ao factor de qualidade/preço. Assim sendo, acredito que a Roccat irá conseguir aprender com este tapete, implementando este material muito agradável noutros tapetes, e, certamente, de tamanho superior.

 

 

17

 

Agradecemos à Roccat pelas amostras dos produtos gentilmente cedidas para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter