Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Antec P280

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Para o último produto, desta remessa da Antec, temos a caixa P280. Muito basicamente, é a vertente silenciosa da caixa Eleven Hundred aqui analisada à algum tempo. Pertence também à linha de performance da Antec, contudo pretende marcar pelo baixo ruído e não tanto pela performance bruta. Podemos observar que a Antec optou por um visual mais conservador, em detrimento do visual agressivo da Eleven Hundred. Em termos de dimensões é similar à Eleven Hundred, e possui, de origem, apenas três ventoinhas de 120mm a retirar o ar quente da caixa. Será que é o suficiente para convencer? 

 

 

Primeiro contacto

 

 

Como dito em análises anteriores, a Antec é uma empresa que quem possui conhecimento na área, facilmente associa a fontes de alimentação de qualidade e caixas muito apelativas. Mais recentemente apostaram no cooling de cpu’s, mais concretamente em sistemas de refrigeração líquida fechados, fazendo concorrência à série Hx0 da Corsair, entre outros. Desta feita, vamos analisar mais uma das excelentes caixas da Antec, a P280, uma caixa desenhada a pensar no baixo ruído, sem descurar a qualidade. Partilha a estrutura interna com a Antec Eleven Hundred, mas as semelhanças ficam-se por aí. Desde esponja absorvedora de ruído, a uma porta frontal, temos claramente duas caixas muito diferentes. Será que vale a pena apostar nesta aposta em vez da Eleven Hundred?

Especificações

“Sophisticated Performance Refined

Sophisticated and cutting-edge, the P280 emphasizes the ease of use, quiet technology and unparalleled performance characteristic of Antec's Performance One series. This advanced enclosure comes equipped with features that will maximize your PC experience, from Quiet Computing™ panels & HDD drive bays, to grommet-lined cable routing holes with ample space behind the motherboard tray. The P280 accommodates motherboards up to XL-ATX and includes nine expansion slots to support up to four 13.0" / 330 mm graphics cards. And with convenient tool-less optical drive bays, easy-access front & bottom PSU intake air filters, two front panel USB 3.0 ports and an affordable price, you get an elite enclosure that will last you for builds to come.

Features

 

9 expansion slots and up to XL-ATX motherboards           

2 front panel USB 3.0 ports  

Advanced cooling system: includes 3 fans and 4 additional fan mounts           

Dual-layer design: 0.8 mm steel / polycarbonate side panels deaden noise

 

6 quiet 3.5” / 2.5” drive bays utilize trays with preinstalled silicone grommets    

120 mm internal intake fans (optional) 

Triple-layer (aluminum, plastic, foam) front bezel with double-hinged door: opens up to 270°          

Grommet-lined cable routing holes with 30 mm of space behind the motherboard tray

 

3 tool-less 5.25” drive bays  

Fan power hub: 4 x 3-pin fan connector on a single Molex

PSU intake & front air filters

 

Specifications

Model      P280

Case Type             Super Mid Tower

Color(s)  Black with gunmetal anodized aluminum front door

Cooling System     

• 2 x 120 mm top TwoCool™ exhaust fans

• 1 x 120 mm rear TwoCool™ exhaust fan

• 2 x 120 mm internal intake fans (optional)

• 2 x 120 mm front intake fans (optional)

• Fan power hub allows you to connect four 3-pin fans to a single Molex for improved cable management

Drive Bays             • 3 x 5.25” tool-less drive bays

• 2 x 2.5” drive bays (dedicated)

• 6 x 3.5” / 2.5” drive trays

Front Ports             2 x USB 3.0 with internal motherboard connector

2 x USB 2.0

Audio In/Out

Expansion Slots /

video card size       • 9 expansion slots

• Maximum video card size: 13” / 330 mm

Maximum CPU Cooler Height               6.7" / 170 mm

PSU        No power supply included

Motherboard Support             XL-ATX [13.6” x 10.3” (345 mm x 262 mm)], Standard ATX, microATX, Mini-ITX

CPU Cutout            Enlarged CPU cutout

Cable Management                30 mm of cable routing space behind motherboard tray

Side panel features                None

Dimensions           

• Unit Dimensions:

- 526 mm (H) x 231 mm (W) x 562 mm (D)

-20.7” (H) x 9.1” (W) x 22.1” (D)

• Package Dimensions:

-575 mm (H) x 290 mm (W) x 630 mm (D)

-22.6” (H) x 11.4” (W) x 24.8” (D)

Weight    • Net Weight: 22.3 lbs / 10.2 kg

• Gross Weight: 26.5 lbs / 12.0 kg

 

Especificações retiradas do site da Antec

Embalagem

A embalagem é a usual da Antec e dos seus produtos da linha performance. Temos um fundo preto com uma lista amarela, dando um toque agradável. Na parte frontal da embalagem temos uma foto da caixa, juntamente com o nome do produto, o slogan e o local onde o mesmo foi produzido.

 

As laterais nada de muito importante adicionam, sendo que um dos lados possui mais uma imagem da caixa, e o outro possui uma imagem do interior, ainda que tais imagens sejam úteis para embelezar a embalagem.

Já na parte traseira da embalagem, penso que seja onde temos aquilo que será mais relevante para o comprador. As várias características chave da caixa encontram-se ilustradas, assim como escritas em várias línguas, o que será interessante para o menos conhecedor do produto.

Já na parte superior, temos as características em forma de tabela, escritas em sete línguas diferentes.

 

Acima podemos ver que a caixa vem extremamente bem embalada, de modo a não sofrer danos durante o seu transporte.

Os acessórios incluídos.

Antec P280

Exterior

Esta é a caixa em todo o seu esplendor, logo após ter sido retirada do plástico que a envolvia, contudo ainda com o plástico na porta frontal.

A frontal da caixa é simplesmente fenomenal, numa pintura de cinzento metálico, dando um aspecto bastante enaltecedor à caixa.

Passando as opções de conectividade frontais, temos da esquerda para a direita, o indicador de LED HDD, a entrada 3.5mm para Headphones, a entrada input 3.5mm para microfone, 2 USB 2.0, 2 USB 3.0 e o LED Power. Caso se lembrem, disposição igual à da Antec Eleven Hundred, sendo que portas USB 3.0 frontais são sempre muito bem vindas.

  

Aqui temos a frontal aberta, revelando as 3 baías de 5.25 polegadas, assim como a frontal em favos de abelha.
 

A parte onde as ventoinhas vão buscar o ar tem um filtro facilmente removível, que assegura a manutenção muito mais fácil, pois impede que o pó se acumule no interior da caixa.

Aqui temos o lado esquerdo da caixa, que, como podemos observar, não possui qualquer tipo de local para instalação de ventoinhas. Isto de modo a garantir um airflow unidireccional e o máximo silêncio. A porta roda 270 graus e fixa-se na lateral como podemos observar.

Aqui temos o lado direito da caixa. Ao contrário da Antec Eleven Hundred, que têm um local para ventoinha junto ao backplate, podemos observar que também este é liso, sem qualquer local para instalação de ventoinhas. Isto confere um aspecto claramente mais sóbrio.

 

Alguém está a ter um dejá-vu? Pois bem, este topo é papel químico com a Eleven Hundred, nos botões de power e reset. A única diferença é que a Eleven Hundred possui uma ventoinha de 200mm, ao contrário das duas de 120mm que esta possui. É certamente uma mais-valia caso tenham a ideia de por watercooling.

Já na parte inferior da caixa, temos pés em borracha (alguém ouviu as críticas que fizeram à Eleven Hundred neste capítulo), um selo do controlo de qualidade, e o filtro da ventoinha da fonte de alimentação (que é facilmente removível, como veremos mais à frente).

Aqui temos uma vista geral da parte traseira. Como podemos observar, toda ela é da mesma cor da caixa, conferindo uma sensação de continuidade.

Aqui temos o local de instalação da fonte de alimentação.

Temos 9 slots de expansão, juntamente com 2 locais para passagem de tubos de watercooling.

Mais acima, temos o local de instalação do espelho da motherboard, e a ventoinha traseira de exhaust.

Um toque certamente interessante e inovador é a inclusão de um controlador de velocidades na parte traseira da caixa.

Interior

Este panorama geral do interior, permite observar que temos bastante espaço para uma instalação. O corte no tray é bastante generoso, e todas as artimanhas que encontramos aqui, também podemos encontrar na Eleven Hundred.

Este é o usual sistema de retenção sem parafusos da Antec, nas baías de 5.25 polegadas. Simplesmente basta deslizar a drive, que irá bloquear no local, sem qualquer dificuldade.

Este sistema de discos 3.5 polegadas da P280, é um pouco diferente do da Eleven Hundred, uma vez que necessita de parafusos para fixar o disco, tudo em nome do máximo silêncio, pois estes suportes absorvem a vibração.

Voltando para o corte no tray, podemos observar que é largo o suficiente para instalar qualquer backplate existente, pelo menos, até ver, não tive dificuldade com os coolers utilizados.

Este é o filtro de fácil remoção que referi mais acima, permitindo uma fácil manutenção.

Este é o lado oposto ao esquerdo, que, aquando da abertura, comporta os acessórios. Temos bastantes locais para arrumação de cabos, algo essencial para quem pretende um airflow desimpedido na sua caixa.

Um corte especialmente para passagem do cabo de power do CPU.

Como podem observar, temos uma largura ainda bastante grande para a arrumação de cabos na parte traseira da caixa. Os cortes são revestidos a borracha de modo a impedir o desgaste dos cabos.

Aqui podemos observar as 3 ventoinhas de 120mm incluídas na caixa.

Este é o conector molex, que permite alimentar até 4 fans de 3 pinos de uma só vez.

Este é o sistema de retenção dos discos rígidos.


Aqui é o local para drives de 2.5 polegadas.

Os vários cabos da frontal da caixa.

Mais cabos

Aqui podemos instalar até duas ventoinhas sem qualquer parafuso, de modo a aumentar o airflow, visto que a caixa não possui nenhuma ventoinha a inserir ar na caixa.

Instalação

Aqui podemos observar uma instalação nesta caixa. Digamos que poderia ter ficado muito melhor, caso conseguíssemos esconder os cabos do radiador, contudo dá para perceber o quão bem dá para esconder os cabos de uma fonte de alimentação modular. Toda a instalação decorreu sem problemas, muito devido ao espaço existente para trabalhar e ao facto de já conhecer as entranhas de uma caixa similar.

 

Este é o sistema de retenção utilizado para os discos de 3.5 polegadas.

 

Testes

A Antec P280 vai ser testada no seguinte sistema:

- Intel i5 3570k 3.4 @ 4.5 GHz 1.25v

- 16 GB GeIL Evo Veloce 1866 MHz @ 2200 MHz

- Asrock Z77 PRO3

- Samsung 160 GB

- AMD Radeon HD 6870 (1GB) OC (970 mhz/1230 mhz)

- Microsoft Windows 7 Ultimate 64-bit

- Antec Earthwatts 650W Green

- Antec Kuhler H20 920

-Temperatura Ambiente 22 °C

 

Os testes são feitos usando o LinX AVX, com 4GB de RAM e 10 rondas. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior. O gpu é stressado com Furmark e perfil Custom

  

 

Como seria de esperar, a Eleven Hundred consegue melhores temperaturas em qualquer situação. Contudo, no âmbito da especialidade que a P280 foi construída, o silêncio, esta bate sem qualquer problema a Eleven Hundred. O facto de não ter saliências que deixem o ruído passar para o exterior, faz com que seja muito mais silenciosa. Comparando o modo de alta performance das ventoinhas e de baixo, as ventoinhas em low apenas fazem um pouco menos de barulho, contudo perdem bastante performance, sendo por isso preferível tê-las em High. A Antec poderia ter incluído uma ventoinha frontal, que iria ajudar bastante no airflow desta caixa, nem que fosse uma versão de silêncio a 800 rpm, pois a sua temperatura iria ser extremamente beneficiada, sem aumentar o ruído.

Conclusão

 

Positivo

+ Silenciosa

+ Estética

+ Qualidade

Negativo

- Performance

Preço de venda médio: 129,90 € em Portugal

 

Performance: 7.5/10

Preço:8/10

Qualidade de Construção: 8.5/10

Geral: 8/10

 

 

Mais uma vez, damos por terminada uma rodada de produtos Antec. Temos esta P280 com excelente qualidade, contudo é traída por uma performance abaixo do que seria expectável para o preço. Com a concorrência cada vez mais forte, a Antec terá de inovar para conseguir vingar com esta caixa. Simplesmente as caixas da concorrência vêm mais bem equipadas, ainda que possam não ter a qualidade desta. Ainda assim, para quem procura um produto mais premium, e prefere silêncio a performance, tem nesta P280 uma excelente candidata. Apenas vai ter de deixar de lado uma caixa mais performante, contudo nunca é mal jogado, apostar nesta caixa. Temos duas ventoinhas superiores de 120mm que podem vir a dar lugar a um radiador, ou vários locais para discos de 3.5 polegadas. 9 slots de expansão asseguram que não se terá problema em utilizar configurações com múltiplas placas gráficas e temos um excelente sistema de arrumação de cabos. Tudo isto, segurado por uma garantia de 3 anos.

Digamos que, para a finalidade que foi desenhada, a Antec é impecável. Será que podemos pedir mais? Talvez apenas um preço mais baixo. Contudo, continua a merecer o selo de recomendado pela equipa InsideGeeks!

 

Agradecemos à Antec pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

 

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter