Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise EK-KIT L360

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Já tivemos um pouco de tudo no que toca a arrefecimento aqui no InsideGeeks. Desde Aircoolers monstruosos, passando por alguns mais pequenos, até soluções de watercooling relativamente básicas, que não oferecem qualquer tipo de problemas na instalação aos mais novatos. Pois bem, hoje temos, vindo directamente de Liubliana, o primeiro kit de watercooling “a sério” para análise. Este chega-nos sobre forma de kit, assegurando que temos tudo o que é necessário numa só embalagem. Falamos pois do kit EK-L360. Como podem ter percebido, contamos com um radiador de 360mm, algo brutal para o arrefecimento. Deixemo-nos então de paleio e passemos à acção.

 

 

 

Primeiro contacto

A EK é uma conhecida dos entusiastas do watercooling. Sofreu recentemente uma remodelação das suas diversas linhas, contanto agora com um pouco de tudo o que é necessário para a construção de um sistema watercooling agradável, desde bombas, reservatórios, radiadores, passando mesmo pela sua especialidade, os blocos para CPU. Assim sendo, desta feita foi nos enviado o kit L360 para análise, contendo tudo o que é necessário para uma iniciação rápida.

Especificações

“Product Description

The EK-KIT L360 water cooling kit is a basic kit for all users that seek simple, yet quality and effiicient all-in-one solution, assembled from selected market proven components.

 

EK-Supreme LTX (LTX stands for Light XTreme) is a universal Intel socket CPU waterblock for the advanced enthusiast users. It has been designed to lower the production costs yet still offer the EK quality branded CPU waterblock at the best price. Now even better and more user friendly with PreciseMount mounting mechanism!

 

360mm version of EK-CoolStream RAD XT radiator fits in many computer chassis/cases and will succesfully take the heat out of your system. EK-DCP 2.2 12V DC water pump is also a market proven product which allows adequate and optimal flow for your water cooling system.

 

High quality EK made EPDM rubber tubing ensures long lasting operation and does not suffer from plasticizer leaching effect, very common with regular PVC tubing. This 10/16mm (ID/OD) tubing also allow for very tight turn radius!

 

Majority of components have been pre-assembled resulting in quick and painless installation procedure. This kit can also be upgraded with an additional EK-VGA Supremacy, EK-FB, EK-FC or EK-RAM series waterblocks!

 

EK-KIT L360 water cooling kit includes following items:

 

- universal CPU water block: EK-Supreme LTX UNI CSQ 2013 (incl. mounting- & thermal material)

- radiator: EK-CoolStream RAD XT (360)

- radiator fan: EK-FAN Silent 120-1600 RPM (3pcs)

- water pump / reservoir combo unit: EK-DCP 2.2 X-RES incl. Pump

- tubing: EK-TUBE ZMT Matte Black 16/10mm (2 meters)

- compression fittings: EK-CSQ Fitting 16/10mm - G1/4 Nickel (6 pcs)

- coolant concentrate: EK-Ekoolant UV Blue (100mL; for 1L of coolant)

 

This water cooling kit is compatible with the following CPU sockets:

- Intel LGA-775

- Intel LGA-1366

- Intel LGA-1155/1156

- Intel LGA-2011

- AMD Sockets: 939, 754, 940

- AMD Sockets: AM2, AM2+, AM3, AM3+, FM1, FM2

 

Made in Slovenia - Europe!”

Especificações retiradas do site da EK

Embalagem


Aqui temos a embalagem. Uma embalagem grande, mas com classe e um aspecto limpo. A cor predominante é certamente o branco com o laranja, sendo que temos uma pequena indicação do nome do produto. A embalagem é também de fácil transporte.

No topo, temos a cor laranja, juntamente com a indicação do que vem incluído neste kit (cada símbolo). Temos também o renovado logo da EK.

A parte traseira mostra o que nos é oferecido com este kit: Um block EK-Supreme LTX CSQ, uma bomba EK-DCP2-2, entre outros componentes, que ainda vamos ver mais à frente.

De resto, não existe nada mais a dizer acerca desta embalagem. Apenas que aparente ser simples e eficaz.

EK-UNI RAD Holder 120


Juntamente com o kit, a EK enviou-nos também uma ferramenta que visa facilitar a instalação exterior dos radiadores, com estes espaçadores da EK.

Aqui vemos melhor tudo o que vem incluído, nesta pequena, mas muito útil ferramenta da EK, como iremos observar mais à frente.

Ao abrir a caixa, somos confrontados com aquilo que dentro dela vem.

Aqui uma vista de tudo o que a embalagem contêm.

EK-Supreme LTX UNI CSQ (2013)


Esta é a parte frontal do bloco de CPU incluído neste kit. Trata-se de um produto de topo por parte da EK, sendo a embalagem apelativa.

Na parte traseira temos alguns detalhes mais técnicos, assim como especificações em diversas línguas.

Aqui podemos ver tudo o que acompanha este bloco de CPU, sendo incluídos os parafusos, pasta térmica Gelid Extreme e os backplates para diversos sockets.

Uma vista mais perto ao bloco, permite observar que o mesmo se encontra muito bem acabado, demonstrando cuidado por parte da EK.

Aqui uma vista à parte que entra em contacto com o CPU, extremamente bem polida, como podem ver.

EK-CoolStream RAD XT 360


O radiador bem numa grande embalagem com fundo preto, com detalhes em verde.

Na traseira temos algumas especificações em diversas línguas.

Ao abrir a caixa de cartão no qual este radiador vem, podemos ver que o mesmo vem muito bem embalado, acompanhado de um pequeno folheto de instruções.

Aqui tudo o que acompanha este radiador.

Este radiador é bastante grande, com espaço para três ventoinhas de 120mm de cada lado.

Um detalhe no radiador.

EK-DCP 2.2X-RES(incl.Pump)


A caixa da bomba e reservatório, segue o mesmo princípio de design que todos os outros componentes.

Mais uma vez a parte traseira a ser indicadora das características em diversas línguas.

Tudo aquilo que a embalagem incluí, desde autocolante dupla face, conversor molex – 3pin, esponja redutora de ruído, entre outros, incluindo como é óbvio os manuais.

Aqui podemos ver já a bomba acopolada ao reservatório. Temos uma imagem cuidada da EK.

Aqui o outro lado do conjunto. Lembram-se daquelas entradas de frente e de lado? Podemos escolher qualquer uma delas para os conectores, de modo a posicionar a bomba e reservatório como desejamos.


Uma vista do topo

EK-FAN Silent 120-1600 RPM


Aqui temos a matilha das 3 ventoinhas incluídas.

Em termos de acessórios são ventoinha bastante simples: trazem apenas a ventoinha e quatro parafusos.

Um close-up ao conector preto.

Uma foto ao concentrado incluída pela EK, que deve ser misturado de acordo com as instruções da embalagem.

EK Connectors


Uma foto aos conectores incluídos. O cromado assenta muito bem, sendo que transmitem uma sensação de qualidade pelo peso.

Aqui já sem o topo.

Instalação

Toda a instalação foi bastante fácil, muito devido ao manual que a EK deciciu incluir para ajudar os mais novatos nestas andanças. Assim sendo, bastou montar os espaçadores, instalar o radiador na parte traseira, tratar dos comprimentos de tubos e posicionamento de componentes, sendo que tudo isto se faz com alguma cautela, sendo a primeira vez. Após tudo isso, testamos o sistema para ver se não existem fugas. Só após isso ligamos o computador. Finalizando tudo, deve parecer algo como isto.

Testes

O EK-KIT L360 foi testado com o seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.9 GHz @ 1.41

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 620W

- Antec Kuhler H20 920

- Antec Eleven Hundred

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

Os presets utilizados foram os seguintes:

Intel i5 3570K @  Stock

Intel i5 3570k @ 4.5 1.25v – OC1

Intel i5 3570k @ 4.9 1.41v – OC2

 

 

Temos uma vantagem clara em qualquer situação do kit de Watercooling da EK. Quer seja a stock, ou com overclock, temos uma vantagem. Para além disso, o barulho do sistema equipara-se ao do Antec em modo silencioso, sendo apenas alguns dB mais elevados. De referência, o Noctua DH-14, que consegue excelentes resultados para um cooler a ar. Para quem não necessite de tanta performance, pode obter algo mais silencioso, ao diminuir as RPM’s das ventoinhas. Atenção que apenas o kit da EK conseguiu levar o nosso 3570k a 4.9 GHz estáveis (sendo que os 5.0 GHz é possível para benchmarks).

Conclusão

Positivo

+ Excelente performance

+ Estética

Negativo

- O preço apela a entusiastas.

Preço de venda médio: 219,95 € na loja da EK

Performance: 10/10

Preço:7/10

Qualidade de Construção: 8.5/10

Geral: 9/10

Um kit de Watercooling deste tipo é certamente um produto destinado apenas àqueles mais entusiastas, que pretendem dar ao seu PC a maior performance existente. Pois bem, devo de dizer que fiquei rendido, pois consegui resultados excelentes, sendo que caso a motherboard deixasse, seriam ainda melhores. Assim sendo, recomendo WC dedicado àqueles que pretendam apostar em algo mais “hardcore” e um bom aircooler àqueles que necessitem de algo mais barato. Os WC integrados são bons para quem precise de poupar espaço, mas sempre que possível deve-se optar por uma solução completa, pois consegue-se todo um outro efeito excelente.

Por isso, todo o material aqui analisado, sempre de excelente qualidade, merce o selo de recomendado pelo InsideGeeks! E vocês já escolherem qual o kit que melhor se adequa a vós?

Agradecemos à EKWB pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter