Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Antec VP450P

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Na segunda análise da gama de produtos da Antec, temos a fonte de alimentação VP450P. Como dito na análise anterior, a Antec especializa-se na disponibilização de caixas e de fontes de alimentação para entusiastas e para quem procura um produto que sabe que tem qualidade. Agora disponibiliza esta fonte de entrada de gama, para quem procura um pouco mais de segurança do que aquela que as fontes OEM oferecem, assim como qualidade. Muitas vezes os users esquecem-se de apostar naquele que é o componente que assegura a protecção de todos os componentes, que é a fonte de alimentação. Assim sendo, com esta proposta, a Antec pretende oferecer a todos os users potência com qualidade e não potência vazia, como muitas fontes que anunciam quantidades absurdas de potência, sem sequer conseguirem fornecer metade.

 

Primeiro contacto

Como dito acima, a Antec é uma marca que já é conhecida nas andanças de fontes de alimentação, e com esta proposta pretende apelar a todos os que não necessitam de muita potência, mas que querem assegurar uma produto de qualidade. O modelo que aqui analisamos pertence à série á série VP (gama Basiq) da Antec.

 

Especificações

Conector

Quantidade

20+4 pin

1

6 pin PCI-E

1

Sata

4

Molex

4

Floppy

1

4+4pin ATX/EPS

1

 

Features:

450 watts of Continuous Power

ATX12V version 2.3 compliant

Dual +12V rails ensure greater system stability

EuP 2010 compliant assuring efficiency and low standby power consumption

120 mm fan delivers quiet, reliable cooling

Black exterior complements any system

Heavy-duty protection circuitry on all rails prevents damage from a variety of dangers:

- Over Current Protection (OCP)

- Over Voltage Protection (OVP)

- Short Circuit Protection (SCP)

- Over Power Protection (OPP)

Safety: cUL,FCC,CB,BSMI,Gost-R

AQ2 Antec Quality 2 year limited warranty on parts and labor

Unit Dimensions:

- 5.9" (H) x 5.9" (W) x 3.4" (D)

- 86 mm (H) x 150 mm (W) x 140 mm (D)

Packaging Dimensions:

- 4.3" (H) x 9.1" (W) x 6.7" (D)

- 110 mm (H) x 230 mm (W) x 170 mm (D)

Weight:

- Net: 3.3 lbs / 1.5 kg

- Gross: 4.0 lbs / 1.8 kg”

Especificações cedidas pela Antec

 

 Embalagem

Esta fonte de alimentação vem numa caixa de cartão, cujo topo abre, que possui o esquema de cores da Antec, o preto e o amarelo. De seguida, em destaque, podemos observar a potência anunciada de 450W e que a Antec afirma que ao contrário de outras marcas que apenas fornecem o pico máximo das suas fontes, é capaz de ser fornecido continuamente. Após isso existe uma referência à ventoinha de 120 mm que serve para refrigerar a fonte de alimentação, assim como uma referência à tecnologia active PFC, que é o que diferencia este modelo VP450P do modelo anterior, VP450, que não possuía PFC activo. Esta era uma das causas pela qual a Antec não podia rotular o produto anterior como 80+ plus de eficiência. O slogan da Antec é também forte, e pretende demonstrar o que a Antec quer atingir com este produto, “Strictly Power – No bells. No whistles. No nonsense.” Ou seja, a Antec não está a anunciar características exuberantes, mas sim apenas aquilo que o seu aparelho é capaz.

 

Do lado esquerdo da caixa, podemos encontrar informação acerca da distribuição da potência pelos vários rails de alimentação.

Do lado direito temos os vários conectores presentes nesta fonte de alimentação, assim como as expectativas da Antec para esta linha de produtos, em várias línguas diferentes.

 

Da parte traseira temos as especificações em cinco línguas diferentes.

Na parte frontal temos mais uma vez o slogan da Antec acerca desta gama de fontes.

Após a abertura da caixa de cartão deparamo-nos com a fonte extremamente bem empacotada para não sofrer danos na viagem, assim como um pequeno manual e um cabo de alimentação.

Após retirarmos a mesma da caixa ficamos com os seguintes conteúdos: cabo de alimentação, fonte de alimentação, saco de parafusos para instalação da mesma e um manual.

A fonte de alimentação

Após retirarmos a mesma do suporte em cartão, deparamos que a mesma vem envolta em plástico, de modo a evitar riscos na mesma durante o transporte. Também vem um conjunto de cabos bastante avultados, sendo que apenas o cabo de 20+4 pinos tem manga, todos os outros têm apenas o isolamento, algo que não beneficia o aspecto.

Após retirarmos o plástico, notamos que a fonte possui um acabamento em preto fosco muito agradável e na foto é possível ver o nome Antec escrito em relevo.

Aqui é possível ver o PCB populado, em comparação com outras fontes de igual preço, que normalmente pecam na qualidade dos componentes utilizados.

No lado direito da fonte temos as amperagens das linhas, assim como várias informações acerca do produto. De realçar o autocolante com as cores amarelas, de modo a conformar com o esquema colorido da marca. Toda a fonte aparenta ser bem construída, parecendo ser resistente e de um metal resistente.

Agora um pequeno close-up à quantidade de cabos que vamos ter de esconder na preparação de uma configuração, para além disso, a falta de sleeves nos cabos prejudica quem quiser dar um aspecto mais limpo e agradável à configuração, pois mesmo o único cabo com manga é possível ver os cabos que o compoêm.

De destacar a ventoinha de 120 mm que permite o arrefecimento da fonte. A ventoinha é cortesia da Yate Loon e está classificada para 1650 rpm com um ruído máximo de 33 dB, com um airflow máximo de 70.5 cfm. Nesta versão colocada na VP450P, a Antec colocou um sistema que permite a regulação da velocidade conforme a necessidade de referigeração.

Cabo de 20+4 pinos

Cabo 6 pinos PCI-Express

4x Molex 1x Sata 1x Floppy

Cpu alimentação cpu 4+4

3x Sata

Sistema de teste

A Antec VP450P vai ser testada no seguinte sistema:

- Intel Core 2 Duo E8200 (Overclocked @ 4.00 GHz 1.48v) / Stock 2.66 GHz @ 1.2 v

- 4 GB (2x2GB) Corsair DDR3 PC3-10700H

- Asus P5KC (Intel P35)

- Samsung 160 GB

- AMD Radeon HD 6870 (1GB) OC (970 mhz/1230 mhz)

- Microsoft Windows 7 Ultimate 64-bit

-Temperatura Ambiente 25 °C

- Antec One

Instalação

Sendo esta uma fonte não modular, seria de esperar alguma dificuldade na arrumação dos cabos. Para além disso, aquando da instalação dos mesmos, verificamos que o cabo da alimentação do Cpu era bastante curto, o que não permitia que o passássemos por detrás do tray da motherboard, passando à frente da placa gráfica. Também a Antec poderia ter mais cuidado, ao sleevar os cabos, pois a falta de mangas vai fazer aqueles que pretendem ter algo mais “bonito” retrair-se um pouco da boa aposta que é esta fonte.

Pormenor do cabo de alimentação do CPU.

Resultados

Visto que, por enquanto, ainda não possuímos material específico para a avaliação de fontes de alimentação e os testes de variação de voltagens das linhas através de multímetro são pouco elucidativos na que toca a avaliar uma fonte de alimentação, apenas nos podemos reger pela capacidade que teve de aguentar o sistema no qual foi instalado. No entanto, é sempre importante relembrar que a qualidade de uma fonte de alimentação não se vê apenas no imediato (eficiência, por exemplo), mas sim na sua capacidade de funcionar bem a longo-prazo. Apesar de o sistema não ser propriamente exigente, é interessante ver como uma fonte de 450w aguenta com o mesmo, sem muita dificuldade, pois nunca ouvi a ventoinha a ser requisitada para dissipar muito calor. Em idle, a ventoinha é pouco audível, sendo apenas alguns dB mais forte em load, ainda assim, provavelmente possuirão outras ventoinhas mais audíveis na vossa caixa.

 

Conclusão

 Positivo

+ Aparência

+ Potência real

+ Excelente qualidade preço

+ Qualidade de construção

Negativo

- Cabo de alimentação do cpu é curto

- Apenas o cabo de 20+4 pinos é sleevado

Preço de venda médio: 44,0 € em Portugal

Na primeira análise do Inside Geeks a uma fonte de alimentação analisámos uma proposta da Antec para a entrada de gama. Penso que esta aposta é uma aposta ganha pois a fonte de alimentação é aquele componente que necessita de cumprir umas especificações mínimas, especificações essas, que muitos dos produtos da mesma gama de preço desta Antec não possuem. Assim sendo, é normal que esta Antec não prime por ser a melhor na arrumação, nem por ser a mais bela, mas sim por oferecer exactamente aquilo a que se propõe: potência de qualidade a um preço muito acessível. Para quê optar em poupar 10€ em propostas que não garantem a segurança dos nossos componentes. Mais tarde muitos perceberão que dinheiro investido numa fonte de alimentação é um dos melhores investimentos num PC. E é para ser uma aposta sólida que este produto da Antec se apresenta. Assim sendo, esta é recomendado para quem está com um orçamento curto e precisa de um produto de qualidade a baixo preço, sem comprometer as suas necessidades. Apenas é necessário referir que esta fonte não prima pela sua facilidade de instalação, pois as suas lacunas estão maioritariamente nesse aspecto. Ainda assim, podemos assegurar que pela sua qualidade preço a Antec VP450P é um produto recomendado Inside Geeks!

 Agradecemos à Antec pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter