Análise Noctua NH-D15

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Com a chegada das temperaturas mais altas, mais uma vez damos connosco a verificar as temperaturas dos nossos CPU’s e a ver se os overclocks de inverno conseguem resistir ao elevado calor. Caso as temperaturas sejam altas de mais, a opção racional seria uma das duas: ou baixas um pouco o overclock ou adquirir um novo cooler que nos permita manter o overclock sob temperaturas mais elevadas. Pois bem, o cooler que hoje aqui temos tem a melhor performance de todos os aircoolers já testados. Falamos pois da actualização da Noctua do já bem conhecido NH-D14, o NH-D15! Vamos então ver o que esta besta tem para nós.

 

 

Primeiro contacto

Como já havia sido dito, a Noctua é uma empresa austríaca que visa fornecer aos seus utilizadores a melhor experiência nos dois campos mais importantes do cooling: o silêncio e a performance. Os produtos mais reconhecidos da Noctua são as suas ventoinhas (devido ao esquema de cores característico, aliado a uma qualidade de construção excelente) e os coolers, que geralmente se debatem com os melhores, ocupando sempre lugares de renome. Aqui temos mais um dos excelentes produtos de cooling da mesma, numa das áreas em que a mesma mais se destaca, os coolers para CPU.

 

Especificações

Built on the basis of the legendary NH-D14 and carrying on its quest for ultimate quiet cooling performance, Noctua’s flagship model NH-D15 is an elite-class dual tower cooler for the highest demands. Its expanded heatpipe layout and two premium grade NF-A15 140mm fans with PWM support for automatic speed control allow it to further improve the NH-D14’s award-winning efficiency. Topped off with the trusted, pro-grade SecuFirm2™ multi-socket mounting system, Noctua’s proven NT-H1 thermal compound and full 6 years manufacturer’s warranty, the NH-D15 forms a complete premium quality solution that represents a deluxe choice for overclockers and silent-enthusiasts alike.”

 

Especificações retiradas do site da Noctua

Embalagem

Aqui temos a embalagem deste Noctua NH-D15. Como podem observar, a embalagem segue o habitual esquema colorido da Noctua, com uma embalagem branca com alguns detalhes da imagem a vermelho escuro, juntamente com o nome do cooler a preto. Temos também algumas informações acerca do mesmo a branco. Por fim, terminamos com o logótipo da marca no canto inferior direito.

Noutro dos lados, temos as especificações técnicas, com todos os detalhes que necessitamos de saber acerca do cooler (já vistos na secção das especificações). Mais uma vez, temos o contraste do vermelho escuro.

No topo da embalagem temos uma imagem dos heatpipes do Noctua NH-D15.

Do outro lado, temos mais informação nas mais diversas línguas, servindo de um texto introdutório às capacidades deste cooler.

Ao abrir a embalagem de cartão somos apresentados com este cenário. Temos os diversos sistemas de retenção e os acessórios.

Este é todo o material que vem incluído na embalagem, tendo o sistema de retenção da AMD e da Intel, os acessórios, uma segunda ventoinha NF-A15 PWM e o próprio cooler.

Retenção para AMD

Retenção para Intel

Os diversos acessórios incluídos. Temos uma chave em estrela, parafusos e borrachas anti-vibração, arames para a retenção da ventoinha, um logo da Noctua, a pasta térmica NT-H1, dois adaptadores de baixo ruído e um cabo em Y de 4 pinos para as ventoinhas.

Em geral, e como sempre, a Noctua impressiona na qualidade da embalagem e dos acessórios.

Noctua NH-D15

Esta é a besta que iremos analisar hoje. Como podem ver, o Noctua NH-D15 tem dimensões consideráveis, ainda para mais tendo a companhia de duas NF-A15 PWM. Este cooler é composto por duas torres com os radiadores feitos em alumínio, sendo que os heatpipes e a base são feitos em cobre.

Aqui podemos ver de perfil o Noctua NH-D15, sendo que podemos ver que as torres são ainda bastante grossas, apesar de termos uma ligeira elevação para permitir a utilização deste cooler com memórias que possuam dissipadores altos (64mm de altura quando em modo single fan ou 32mm com as duas NF-A15).

Vendo a partir do topo, podemos observar que temos seis heatpipes em cada torre, estando os mesmos bastante espaçados entre si.

Um detalhe interessante nas torres, que fica sempre bem ao observar na lateral de uma caixa.

Na base temos os seis heatpipes a sair da mesma.

Aqui a base do cooler, juntamente com os heatpipes, ambos em cobre.

O parafuso que nos irá ajudar a instalar o cooler com o sistema de retenção Secufirm!

Assim termina a nossa vista geral a este Noctua NH-D15, que, como pudemos observar, transmite uma grande sensação de qualidade. Mas nada como comparar com o anterior monstro, o Noctua NH-D14

Aqui temos uma comparação entre o Noctua NH-D14 (esquerda) e o Noctua NH-D15. Como podem observar, o Noctua NH-D15 é ligeiramente mais largo, assim como o maior espaçamento dos heatpipes.

Lateralmente podemos observar que são ambos da mesma altura, pois o bocado que falta em largura ao D15, é compensado. O sistema de retenção também é muito similar.

Aqui temos a comparação dos heatpipes. Como podem observar, os heatpipes do NH-D15 encontram-se mais espaçados do que os do D14.

Este foi o fim da pequena comparação entre ambas as bestas da Noctua, agora vamos ver se o maior tamanho resulta em maior performance por parte do NH-D15.

Instalação

A instalação destes Noctua é tão simples como sempre, utilizando o sistema de retenção correto para o seu socket, juntamente com o backplate Secufirm.

Primeiro que tudo, temos de colocar o backplate.

De seguida, e após instalar os espaçadores de plásticos, instalamos as partes de metal onde o cooler se irá fixar.

Após isso, e após colocar pasta térmica no cpu, basta colocar o cooler sobre o cpu e apertar os parafusos de ambos os lados. Como sempre, instalar o cooler é bastante fácil, devido à facilidade no manuseamento de todo o kit.

Por fim, basta instalar ambas as ventoinhas com os clips fornecidos pela Noctua.

Aqui o backplate da Noctua.

Em geral, é bastante fácil instalar este Noctua, apesar do seu grande tamanho. Nota também para a altura da ram, visto que tivemos de modificar o slot da memória ram, para não colidir com a ventoinha.

Testes

O Noctua NH-D15 foi testado com o seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Gigabyte Z77X-UP4 TH

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 620W

- Antec Eleven Hundred

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

Os presets utilizados foram os seguintes:

Intel i5 3570K @  Stock

Intel i5 3570k @ 4.5 1.25v – OC1

Intel i5 3570k @ 4.7 1.33v – OC2

Com o CPU a velocidades stock, as temperaturas não se diferenciam muito dos restantes coolers já testados.

Já a 4.5 GHz, como podem ver temos resultados bastante agradáveis, sendo que está a par com o U14S Push-Pull anteriormente analisado.

Por fim, a 4.7 GHz, mostra-se que aircooling revela-se limitado para overclocking do Ivy Bridge, devido às elevadas temperaturas destes cpus. Ainda assim, conseguimos melhores temperaturas por 2 ºC do que o Noctua NH-U14s (com 2 ventoinhas). Por curiosidade testei adicionar uma terceira fan NF-A15 PWM, o que resultou em melhorias de 2ºC. Aquilo que agora limita o overclock é o Ivy Bridge e a sua conductividade e não a capacidade de dissipar calor do NH-D15.

No que toca a ruído, o Noctua consegue ser mais silencioso que todos os AIO testados em máxima performance. Em idle temos cerca de 33 db e em load 48 dB. Ao adicionar a terceira ventoinha, o ruído é cerca de 53 dB.

Conclusão

Positivo

+ Performance

+ Qualidade de Construção

+ Silêncio

Negativo

- Preço perto de AIO de topo

Preço de venda médio: 99,90 € (preço recomendado)

Performance: 9.5/10

Preço:7/10

Qualidade de Construção: 9.5/10

Geral: 9/10

Este Noctua NH-D15 apresenta-se como sendo o “Crème de la crème” do aircooling, permitindo e sendo ideal para overclocks excessivos a ar, pelo que quem pretenda overclocks moderados existem outros coolers de preços mais baixos que permitem esses overclocks. Entramos em campo também de AIO’s, mas esses apresentam uma performance igual, com bastante mais ruído. Mas o que aqui interessa é que o Noctua NH-D15 é um produto de muita qualidade, com a qualidade de construção austríaca e todo um leque de acessórios, que a marca já nos habituou.

Aquilo que podemos concluir é que este é um Noctua NH-D14, maior e melhor, ainda que o seja apenas por alguns graus. Ainda assim, para totais entusiastas a ar, não existe melhor escolha do que este NH-D15.

Por tudo isto, o Noctua NH-D15 é um produto recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à Noctua pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter