Análise Noctua NH-U12S

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

À medida que o tempo vai passando, as marcas vão actualizando as suas gamas de produtos, sendo que a já bem conhecida Noctua não é excepção. Como se devem lembrar, há pouco tempo a mesma anunciou dois novos coolers para a gama NH-U, os NH-U12S e o NH-U14S. Claro está que os temos aqui no InsideGeeks para análise! Mas primeiro vamos falar do cooler de 120mm, o NH-U12S. O mesmo é um cooler de torre simples, permitindo assim compatibilidade com os diversos tipos de memória ram. Ainda assim, garante uma boa performance. Vamos ver o que o que nos oferece.

 

 

 

Primeiro contacto

Como já havia sido dito, a Noctua é uma empresa austríaca que visa fornecer aos seus utilizadores a melhor experiência nos dois campos mais importantes do cooling: o silêncio e a performance. Os produtos mais reconhecidos da Noctua são as suas ventoinhas (devido ao esquema de cores característico, aliado a uma qualidade de construção excelente) e os coolers, que geralmente se debatem com os melhores, ocupando sempre lugares de renome. Aqui temos mais um dos excelentes produtos de cooling da mesma.

Especificações

 

 

Especificações retiradas do site da Noctua

Embalagem

Aqui temos a embalagem. Como sempre, a Noctua tem vindo a seguir o mesmo padrão nas mesmas, de um fundo branco com o nome do cooler, assim como alguns detalhes a bordeaux na frontal. Para além disso, temos algumas características acerca deste cooler a branco.

Noutro dos lados temos a repetição das características que lemos na frontal da embalagem.

Numa das laterais podemos ler algumas das características mais técnicas acerca deste cooler, como por exemplo as suas dimensões ou até mesmo o conteúdo da embalagem.

Na traseira temos como habitual um pequeno texto em diversas línguas diferentes acerca das capacidades deste cooler.

Outra das laterais somos presenteados com algumas características chaves ilustradas por símbolos, permitindo assim uma rápida visualização das características deste cooler.

Aqui temos tudo o que vem bem embalado na embalagem deste NH-U12S. Temos o cooler, as duas retenções para AMD e Intel, borrachas para ventoinha extra, uma chave em estrela, pasta térmica NT-H1, clips para ventoinhas adicionais, um autocolante da Noctua e alguns adesivos para diminuir as vibrações.

Como sempre a Noctua a exibir um cuidado exímio no que toca à disposição dos componentes que constituem o seu produto.

Noctua NH-U12S

Este é o Noctua NH-U12S, que apresenta a já bem conhecida NF-F12 PWM, num cooler de torre simples.

De lado, podemos observar a grossura do cooler feito em alumínio (as grelhas), sendo a base e os heatpipes de cobre. Tudo aparenta ser muito bem construído e com a qualidade austríaca que estamos habituados.

Aqui da traseira onde podemos ver melhor as grelhas deste cooler, tudo aparenta ser muito bem finalizado, com cuidado.

Aqui já sem os clips agarrados ao cooler, podemos ver a ventoinha e a própria torre do cooler. A ventoinha é de 4pinos.

No topo podemos ver o logótipo da Noctua, assim como as terminações dos heatpipes, totalizando 10.

A base dos heatpipes, muito bem acabados e com um tom agradável.

A base é bem polida, sendo que possui um reflexo uniforme.

Como sempre, a Noctua a contar com todos os argumentos necessários para ter um produto de qualidade, mas será que isso se irá reflectir nos resultados? Vamos ver

Instalação

Como sempre a instalação de coolers de marca Noctua é bastante simples, muito devido ao eficaz sistema de retenção Secufirm2. Pois bem, no caso do sistema de teste, basta escolher o kit de retenção da Intel e proceder à instalação do backplate, passando à aplicação das barras de segurança e de seguida à aplicação de pasta térmica (incluída no kit). Por fim basta apertarmos com segurança o cooler. A imagem que apresentamos é do cooler montado com a ventoinha adicional. Pontos extra à Noctua pelo facto de incluir tudo aquilo que é necessário para a instalação do cooler.

Testes

O Noctua NH-U12S foi testado com o seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 620W

- Antec Kuhler H20 920

- Antec Eleven Hundred

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

Os presets utilizados foram os seguintes:

Intel i5 3570K @  Stock

Intel i5 3570k @ 4.5 1.25v – OC1

PushPull indica que foi adicionada uma ventoinha NF-F12 utilizando o kit de clips incluído.

A stock temos cerca de 54 ºC para o cooler com apenas uma ventoinha, sendo que se torna no melhor que já testamos, dos coolers a ar, com uma segunda NF-F12 PWM, com 51ºC. Assim sendo, temos excelentes resultados! 

 

Com um OC moderado de 4.5 GHz, com um valor stock, conseguimos obter um valor quase igual ao do Antec H20 920 Extreme, perdendo por apenas de 1ºC. Contudo, ao adicionar uma ventoinha extra, conseguimos retirar 2ºC, obtendo então um excelente resultado de 71ºC.

Em termos de ruído, temos poucos dB (25 dB) com apenas uma ventoinha, sendo que o ruído quase que dobra com a adição da segunda ventoinha (37 dB). Assim sendo, se a prioridade for silêncio, apenas uma ventoinha consegue bons resultados, com um pouco mais de silêncio. Tentámos também obter outros valores de OC, contudo este cooler apenas conseguia levar o nosso i5 3570k com estabilidade a 4.6 GHz, pois mais do que isso, atingia valores de temperatura elevados.

Conclusão

Positivo

+ Boa performance

+ Estética

+ Embalagem

+ Silêncio

Negativo

- Como sempre, nada a apontar.

Preço de venda médio: 59,90 € (preço recomendado)

Performance: 9/10

Preço:9/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 9/10

Analisar material Noctua continua a ser algo que parece um pouco imparcial, visto que a marca consegue sempre melhorar aquilo que parecia impossível ser melhorado. Para além disso, quem compra um produto da marca, não compra só um produto, mas um excelente suporte pós-compra. Este Noctua NH-U12S mostra-se uma excelente alternativa para quem pretenda um cooler de boa performance, que, contudo, não possua o tamanho monstruoso do Noctua NH-D14, por exemplo, mantendo um bom nível de performance. Assim também é possível de ser adequado a sistemas com rams de dissipadores muito altos. Vem ainda equipado para a possibilidade de adicionar mais uma ventoinha. O que mais queriam? Este Noctua é a embalagem completa. Qualidade, acessórios, performance. Tenho dito.

Devido a tudo isto, a Noctua, sempre de excelente qualidade, merece o selo de recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à Noctua pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter