Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Logitech M600

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Após a última análise do excelente rato da Logitech, o anywhere MX, que cativava pela qualidade de construção e excelente sensor, temos uma aposta algo diferente. Um rato que incorpora um sensor, que dependendo dos gestos, realiza uma função específica. E uma aposta um pouco arriscada, visto que caso não exista uma variedade de gestos ou mesmo não sejam intuitivos, muitos utilizadores se podem afastar. Um dos ratos no mercado que conta com esta tecnologia é o Magic Mouse da Apple, que possui um verdadeiro controlo multi-toque, e não gestos limitados como este M600 da Logitech. No entanto, vamos ver o que a Logitech conseguiu incorporar neste M600, e se será capaz de destronar o rato convencional.

  

 

Primeiro contacto

 

Como dito em análises anteriores, a Logitech é uma marca de renome no mercado de todo o tipo de periféricos, que vão desde colunas, ratos, apresentadores, volantes, entre variadíssimos outros artigos. Por isso a Logitech não é desconhecida de ninguém. Para esta análise temos um dos produtos mais recentes da gama de ratos da Logitech, que conta com uma superfície táctil, e que espera fornecer uma experiência de utilização similar à “utilização de smartphones”, com movimentos fluidos e intuitivos. Conta com um design muito agradável para juntar a essa mesma premissa. Agora a questão é: será que foi bem implementado?

 

Especificações

Responsive touch surface

The touch surface responds directly to the world’s most natural technology—your fingers. Now, whatever you’re doing on your laptop—surfing the Web or reading your emails—is as easy as letting your fingers do the clicking, scrolling and swiping.

 

Scroll and swipe where you like

The touch surface makes scrolling direct and fluid. And you can scroll and swipe immediately—wherever your fingertips rest on the mouse. A slow swipe is perfect for reading online, while a quick flick gets you to the bottom of the page fast.

 

Comfortable, stylish design

You can be sure this touch mouse feels good in your hand, and—with its stylish design—looks good wherever you use your laptop.

 

Smooth-as-smartphone scrolling

Essential to your M600 experience, Logitech Flow Scroll software gives you scrolling that isn’t choppy - more like the fluid scrolling on your favorite touchscreen smartphone. Slide your finger along the touch surface to experience immediate, continuous and free-flowing Web page scrolling.*

 

Keeps it simple

The M600 was carefully crafted so that it feels great doing exactly the tasks you do most frequently--pointing, clicking, and scrolling. And it doesn’t matter which hand you use to mouse. Left-handers can easily reassign the right- and left-click buttons with Logitech SetPoint software, available for download here.

 

Six-to-one power

One Unifying receiver connects up to six compatible mice and keyboards. Add a keyboard, switch between mice, mix and match to fit your lifestyle. All without having to change nano receivers or sacrifice another USB port.

 

Logitech Advanced 2.4 GHz wireless

Say good-bye to cords and enjoy wireless freedom (up to 10 meters (or 33 feet)), so it’s easy to use your mouse on the couch with your laptop—or even when you’re hooking your laptop up to your TV.

 

One battery or two makes a difference

You can use one AA battery—and enjoy a lighter mouse and three months of battery life—or two AAs for a solid feel and six months of run time.** You can also use your own rechargeable batteries.

 

Logitech Advanced Optical Technology

Laser-grade precision tracking delivers precision on virtually any surface. So while you may not actually need to hit individual pixels in Photoshop®, it’s nice to know that you can. 

 

Storable receiver

The receiver slides into the integrated storage slot behind the battery door for safe keeping.”

 

Especificações fornecidas pela Logitech

 

Embalagem

 

Infelizmente a embalagem chegou às minhas mãos um pouco danificada, no entanto, o que interessa, o produto, vinha intacto e imaculado. Como podemos observar, temos a cor usual da Logitech, o preto com contrastes azuis. Temos também o já habitual plástica que permite a visualização do receptor unifying, assim como do rato em si. Temos de admitir que o rato cativa ao olhar possuindo um design muito agradável. De resto em termos de notas na frontal, temos apenas o nome do modelo do rato, M600, da marca e uma pequena referência à tecnologia unifying no canto inferior direito da embalagem.

 

Nos lados da embalagem temos uma pequena introdução acerca do rato em oito línguas diferentes, incluindo a língua portuguesa. De resto podemos observar o nome do modelo do rato e um código QR, que nos leva para uma página de web, cuja finalidade é a de esclarecer dúvidas acerca deste rato e da sua utilização.

 

Na traseira da embalagem podemos observar os vários gestos capazes de reconhecer por parte deste rato, sendo eles o click esquerdo e direito, o scrolling vertical através do arrastar do dedo, e o avançar e recuar ao deslizar os dedos da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda respectivamente. De resto temos mais alguma características chaves que a Logitech resolveu dar algum destaque, tal como a superfície do rato, quase vítrea, que permite um deslizamento muito suave, ou a inclusão do dongle unifying que permite que se conectem a apenas um dongle usb, até 6 aparelhos compatíveis com esta norma.

 

Na parte inferior da embalagem temos em seis línguas diferentes o conteúdo da embalagem, assim como os requisitos necessários segundo a Logitech para a utilização deste rato.

 

Após retirarmos tudo o que de interessante a embalagem possui, acabamos com estes três objectos: o receptor unifying, o rato Logitech M600 e uma embalagem de plástico que contêm o resto dos acessórios.

 

Relativamente aos acessórios que podemos encontrar dentro da caixa de plástico, temos uma pequena bolsa de transporte, um manual de iniciação da Logitech e pilhas alcalinas, de modo a assegurar o funcionamento sem nada adicional. Na pequena pilha de papéis existe também um pequeno folheto que se destina a melhor conhecer o M600 e o que é possível fazer com a sua superfície táctil.

Rato

 

Aqui temos a frontal deste rato e tenho a dizer, a superfície é muito agradável e lisa, contribuindo assim para a fluidez de movimento na sua superfície. Como podem observar o rato é bastante baixo, não oferecendo grande comforto para quem prefere agarrar bem o rato (palm grip), pois o pulso durante a utilização certamente irá ser arrastado pela superfície. De resto não há roda de scroll o que para mim me faz confusão, tal como o facto de não haver qualquer divisória entre o “botão esquerdo e direito” visto que apenas existe um botão, o software trata de saber qual o dedo que carregou nele.

 

Como podem observar relativamente a botões extra estamos completamente limitados, não existindo qualquer botão, pois as funções extra são controladas por gestos. O rato é ambidextro, logo tanto apela a destros como esquerdinos, estes últimos que muitas vezes são esquecidos nos botões de avançar e retroceder. O rato é também esguio, sendo que não tem quaisquer apetrechos ergonómicos. 


Aqui temos a traseira do rato, também ela muito suave, sendo que é possível dizer que para além da função de toque, o visual também é um dos principais aliados deste rato. No entanto, a sua altura um pouco insuficiente deixa-me relutante aquando da sua utilização.

 

No parte inferior do rato temos dois grandes skates que ajudam no deslocamento do rato, assim como o botão de ligar ou desligar, que irá permitir a poupança de energia. O sensor é agradável, oferecendo uma boa precisão.

 

Relativamente ao sensor unifying podemos ver o local de armazenamento no compartimentos das pilhas, o que é muito útil para deslocações. O receptor em si é minúsculo, e semelhante ao do Anywhere MX previamente analisado.

  

Podemos observar na foto acima, como o rato fica “aconchegado” na bolsa de transporte fornecida. A mesma é feita de veludo agradável ao toque, sendo importante na preservação da superfície de toque do rato, pois evitará que a mesma se risque durante o transporte.

Software

   

O software setpoint da Logitech é bastante completo, permitindo várias funções, entre as quais modificar a quantidade de aceleração, modificar ao gosto do utilizador a função de cada botão, velocidade de cursor, quantidade de energia restante, entre outras funções. No entanto a versão do setpoint deste rato fica aquém do do Anywhere MX.

Sistema de teste

O Logitech M600 vai ser testado no seguinte sistema:

- Intel Core 2 Duo E8200 (Overclocked @ 4.00 GHz 1.48v) / Stock 2.66 GHz @ 1.2 v

- 4 GB (2x2GB) Corsair DDR3 PC3-10700H

- Asus P5KC (Intel P35)

- Antec High Current Gamer 620 W

- Samsung 160 GB

- AMD Radeon HD 6870 (1GB) OC (970 mhz/1230 mhz)

- Microsoft Windows 7 Ultimate 64-bit

 

Performance

Em termos de utilização do dia a dia, é um rato simples, que apenas adiciona uma utilização menos convencional, devido aos gestos possíveis de realizar, tal como o scroll ao arrastar o dedo na vertical, ou o avançar ou retroceder. Infelizmente o facto de o rato apenas ter um botão, impede de o utilizar em jogos que, por exemplo, necessitem de segurar a mirar no direito, enquanto se dispara no esquerdo. Para além disso a ergonomia e o facto de ser por gestos, pode cansar a alguém que seja utilizador intensivo, pois os botões convencionais serão muito mais práticos. É de facto uma inovação interessante, visto que nesta geração, os nossos músculos estão habituados aos movimentos de deslizar, entre outros, muito devido à popularidade dos smartphones, sendo assim muito intuitivo. No entanto, o facto de estes movimentos estarem limitados, em comparação com outras apostos, poderá tornar a sua utilização pouco satisfatória, pois o seu principal trunfo será vulgarizado, visto que de resto, nada no rato é excelente, apenas satisfatório. A ergonomia é comprometida devido às dimensões, e sobretudo devido à altura diminuta, sendo que o sensor não será o mais adequado para quem necessita de navegar por múltiplos ecrãs.

Relativamente à duração das pilhas, a Logitech afirma que este rato, com as duas pilhas, pode durar até seis meses, sendo que permite a utilização com apenas uma pilha, sendo a autonomia reduzida para 3 meses.

 

Comparação com um rato de porte superior (A4tech XL-740k)

Conclusão

Positivo

+ Inovação

+ Exterior Apelativo

Negativo

- Preço

- Utilização

- Ergonomia

 

Preço de venda médio: 60 € em Portugal

Este rato é um produto de nicho, visto que é uma tecnologia que está a começar a emergir no mercado, os ratos com capacidades tácteis. No entanto, este peca por se ter concentrado em demasia na sua característica principal, sendo que, ainda assim, peca comparativamente a outras propostas. Como se não bastasse, caso não nos habituemos às funções (algo difícil, pois realmente a utilização é fluida e intuitiva), ficamos com um rato banal, sem grandes características que valham o seu preço. Preço esse, que é uma das maiores contra-indicações deste produto, visto que produtos pelo mesmo preço conseguem ser mais completos nesta função táctil.

De resto, há que concluir afirmando que para o utilizador casual, o Logitech M600 poderá ser uma adição interessante, no entanto o facto de estar limitado na sua própria função, faz com que as atenções se virem para as outras propostas existentes no mercado.

Performance: 6/10

Preço: 6/10

Qualidade de Construção: 7/10

Geral: 6/10

 

Agradecemos à Logitech pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter