Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Nokia Asha 205 Dual Sim

Votos de utilizador:  / 8
FracoBom 

Como nem só de smartphones se faz o mercado das comunicações hoje temos um modelo mais simples, mas nem por isso com falta de características agradáveis. Falamos do Nokia Asha 205 Dual Sim, um telemóvel com o sistema operativo proprietário da Nokia (S40), com capacidades de Dual sim (sendo um deles “Hot-swapable”!), acompanhado de um já muito requisitado teclado Qwerty. Será que tem o que é preciso para vingar?  

 

Primeiro contacto

A Nokia tem vindo a apostar no mercado de baixa gama, visto que muitas das pessoas não precisam de todas as características de um smartphone, ou simplesmente procuram um telemóvel mais simples para o dia a dia. Recentemente, começámos a observar uma enchente de modelos dual sim por parte da Nokia, permitindo assim a utilização de apenas um dispositivo. Assim, de modo a consolidar a sua posição no mercado, a Nokia lançou este Asha 205 Dual Sim, permitindo aliciar aqueles que necessitam de um telemóvel Dual sim relativamente barato, sem grandes excedentes em termos de características.

Especificações

 

Especificações retiradas do site Gsm Arena

Embalagem

A embalagem segue o padrão que tem vindo a ser habitual para a linha renovado de telefones da Nokia, com um fundo azul no qual se pode observar uma imagem do telemóvel, assim como o nome do mesmo na parte frontal. Temos também alguns ícones que indiciam algumas das características deste telemóvel.

Na lateral temos mais uma vez o nome do terminal, assim como a descrição dos ícones.

Na traseira temos a vista das várias cores disponíveis para este telemóvel. Também temos várias características deste telemóvel, assim como indicação para seguir a Nokia nas redes sociais. Temos também claramente a preocupação com o ambiente, ao indicar que a embalagem é 100% reciclável.

Por fim, a outra lateral mostra a frente do aparelho na versão branca.

Após abrirmos a relativamente compacta embalagem, somos presenteados com o que podemos ver na imagem: um carregador de ponta fina, típico Nokia, um pequeno manual, um auricular, a bateria e nosso Asha 205 Dual sim.

Nokia Asha 205 Dual Sim

Este é o Nokia Asha 205 Dual Sim, um dispositivo com ecrã de 2.4 polegadas, teclas integradas para Facebook ou Mensagens (atalhos personalizáveis à nossa vontade), e um generoso teclado Qwerty. Não se preocupem por não observarem as teclas de acentuação, pois esta versão tem o teclado da versão do Reino Unido; contudo a versão comercializada em Portugal terá os mesmos. O aparelho tem dimensões normais para um aparelho com Qwerty.

Aqui podem ver um pouco mais de perto o teclado Qwerty e o tamanho das teclas. As mesmas são adequadas para quem tenha dedos pequenos e médios, contudo alguém com dedos maior poderá ter algumas dificuldades na sua utilização.

Mais acima temos o ecrã de 2.4 polegadas, uma dimensão considerável e agradável para terminais deste tipo. Também podemos ver melhor os botões de navegação e os botões dedicados. Temos o altifalante de chamada com um detalhe a azul.

Aqui podemos observar como o contraste entre preto e azul se torna muito interessante, especialmente neste telemóvel. Em termos de aberturas laterais ou botões laterais, podemos ver que o mesmo nada possui, pelo menos deste lado. Vamos ver o que o lado oposto tem para nós. De topo temos a entrada para auriculares de 3.5mm, assim como a entrada de carregador. Penso que a falta de uma entrada MicroUSB, irá causar alguns problemas aos utilizadores, sendo que acho que nesta altura do campeonato é algo que deveria ser obrigatório, mesmo tendo em consideração o carácter Budget deste telemóvel.

Do lado oposto temos então a entrada para cartão SIM “hot swappable”. O que isto significa? Significa que podemos trocar de Sim sem necessitar de desligar o terminal.

Dignos de relevo nesta traseira de azul vivo, temos certamente a câmara VGA e os “buracos” para a coluna deste telemóvel. A câmara certamente não fará maravilhas, contudo chega para aquelas fotos rápidas.

Após retirarmos a capa traseira somos presenteados com aquilo que é possível ver nesta fotografia: o local para bateria, a localização do SIM 1, assim como a localização para um cartão Micro SD até 32GB.

Utilização

Começando pelas especificações, este Asha 205 Dual Sim utiliza o sistema Asha S40 que vem a ser comum nos Nokia de baixa gama. Temos também uma tecnologia proprietária “SLAM” que basicamente serve para conectar e enviar ficheiros por Bluetooth simplesmente por “encostar” o dispositivo a outro dispositivo compatível com esta norma, bastando ao outro dispositivo aceitar o ficheiro. Temos também a oferta de 40 jogos EA, para quem goste de matar um pouco dos tempos menos agitados com jogos de telemóvel. A câmara consiste num simples sensor VGA, servindo então apenas para aquelas rápidas fotos. A gravação de vídeo também não é a melhor, sendo apenas possível a 320x240, servindo então para visualização no ecrã do dispositivo.

No que toca a usabilidade do dia a dia, o teclado Qwerty fará certamente as delícias dos que adoram passar horas infinitas a trocar mensagens. O sistema dual sim também está bem integrado no software, visto que após cada escolha de chamada ou envio de mensagem, o sistema pergunta ao utilizador qual é o sim que pretende que efectue a acção. Contudo, este telemóvel não é Dual Active, sendo que enquanto um SIM se encontra a fazer uma chamada, envio de mensagem, ou acedendo à rede, o outro encontra-se indisponível. É possível ter ambos os cartões disponíveis, quando um  dos mesmos não se encontra activo.

O manuseamento do telemóvel faz-se facilmente, sendo que os 93g do Asha 205 são extremamente leves e agradáveis na mão. O mesmo é bastante fácil de segurar, devido à sua traseira com algum leve relevo, assegurando que o mesmo não escorrega.

Todavia, à medida que vamos utilizando o telemóvel começamos a perceber onde cortaram, como por exemplo, o acesso à internet. O mesmo é lento, visto que este telemóvel não conta com 3G, sendo muito “doloroso” aceder a páginas com o mesmo. Até a sincronização de uma caixa de correio de email demora um pouco de tempo. Num telemóvel deste género, que pretende ser social com a inclusão de uma tecla de Facebook, a não inclusão de 3G ou WiFi certamente fará dissuadir vários utilizadores da compra deste telemóvel. De seguida, a limitada conectividade, visto que, caso queira transferir uma música ou algo do género para o meu telemóvel, tenho de retirar o cartão microSD do telemóvel, sendo que tal implica desligar o mesmo, fazendo o processo demorado. Assim sendo, a inclusão de uma entrada fêmea USB certamente tornaria todo este processo mais fácil. A inclusão de Radio FM é bem vinda. Já o leitor de música, apesar de não ser muito complexo, faz bastante bem a sua função.

No que toca às funcionalidades básicas, digamos que a qualidade de som em chamada é boa, nada de especial no entanto, como alguns Nokias mais antigos. Já o tom de recepção de chamadas é bastante bom devido às colunas embutidas neste dispositivo. Onde certamente podemos esquecer algumas das falhas deste telemóvel é na recepção e envio de SMSs, visto que o teclado Qwerty físico é totalmente outro mundo para a escrita de mensagens, sendo que neste caso particular se adequa bastante bem aos meus dedos.

Por fim, a autonomia, o bom de nos afastarmos um pouco dos smartphones. Com este Asha 205 Duo consegui cerca de 3-4 dias com uso intensivo de mensagens, acesso a caixa de emails, e pouca navegação web, um valor bastante agradável, considerando que sendo Dual Sim apenas precisamos de carregar um telemóvel em vez de dois.

 

Um exemplo da qualidade de imagem deste telefone, que como podem observar é suficiente para o envio de MMS.

 

Conclusão

Positivo

+ Teclado Qwerty

+ Dual Sim

+ Design

Negativo

- Falta de 3G/WiFI

- Cartão MicroSD difícil de aceder

- Falta de porta USB

Preço de venda médio: 69,90 € em Portugal (Livre)

Performance:7/10

Preço:8/10

Qualidade de Construção: 8/10

Geral: 7/10

O Nokia Asha 205 Dual Sim possui excelente argumentos, que, contudo, são ensombrados pelas suas falhas tais como falta de 3G ou falta de USB. Assim sendo, este telemóvel apenas se pode destinar a um mercado muito restrito, que despreze a conectividade à internet, tal como as opções de conectividade a PC’s. Destina-se então aos utilizadores ávidos de mensagens, função para a qual este aparelho se especializa, devido ao excelente teclado Qwerty. Ainda assim, é um pouco difícil recomendar este aparelho, visto que por preços similares se encontram apostas, ainda que de marcas com menos marcas dadas do que a Nokia, mais completas um pouco em tudo. Ainda assim, nada impede que este Nokia Asha 205 Dual Sim seja uma preferência daqueles que apenas de um telemóvel básico, Dual Sim e excelente para as funções básicas de um telemóvel, ao qual juntamos um excelente teclado físico Qwerty.

Agradecemos à Nokia pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter