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Análise Sapphire RX560 Pulse OC 4GB

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Neste artigo

Boas pessoal, enquanto a nova séries de gráficas não chega, temos uma novidade para vos apresentar hoje. Bem, novidade não sei se é o nome certo, visto que já saiu há algum tempo, contudo é uma opção muito boa para quem pretende jogar a 1080p sem gastar muito dinheiro numa gráfica. Estou a falar pois da Sapphire RX560 Pulse 4GB uma gráfica que se destina sobretudo aos títulos de esport, e não aos grandes títulos AAA. Vamos ver o que esta gráfica de cerca de 150€ consegue fazer?

 

Primeiro contacto

É necessário compreender em que zona da linha se coloca esta RX560. Esta gráfica é basicamente um refresh do Polaris 11 em que se baseava a RX460, sendo dita como ideal para jogos 1080p.

 


AMD Radeon RX 560

Nvidia GeForce GTX 1050

Nvidia GeForce GTX 1050 Ti

GPU

Polaris 11/Baffin

GP107

GP207

Shaders

1024

640

768

Base Clock Frequency

1175 MHz

1354 MHz

1290 MHz

Boost Clock Frequency

1275 MHz

1455 MHz

1392 MHz

Memory Size & Type

4GB GDDR5

2GB GDDR5

4GB GDDR5

Process Technology

14nm

14nm

14nm

Transistors

3 Billion

3.3 Billion

3.3 Billion

Texture Units

64

40

48

Texture Fillrate

81.6 GT/s

58.2 GT/s

66.8 GT/s

ROPs

16

32

32

Pixel Fillrate

20.4 GPix/s

46.6 GPix/s

44.5 GPix/s

Memory Bus

128-bit

128-bit

128-bit

Memory Clock Frequency

3500 MHz

3504 MHz

3504 MHz

Memory Bandwidth

112 GB/s

112.1 GB/s

112.1 GB/s

TDP

80W

75W

75W

 

Estes são todos valores standards, mas de notar que a versão Pulse que recebemos tem maiores clocks, assim como um conector de power de 6 pinos (que teoricamente não seria necessário dada a power consumption desta placa). Isto faz com que tenhamos um maior potencial de overclock , visto que “juice” não vai faltar!

 

 

 

 

 


 

Unboxing

A embalagem desta Sapphire RX560 Pulse é bastante simples, sendo que temos um pulso na parte central da caixa, assim como uma menção que esta gráfica é Overclocked. De resto temos referência às tecnologias Vulkan, Radeon Chill e algumas outras.

Na lateral podemos ver os requisitos do sistema.

A traseira conta com as especificações deste produto, como aliás costuma estar sempre presenta nas traseiras dos produtos.

A nível de acessórios, temos o cd de Drivers, uma guia para registar esta gráfica no site da Sapphire e ainda um manual de iniciação rápida

A RX560 Pulse 4GB vem numa embalagem muito bem aconchegada e protegida por um saco anti-estática.

Em suma a embalagem é simples e contem tudo o que é necessário, restando agora passar para a placa gráfica!

Sapphire RX560 Pulse 4GB

Esta é a Sapphire RX560 Pulse 4GB, onde notamos que o tom da placa é certamente o preto com detalhes a vermelho. No centro temos uma ventoinha de 92mm que irá fazer que a placa não fique extremamente quente durante a sua utilização.

Já as saídas de vídeo podemos contar com uma saída HDMI, uma display port e uma DVI Dual Link! De notar que esta gráfica ocupa dois slots.

Sendo esta uma gráfica de gama média baixa, ainda temos muito espaço disponível no PCB, de notar a marca Sapphire no mesmo.

Como dito anteriormente, esta placa é alimentada por um conector PCI-Express de 6 pinos , que irá aumentar a sua estabilidade e capacidade de overclock.

De lado é possível ver o bloco de alumínio que ajuda a dissipar o calor.

Em suma é isto no que toca a aspecto da placa gráfica, pelo que resta ver como a mesma se comporta com testes.

Resultados

O sistema de testes desta review é:

Intel i5 3570k @ 4.4 GHz

Gigabyte Z77MX-TH

16 GB (2x8) GEIL Evo Veloce 1866 @ 2133 MHz

Sapphire RX560 Pulse 4GB

Kingston HyperX SSD 240GB       


                                                                                                                                   

 

Testes gráficos

                                                                                                                                   

3DMARK

“3DMark is a computer benchmarking tool created and developed by UL, (formerly Futuremark), to determine the performance of a computer's 3D graphic rendering and CPU workload processing capabilities. Running 3DMark produces a 3DMark score, with higher numbers indicating better performance. The 3DMark measurement unit is intended to give a normalized mean for comparing different PC hardware configurations (mostly graphics processing units and central processing units), which proponents such as gamers and overclocking enthusiasts assert is indicative of end-user performance capabilities.

 

Many versions of 3DMark have been released since 1998. Scores cannot be compared across versions as each test is based on a specific version of the DirectX API.[1]                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Jogos

Overwatch

“Overwatch is a team-based multiplayer online first-person shooter video game developed and published by Blizzard Entertainment. It was released in May 2016 for Windows, PlayStation 4, and Xbox One. Overwatch assigns players into two teams of six, with each player selecting from a roster of over 20 characters, known in-game as "heroes", each with a unique style of play, whose roles are divided into four general categories: Offense, Defense, Tank, and Support.”

                                                                                                                                                                                     

Fortnite

Fortnite is a 2017 online game developed by Epic Games, released as different software packages having different game modes that otherwise share the same general gameplay and game engine. The game modes include Fortnite: Save the World, a cooperative shooter-survival game for up to four players to fight off zombie-like husks and defend objects with fortifications they can build, and Fortnite Battle Royale, a free-to-play battle royale game where up to 100 players fight in increasingly-smaller spaces to be the last person standing. Both game modes were released in 2017 as early access titles; Save the World is available only for Microsoft WindowsmacOSPlayStation 4, and Xbox One, while Battle Royale has been released for those platforms, Nintendo Switch, and iOS devices with Android support expected in mid-2018.

While both games have been successful for Epic Games, Fortnite Battle Royale became a resounding success, drawing in more than 125 million players in less than a year, and earning hundreds of millions of dollars per month, and since has been a cultural phenomenon.”

CS GO

Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) is a multiplayer first-person shooter video game developed by Hidden Path Entertainment and Valve Corporation. It is the fourth game in the Counter-Strike series and was released for Microsoft WindowsOS XXbox 360, and PlayStation 3 in August 2012, with the Linux version released in September 2014. The game pits two teams against each other: the Terrorists and the Counter-Terrorists. Both sides are tasked with eliminating the other while also completing separate objectives, the Terrorists, depending on the game mode, must either plant the bomb or defend the hostages, while the Counter-Terrorists must either prevent the bomb from being planted, defuse the bomb, or rescue the hostages. There are eight game modes, all of which have distinct characteristics specific to that mode.

Global Offensive has matchmaking support that allows players to play on dedicated Valve servers, as well as allowing members of the community to host their own servers with custom maps and game modes. Global Offensive has a competitive scene, with Valve-sponsored tournaments being the premier competitive events for the game. Global Offensive received positive reviews from critics. The game was praised for its overall gameplay and faithfulness to the previous iterations in the series. Some of the early features were criticized, and while the console versions received positive reviews, reviewers believed there were obvious differences between the console and PC versions of the game.”

Quake Champions

Quake Champions is an upcoming first-person shooter video game developed by id Software and published by Bethesda Softworks, as part of the Quake series of multiplayer shooters. Quake Champions will be the first main entry in the Quake series since 2005's Quake 4.[4] The game is due for release on Microsoft Windows.[5]         “           

                       

GTA V

Grand Theft Auto V is an action-adventure video game developed by Rockstar North and published by Rockstar Games. It was released in September 2013 for PlayStation 3 and Xbox 360, in November 2014 for PlayStation 4 and Xbox One, and in April 2015 for Microsoft Windows. It is the first main entry in the Grand Theft Auto series since 2008's Grand Theft Auto IV. Set within the fictional state of San Andreas, based on Southern California, the single-player story follows three criminals and their efforts to commit heists while under pressure from a government agency. The open world design lets players freely roam San Andreas' open countryside and the fictional city of Los Santos, based on Los Angeles. “         

                                      

Forza 7

“           Forza Motorsport 7 is a racing video game developed by Turn 10 Studios and published by Microsoft Studios, serving as the tenth installment in the Forza series. It was released on Microsoft Windows and Xbox One on October 3, 2017, with early access to those who have pre-ordered the game's Ultimate and Deluxe editions.           

Em vez de tentar explicar cada jogo individualmente vou apenas colocar o meu pensamento aqui no fim. Resolvi testar apenas resoluções de 1080p porque são as resoluções mais comuns de hoje em dia e um bom standard para uma gráfica deste preço é verificar se a mesma consegue pelo menos 1080p 60 fps. Isso verificamos que em quase todos os jogos (exceptuando os AAA) é possível, isto com a gráfica em stock, não contando com Overclock… Vamos ver as vantagens que Overclock trazem mais de seguida! Outra coisa que gostava de referir é que para quem pretende os 144fps para monitores de high refresh rate, vão ter de baixar um pouco os vossos settings, pelo menos com esta placa gráfica, sendo ideal pelo menos uma RX580 (ainda que em jogos como CS GO ou Fortnite seja possível).


 

Overclock

No que toca a resultados de overclock, conseguimos mais 120 MHz no Core (cerca de 9% improvement) e mais 220 MHz(cerca de 13%) nas memórias, pelo que resta ver quais os resultados em performance!

Uma melhoria de 5% não é nada má, mas vamos ver quantos fps ganhamos em jogo

Aqui já temos uma melhoria de 10 FPS que quer dizer cerca de 9.5% , o que , para um overclock que foi tuned rapidamente é excelente, pois 10 FPS podem vir a fazer toda a diferença! A nível de temperaturas foi necessário criar um perfil de ventoinhas ligeiramente mais agressivo, tendo em conta as temperaturas de cerca de 30 e muitos graus ambiente em Portugal. Ainda assim, em carga, a placa gráfica não passou de 77 ºC e 70ºC com o perfil stock! Sendo obviamente o perfil stock mais silencioso do que o nosso perfil.

Conclusão

Positivo

+ Performance 1080p satisfatória

+ Muito silenciosa

Negativo

- A competição da NVIDIA Pelo mesmo preço tem performance similar e consome menos

Performance: 8/10

Preço:8/10

Qualidade de Construção: 8/10

Geral: 8/10

Preço : 149,90€ (PVP)

Portanto a RX560 revela-se como sendo uma excelente placa para quem quer dar upgrade à sua velhinha HD7770, ou similar, para poder desfrutar dos seus jogos a 60 fps 1080p sem qualquer tipo de problema (tendo em conta que o cpu aqui utilizado já tem 6 anos!), pelo que se revela ser uma excelente base para upgrades. Para além disso temos o suporte para Vulcan, ou seja, nos jogos que o suportam vamos ter performances de FPS muito interessantes! As temperaturas da versão Sapphire também não são muito altas, sendo que onde este cooler se destaca é certamente pelo ruído muito baixo. E para quem gosta de espremer o seu hardware, poder retirar cerca de 10% extra de performance parece-nos uma excelente opção! Depois resta a opção, será que devemos dar outros 150€ para o dobro da performance com a RX580? É uma questão de escolherem, ou simplesmente esperarem, pois certamente novos produtos estarão aí no final do ano.

Agradecemos à AMD pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

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