Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Kingston HyperX 240GB

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Digamos que vamos ter algumas análises a SSD’s aí para vir. Começamos com esta análise à versão de 240 GB, do já conhecido Kingston Hyper X 3K. Caso se lembrem, tivemos a versão de 120 GB para análise (podem vê-la aqui), sendo que, à medida que os preços descem, cada vez mais faz sentido deixar definitivamente os discos mecânicos apenas para armazenamento. Para além de possuir mais 120 GB que a versão analisada anteriormente, possui também melhores resultados. Mas deixemos isso para depois.

Primeiro contacto

 

A Kingston é uma marca muito conhecida no mercado da memória NAND flash, produzindo SSD’s, pen drives, memórias para pc entre outros. Possui várias gamas dos seus produtos, para irem de encontro às necessidades do polivalente mercado de utilizadores. Para esta análise temos um produto orientado para o mercado budget, tentando não descurar a performance. O 3K no nome indica que esta unidade SSD possui os mais recentes 3k PE(ciclos de programar/apagar) NAND (tipo de memória). Este 3K indica que a marca assegura no mínimo 3,000 mil escritas completas da capacidade do disco, sendo que isto significa que ainda deve manter a sua performance durante alguns anos. Este disco é baseado na controladora Sandforce SF-2281, presente em vários outros SSD’s, sendo que apesar da boa performance, geralmente possui alguns problemas com dados compressíveis. Vamos compará-lo com o Kingston Hyper X 3K 120 GB e o Vertex 4 que tivemos para análise

Especificações

  • Capacidade: 240GB
  • Controlador: SandForce SF-2281
  • Máximo Leitura: 555MB/sec
  • Máxima Escrita: 510MB/sec
  • Maximo I/O Por Segundo (IOPS): 95000 IOPS (4KB File, READ)
  • NAND Flash: Multi-Level Cell (MLC)
  • Interface: SATA-III / 6Gbps (Retrocompatível com SATA-II / 3Gbps)
  • Suporte a TRIM (Requires Windows 7)
  • Garantia: 3 Anos

 

“HyperX performance at an exceptional price.

Budget-minded gamers and enthusiasts will benefit from the lower price of Kingston's new HyperX 3K SSD. This solid-state drive combines premium 3000 program-erase cycle NAND with the second-generation SandForce controller. Its lower price means more users can experience ultra-responsive gaming, multitasking and multimedia computing power. 3K loads games and applications faster, increases frames per second (FPS) for an improved gaming experience and allows for quick transfers and edits of large media files. HyperX 3K provides high-speed SATA Rev. 3.0 (6Gb/s) performance and blazing fast random and sequential read/write speeds. SandForce DuraClass™ technology provides the latest data integrity protection for ultimate endurance over the entire life of the drive. HyperX 3K SSD comes in a sleek, black and aluminium case design, accentuating the look of any power user's system. For added peace of mind, HyperX 3K SSD is backed by a three-year warranty and legendary Kingston reliability.

Features

SandForce controller technology

High-speed SATA Rev 3.0 (6Gb/s) transfer speeds

Advanced Wear-Leveling Technology

User-Configurable Over Provisioning4

Performance — incredible speeds for enhanced productivity

Reliable — much less likely to fail than a standard hard drive

Shock-Proof — dropping your notebook no longer means losing your data

Cool & Quiet — runs silent and with no moving mechanical parts to generate heat

Innovative — uses NAND Flash memory components

Supports TRIM3 — enhances device wear leveling by eliminating merge operation for all deleted data blocks

Supports S.M.A.R.T. (Self-Monitoring, Analysis and Reporting Technology)

Guaranteed — three-year warranty, free technical support and legendary Kingston reliability”

Especificações retiradas do site da Kingston

Embalagem

 

A embalagem é em todo similar à versão de 120GB, sendo que apenas a referência relativa à capacidade muda. Assim sendo, a Kingston apresenta o seu SSD numa embalagem bastante agradável, com a parte frontal a ser sem dúvida muito apelativa. Nela encontramos referências à série a que o produto pertence, assim como a capacidade. Temos também referências à capacidade e às velocidades que o produto pode atingir. Tudo isto muito bem enquadrado no fundo escuro e agressivo, no qual uma imagem real do SSD sobressai.

 

Também a parte traseira é igual, podendo observar uma pequena grelha com várias línguas diferentes, na qual a Kingston indica quais os benefícios que esta drive trará ao sistema. Para além disso, no topo temos mais uma vez o grafismo da série Hyper X assim como referência à capacidade e compatibilidade SATA III. Mais abaixo temos um diagrama que indica os vários acessórios incluídos, interessante para o utilizador saber o que vai contar ao comprar o produto.

 

Nas laterais temos mais um pouco de características chave, que permitem melhor conhecer o produto, e mais uma imagem do mesmo.

No final de contas, podemos ver que a Kingston apostou por fazer uma embalagem contida, mas agressiva e cativante, enquanto informa o utilizador.

Tal como na versão de 120GB, após abrirmos a embalagem, somos confrontados com o SSD muito bem aconchegado em espuma, quase como que num trono, no qual o podemos observar (visto que o mesmo é bastante apelativo).

 

Também o kit de acessórios é igual. Por baixo daquela espuma encontramos os acessórios visíveis acima, temos uma caixa para o disco de 2.5 polegadas, um adaptador para baía de 3.5 polegadas, um CD com software, uma chave de fendas em forma de caneta, um cabo SATA III azul, quatro parafusos para a parte inferior do SSD e outros quatro para a lateral. Por fim, para utilizar juntamente com a caixa, temos um cabo USB para ligar ao computador. Um pacote de acessórios ideal para os utilizadores que se encontram no processo de update de disco num portátil, visto que a caixa para o disco externo permite que utilizem esse mesmo antigo disco, para aumentar a capacidade de armazenamento.

SSD

 

Aqui temos a drive SSD. O alumínio polido confere um aspecto agradável à mesma, contudo não será esse um ponto fulcral, visto que geralmente não se encontrará à vista no chassis. Ainda assim é interessante a qualidade de construção deste SSD. Contudo, ponto de venda serão com certeza os 555 MB/s de leitura e 510 MB/s de escrita que a Kingston anuncia. E qual a melhor maneira de demonstrar o potencial desta drive? Passar para os testes é claro.  Também uma pequena referência à capacidade superior, que será de muito bom grado para os utilizadores que pretendam dispensar um disco mecânico para jogos, visto 240GB ser possível a instalação de alguns jogos.

Sistema de teste

O Kingston HyperX 3K 120GB vai ser testado no seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Antec HCG 620W

- Antec Kuhler H20 920

- Sapphire HD6870

- Antec Eleven Hundred

Um agradecimento à Noctua, à Antec e a GeIL por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Todos os testes vão ser repetidos cinco vezes de modo a despistar eventuais problemas e obter resultados o mais homogéneos possível.

Resultados

 

Este benchmark utiliza data incompressível por defeito, o que normalmente aparenta ser um problema para os SSD’s que utilizam a controladora Sandforce incluída neste SSD.

 

Aqui temos os resultados deste disco. Como podem observar na leitura sequencial, obtemos cerca de 500 MB/s, devido ao facto deste benchmark utilizar dados incompressíveis, estando assim, apenas 50MB/s distantes dos 550 MB/s anunciados. Relativamente à escrita também temos apenas 332 MB/S, ao contrário dos 510 MB/s anunciados. Contudo, e ao comparar com o HDD normal, podemos ver que em tudo se trata de uma melhoria, o que trará uma maior fluidez ao sistema. Também obtêm melhores resultados que a versão de 120GB.

 

 

De seguida passamos para o AS SSD, que também lida com dados incompressíveis. Como podem observar os resultados são semelhantes. Ainda assim, vemos melhorias na versão de 240GB.

  

De seguida passamos para o Atto, que já lida com outro tipo de dados e aí sim, podemos observar as velocidades que a Kingston informa. A velocidade de escrita ficou num máximo de 534 MB/s (superior aos 510 MB/s anunciados) e a de leitura ficou pelos 559 MB/s (também superior aos 555 MB/s anunciados).

De seguida utilizamos um benchmark da Futuremark, o PCMARK7. Analisámos o disco no teste system storage, tendo conseguindo um resultado de 5379 marks. Contudo, como nem só de benchmarks sintéticos se faz a utilização de um disco, passamos para os resultados reais.

 

Agora acima temos o tempo que o mesmo tipo de instalação do Windows 7 64 bits Ultimate, demora a iniciar num SSD. Como poder observar essa é uma das grandes vantagens deste tipo de disco, sem contar com uma maior fluidez em Windows, que se sente enquanto se abre pastas num tipo de disco e no outro. Também a pontuação em Windows é máxima (7.9).

Conclusão 

Positivo

+ Boot rápido

+ Exterior Apelativo

+ Performance agradável

+ Acessórios

Negativo

- Performance sofrível com dados incompressíveis

Preço de venda médio: 209 € em Portugal

Performance: 9/10

Preço:9/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 9/10

 

 

Com o passar de tempo, e o desenvolver da tecnologia, o preço dos SSD vai calmamente caindo, tornando-se assim mais acessível para nós. Já é possível comprar SSD’s de 120GB por cerca de 80€, sendo um upgrade fácil e que certamente dará muito mais vida a um portátil antigo, do que a troca de CPU, por exemplo. Este SSD que analisámos, pretende já ser um SSD de SO + Jogos, visto que os 240 GB já permitem a instalação de alguns jogos de nova geração. Por 209€ (já inferior a 1€ por GB), conseguimos ter uma performance excepcional, que pode baixar para os cerca de 180€ se a versão escolhida não for a upgrade. Assim sendo, é sem qualquer dúvida, que reforçamos aquilo que dissemos na análise anterior, o Kingston HyperX 3K 240GB é um produto recomendado pelo InsideGeeks!

 

Agradecemos à Kingston pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter