Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise OCZ Revodrive 3 X2 240GB

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Após a análise a um SSD de Kingston na semana passada, temos algo completamente diferente, desta vez, vindo da OCZ. Digamos que se trata de dois SSD’s “colados” em “RAID”, o que lhe permite obter velocidade estonteantes e brutas. A controladora deste SSD está a cargo do Sandforce. Falamos pois do Revodrive 3 X2 PCI-E, um SSD tão rápido que a OCZ utilizou uma interface PCI-E, em vez do usual SATA III. Tem versões de 240, 480 e 960 GB, sendo que a que vamos analisar hoje e a versão de 240GB. Para além disso, vamos ensinar algumas das coisinhas que a OCZ implementou neste SSD.

 

Primeiro contacto

 

A OCZ é uma marca que ganhou reputação pelos módulos de memória DDR que produzia, tendo inclusive alguns produtos de cooling bem conhecidos, assim como mais recentemente, fontes de alimentação. Utilizando o seu conhecimento em chips de memória, a OCZ foi uma das pioneiras dos SSD, tendo diversificado a oferta muito cedo. O produto que hoje temos para análise é o topo de gama da linha no que toca a performance, da OCZ, ou seja, o OCZ Revodrive 3 X2. No site temos inúmeras referencias a números estonteantes de velocidade que este SSD pode atingir, como por exemplo 1500 MB/s de Leitura e 1225 MB/s de escrita. Vamos ver se o que a OCZ refere, confere com a realidade.

Especificações

  • Available in 240GB, 480GB and 960GB capacities
  • PCI-Express Gen. 2 x4 interface
  • MLC NAND flash
  • Full height form factor
  • OCZ SuperScale Storage Controller
  • Virtualized Controller Architecture 2.0
  • Bootable as a direct-attach device
  • Data Encryption
  • SMART monitoring
  • 167.64 (L) x 98.42 (W) x 15.25mm (H)
  • Weight: 114g
  • Operating Temp: 0°C ~ 70°C
  • Ambient Temp: 0°C ~ 55°C
  • Storage Temp: -45°C ~ 85°C
  • Power Consumption: 7.5W idle, 8.3W active
  • MTBF: 1,000,000 hours
  • 3-Year Warranty
  • Current OS Supported: Windows 7 32/64

240GB Max Performance

  • Read: Up to 1500 MB/s
  • Write: Up to 1225 MB/s
  • Max Random Write 4KB (Aligned): 200,000 IOPS

 

“PCI-E Solid State Drive / Workstation-Class / 230,000 IOPS / 240GB-960GB 

Designed with power users and multimedia designers in mind, the RevoDrive 3 X2 SSD Series provides the ultimate storage solution for intensive workstation applications with maximum performance and a sophisticated feature-set based on OCZ's proprietary 
Virtualized Controller Architecture 2.0 (VCA) technology and OCZ's SuperScale storage accelerator. 

The RevoDrive 3 X2 provides unique benefits to users by incorporating features from the VCA 2.0 flash virtualization software that allow certain direct memory access (DMA) and data management functions. Included in this feature-set are OCZ’s exclusive command queuing and queue balancing algorithms, which can be handled by the onboard processing core for higher performance and reduced burden on the host resources. VCA 2.0 is also the only virtualization layer in the industry with TRIM and SCSI unmap support to enhance sustained performance and provide greater endurance by significantly reducing the overhead associated with garbage collection. Furthermore, VCA also offers consolidated SMART support and provides system administrators with advanced features for monitoring, analyzing, and reporting device attributes.

With an all-new architecture, the RevoDrive 3 X2 shatters its predecessor’s performance record and is faster than comparable solutions ten times the price. Eliminating the SATA bottleneck,the PCIe-based Revo3 X 2 delivers ground-breaking 1.5GB/s of bandwidth and 230,000 4KB random write IOPS making this an ideal SSD for high performance applications,multimedia,and workstations. Additionally, the Revo3 X2 offers up to an ample 960GB capacity for users in media development and management looking for more storage room.

Available in 240GB, 480GB and 960GB capacities, the OCZ RevoDrive 3 X2 provides exceptional performance and reliability features for data warehousing, applications, multimedia files, and operating systems with the superior durability, and energy efficiency of SSDs.”


Especificações retiradas do site da OCZ

Embalagem

 

A embalagem é bastante apelativa, sem, contudo, apostar em grafismos excessivos, pois este produto é destinado ao utilizador que já sabe o que quer, e o qual não é o exterior que vai fazer mudar a sua opinião acerca do produto. Na parte frontal temos uma imagem da placa, o título da mesma, e algumas características chave, com um esquema de cores bastante sóbrio.

 

Como podem observar, tudo bastante simples por parte da OCZ, sendo que na parte traseira temos características mais específicas, tendo um texto em várias línguas que exemplifica um pouco o que é este produto.

 

Após retirarmos o invólucro em cartão fino, chegamos ao interior da embalagem, já em cartão grosso, e aí sim temos uma visão do carácter profissional deste produto. O cartão canelado extremamente apelativo, juntamente com o título PCI-Express Solid State Drive, quase que conferem solidez a este produto.

Após abrirmos a caixa de cartão preto, podemos observar que o produto vem extremamente bem embalado, com espuma a proteger de eventuais choques no transporte, adicionando um saco anti-estática para protecção extra. Temos os acessórios por debaixo do produto, sendo eles um autocolante, assim como um manual que ensina a configurar o nosso Revodrive 3 X2 da melhor maneira.

SSD

Para melhor compreender o porquê e a razão de ser deste SSD, temos de dar uma pequena explicação acerca do funcionamento deste SSD. A OCZ denomina-a de OCZ Virtualized Controller Architecture V2.0 . Muito basicamente, pensem nesta tecnologia como sendo um RAID 0, sem as desvantagens do mesmo. Contudo, por ser baseada em SCSI, ainda não possui suporte para TRIM, o que nos SSD é algo de muito importante. Ainda assim, as velocidades frenéticas do RAID 0 são atingidas, sem comprometer a integridade dos dados, pois os dados são guardados em memória não volátil, assegurando que uma falha de energia, não irá comprometer a sua integridade. Abaixo deixamos uma imagem assim como um vídeo que explica esta tecnologia melhor, para quem pretender saber um pouco mais acerca da mesma.

Penso que o vídeo seja bastante elucidativo, para quem a imagem não chegou para melhor compreender.

Voltando à embalagem em si, temos aqui o SSD no escudo anti-estática.

Já fora do saco, podemos observar que tem um PCB preto, assim como uma interface PCI-E X4


Uma vista da traseira da placa.

Um close-up nos chips de memória flash utilizados nesta placa.

A placa de expansão, na traseira, traz um autocolante que identifica a série a qual este produto pertence.

Aqui podemos ver o dissipador encarregue de arrefecer o chip controlador da OCZ, totalmente passivo.

O controlador utilizado neste SSD é um Sandforce SF-2281, neste caso dois, pois existe um por cada placa de memória (lembrem-se que este SSD é composto por duas placas de chips de memória flash, que o chip da OCZ unifica sobre um, como se fosse RAID).

As duas camadas de chips.

Pois bem, lembram-se dos valores ditos pela OCZ acima? Nós também, e vamos ver se realmente se realizam.

Sistema de teste

O Kingston HyperX 3K 120GB vai ser testado no seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kinston HyperX 3K 240GB

- Antec HCG 620W

- Antec Kuhler H20 920

- Sapphire HD6870

- Antec Eleven Hundred

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kinston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Todos os testes vão ser repetidos cinco vezes de modo a despistar eventuais problemas e obter resultados o mais homogéneos possível.

Instalação

A instalação é bastante simples, apenas colocar a placa no slot indicado e instalar os drives fornecidos pela OCZ e assim estamos prontos a utilizar a drive.

Resultados

  

Aqui temos os resultados deste disco. Os resultados estão bem abaixo daquilo previsto pela OCZ, contudo, a mesma indica que tais resultados são para benchmarks brutos, e não para algo como o CrystalDisk Mark que indica uma utilização mais geral. Ainda assim, fica numa posição tão boa quanto o Vertex 4 da marca.

Também com dados incompressíveis, o Revodrive apresenta-se longe dos resultados anunciados pela marca. Assim sendo, para já, o OCZ Vertex 4 ainda se apresenta como uma melhor opção.

 

De seguida passamos para o Atto, que já lida com outro tipo de dados e pronto, basta olhar para os resultados, temos uma besta de SSD: um máximo de 1525 MB/s de Leitura e de 1247 MB/s de escrita, simplesmente fenomenal. É pena que contudo, seja apenas num programa restrito.

 

Este benchmark, claramente não reflecte o potencial deste OCZ Revodrive, sendo que apenas obtêm a terceira posição de entre 4 SSD’s.

 

Aqui vemos o poder bruto deste revodrive 3 X2. Obtivemos mais de 100.000 IOPS, o que é algo extremamente fantástico para power users!

 

Agora acima temos o tempo que o mesmo tipo de instalação do Windows 7 64 bits Ultimate, demora a iniciar num SSD. Como poder observar essa é uma das grandes vantagens deste tipo de disco, sem contar com uma maior fluidez em Windows, que se sente enquanto se abre pastas num tipo de disco e no outro. Contudo o pequeno delay ao iniciar o computador (inicialização da BIOS do controlador), faz alguma diferença. Ainda assim, como apenas contamos após essa adição, obtêm resultados normais para um SSD. Experimentámos ainda copiar um ficheiro de 10GB , que, num minuto, se fez a transferência, algo simplesmente fenomenal.

Conclusão

 

Positivo

+ Performance Bruta

+ Destinado a Power Users

Negativo

- Preço

Preço de venda médio: 450 € em Portugal

Performance: 10/10

Preço:6/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 8/10

 

Este é sem dúvida um produto de nicho, e sem dúvida que a OCZ sabe disso. Pode também ser a introdução de algo novo no mercado, e que esteja para ficar. Temos performance absolutamente extraordinária, contudo apenas no ATTO, aquele benchmark que menos reflecte a performance no dia-a-dia. Posto isto, fica a questão: vale a pena adquirir este produto? Caso sejamos power-users, definitivamente é uma proposta a considerar. Este Revodrive 3 X2 foca-se em workstations e power users, que com a performance do seu material, vão fazer variar o tempo, e nestes meios tempo é dinheiro, tal como o resultado de mais de 100.000 IOPS no IOmeter demonstram. Ainda assim, é bom ver que as marcas inovam, portanto, “Kudos OCZ, Kudos”.

 

Agradecemos à OCZ pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter