Análise Antec GX1200
Boas pessoal, hoje temos para vocês uma grande novidade no que toca a caixas, vamos fazer a apresentação de uma caixa que tem uma origem nas habituais caixas gamers do passado e que deixa de fora as trends actuais de vidro temperado… mas contamos com um controlador RGB e um painel lateral de acrílico. Os looks podem ser polarizadores, mas a GX1200 assegura que conseguem ter uma caixa atraente e grande por um preço muito apetitoso!
Primeiro contacto
Como dito em análises anteriores, a Antec é uma empresa que os conhecedores e entusiastas, facilmente associarão a fontes de alimentação de qualidade e caixas muito apelativas. Mais recentemente apostaram no cooling de cpu’s, mais concretamente em sistemas de refrigeração líquida fechados, fazendo concorrência à série Hx0 da Corsair, entre outros. Desta feita, esta caixa volta ao básico: vidro temperado com uma pitada de novo, o controlador RGB imbutido na caixa!
Especificações
“ Antec GX1200
Features
Supports mini ITX, micro ATX and standard ATX motherboards
- 2 x 3.5” HDD (Compatible with 2.5” SSD)
- 3 x 2.5” SSD
Cooling fans:
- Front 120mm x 3
- Rear 120mm x 1
- Top120mm x 2
Removable air filters (PSU dirt prevention)
Water Cooling
- Rear Radiator: 120mm x 155mm x 45mm
- Top Radiator: 240mm x 120mm x 30mm
- Front Radiator: 360mm x 130mm x 40mm
Supports up to 410 mm VGA cards
Antec Magic Box:
- Fan Speed Controller x 6
- LED Color Controller x 3
Bottom Lighting: 7 Colors
Fan (Installed):
- Front: 120mm 7 Colors LED Fan x 2
PCI x 7 Expansion slots
Unit Dimensions:
- 20.5” (H) x 8” (W) x 20.5” (D)
- 520.7 mm (H) x 203.2 mm (W) x 520.7 mm (D)
“
Especificações retiradas do site da Antec.
Embalagem
Esta é a embalagem da GX1200, e claramente vemos que esta pertence a uma linha mais budget da Antec pelo facto de termos uma embalagem de cartão sem qualquer tinta. Nada contra, visto que isto permite reduzir custos e facilita a reciclagem do cartão. Temos então uma foto da GX1200 que realmente se parece cada vez mais com as antigas caixas gaming.
É possível verificar que na lateral temos algumas das especificações em diversas línguas.
Noutra das laterais vemos algumas das features importantes desta caixa pois temos a designada Magic Box, que controla o RGB e as ventoinhas, duas ventoinhas cromadas com LED RGB e ainda uma strip LED RGB ajustável.
A GX1200 vem bem embalada para prevenir quaisquer danos durante o transporte.
No que toca a acessórios temos um muito útil saco de plástico selável de modo a transportar manuais, parafusos e ainda braçadeiras! É muito útil para guardar tudo o que não foi utilizado durante a primeira construção da caixa.
O comprovativo de 2 anos de garantia, que a Antec inclui.
Em suma, temos uma embalagem muito capaz, será que acontece o mesmo com o interior desta caixa?
Antec GX1200
É possível começar a observar a GX1200 de lado, sendo que certamente as entradas de ar tipo carro desportivo sobressaem e possivelmente não por boa razão, visto serem feitas de plástico de qualidade duvidosa. Ainda assim, temos uma janela de acrílico que nos irá permitir ver o interior do chassis.
Também a frontal é dominada por algum plástico barato de mais, mas o que dá gosto realmente de ver é o facto de termos mesh na frontal, significando que existe intake de ar nesta caixa! Algo que ultimamente tem vindo a faltar com a maioria das caixas. Para além de termos uma barra de LED na parte inferior da mesma.
Passando agora para a parte frontal da caixa, temos o logo da Antec num botão redondo. Temos também entrada para microfone e saída de headset, um botão para trocar a setting da iluminação e duas portas USB 3.0!
A parte do lado direito é análoga à parte do lado esquerdo, sendo que a diferença é que todo este painel é preto e plano, visto não ser utilizado para muita coisa.
Na parte traseira podemos contar com um local para colocar uma ventoinha de 120mm
Já no que toca a slots de expansão, visto esta ser uma caixa com compatibilidade com motherboards ATX, podemos contar com 7 slots de expansão e um local para a fonte de alimentação.
Aqui é possível observar a GX1200 sem a lateral. Vemos o enorme cutout para poder instalar CPU coolers com backplate sem desinstalar a mobo e o quão espaçosa é esta caixa.
No que toca a SSD’s e onde os instalar, a Antec assegurou que têm dois spots pelo menos na frontal da caixa
E para ter a certeza que sabem quem fez esta caixa, a Antec deixou o seu nome na parte que cobre toda a tray da fonte de alimentação, juntamente com a possibilidade de colocar uma ventoinha para ajudar a referigerar a zona dos discos.
A GX1200 vem incorporada com apenas duas ventoinhas, sendo instaladas na parte frontal da caixa(de notar que a frontal de plástico é facilmente retirada). As ventoinhas têm um acabamento cromado, visto que este tipo de acabamento permite melhor refletir e criar o efeito juntamente com os LED que estas ventoinhas têm incluído.
No topo podemos contar com local para instalar duas ventoinhas de 120mm com esta protuberância, o que irá permitir instalar AIO mesmo com radiadores mais grossos.
Na parte traseira da caixa podemos encontrar o magic control unit, onde podemos controlar tudo o que seja RGB da caixa, funcionando também como um hub para as ventoinhas e como controlador das mesmas (onde temos velocidades de 7v, 9v e 12v). Teria sido engenhoso colocar este controlador do lado de fora da caixa, onde poderíamos aceder e mudar a tudo on the fly sem ter de retirar o painel direito.
Aqui temos o primeiro local para instalação de HDD (discos de 3.5 polegadas), mas também é possível colocar um SSD neste slot.
Por fim temos um extra slot para SSD na parte traseira da caixa (por detrás do tray da motherboard)!
Em suma a GX1200 parece ser uma caixa com muito espaço, pelo que instalar um sistema nela deverá ser facílimo!
Testes
Testes
A Antec GX1200 foi testado com o seguinte sistema:
- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz
- Asrock Z77 PRO3
- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz
- Samsung 160 GB
- Kingston HyperX 240GB
- Sapphire RX560 Pulse 4GB
- Antec HCG 650W
- Antec Mercury 240
Um agradecimento à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.
Aqui podemos ver como fica a parte do lado direito da caixa após instalação. Temos muito espaço pelo que fazer com que os cabos fiquem escondidos não é difícil.
Aqui o lado do sistema. Temos espaço mesmo para o grande Noctua DH-15!
Agora o sistema fechado e completo, assim como as diferentes cores!
A GX1200 vem com duas ventoinhas pré-incluídas o que ajudam imenso nas temperatures, mas teríamos gostado de ver como seria com uma ventoinha da exhaust tal como a que temos instalada. As temperaturas são muito boas derivadas da mesh na frontal!
Conclusão
Antec GX1200
Positivo
+ RGB
+ Espaço
+ Mesh frontal
Negativo
- As partes de plástico fazem a caixa parecer de menor qualidade do que realmente é
- Falta de filtros no intake
Preço de venda médio: 69,90 € (preço recomendado)
Performance: 8.5/10
Preço: 8/10
Qualidade de Construção: 8/10
Geral: 8/10
A GX1200 tinha tudo para ser recomendada por nós, tendo em conta a sua excelente performance a nível de temperaturas, mas achamos que a Antec ainda conseguia fazer melhor. Na minha opinião a Antec fazia esta caixa um must se retirasse o plástico do topo (que parece, à falta de melhor palavra, “tacky”) e adicionasse um filtro na parte frontal para o intake. Para além disso gostava de ver o controlo das ventoinhas na parte de fora da caixa, para não ser necessário estar sempre a retirar o painel lateral quando se pretende alterar a velocidade das ventoinhas ligadas ao HUB. Mas o que a Antec realmente fez bem é ter uma caixa muito grande, fácil de montar e a um preço acessível, quase lembrando as antigas Eleven Hundred. Por isso Antec, se nos estiveres a ouvir, adiciona um filtro a esta caixa, possibilidade de colocar um radiador de 360mm no topo e aí terás certamente um produto ganhador!
Agradecemos à Antec pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.