Análise Antec H20 Kuhler 650

Votos de utilizador:  / 2
FracoBom 

Nada melhor para continuar este ano de 2014 do que fazer uma análise a material de uma das marcas que nos ajudou a iniciar o nosso site, a Antec! A marca americana chega até nós com algumas novidades, mas iremos focar-nos por agora no seu watercooling “tudo em um” Antec Kuhler H20 650. Não é o primeiro artigo deste género que a Antec faz, como podem ler aqui. O que interessa pois é que este novo modelo integra uma ventoinha PWM, sendo a maior novidade a bomba integrada na própria ventoinha! De resto temos aquilo que estes coolers já nos habituaram, um radiador de 120mm e, neste caso, LED’s RGB para iluminar a caixa. Contudo, o que realmente interessa é a performance. Por isso vamos passar ao trabalho!

 

Primeiro contacto

Como dito em análises anteriores, a Antec é uma empresa que os conhecedores e entusiastas, facilmente associarão a fontes de alimentação de qualidade e caixas muito apelativas. Mais recentemente apostaram no cooling de cpu’s, mais concretamente em sistemas de refrigeração líquida fechados, fazendo concorrência à série Hx0 da Corsair, entre outros. Desta feita, uma das três novas propostas da linha de watercooling tudo em um da Antec, a proposta de entrada de gama o Antec Kuhler H20 650. Para bolsas mais recheadas existe o modelo 950, com um radiador de 120mm mais grosso e o modelo 1250, com radiador de 240mm.

 

Especificações

“Next Generation Maximum Performance Liquid CPU Cooling System

The Antec KÜHLER H2O 650 delivers high-performance liquid cooling for your CPU in a quick, easy-to-install package. Unlike traditional liquid cooling systems, this self-contained unit comes prefilled and requires no maintenance. The extra large pump circulates coolant through optimized water channels, while easy-bend flexible tubing allows the KÜHLER H2O 650 to be installed in nearly any orientation. In addition to easy installation, a powerful PWM fan pushes air through directional blades and channels it through the radiator for optimal cooling. Included in the box is an air duct that reduces static pressure which in turn, allows air to flow out of the case efficiently. Lastly, integrated firmware automatically adjusts fan speed and changes the RGB LED based on temperature. Engineered for maximum performance, the Antec KÜHLER H2O 650 delivers liquid cooling performance at an air cooling price.

Features:

Copper cold plate is optimized for thermal conduction

Extra large pump and integrated PWM fan were engineered to cool the radiator efficiently

One Integrated PWM fan automatically adjust fan speed based on temperature. Built-in directional blades focus airflow through the radiator

RGB LED illuminates your case and changes color to indicate CPU temperature

Intel Compatibility LGA 775/1150/1155/1156/1366/2011

AMD Compatibility AM2/AM2+/AM3/AM3+/FM1/FM2

3 years warranty”

Especificações retiradas do site da Antec

Embalagem

Esta embalagem opta por seguir o esquema usual da Antec, com um fundo preto, com o nome da marca a Amarelo, mas a principal novidade vem nos detalhes a azul. Nesta parte frontal da embalagem, temos não só o nome da marca, mas também o nome do modelo. Para além disso temos a compatibilidade, assim como alguns detalhes importantes acerca do cooler. Tudo isto com a imagem do cooler ao centro.

Num dos lados temos as especificações, com o lado mais técnico das coisas, com dimensões ou RPM’s.

Já do outro lado podemos observar um gráfico que nos ajuda a perceber o posicionamento deste Kuhler 650 relativamente aos outros membros da famílio Kuhler. Este gráfico demonstra que apesar de ser o modelo mais barato da gama, consegue ser superior a outros coolers. Mais abaixo, podemos ler qual o conteúdo da embalagem.

É na traseira que podemos observar diversas frases que nos aguçam o apetite deste Kuhler 650, disponíveis em diversas línguas, sendo que algumas delas são mesmo ilustradas para apelar ao consumidor.

Por fim, na parte superior da embalagem temos alguns contactos.

Após retirarmos todo o conteúdo a esta caixa, somos confrontados com este pedaço de cartão onde vem o cooler muito bem acomodado com todos os seus acessórios, juntamente com o manual de instruções.

Aqui podemos observar melhor todo o conteúdo: temos o manual, as retenções para o socket, o acessório para montar a ventoinha na caixa (à esquerda das retenções), finalizando com o próprio radiador com ventoinha integrada com a bomba, assim como o bloco para o cpu.

Ao contrário do que acontecia em modelos anteriores, a nova retenção é igual para qualquer socket, sendo que aquilo que diferencia os mesmos são apenas os parafusos a utilizar, mas nada que não vejamos quando procedermos à instalação do cooler.

Como sempre, a Antec apresenta uma embalagem muito agradável, com tudo aquilo que precisamos para instalar os seus produtos facilmente.

Antec Kuhler 650

Este é o cooler que iremos analisar hoje, o Antec Kuhler h2o 650. Aqui podemos ver melhor a ventoinha integrada no radiador, que já conta com a bomba integrada, ao contrário dos antigos Kuhler em que a bomba se encontrava instalada no bloco do CPU. Relativamente à tubagem, a mesma possui 300mm de comprimento, pelo que não deverão ter problemas em instalar o mesmo em qualquer caixa.

Esta ventoinha é uma PWM 120mm, que o próprio software da Antec se encarregará de manipular conforme necessário, podendo atingir desde as 600 RPM’s até 2400 RPM’s

Vendo o radiador de perfil, podemos ver que o mesmo não é muito grosso, tendo cerca de 27mm de grossura (para 159mm de comprimento e 120 de largura).

Aqui podemos ver a grelha do radiador, sendo que a mesma é feita de alumínio e aparenta ser de qualidade, ao contrário de outros coolers All in One. Temos também os locais para os parafusos que nos permitem fixar o Kuhler ao chassis ou então utilizar a conduta de ar incluída (ou mesmo outra ventoinha).

Aqui podemos ver o bloco, que possui uma peculiaridade interessante: o facto de ser translúcido deve-se ao facto de o mesmo emitir luz, luz essa que varia conforme a temperatura do CPU! Uma adição bastante interessante. Podemos também ver a tubagem reforçada, garantindo assim que não irão ocorrer problemas relativos a fugas.

Esta é a base de contacto com o cpu deste Kuhler 650. Vem já com pasta térmica pré-aplicada e apresenta uma superfície que reflete bastante bem, o que indica um bom acabamento do bloco.

Por fim temos a ficha de 3 pinos que irá ser utilizada para dar energia a todo o conjunto!

Instalação

A instalação destes coolers a água all-in-one, costuma ser sempre a parte menos feliz. Digo isto, pois não há nada tão simples como instalar um bom cooler a ar com um backplate fácil e eficaz (ou mesmo um backplate como aquele presente no watercooling da EK). De qualquer forma, vamos a este desafio.

Este é o backplate a utilizar, único para todos os tipos de retenção. É relativamente fácil de utilizar com a fita adesiva de dupla face incluída, contudo torna-se algo difícil de apertar, pois os parafusos deslocam o mesmo com a pressão.

Esta é a retenção que irá ser adicionada ao bloco aquando da instalação.

Uma imagem do bloco já instalado, como podem ver os parafusos torna algo difícil a instalação, pois a retenção “foge” aquando da instalação. Ainda assim, devido ao tamanho reduzido do bloco, a instalação foi bem mais fácil que o anterior Kuhler H20 920

Já com o radiador na caixa, que é facilmente instalado com os parafusos longos, caso se utilize uma segunda ventoinha ou com os parafusos curtos, caso se apenas utilize o radiador e a ventoinha incluída.

Aqui podemos ver a qualidade das cores dos LED’s no bloco. A cor dos LED’s varia conforme a temperatura do CPU.

Testes

O Antec Kuhler H20 650 foi testado com o seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 620W

- Antec Eleven Hundred

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

Os presets utilizados foram os seguintes:

Intel i5 3570K @  Stock

Intel i5 3570k @ 4.5 1.25v – OC1

Intel i5 3570k @ 4.7 1.33v – OC2

Stock

 

Com o CPU a velocidades stock, as temperaturas não se diferenciam muito dos restantes coolers já testados, sendo que a estas velocidades, não se sente muito a importância de uma segunda ventoinha.

Já a 4.5 GHz, como podem ver o Antec continua no meio da tabela, sendo que como podem observar é bastante recomendável adicionar uma ventoinha, para melhorar a performance do cooler.

No que toca a ruído, apesar da ventoinha ser maior e movimentar mais ar, o ruído produzido é sensivelmente o mesmo, cerca de 41dB com uma ventoinha e valores sem OC. Ao adicionar o overclock o ruído sobe para cerca de 46 dB, devido ao barulho da ventoinha e da bomba. Ao adicionar mais uma ventoinha (Noctua NF-F12) e com overclock chegamos perto dos 49 dB, um nível de ruído que, apesar de elevado, com uns headphones é facilmente compensado. De resto temos um cooler versátil, relativamente pequeno e com uma performance agradável.

Conclusão

Positivo

+ Compatibilidade

+ Revisão 2 inclui Fan Shroud e parafusos para Push Pull

+ Design único

+ Qualidade de Construção

Negativo

- Sistema de montagem ainda não é dos mais fáceis

- Pode tornar-se ruidoso sob overclocks elevados.

Preço de venda médio: 61,90 € (preço na única loja online que o vende)

Performance: 7.5/10

Preço:8/10

Qualidade de Construção: 8.5/10

Geral: 8/10

A Antec apresenta aqui um produto que se destina ao utilizador regular, ainda não entusiasta, que pretende um cooler relativamente agradável, fácil de instalar (relativamente) e com boa qualidade de construção. Para além disso, o pequeno Kuhler H20 650 apresenta performance agradável, que pode ser melhorada utilizando os parafusos incluídos e instalando uma segunda ventoinha. Para além disso, o cooler é bastante apelativo, sendo que melhora o aspeto de qualquer caixa com acrílico lateral, muito devido à interessante integração do LED que muda de cor conforme a temperatura do CPU. A Antec escolheu também uma nova abordagem a este tipo de coolers, pois agora a bomba encontra-se no radiador, ao contrário de modelos anteriores, onde a bomba se encontrava no bloco do cpu. A verdade é que este cooler é adequado para os iniciados que querem exatamente um watercooler “all-in-one”, devido às suas características (pequeno, fácil de usar e que garante todo um outro aspecto a um computador).

De qualquer forma, visto que é possível encontrar melhor performance a preços similares (ainda que não seja watercooling), torna-se algo difícil recomendar este produto no que toca a performance, pelo que apenas os pretendentes de um Watercooling “all-in-one” barato e com boa qualidade de construção o devem considerar. Por fim, lembrem-se que esta é a nova versão do mesmo, com a possibilidade de mudar a ventoinha integrada (ao contrário da primeira versão), em caso de avaria, ainda que apenas seja possível fazê-lo por outra ventoinha da Antec.

Agradecemos à Antec pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter