News Show SP2

Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise AMD A10-7860K

Votos de utilizador:  / 4
FracoBom 

Boas pessoal, apesar de termos estado desaparecidos por uns tempos, estamos de volta em grande, desta vez com uma análise a um novo APU da AMD o A10-7860K. Como se podem, ou não, lembrar, já tivemos aqui um APU da AMD recentemente o A10-7850K, que, comparativamente a esta proposta que hoje temos, tinha 95W de TDP e uma velocidade base superior. Contudo a versão que hoje temos tem como nome de código Godavari e 65W de TDP (variável entre 45W e 65W, ao nosso gosto), assim como uma velocidade de Turbo de 4.0 GHz! Por fim, e para aguçar a curiosidade, podem contar com um dos novos stock coolers da AMD, sendo a versão neste cooler disponível a versão da CoolerMaster.

Galeria de imagens -) http://imgur.com/a/5vSOQ

 

Primeiro contacto

Falamos muito de APU’s e CPU’s, mas, na verdade o que diferencia um APU de um CPU? Pois bem, um APU é a designação da AMD para “Acelerated Proccessing Unit”, muito basicamente, um CPU que inclui um acelerador gráfico, com diferentes capacidades no caso da AMD, conforme o modelo escolhido.

Vamos falar um pouco do APU Kaveri, pois basicamente esta revisão Godavari é o resultado de partes “better binned” da arquitectura.. O Kaveri encontra-se armado com 2.41 Milhares de Milhões de transístores, sendo baseado num processo de fabrico de 28nm. O melhoramento relativamente à anterior versão de APU’s está tanto em aplicações que utilizem o cpu, como no lado do GPU, sendo que uma das grandes novidades é que tanto o CPU e GPU partilham a mesma memória e podem referir-se um ao outro, o que se traduz numa maior eficiência relativamente a opções anteriores. Ao combinar ambos podemos obter boa performance em OpenCL e aplicações assistidas pela GPU. No total temos 12 núcleos computacionais (4 núcleos do CPU e 8 do GPU). Para além disso, podemos ainda contar com a tecnologia TrueAudio da AMD.

Especificando agora o A10-7860K, este tem oito núcleos Radeon, totalizando 512 processadores de shader, com uma velocidade de relógio base de 757. O controlador de memória da APU suporta até DDR3-2133 MHz, sendo que podemos obter ainda um pouco mais de performance do cpu, visto esta ser a versão K desbloqueada.

Falando um pouco da plataforma Kaveri, esta utiliza agora cores Steamroller, afastando-se dos cores piledriver (FX) da segunda e terceira geração de APU’s, permitindo assim uma melhor performance, sendo um valor médio de 25% de melhoria.

A gama encontra-se disposta da seguinte forma

APU

Boost Clock

Base Clock

CPU cores

GPU cores

Shader Cores

GPU Clock

TDP

L2 Cache

Process

A10-7890K

4.3 GHz

4.0 GHz

4

8

512

NDA MHz

95W

4MB

28nm

A10-7870K

4.1 GHz

3.9 GHz

4

6

512

866 MHz

95W

4MB

28nm

A10-7860K

4.0 GHz

3.6 GHz

4

6

512

754 MHz

65W

4MB

28nm

A8-7670K

3.3 GHz

3.1 GHz

4

6

384

720 MHz

95W

4MB

28nm

 

 

 

 

 

 

Unboxing

Embalagem

 

A nova embalagem retail da AMD é bastante apelativa e confere logo uma ideia do que procurar. Temos informações acerca dos 12 compute cores (4  CPU + 8 GPU), assim como informações acerca das velocidades máximas de turb

De lado temos uma pequena janela para o próprio APU, sendo que ao observar o interior da embalagem podemos observar o novo cooler, assim como o APU o manual e um autocolante para caixa com o símbolo da AMD.

Para quem preferir pode ver também o unboxing no nosso site.

Novo Cooler

 

Como podem observar o novo cooler que acompanha este APU nasceu de uma parceria da AMD com a CoolerMaster, sendo que tem muito bom aspeto e certamente será mais performante que a antiga aposta da AMD.

Sistema de teste

 

O Sistema de teste vai ser composto por um A10-7860K, 16 GB de Ram @ 2133 MHz (apesar do conjunto ser rated @ 2400 MHz) juntamente com uma Asus A68HM Plus, OCZ Vertex 4 e Antec 550W.

Um agradecimento à AMD, à Antec e à OCZ por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Resultados

Vamos começar pelos benchmarks de discos rígidos, para atestar a performance desta nossa aposta conjugada com o APU da AMD.

Mas antes disso, temperaturas e alguns detalhes sobre o APU.

Estas temperaturas são muito interessantes pois contamos com o novo cooler da AMD cuja principal melhoria relativamente ao antigo é certamente no ruído, e não tanto na performance. Ainda assim consegue manter o A10-7860K relativamente fresco tendo em conta que estamos a falar de um CPU que pode chegar até aos 4.0 GHz de frequência. E mais importante, não precisamos de comprar um cooler para uma build que tenha um orçamento mais reduzido, que é certamente o público destes APU’s.                              

CrystalDiskMark

CrystalDiskMark is a free disk benchmarking utility that is very simple to use. It takes eight measurements: the read and write speeds in megabytes per second (MBps) for sequential, 512KB,random 4KB and 4KB parallel disk operations. There are more screenshots from this benchmark posted on the web than any other, probably due to its clean and simple display. There is further information, including instructions on how to benchmark your own drives, on the CrystalDiskMark wiki page.”

 

 

Visto que o cpu pouca influência tem nestes resultados (visto o disco ser o mesmo), temos resultados similares.                                                                                                                               

CPU e Memória

PCMARK7

“PCMark 7 is a complete PC benchmarking solution for Windows 7 and Windows 8. It includes 7 tests combining more than 25 individual workloads covering storage, computation, image and video manipulation, web browsing and gaming. Specifically designed for the full range of PC hardware from netbooks and tablets to notebooks and desktops, PCMark 7 offers complete Windows PC performance testing for home and business use.”

Aqui podemos ver que o cpu interessa muito, pelo que o i5 3570k leva vantage no benchmark (apesar de podermos ver melhorias em relação ao a10-6700)

CineBench R11.5

“CINEBENCH is a real-world cross platform test suite that evaluates your computer's performance capabilities. CINEBENCH is based on MAXON's award-winning animation software CINEMA 4D, which is used extensively by studios and production houses worldwide for 3D content creation. MAXON software has been used in blockbuster movies such as Iron Man 3, Oblivion, Life of Pi or Prometheus and many more.

CINEBENCH is the perfect tool to compare CPU and graphics performance across various systems and platforms (Windows and OS X). And best of all: It's completely free.”  

                                                                                                                                            

Mais um benchmark com ênfase no cpu e na memória, pelo que temos mais uma vez o i5 3570k a levar a melhor. A velocidade base superior do 7850K faz com que este leve a melhor neste benchmark.

Aida64

AIDA64 offers a complete set of tools to benchmark, overclock, monitor, fine-tune, and troubleshoot Windows based desktop and mobile computers.”

                                                                                                                                                                                 

                        

Agora apenas entre os APU, podemos ver uma melhor largura de banda, derivado da memória de frequência superior.

SuperPI

Super PI is a computer program that calculates pi to a specified number of digits after the decimal point—up to a maximum of 32 million. It uses Gauss–Legendre algorithm and is a Windows port of the program used by Yasumasa Kanada in 1995 to compute pi to 232 digits. Super PI is used by many overclockers to test the performance and stability of their computers. In the overclocking community, the standard program provides a benchmark for enthusiasts to compare "world record" pi calculation times and demonstrate their overclocking abilities.”

Este é um dos testes que apresenta a maior diferença entre APU’s: para calcular o número do PI a 32 milhões de dígitos, o novo A10-7850K demorou apenas 1033.55 s, menos 300s (5 minutos) do que o a10-6700.            Só que a velocidade turbo do A10-7860K faz com que este seja o mais rápido de todos, demorando apenas cerca de 990s!                                                                                                                   

Winrar

“WinRAR is a shareware file archiver and data compression utility. It can create archived files in ZIP or proprietary RAR format and unpack many archive file formats. It also has a benchmark available.”

                                                                                                                                           

Neste teste o a10-6700 leva a melhor.

Testes gráficos

                                                                                                                                

3DMARK06

“The sixth generation 3DMark.[14] The three game tests, renamed "graphics tests", from 3DMark05 were carried over and updated, and a fourth new test "Deep Freeze" was added.

The scoring formula was changed to incorporate CPU tests results: "For the first time in its history, the CPU result affects the final 3DMark score. This was done due to the fact that there are more and more games using complex AI algorithms and complex physics calculations."

                                                                                                                                                        

Apesar de termos obtido um valor superior no A10-7860K, esse resultado deve-se à maior frequência da gráfica, pois em termos de CPU temos um cpu score ligeiramente menor.                                                                                                       

3DMARK       

“Development of a new version of 3DMark was announced on 14 November 2011 with the final product, simply named 3DMark, released on February 4, 2013.

Scores from Windows, Windows RT, Android and iOS can be compared making this version of 3DMark the first to enable cross-platform performance comparisons.

Unlike previous versions, 3DMark features separate benchmark tests with each producing its own score.”                                

                                                                                                                                          

Como podem ver, nos benchmarks menos intensivos conseguimos obter ligeiramente mais pontos no 7850K, contudo a gráfica mais poderosa do 7860K faz com que tenhamos o mesmo resultado no FireStrike!

Jogos

Dirt 3

“Dirt 3 (stylised DiRT 3) is a rallying video game and the third in the Dirt series of the Colin McRae Rally series, developed and published by Codemasters.”      

   

Resolvemos manter este teste, apesar do jogo já ter alguma idade, pelo simples motivo de possuir uma base de comparação entre o A10-6700 e o A10-7850k. Como podem observar, a nova iteração dos APU’s da AMD produz framerates muito bons, sendo uma melhoria visível comparativamente à geração anterior.

Battlefield 4

“Battlefield 4 is a first-person shooter video game developed by Swedish video game developer EA Digital Illusions CE (DICE) and published by Electronic Arts.”

                                                                                                                                                                                                                     Este é um jogo que interessa a todos, pois muitos julgam-no como sendo o patamar onde conseguimos comparar diferentes sistemas, visto que é bastante exigente para o hardware. Para além disso podemos testar a tecnologia mantle, que, como podem observar nos resultados, funciona e muito bem, pelo que caso se venha a massificar no futuro, pode ser um fator decisivo para os compradores de hardware AMD.                                                                                                                                                                                                               

Overclock

 

         

Os ganhos com OC, que foi bastante simples, apenas aumentámos a frequência de funcionamento para 4 GHz constantes, são diminutos, sendo que ao aumentar a frequência do iGPU deveremos obter melhores resultados. A frequência da gpu pode ser alterada em motherboards de gama superior, ao contrário daquela que possuíamos disponível de momento.

Conclusão

Positivo

+ Versatilidade

+ Potência/Área

Negativo

- O preço extra dos componentes mini-ITX permite comprar um pc mais performante num formato maior, pelo mesmo preço.

Performance: 8.5/10

Preço:8/10

Qualidade de Construção: 8.5/10

Geral:8.5/10

Esta nova APU da AMD consegue obter resultados muito similares ao A10-7850K e tudo isto num pacote de apenas 65W de TDP! Como se isso não fosse suficiente, o novo cooler é bastante mais silencioso que o anterior, assim como possui uma melhor performance, muito devido à parceria com a CoolerMaster! Para além disso é sempre bom lembrar que estes Godavari podem ser utilizados com uma placa gráfica R7 250, que facilmente arranjam nos classificados, para obter o dobro de performance. Assim sendo, este chip é ideal para aqueles computadores de casa que servem para correr jogos mais casuais como LoL e TF2 por exemplo, cumprindo bem nesses casos, sendo que corre até alguns jogos mais exigentes como o BF4 a 720p sem qualquer tipo de problemas. Para quem tem um orçamento limitado é certamente uma escolha acertada. Contudo, lembrem-se de algo bastante importante. Nada menos que ram 2133 MHz, pois as altas velocidades ajudam em muito os APU’s!

Assim sendo, este AMD A10-7860K recebe o selo de recomendação por parte do InsideGeeks!

Agradecemos à AMD pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

showplus

  • Patrocinadores do nosso website
  • Patrocinadores do nosso website
  • Patrocinadores do nosso website
  • Patrocinadores do nosso website
  • Patrocinadores do nosso website
  • Patrocinadores do nosso website
  • Patrocinadores do nosso website
  • Patrocinadores do nosso website
Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter