Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Sony DSC-RX100

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Boas pessoal! Já faz muito tempo que temos algo de completamente inovador para analisar. Desta vez vamos inaugurar a categoria de câmaras compactas, mas poderosas. A primeira marca a apostar para análises no InsideGeeks de câmaras, foi a Sony com a sua Cyber-Shot RX100. Com características como um inovador sensor Exmor CMOS de 1 polegada, algo de inovador no género,  é muito mais fácil captar luz da cena. Para além disso, está equipada com uma lente Carl Zeiss Vario-Sonnar T. Temos também capacidade para gravar em formate RAW, e gravação vídeo FULL-HD 1080P. Se tudo isto ainda não vos convenceu, convido-vos a entrar mais a fundo na análise.

 

 

Primeiro contacto

A Sony não é nenhuma desconhecida do mercado português, aliás, deve ser a marca com maior reconhecimento em termos de mercado de consumo electrónico. Produz um pouco de tudo, sempre com qualidade, tendo por isso já um nome de prestígio no nosso mercado. O produto que hoje aqui temos, quer lutar como sendo a melhor compacta que já a Sony fez, e por isso conta com todo um arsenal de excelentes características.

Especificações

RX100 Câmara digital compacta

Cyber-shot™ avançada com sensor grande e lente brilhante e de elevada qualidade

Sensor CMOS Exmor de 20,2 MP e tipo 1.0, lente F1.8, zoom óptico 3.6x, Full HD 50p, LCD de 7,5 cm (3,0")

  • Sensor de grandes dimensões para imagens detalhadas e de baixo ruído
  • Controle belos efeitos de desfocagem
  • Um estilo luxuoso e compacto em alumínio

 

Características DSC-RX100

  • Mais potência de imagem, menos espaço
  • Mostre o seu estilo, com uma câmara mais leve
  • Veja mais detalhes com um sensor maior
  • Melhore os detalhes e capte a acção
  • Capte mais luz e melhores imagens
  • Ajuste as imagens como um profissional
  • Vídeos com o toque num botão
  • Aspecto cinematográfico garantido
  • Vídeos mais estáveis e com menos falhas
  • Excelentes resultados, sempre fáceis
  • Imagens mais nítidas com pouca luz
  • Sempre de olho no objecto
  • Focagem à sua maneira
  • Aproxime o objecto
  • Crie retratos dos seus familiares e amigos
  • Junte um toque de profissionalismo às suas fotografias
  • Veja as suas opções criativas
  • Desperte o artista que há em si
  • Veja o seu ecrã claramente, mesmo sob a luz do sol
  • Capte momentos únicos
  • Obtenha uma vista ainda mais ampla
  • Poupe tempo com os botões de funções e a recuperação da memória
  • Partilhe e desfrute de todas as suas memórias

 Especificações fornecidas pela Sony

 

Embalagem

A embalagem é bastante é sóbria, com um preto a dominar a imagem. Na parte frontal temos uma pequena foto da máquina com a lente aberta. Temos o logo da Sony assim como o Slogan. Temos também o modelo da máquina, e a gama a que pertence. Como podem observar a embalagem é cúbica.

De um dos lados temos os acessórios opcionais existentes para esta máquina. Como podem observar, temos um protector de ecrã, bateria recarregável e uma hard case.

Nesta lateral, podemos observar a maior parte dos detalhes técnicos, como por exemplo o sensor de uma polegada, a gravação de vídeo FULL HD 1080P, entre outros.

Um dos lados nada acrescenta, enquanto no outro temos mais especificações.

A embalagem foi extremamente bem desenhada, pois o cubo “desenrola-se”, para mostrar o que existe no interior.

Isto é o que temos após abrir a embalagem. A câmara, acessórios, e manuais.

Aqui temos os acessórios incluídos nesta embalagem. Temos um cabo para ligação USB (microUSB), uma fita para o pulso, bateria recarregável, e o carregador e respectivo cabo.

Sony Cybershot DSC-RX100

Nesta primeira foto podemos observar o aspecto sóbrio desta máquina, com um preto brilhante muito agradável. Temos também a indicação das lentes que a máquina utiliza, a luz para olhos vermelhos, o logótipo Sony e a indicação Zeiss.

Aqui podemos observar a traseira da câmara, sendo que podemos observar o grande ecrã- Temos também botões para diversas funções, assim como um botão com uma pinta vermelha, dedicado exclusivamente à gravação de vídeo.

Aqui temos a entrada micro-USB que serve como carregador, tal como para passar conteúdo da marca para o computador. É uma pena que a bateria apenas carregue por micro-USB, dificultando a utilização de duas baterias.

Olhando no topo, temos a saliência para o flash, o botão de ligar e desligar a máquina, um slider para ajustar o zoom, botão para tirar foto e uma roda para selecção de modo. Caso reparem, a lente é ajustável, podendo o ajuste da lente funcionar com 6 características pré-definidas diferentes (como por exemplo zoom, alterar exposição, entre outros.)

Já na parte inferior, temos a tampa de bateria e cartão SD, uma porta HDMI (micro HDMI) e o suporte para tripés.

Aqui podem ver melhor a tampa e o que se encontra no interior.

Aqui com a objectiva prolongada, ligada, que como podem ver é bastante grande, contudo, quando desligada, a máquina torna-se bastante compacta, devido às suas reduzidas dimensões, tornando-se assim uma point and shoot de eleição, apesar do seu preço algo elevado, pois é algo que podemos levar connosco para qualquer lado.

Utilização

No que toca a modos para utilização, a Sony RX100 oferece modos para todos os gostos. Desde modos automáticos (alguns com características especiais como o i-auto +), até modos indicados para retratos ou cenários. Contudo, como com algumas máquinas Sony de entrada de gama, não existe um modo dedicado para macro, sendo este activado automaticamente. É algo um pouco difícil de justificar, pois, numa câmara para entusiastas como esta, é algo de fundamental. Falando do Flash, é libertado por software e fechado manualmente. O facto de podermos ajustar o flash, é algo muito agradável para modificar a intensidade do mesmo ao nosso gosto.

Já o corpo, é um pouco escorregadio, algo devido à falta de um punho, ou alguma superfície rugosa para facilitar o manuseamento da máquina. Isto faz com que tenhamos cuidado extra ao pegar na câmara durante a sua utilização.

Falando então de performance a sério, lembrem-se que esta câmara possui um sensor de 1 polegada, em comparação com os de 1/(2.3) polegadas das compactas normais. Isto deverá resultar em fotografias mais luminosas e com melhor detalhe, visto que um sensor maior trará mais luz para dentro do mesmo.

Aqui temos uma sucessão de várias fotos com Isos diferentes, sendo que podemos observar que maior ISO, significa mais ruído na imagem. Temos, da esquerda para a direita, 80,100,125,200,400,800,1600 e 3200.

Também podemos observar um pouco de detalhe em macro, como por exemplo nesta imagem.

 

De resto vou deixar que todas as fotos falem por si. Como podem observar, os seus 20 Mpix, fazem com que esta máquina seja excelente para crops. Para além disso, é uma compacta capaz de rivalizar com muitas full-size. Temos imagens que apresentam pouca cor, tal como temos imagens que apresentam várias gamas de RGB, podendo ver que as cores são reproduzidas fielmente pela máquina.

 

Já o vídeo também é extremamente competente, pois não só a imagem é bastante boa, como o som é muito bom para microfones integrados na câmara. Como exemplo, temos os vídeos acima, ou mesmo o nosso unboxing às ventoinhas da Noctua, em que tudo foi realizado pela câmara.

Conclusão

Positivo

+ Tamanho

+ Qualidade de Foto

+ Qualidade de Vídeo

 

Negativo

- Falta de “grip”

Preço de venda médio: 579,99 €

Performance: 9.5/10

Preço: 8/10

Qualidade de Construção: 9.5/10

Geral: 9/10

 

 

Esta foi a primeira análise de câmaras fotográficas no InsideGeeks, pelo que temo que não seja muito elucidativa para todos os leitores. Contudo, fizemos o nosso melhor para poder ilustrar e demonstrar o que esta Sony DSC-RX100 nos pode oferecer neste campo. Temos uma compacta com todos os argumentos para se tornar a rainha das máquinas de bolso, devido a todos os argumentos que oferece. O preço é elevado? Sim, ainda assim é compensado por todas as características que esta máquina oferece, quer seja a gravação de vídeo FULL HD 1080P, ou os 20 Mpix de câmara, ou lentes Zeiss. Apenas de negativo, a falta de “grip” no corpo da máquina, pois o alumínio do qual a mesma é feita, faz com que seja naturalmente escorregadia.

Esta máquina está perfeita para todos os entusiastas da fotografia que queiram deixar a sua reflex em casa por um dia, mas que não se sentem satisfeitos pela qualidade das “point and shoot” normais. Aqui a RX100 expõe todo o seu poderio. Pode também ser uma rampa de lançamento para futuros fotógrafos. Para quem quer que seja, e que possa dar o seu valor monetário, aconselhamos esta máquina, que recebe um selo de recomendação do InsideGeeks! 

 

Agradecemos à Sony pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

 

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter