Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Noctua NT-H1 em análise

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

O verão está quase a chegar, e com ele vem o temível inimigo dos overclockers: as temperaturas elevadas! Assim sendo, no Verão todos os graus contam para obter um sistema mais estável. É nesta tarefa que contamos com a Noctua, e todos os seus produtos, para nos ajudar. Desde coolers de alta performance, passando por ventoinhas com prioridade no silêncio, e acabando em pastas térmicas, tudo o que nos permite arrefecer os nossos computadores, encontramos uma versão da Noctua. E é uma análise de um produto da Noctua que aqui temos hoje, a pasta térmica NT-H1. Usualmente, as pastas térmicas não são escolhidas pelas temperaturas obtidas, pois não existe grande diferença entre elas, mas sim pela facilidade na sua utilização e pela qualidade/preço, no entanto, numa altura como o Verão, devemos ter em conta a utilização de uma pasta térmica que permita os melhores resultados possíveis.

 

 

 

 

Primeiro contacto

A Noctua é uma empresa austríaca que tem como objectivo fornecer aos seus utilizadores a melhor experiência possível nas duas vertentes do cooling que oferecem: máxima performance ou silêncio. Os coolers Noctua são uma referência, usualmente o mais referido é o colossal NH-D14.

Numa primeira observação da embalagem na qual a pasta térmica vem embalada, podemos verificar que esta é uma embalagem muito útil para quem pretende colocar nos expositores. Na parte da frente podemos ler as especificações mais importantes acerca do produto, enquanto na parte de trás podemos encontrar informação mais detalhada acerca do mesmo.

Aquando da observação das especificações que a Noctua achou importante destacar, aquelas que penso serem as mais importantes numa pasta térmica são o facto de a pasta térmica não necessitar do tempo de cura, obtendo a máxima performance a partir do momento da aplicação e o facto de não ser condutora de electricidade, assegurando que caso ocorra contacto entre a motherboard e a pasta, não corremos o risco de danificar o material. Também importante de notar é o facto de estarem as instruções de aplicação na parte traseira da embalagem.

Após retirarmos o tubo da embalagem, podemos verificar que o mesmo possui dimensões generosas, podendo ter assim várias aplicações com um só tubo. De resto, é possível observar a tampa que cobre a ponta da seringa de modo a permitir um fácil armazenamento, e que no generalidade, é um produto bem conseguido em termos de design e da qualidade de materiais utilizados na seringa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Especificações

Volume

1.4 mL

Densidade

2.49 g/cm3

Cor

Cinzento

Tempo recomendado de armazenamento (antes de uso)

Até 2 anos

Tempo   recomendado de uso (no CPU)

Até 3 anos

Temperatura máxima de funcionamento

De -50ºC a +110 ºC

Temperatura recomendada de funcionamento

De -40 ºC a +90 ºC

 

Citado de Noctua:

Excellent performance

NT-H1 consists of a hybrid compound of different micro-particles, which has been specifically optimized for use in PC environments. Thanks to its extremely low thermal resistance as well as excellent pliability and spreadability, NT-H1 achieves outstanding results.

Maximum ease of use & efficient dosage

As NT-H1 spreads very well under pressure, there's no need to smear it over the heat-spreader. This reduces both the consumption of paste and the time spent on the installation process: Put one drop of NT-H1 onto the centre of your CPU, install the cooler and that's it!

Top-performance right from the start

NT-H1 reaches its full performance extremely fast and doesn't require a longer "burn-in" time.

Excellent long-term stability

NT-H1 doesn't contain any solvents or other substances with low flash point and provides excellent long-term stability. Due to the compound's exceptional curing, bleeding, dry-out und thermal cycling characteristics, NT-H1 can be used for several years without any problems.

Not electrically conductive, non-corroding

NT-H1 possesses a very low dielectric constant and a high dielectric strength. Therefore, there's no danger of short-circuits even in case of direct contact with components or conducting paths. Fully compatible with all materials commonly employed in PC environments, NT-H1 is suited for use with aluminium and copper coolers.

Suitable for compressor cooling

NT-H1 is perfectly suited for use with compressor coolers. Even at the very lowest temperatures, the paste delivers full performance and remains easy to clean off.”

 

 

Sistema de teste

A Noctua NT-H1 vai ser testada no seguinte sistema:

- Intel Core 2 Duo E8200 (Overclocked @ 4.00 GHz 1.48v) / Stock 2.66 GHz @ 1.2 v

- 4 GB (2x2GB) Corsair DDR3 PC3-10700H

- Asus P5KC (Intel P35)

- LC Power 550W Silent Green

- Samsung 160 GB

- AMD Radeon HD 6870 (1GB)

- Microsoft Windows 7 Ultimate 64-bit

- Nox Coolbay Side Window com 2 fans intake frontais, 1 intake lateral e 1 exhaust na traseira~

-Temperatura Ambiente 22 °C

Os testes serão realizados com a ajuda do OCCT 4.2.0, Small Data Set, com a duração de 10 minutos em load e 6 minutos idle.

 

A Noctua vai ter de enfrentar uma das mais bem cotadas pastas térmicas, a artic cooling mx-4. Será que conseguirá ganhar à mesma? As pastas térmicas são instaladas 3 vezes para ter a certeza que não existe flutuação de resultados devido a más instalações de pastas térmicas.

Instalação

Aquando da instalação da mesma, verifiquei que a seringa incluída permite uma dosagem muito controlada, para evitar descuidos na aplicação por parte do utilizador. De seguida, verifiquei que a mesma é um pouco mais espessa do que estava à espera, não sendo a mais apropriada para quem, por exemplo, apenas espalha a pasta com a pressão do cooler (tal como fiz, seguindo as instruções da Noctua). Ainda assim, caso se seja insistente na pressão exercida, conseguir-se-á obter uma boa camada, sem bolhas de ar a prejudicar o fluxo de calor.

 

 

 

Resultados

Stock

 

Relativamente aos resultados obtidos em stock, penso que não há muito a dizer e os resultados falam por si. Entre ambas as pastas, não se observaram diferenças na temperatura em load, o que é um grande feito para a Noctua pois esta pasta costuma apenas ser encontrada juntamente com os seus coolers, ou seja, para um acessório, consegue rivalizar com uma das mais respeitadas pastas térmicas do mercado.

Overclocked

 

No cenário com overclock, a figura mantêm-se semelhante, sendo que a Noctua continua a obter resultados semelhantes à MX-4. Assim sendo é possível verificar que esta pasta é uma aposta completamente válida.

 

Conclusão

 

Positivo

+ Boa Performance

+ Boa embalagem

+ Não condutora

Negativo

- Viscosidade

Preço de venda médio: 6,50€ em Portugal

Assim se termina mais uma análise da Inside Geeks a um produto, neste caso a pasta térmica da Noctua, a NT-H1. Não promete revolucionar o mundo do cooling, apenas se compromete a oferecer uma performance sólida, que consegue rivalizar com os nomes estabelecidos deste ramo, como por exemplo, a Artic Cooling MX-4. A facilidade de aplicação não é das melhores, sendo a MX-4 bastante melhor nesse aspecto, mas os resultados falam por si. O preço não será certamente razão de escolha entre ambas, sendo que cabe ao utilizador decidir qual usar. Caso compre um cooler Noctua e com ele venha incluída esta pasta, não existe a necessidade de ir comprar outra, pois esta Noctua NT-H1 é muito competente, merecendo assim o prémio de produto recomendado Inside Geeks.

 

 

Agradecemos à Noctua pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

 

 

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter