Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Logitech Anywhere Mouse MX

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Para análise temos um artigo que um dos gigantes dos periféricos nos enviou para análise: o anywhere MX mouse da Logitech. Todos sabem qual a importância de um rato de qualidade para o trabalho, e com esta proposta a Logitech pretende apelar àqueles que procuram um companheiro de viagem com qualidade, e capaz de trabalhar em qualquer superfície sem problemas. Isto devido à tecnologia darkfield. Tudo isto são boas premissas, mas será que resultam num produto de qualidade? Leiam o resto da análise para descobrir.

 

 

 

Primeiro contacto

A Logitech é uma marca de renome no mercado de todo o tipo de periféricos, que vão desde colunas, ratos, apresentadores, volantes, entre variadíssimos outros artigos. Por isso a Logitech não é desconhecida de ninguém. Para esta análise temos um dos produtos mais recentes da gama de ratos da Logitech, equipada com a recente tecnologia Darkfield, que promete conseguir assegurar uma boa experiência de utilização em todas as superfícies. Este Anywhere MX para além de se munir deste sensor, possui um design ambidestro, e uma roda de scroll livre, o que ajuda a quem passa horas intermináveis a fazer scroll durante a utilização de um computador.

 

Especificações

Darkfield Laser Tracking™

You get accurate, precise cursor control on virtually any surface, even glass tables (4 mm minimum thickness) where optical and standard laser mice fail. Turn the world into your mouse pad.

 

Logitech® Unifying receiver

The tiny receiver stays in your notebook. Plus, you can easily add a compatible wireless mouse or keyboard—without the hassle of multiple USB receivers.Learn more about the Unifying receiver.

 

Compact, ergonomically designed

The compact, ergomomic design helps keep you comfortable wherever you want to use your laptop—at home, at work, or on the go.Comfortable hands like comfortable mice.

 

Hyper-fast scrolling

You’ll fly through documents and Web pages with a single spin. Click-to-click scrolling gives you the precision you need when navigating lists, slides, and images.Excited about hyper-fast scrolling?

 

Integrated thumb buttons

There’s more control within your reach. Move quickly backward or forward through Web pages and within applications.Change the cursor speed? Change the cursor? Change the programmable buttons? Find out more about SetPoint™ software.

 

Logitech® Advanced 2.4 GHz wireless

You get the reliability of a cord with cordless convenience and freedom—fast data transmission and virtually no delays or dropouts. Learn more about Logitech wireless technologies.”

 Retiradas do site da Logitech

Embalagem

 

A embalagem na qual vem o produto da Logitech encontra-se embelezada com as cores usuais da gama MX da Logitech, o preto com contrastes azuis. Podemos observar que o rato vem em destaque num plástico moldado que permite ao comprador experimentar um pouco da ergonomia do rato antes de o comprar. Em evidência com o logo unifying, temos o receptor wireless, que com a tecnologia acima descrita, permite que os vários produtos da Logitech que podem usufruir desta tecnologia se conectem a apenas um dongle usb, deixando assim portas USB livres para outras tarefas. De resto temos destacadas várias características do produto.

 

Nos lados da embalagem podemos observar a vasta compatibilidade do produto com os vários sistemas operativos existentes. Para além disso também vem discriminado os conteúdos da embalagem em oito línguas diferentes, sendo uma delas a portuguesa, o que é raro de encontrar, sendo assim uma iniciativa de louvar. De resto também podemos observar uma pequena imagem do rato na lateral.

 

Na traseira da embalagem podemos observar as várias características que a Logitech resolveu evidenciar, sendo cada uma acompanhada de uma imagem que exemplifica. Desta vez, apenas estão presentes legendas em seis línguas, sendo que a portuguesa despareceu.

 

Aqui podemos observar todos os acessórios que contam da embalagem, sendo eles o manual e cd de instalação, uma bolsa de transporte, o receptor wireless, e o rato em si. Dentro da bolsa, a Logitech oferece um par de pilhas para poder começar a utilizar logo após a compra.

Rato

 

Relativamente a um aspecto geral, tenho a dizer que o rato é extremamente bem construído, sendo bastante pesado (isto devido às suas pequenas dimensões), comparativamente a outros ratos para utilização com portáteis. Dependendo das preferências, algumas pessoas podem chegar a achar este rato desconfortável por ser demasiado pesado, no entanto, para meu gosto, prefiro assim pois confere uma sensação de solidez ao rato. O rato tem um acabamento preto matte, com ambas as laterais em borracha.

 

De frente temos uma melhor visão da roda de scroll que possui a tecnologia da Logitech que em vez de utilizar a tecnologia que confere ao scroll vários “degraus” entre cada movimento, permite que a roda deslize livremente o que agradará aos utilizadores que usem bastante este movimento. No entanto quem necessite de mais alguma precisão ao utilizar o mesmo poderá sentir que este não fornece a precisão adequada para esses trabalhos. Após o botão de scroll temos o botão que permite abrir todas as janelas do Windows e escolher uma delas, sem dúvida uma mais valia para quem trabalhe com vários programas abertos ao mesmo tempo.

 

Do lado esquerdo do rato temos aquilo que poderá retirar a este rato o nome de ambidestro, pois apenas o lado esquerdo tem botões de avançar e retroceder, o que poderá causar algum transtorno a esquerdinos que pretendam utilizar o rato, pois não será certamente a forma mais ergonómica de o agarrar. Podemos ver a borracha e o baixo perfil do rato.

 

Com uma vista através do topo podemos ver que o rato não é muito alto, o que não agradará aqueles que pretendam um rato que aguente com a mão toda em cima dele, no entanto não é o objectivo deste rato o ser. De resto destaque para o símbolo da Logitech.

 

Passando para a parte inferior do rato podemos observar skates que deslizam bastante bem para um rato não direccionado para jogos, assim como o botão de desligar e ligar o rato, que se encontra em forma de tampa para o sensor Darkfield. Para além deste botão físico, o rato encarrega-se de entrar num modo de consumo menor de energia em períodos de inactividade prolongada.

 

Aqui podemos observar tanto o sensor, como o compartimento para as duas pilhas que alimentam este rato. Podemos observar que a Logitech teve uma decisão sensata ao colocar na base do rato uma ranhura para guardar o receptor enquanto o mesmo não se encontra a ser utilizado. Uma opção útil, pois devido às dimensões diminutas do receptor, facilmente o perderíamos caso não se armazenasse num compartimento.

 

Apesar da foto dos materiais incluídos dê para melhor perceber as dimensões do receptor, também podemos observar pela imagem, que será muito pouco saliente de uma porta usb, podendo mesmo, no caso de um portátil, não o remover aquando da arrumação do portátil na mala.

 

Aqui temos o rato dentro da bolsa de transporte fornecida. A mesma apresenta uma qualidade de construção sublime, sendo uma proposta extremamente agradável da Logitech a inclusão de tal acessório muito útil.

Software

     

O software setpoint da Logitech é bastante completo, permitindo várias funções, entre as quais modificar a quantidade de aceleração, modificar ao gosto do utilizador a função de cada botão, velocidade de cursor, quantidade de energia restante, entre outras funções. Podem observar as funções possíveis na imagem acima, penso que não sendo um rato direccionado para gaming, tem as funções ideias para qualquer um.

Sistema de teste

O Logitech Anywhere MX vai ser testado no seguinte sistema:

- Intel Core 2 Duo E8200 (Overclocked @ 4.00 GHz 1.48v) / Stock 2.66 GHz @ 1.2 v

- 4 GB (2x2GB) Corsair DDR3 PC3-10700H

- Asus P5KC (Intel P35)

- Antec High Current Gamer 620 W

- Samsung 160 GB

- AMD Radeon HD 6870 (1GB) OC (970 mhz/1230 mhz)

- Microsoft Windows 7 Ultimate 64-bit

-Temperatura Ambiente 25 °C

 

 

Performance

Na utilização do dia a dia, em Windows, este rato é bastante agradável, possuindo uma performance precisa em todos os tipos de superfície (experimentado em vidro, carpete e calças de ganga – em todos eles o rato funcionou bem). Para além disso as já usuais teclas de avançar e retroceder ajudam na navegação. Também a roda de scroll se revelou interessante para horas em sites cuja nossa principal função é fazer scroll para baixo. Relativamente à ergonomia durante o uso, o seu tamanho mais pequeno faz com que o mesmo não seja dos mais confortáveis para períodos prolongados, no entanto a sensação de solidez para nós transmitida aquando do agarrar do rato é simplesmente fenomenal. As laterais em borracha ajudam a segurar o rato, sendo que estão presentes em ambos os lados. Para deslocação em ambiente de trabalho, certamente o peso não terá problema, agora para movimentos mais rápidos, fará com que o pulso se arraste um pouco. Em termos de registar movimentos, perfeito, conforto para um rato de viagem, muito bom também.

 

Comparação com um rato de porte superior (A4tech XL-740k)

 

Conclusão

 Positivo

+ Qualidade de construção

+ Exterior Apelativo

+ Performance sem falhas

Negativo

- Preço

 

Preço de venda médio: 60 € em Portugal

Relativamente a este rato, devo por começar a dizer que, caso queiramos um companheiro de viagem para o nosso portátil, sem olhar a custos, este é o rato a escolher. Primeiro porque é um rato extremamente capaz, que não sacrifica nada, para obter a máxima funcionalidade na sua função (talvez um pouco o tamanho). Pelo preço indicado acima, somos capazes de obter um rato com uma solidez fenomenal, na qual toda a qualidade Logitech está presente, e que é capaz de funcionar em todas as superfícies nas quais foi testado, fruto da tecnologia Darkfield. O seu receptor promete unificar todos os produtos da Logitech compatíveis, num só dongle, evitando assim ocupar múltiplas portas usb, ou o transporte de vários destes. Talvez um ponto menos positivo é o facto de este rato funcionar a duas pilhas AA, que adicionam um pouco de peso extra ao rato, mas como disse, nada que quem esteja habituado a um bom rato não esteja habituado. Também, sendo um pouco mais picuinhas, poderia ser incluído a possibilidade de ligar o rato por USB, para que na falta de alimentação o mesmo pudesse ser utilizado. Ainda assim a Logitech pensou nisto, permitindo que o rato funcione com apenas uma das duas pilhas que comporta. Assim sendo, devido ao produto completo e de qualidade que é (certamente quem compre um, o acompanhará durante vários anos), o Logitech Anywhere MX merece a distinção de recomendado pelo Inside Geeks.

 

Agradecemos à Logitech pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

 

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter