Análise Antec H20 Kuhler 1250

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Vamos ter aqui mais uma proposta da Antec no que toca ao cooling. Temos o modelo topo de gama da Antec no que toca a WC integrado, o Antec Kuhler H20 1250. Chega à nossa banca de testes mesmo a tempo do calor intensivo do Verão, sendo que possui as tecnologias já comuns com estes coolers, como PWM, alguns LED’s para iluminar a caixa, mas a diferença aqui está no radiador de 240mm, prometendo arrefecer ainda melhor o sistema. A performance promete, por isso vamos passar ao que interessa.

 

Primeiro contacto

Como dito em análises anteriores, a Antec é uma empresa que os conhecedores e entusiastas, facilmente associarão a fontes de alimentação de qualidade e caixas muito apelativas. Mais recentemente apostaram no cooling de cpu’s, mais concretamente em sistemas de refrigeração líquida fechados, fazendo concorrência à série Hx0 da Corsair, entre outros. Desta feita, uma das três novas propostas da linha de watercooling tudo em um da Antec, a proposta de topo de gama o Antec Kuhler H20 1250. Para bolsas menosrecheadas existe o modelo 950, com um radiador de 120mm mais grosso e o modelo 650, com radiador de 120mm mais fino.

 

Especificações

“Antec Kuhler H20 1250

Temperature controlled LED

RGB LED illuminates your case and changes color to indicate CPU temperature. With the help of The Grid software, you can set the LED lighting to match the color scheme to match your rig. During extensive and high demand gaming, no need to pause or exit, monitoring CPU temperature is made easy with the temperature controlled LED. Take a quick glance and carry on dominating in the game!

 

High cooling, Double your CPU performance

The dual 120mm Pulse Width Modulation (PWM) fans are fused with directional blades that channel air through the radiator for optimal cooling. Two identical pumps in parallel will increase the liquid's flow rate and reach maximum performance. The Kuhler H2O 1250 comes pre-filled, and never needs refilling or priming. The easy-bend tubes allow for maximum flexibility in radiator positioning and are sealed tight shut to avoid an leakage.

 

Antec Grid Software

The included Antec Grid™ software helps you monitor and control the Antec KÜHLER H2O 1250’s performance and allows you to customize its stylish RGB LED. Designed to unlock the maximum potential of your CPU, the Antec KÜHLER H2O 1250 delivers exceptional cooling when you need it the most. Take your PC’s Quiet Computing™ to the next level with liquid cooling performance at a price that rivals aftermarket air coolers.

 

Universal Input

The Kuhler H2O 1250 includes a newly designed universal mounting bracket that works with either an Intel or AMD CPU.”

Especificações retiradas do site da Antec

Embalagem

Temos um esquema colorido semelhante aquele que já estamos habituados nos produtos da Antec, sendo que sobre um fundo preto temos alguns detalhes a azul, assim como o logo da Antec a amarelo. Temos também alguns logos que identificam algumas das características fundamentais do mesmo.

No topo temos algumas informações, como a compatibilidade de sockets.

Mais especificações se encontram de um dos lados da embalagem, informações mais importantes, como velocidade das ventoinhas, ou mesmo dimensões.

Já do outro lado da embalagem temos um gráfico que nos deve informar da performance a esperar com este cooler.

Na parte traseira da embalagem temos diversas imagens que ilustram um pouco de todas as características deste cooler.

Ao abrir a caixa conseguimos perceber que tudo vem muito embalado e aconchegado.

Aqui temos tudo o que acompanha o Antec Kuhler H20 1250, temos os parafusos para as diversas retenções, os backplates, os parafusos, o manual e o próprio cooler em si.

Como sempre, a Antec apresenta uma embalagem muito agradável, com tudo aquilo que precisamos para instalar os seus produtos facilmente.

Antec Kuhler 1250

Uma imagem geral deste cooler que hoje vamos testar. Este é o Antec Kuhler H20 1250, sendo a sua principal peculiaridade o facto de o líquido circular através dos tubos devido ao movimento das ventoinhas. De resto, esta é uma unidade de Watercooling integrado com um radiador de 240mm, pouco mais a dizer.

Ambas as ventoinhas de 120mm são PWM, sendo que o software da Antec se encarrega de fazer variar a sua velocidade desde as 600 RPM’s até às 2400 RPM’s. A Antec inclui um kit de parafusos caso queiram adicionar mais duas ventoinhas de 120mm.

Uma aproximação nas ventoinhas permite ver alguns detalhes que permitem um melhor fluxo de ar.

Este é o radiador visto na lateral, possuindo 25mm de espessura.

Este é o radiador utilizado, sendo feito de alumínio, com as dimensões de 240mm de comprimento, por 120 de largura por 25 de espessura.

Aqui podemos ver o bloco, translúcido, tendo a capacidade de emitir luz, que pode ser controlada pelos sensores de temperatura, ou simplesmente colocar o bloco com a cor que achamos interessante.

O cabo USB para controlar por software.

Aqui o mesmo cabo juntamente com os cabos das ventoinhas.

Instalação

A instalação destes coolers a água all-in-one, costuma ser sempre a parte menos feliz. Digo isto, pois não há nada tão simples como instalar um bom cooler a ar com um backplate fácil e eficaz (ou mesmo um backplate como aquele presente no watercooling da EK). De qualquer forma, vamos a este desafio.

Este foi o backplate utilizado para a instalação do cooler na caixa. Como podem ver tem locais de instalação próprios para cada socket, assim como serve tanto para AMD ou Intel.

Este é o bloco que já vem com pasta térmica pré-aplicada, assim como a retenção já no lugar. Os parafusos são fáceis de utilizar e só necessitam de ser finalizados com a chave em estrela.

Após a instalação do bloco, resta instalar o radiador. Como podem observar basta instalar o mesmo num local da caixa que permita a instalação de duas ventoinhas de 120mm.

Ainda opcional é a instalação de outro par de ventoinhas, sendo que aqui temos as novas Noctua NF-F12 Industrial, com uma performance muito agradável.

A cor que pode ser definida por software ou simplesmente controlada pela temperatura.

Software

O Antec Grid é um software que possui uma interface bastante primitiva. Ainda assim tem tudo o que necessitamos… Quando conseguimos fazer com que este detecte o Kuhler, algo que se tem vindo a revelar difícil, pois apenas na primeira utilização foi possível utilizar o software, não sendo assim possível tirar screenshots. Em geral, penso que poderia ter sido melhor polido o programa, visto ser algo que iria ser útil para o utilizador.

Testes

O Antec Kuhler H20 1250 foi testado com o seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Gigabyte Z77X-UP4 TH

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2200 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 620W

- Antec P100

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

Os presets utilizados foram os seguintes:

Intel i5 3570K @  Stock

Intel i5 3570k @ 4.5 1.25v – OC1

Intel i5 3570k @ 4.7 1.33v – OC2

Com o CPU a velocidades stock, as temperaturas não se diferenciam muito dos restantes coolers já testados, algo normal, até porque quem compra um cooler destes não pretende deixar o cpu nas velocidades de origem.

Já a 4.5 GHz, com as duas ventoinhas originais e em auto (temos temperaturas apenas um grau superiores ao Noctua NH-D15), já em extreme temos muito boas temperaturas, mas um ruído elevadíssimo, sendo que em Quad Fan temos mais uma vez boas temperaturas e com um ruído mais aceitável (quad fan extreme com estas ventoinhas é simplesmente impossível para utilização no dia-a-dia, tal é o ruído). 

Com um overclock ligeiramente superior, temos temperaturas muito similares (em termos de delta entre produtos, sendo a ordem de pensamento a mesma.

Em Idle, com duas ventoinhas no modo auto temos cerca de 37dB, assim como em load. Ao acionar o modo extreme chegamos aos 55 dB, em idle e load. Já no modo quad fan auto, 37dB em idle e 42 dB em Load. Assim sendo, o melhor balanço entre ruído e performance será o modo com quatro ventoinhas (ainda que isso adicione algum custo ao cooler).

Conclusão

Positivo

+ Inovação

+ Performance

+ Design único

+ Qualidade de Construção

Negativo

- O backplate é em plástico

- Não ser possível a utilização de outras ventoinhas frontais que não as incluidas

Preço de venda médio: 102,90 € (preço nas lojas)

 

Performance: 8.5/10

Preço:7.5/10

Qualidade de Construção: 8.5/10

Geral: 8/10

Após um Antec H20 650 que não espantou muito, devo de dizer que a performance deste H20 1250 (assim como a das novas Noctua…) é bastante agradável, tendo conseguido resultados muito agradáveis, especialmente à medida que o calor necessário de dissipar aumenta. Como sempre, temos uma iluminação no bloco que pode ser modificada ao nosso gosto, conferindo assim um melhor aspeto à nossa caixa. Em termos de acessórios, a Antec assegurou que nada faltava ao utilizador, pelo que incluiu tanto parafusos para push-pull, como um espaçador para instalação do radiador em espaços mais acanhados. A ideia de utilizar os motores das ventoinhas como bombas para a circulação do fluído é também interessante, contudo não pude deixar de pensar que isso pode influenciar negativamente o cooler quando funciona a menores velocidades, pois ao diminuir a velocidade das ventoinhas, diminui também a velocidade a qual o líquido é bombeado. De qualquer forma, não tive grandes problemas com o mesmo, pelo que apresentou uma performance muito boa, melhorada ainda mais com a adição de ventoinhas em push-pull. De negativo apenas o backplate, que continua a ser algo difícil de instalar e o facto de o mesmo ser em plástico.

Em geral, este é um bom produto por parte da Antec, sendo que é indicado para utilizadores que necessitem de muita potência, pois o factor preço/qualidade pode não ser o melhor, visto que um cooler como o Noctua NH-D15 possui um preço ligeiramente menor com uma qualidade muito similar. Ainda assim, este cooler vale pela performance pura, ideal para entusiastas.

Agradecemos à Antec pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter