Análise Antec soundscience halo 6 LED bias lighting kit

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Certamente se lembrarão da Antec, uma das primeiras apostadoras do nosso site. Pois bem, preparem-se para várias análises dos seus produtos, visto que recebemos apostas bastante merecedoras da nossa atenção. Contudo, começaremos por uma mini-análise a um produto de nicho de mercado (que deveria ser massificado). Falamos então do kit de iluminação Antec Soundscience Halo 6 LED Bias Lighting Kit . Perguntar-se-ão, para que é que eu preciso de iluminação em forma de LED? Quero luz, ligo o candeeiro ou afins! No entanto, a principal função deste kit não é só iluminar, mas também realçar o nosso ecrã. Querem saber mais? Toca a ler a análise.

 

 

Primeiro contacto

Como dito em análises anteriores, a Antec é uma empresa que quem possui conhecimento na área, facilmente associa a fontes de alimentação de qualidade e caixas muito apelativas. Mais recentemente apostaram no cooling de cpu’s, mais concretamente em sistemas de refrigeração líquida fechados, fazendo concorrência à série Hx0 da Corsair, entre outros. Desta vez temos um produto da linha destinada à multimédia e ao bem-estar do utilizador. A Antec com este produto pretende reduzir a fadiga ocular de longas noites sem fontes de luz (excluindo o monitor) e, em algos casos, melhorar a percepção das cores do ecrã. De notar que uma análise deste tipo é meramente subjectiva, pois cada utilizador consegue aguentar diferentes intensidades de luz. Ainda assim, penso que a Antec tenha um bom produto em mãos. Sem mais demoras, vamos a ver o que compõe este kit.

Especificações

The soundscience halo 6 LED bias lighting kit™makes it easy to outfit your monitor with professional backlighting. Bias lighting adds a subtle white backlight to your monitor, reducing eye fatigue and increasing perceived image clarity. The color and brightness of the LEDs are carefully calibrated to achieve the optimal viewing experience and increase your monitor’s perceived contrast ratio – making blacks blacker and colors more vibrant. Simply attach the LED strip to the back of your monitor and insert the USB plug into an open USB port on your computer or powered USB hub. The soundscience halo 6 LED bias lighting kit™ complements any monitor up to 24” in size.

 

Requirements

•               LCD monitor up to 24” in size placed against light colored wall

•               available USB port or powered USB hub

 

Certifications/Safety:  CE, RoHS

 

Unit Dimensions:

•               Cable: 4’3” / 1300 mm

•               Light Strip: 14.6” / 370 mm

 

Packaging Dimensions:

•               5.9” (H) x 5.5” (W) x 0.6” (D)

•               150 mm (H) x 140 mm (W) x 15 mm (D)

 

Net Weight: 1.0 oz / 28.3 g

 

Gross Weight: 2.0 oz / 56.7 g

 

Product Warranty: 2 years

Especificações retiradas do site da Antec

Embalagem

Sendo este um acessório bastante diminuto, não há muito a dizer acerca da embalagem do mesmo. Temos na parte frontal da embalagem os vários objectivos do produto, o nome do mesmo, assim como uma imagem de um monitor com uma aura de luz.

Na parte traseira temos um pequeno texto informativo acerca do produto, assim como instruções em como instalar o mesmo. Uma embalagem adequada ao produto.

Antec Soundscience Halo 6 LED Bias Lighting Kit 

Aqui temos o conteúdo da embalagem, a tira de leds, juntamente com o cabo USB e o interruptor. É bastante fino, e na parte traseira da fita temos uma tira autocolante, que, infelizmente, apenas suporta um uso (e é algo fraca).

Aqui temos um pequeno zoom nos LED’s.

Seria interessante se fosse possível algo sem fios, pois um cabo a passar por detrás do monitor, pode ser inconveniente para muitos potenciais utilizadores. Contudo, vamos passar para a experiência de utilização

 

Utilização

Como podem observar na imagem acima, eu utilizei uma parede branca durante os testes. Na parede temos uma pequena aura de luz, muito similar ao conceito Ambilight da Philips, contudo sem os LED’s que mudam de cor conforme o que a imagem mostra. Ainda assim, parece que tudo ganha um certo destaque.

Numa utilização normal, sem fontes de luz, os meus olhos ficariam cansados entre 2 a 3 horas numa utilização constante, isto apesar de os 120 Hz do meu monitor ajudarem bastante neste aspecto.

Tenho de confessar que estava algo céptico, pois pensava que luzes apenas confundiriam mais o meu cérebro, não tendo nada a ganhar com a inclusão das mesmas.

Estava errado, e de que forma. Tudo começa com a instalação da fita de LED’s na parte traseira do monitor. Basta descolar a fita aderente do mesmo e colá-los à traseira. Uma pequena nota, pois a Antec poderia ter optado por uma fita-cola mais forte, visto que por vezes a fita começa a cair e temos de a reajustar. De seguida basta ligar o cabo USB ao computador, ligar no interruptor e “Fez-se luz!”.

Para quem simplesmente não ache que consegue ter uma fonte de luz em volta do seu monitor, mesmo que isso não melhore o tempo de exposição ao mesmo (para mim melhorou para as 4 horas), esta aura faz sentir uma maior imersão no conteúdo a visualizar. Quer sejam jogos ou filmes, tudo melhora. Adicionar um filme com boa qualidade, juntamente com um sistema de som a condizer, faz com que a experiência se transforme em algo fenomenal. Este é um daqueles acessórios que só se percebe a sua utilidade após a utilização. Claro que vai ter alguns limites, pois certamente não funcionará tão bem em paredes de tons mais escuros, ou quem use configurações de múltiplos monitores, assim como só terá todo o seu poder, em secretárias cujo monitor esteja colado a uma parede lisa, não num canto.

Apesar de todas as especificidades, é uma boa aposta, reduzindo a fatiga e aumentando a imersão.

 

Conclusão

 

Positivo

+ Redução Fadiga

+ Imersão

+ Preço

Negativo

- Fita Adesiva poderia ser mais forte

Preço de venda médio: 7,99 € em Portugal

 

Performance: 9/10

Preço:9/10

Qualidade de Construção: 7/10

Geral: 8.5/10

 

 

 

Apesar de ser apenas uma fita de LED’s, a Antec apresenta uma daquelas ideias que nos deixam a pensar: “Como é que nunca tinha pensado nisto?”. Ao juntar uma tira de LED’s a uma porta USB e um interruptor, oferece uma redução da fadiga visual, assim como uma maior imersão no conteúdo multimédia a ser visualizado. Caso não pretendam ter essa luz, facilmente desligam os LED’s no interruptor incluído. Uma daquelas boas adições a qualquer configuração, desde que tenham em mente as limitações deste kit.

De resto, visando a facilidade e benefício que este kit oferece, podemos oferecer a este produto o selo de recomendado pela equipa do InsideGeeks!

 

Agradecemos à Antec pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter