Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Logitech T400

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Para esta análise contamos com um rato que pretende explorar as capacidades touch do Windows 8, através de uma pequena área touch. Já tivemos aqui no InsideGeeks um desses ratos, o Touch Mouse da Logitech, sendo que agora temos mais uma aposta da marca, desta feita de noma T400. É um rato completamente normal, simplesmente possuindo a capacidade touch onde teoricamente estaria o scroll do mesmo. Teoricamente soa bem, mas será ergonómico para horas a fio?


 

Primeiro contacto

Como dito em análises anteriores, a Logitech é uma marca de renome no mercado de todo o tipo de periféricos, que vão desde colunas, ratos, apresentadores, volantes, entre variadíssimos outros artigos. Por isso a Logitech não é desconhecida de ninguém. Para esta análise temos um dos produtos mais recentes da gama de ratos da Logitech, que conta com uma pequena superfície táctil, que pretende tornar a utilização do mesmo intuitiva na nova interface metro do Windows 8.

Especificações

“Glass touch zone for smooth scrolling

Essential Windows 8 navigation comes alive with horizontal and vertical scrolling with the simple, intuitive motions of your finger.

Handles great, feels even better

You’ll find the shape to be familiar, and we’ve added rubber to the sides for better comfort and handling.

Quick access to Windows 8 Start screen

Easily access your favorite apps on the Windows 8 Start screen with a simple dedicated action.

18-month battery life

With up to 18 months of battery life*, it’s so hassle free you might forget it runs on batteries. But just in case, we’ve added a battery status indicator to make sure you’re never caught without power.

Logitech Advanced Technology

Plug it. Forget it. Add to it.

Unifying receiver connects up to six compatible devices. 

Learn more

Download the unifying software

Advanced 2.4 GHz wireless

Say good-bye to cords and enjoy wireless freedom.

Logitech Advanced Optical Tracking

Enjoy precise point and click actions.

Customizable Controls

Personalize with optional Logitech SetPoint™ software.

Especificações retiradas do site da Logitech

Embalagem

A embalagem é claramente Logitech, pelo que podemos observar, o azul esverdeado em fundo preto, com um plástico que permite observar a silhueta do rato, juntamente com o receptor unifying. Temos também o nome do rato e algumas das características chaves na parte frontal.

A lateral é bastante simples, tendo apenas diversos logos que o produto incorpora.

A traseira é típica da Logitech, com pequenas características em diversas línguas. Mais abaixo temos os três tipos de toque possíveis neste rato, scroll vertical, horizontal, ou simplesmente clique de botão. O botão pode ser clicado mais à frente, para uma acção, mais a trás, ou clique à frente e a trás.

A parte inferior da embalagem tem mais algumas informações relativas ao conteúdo da mesma.

Aqui está o conteúdo da embalagem, os manuais, o rato e o receptor. O pacote normal para um rato destes.

Logitech T400

 

Este é o rato de qual vamos falar, sendo que a traseira é construída em plástico, sendo todo o rato rodeado de borracha, neste caso vermelha.

 

O rato é bastante simples e baixo, sendo que não possui quaisquer botões laterais.

Aqui podemos ver melhor a plataforma táctil que substitui a já tão familiar roda de scroll. Os botões também estão num sentido descendente.

Do lado esquerdo também nada mais para adicionar, sendo realmente um rato simples.

Visto de topo facilmente nos apercebemos do tamanho pequeno deste rato, fazendo o assim um companheiro de viagem, mais do que de secretária.

Os quatro pequenos pés que permitem que o rato deslize, o botão de ligar e desligar no topo, o sensor e a pequena tampa das pilhas.

A tampa das pilhas a descoberto, e como podem ver entre ambas, ali temos um pequeno compartimento para guardar o receptor unyfing aquando do transporte do rato.

Como tinhamos visto numa análise anterior, o receptor Unifying é realmente diminuto, não ocupando assim muito espaço nas portas USB.

Software

O software é o característico da Logitech, o Setpoint

Este software, na aba dedicada ao rato, tem cinco abas. A primeira permite configurar as coisas mais básicas do Windows e do controlo do rato, tendo algumas configurações que é possível ajustar ao nosso gosto, como por exemplo, a velocidade do ponteiro, qual é o click primário entre outros. Para além disso, temos um pequeno vídeo informativo em cada aba, do lado direito, que exemplifica o que, por exemplo, um clique do lado esquerdo efectua.

 

É na segunda aba que podemos modificar as coisas ao nosso gosto para navegar no Windows, como por exemplo o gesto de deslizar, ou simplesmente o clique no botão do meio, que inicia o menu start do Windows, tornando a utilização do Windows 8 bastante mais intuitiva.

Aqui também temos o que o scroll pode efectuar nos menus.

A quarta aba permite verificar o nível das pilhas do rato.

Por fim, a quinta aba faz meramente referência à tecnologia Unifying (que permite ter vários dispositivos wireless, ligados a um só conector unifying.

A suite de software é aquela a que estamos habituados por parte da Logitech, uma suite simples, mas que cumpre naquilo que é necessário.

Sistema de teste

O Logitech T400 vai ser testado no nosso sistema de testes:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.7 GHz

- Gigabyte Z77MX-D3H-TH

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 620W

- Antec Kuhler H20 920

- Antec Eleven Hundred

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Visto o mercado deste rato ser o utilizador que se encontra móvel, pretendemo-nos focar no que toca à utilização em ambiente Windows.

Utilização

Como sempre iremos começar pela ergonomia, que, devemos dizer, não é certamente um dos pontos fortes deste rato. Tem um design ambi-dextro, o que permite a utilização por parte de diferentes utilizadores, contudo o rato é bastante baixo, e mais pequeno do que o seria adequado a um rato para passar longas horas a trabalhar. É por isso razoável pensar que a Logitech desenvolveu este rato a pensar na mobilidade, tendo por isso pequenas dimensões. Este rato é assim destinado a curtas utilizações em que é pretendido uma precisão razoável.

 

Os gestos são também uma adição que, apesar de inicialmente não utilizarmos todas as suas potencialidades, vão se tornando cada vez mais automáticos, até que obtemos um nível de fluidez em Windows absolutamente incrível! Contudo, o facto de não ter uma roda para repousar a mão faz com que o dedo que pratique os gestos comece a ficar fatigado, pois, como dito acima, a ergonomia não um dos pontos fortes. O adaptador Unifying é realmente muito pequeno e ideal para portáteis, pois assim não existirá problemas de conflitos com pens, devido ao seu tamanho reduzido.

Concluindo, este é um rato que oferece precisão aliado à “novidade” dos gestos em Windows 8, mas certamente poderia ser muito mais confortável.

Conclusão

Logitech T400

Positivo

+ Inovação

+ Bom para viagens

Negativo

- Ergonomia

Preço de venda médio: 49,90 € em Portugal

Performance: 7/10

Preço:7.5/10

Qualidade de Construção: 8/10

Geral: 7/10

 

Apesar de toda a inovação embutida neste rato touch da marca Logitech, admito que esperava mais. É um bom produto para demonstrar as capacidades touch, contudo peca no âmbito da ergonomia. Ainda para mais vindo da empresa que revolucionou a mesma com os ratos MX Performance. Por isso, Logitech, se me estiveres a ouvir, adiciona capacidades touch a um rato com a ergonomia da série MX e aí terás, certamente, um campeão de vendas! Ainda assim, este rato pode ser o companheiro ideal de viagens de muita gente, pois o seu tamanho diminuto cumpre, assim como o seu sensor bom, sem falhas aparentes para edição de texto ou células.

Agradecemos à Logitech pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter