[YouTube] Audio Technica ATR-2500 USB

16 maio 2020

Nova análise a um microfone USB!

[YouTube] QCY QS2 Review

05 janeiro 2020

Review no nosso canal de Youtube destes TWS que podem ser obtidos por menos de 20$!  

Análise Noctua NH-U14S

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Como já tivemos recentemente a análise do irmão mais pequeno, que comporta ventoinhas de 120mm, o Noctua NH-U12S, vamos então passar à análise do irmão maior, que já aguenta com grandes ventoinhas de 140mm e que tem uma maior espessura de radiador. Também conta com as ventoinhas melhoras da Noctua, neste caso a AF-15, garantindo assim um excelente airflow a um ruído baixo. Vamos então ver se este Noctua vale os 10€ mais que o irmão! 

 

 

Primeiro contacto

Como já havia sido dito, a Noctua é uma empresa austríaca que visa fornecer aos seus utilizadores a melhor experiência nos dois campos mais importantes do cooling: o silêncio e a performance. Os produtos mais reconhecidos da Noctua são as suas ventoinhas (devido ao esquema de cores característico, aliado a uma qualidade de construção excelente) e os coolers, que geralmente se debatem com os melhores, ocupando sempre lugares de renome. Aqui temos mais um dos excelentes produtos de cooling da mesma, numa das áreas em que a mesma mais se destaca, os coolers para CPU.

Especificações

 

Especificações retiradas do site da Noctua

Embalagem

A embalagem é em tudo semelhante ao NH-U12S recentemente analisado, ainda que um pouco maior. Temos o fundo em bordeuax habitual, com algumas partes brancas, com o nome do cooler. Temos também algumas indicações escritas a branco na parte da frente da embalagem.

Noutro dos lados, temos as mesmas características que tínhamos na frontal, assim como o nome do cooler mais uma vez.

Deste lado temos o lado mais específico da embalagem, que nos informa acercas das informações específicas deste produto, como o seu conteúdo, ou mesmo especificações.

Na traseira temos como sempre algumas das características chaves, ilustradas por ícones, de modo a facilitar a compreensão e a melhor adornar a embalagem.

Por fim temos também o lado da embalgem que nos informa em diversas línguas, através de um pequeno texto, acerca das características deste cooler.

Após retirarmos todo o conteúdo a esta caixa, somos confrontados com o seguinte: o cooler NH-U14S, os backplates para Intel e AMD, a chave de estrela, suportes de borracha adicionais, pasta térmica NT-H1, um crachá da Noctua, Clips para ventoinha adicional, assim como pedaços de plástico que pretendem absorver vibrações.

Aqui um pequeno detalhe da embalgem do backplate para Intel.

Noctua NH-U14S

Aqui temos o nosso pretendente de hoje, o Noctua NH-U14S. Certamente se destaca a enorme ventoinha de 150mm, NF-A15, que já aqui testámos, e que comprovou mover uma grande quantidade de ar, produzindo muito pouco ruído.

De lado já podemos observar os clips que mantêm a ventoinha no sítio. Podemos também observar que o cooler aparenta ser mais grosso que o seu irmão mais novo.

De perfil temos uma ainda melhor vista ao cooler. Como podem observar, é certamente mais espesso na parte central.

Na parte traseira podemos observar as grelhas de dissipação, que tal como no NH-U12S, são feitas de alumínio. De resto, os heatpipes são de cobre, assim como a base.

No topo temos mais uma vez o logo da Noctua, sendo que também temos as terminações dos heatpipes, em que podemos contar com um total de 12 heatpipes.

Aqui o cooler já sem a ventoinha. De notar que a NF-A15 utiliza um conector PWM de 4 pinos, para permitir o controlo da velocidade automático.

Aqui podemos melhor observar a base, também muito uniforme, assim como o local de soldadura dos heatpipes à base do cooler. Tudo muito bem acabado, como é habitual na Noctua.

Instalação

Visto utilizar o mesmo sistema que o irmão, irei copiar o que fora escrito á algum tempo.

Como sempre a instalação de coolers de marca Noctua é bastante simples, muito devido ao eficaz sistema de retenção Secufirm2. Pois bem, no caso do sistema de teste, basta escolher o kit de retenção da Intel e proceder à instalação do backplate, passando à aplicação das barras de segurança e de seguida à aplicação de pasta térmica (incluída no kit). Por fim basta apertarmos com segurança o cooler. A imagem que apresentamos é do cooler montado com a ventoinha adicional. Pontos extra à Noctua pelo facto de incluir tudo aquilo que é necessário para a instalação do cooler.

A imagem é com duas ventoinhas NF-A15, sendo que a adicional vai ser utilizada para testar em Push-Pull.

Testes

O Noctua NH-U14S foi testado com o seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 620W

- Antec Kuhler H20 920

- Antec Eleven Hundred

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

Os presets utilizados foram os seguintes:

Intel i5 3570K @  Stock

Intel i5 3570k @ 4.5 1.25v – OC1

Intel i5 3570k @ 4.7 1.33v – OC2

 

As temperaturas falam por si mesmas, sendo que o cooler consegue ser superior por 1ºC ao seu irmão, quando em push pull. 

Já a 4.5 GHz, a vantagem alarga-se, para cerca de 5ºC entre irmãos. De notar a proximidade com o sistema de watercooling dedicado da EK.

  

O watercooler da EK conseguiu levar o nosso CPU aos 4.9 GHz, mas também o nosso NH-U14S em push pull conseguiu levar o nosso CPU a 4.7 GHz estáveis com um máximo de 91ºC. 

No que toca a ruído, apesar da ventoinha ser maior e movimentar mais ar, o ruído produzido é sensivelmente o mesmo, cerca de 30dB com uma ventoinha e 41 dB com duas. Como sempre, é uma questão de escolher o que acham melhor para vocês, mais performance, ou mais silêncio. De qualquer modo, excelentes resultados para o Noctua NH-U14S.

Conclusão

Positivo

+ Muito Boa Performance

+ Estética

+ Conteúdo da Embalagem

Negativo

- Nada a apontar

Preço de venda médio: 69,90 € (preço recomendado)

Performance: 9.5/10

Preço:9/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 9.5/10

Noctua mais uma vez não desaponta, sendo que este NH-U14S consegue valores de performance ainda superiores aos do irmão mais pequeno. Contudo, é necessário ter algum cuidado com a largura da vossa caixa, pois as suas ventoinhas são bastante altas, podendo colidir com o painel lateral. Sendo este o único eventual problema que se pode colocar a este produto, acho que já perceberam o quão bom é. Para além disso, o melhor da gama Noctua, é que cada produto se adequa a um tipo de utilizador diferente, pois este cooler, por exemplo, serve para quem quer a máxima performance que um cooler de uma só torre a ar consegue oferecer, enquanto que o irmão mais novo serve para poupar um pouco neste aspecto. Para além disso, temos toda uma panóplia de acessórios que asseguram que este cooler vale o nosso dinheiro, não esquecendo a performance que é absolutamente fabulosa, já que os resultados não mentem. Assim sendo, só nos resta concluir esta análise com o nosso selo de recomendação!

Agradecemos à Noctua pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter