Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Antec Kuhler H20 920

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

O último produto a analisar da Antec foi uma fonte de alimentação, que se provou capaz de alimentar um sistema, sem revelar quaisquer dificuldades, possuindo um preço acessível, e tendo a qualidade Antec, sendo por isso, uma excelente aposta. Agora temos uma vertente mais recente da marca, uma aposta em coolers, tendo a audácia de apostar em sistemas de refrigeração líquida. É certo que tem o OEM Asetek, contudo a Antec certifica-se que lhes adiciona uns pozinhos, para que possamos ter um bom produto. Por fim, temos os benefícios de um sistema de refrigeração líquida de entrada de gama, sem os inconvenientes como troca de líquido, entre outros. Vamos ver o que temos neste Kuhler 920, e se vale o preço acrescido, relativamente a propostas a ar.

 

Primeiro contacto

 

Como dito em análises anteriores, a Antec é uma empresa que quem possui conhecimento na área, facilmente associa a fontes de alimentação de qualidade e caixas muito apelativas. Mais recentemente apostaram no cooling de cpu’s, mais concretamente em sistemas de refrigeração líquida fechados, fazendo concorrência à série Hx0 da Corsair, entre outros. São estes últimos produtos que estão mais em voga, e temos a versão Kuhler 920 para testes! A fornecedora deste cooler é a Asetek, e conta com ventoinhas que podem ir até à estonteante velocidade de 2400 rotações por minuto, o que esperemos que não seja necessário, tal o nível de ruído produzido a tal velocidade. Esperemos que possamos recomendar este cooler como uma iniciação no mundo da refrigeração a líquido!

Especificações

“The Antec KÜHLER HO 920 provides maximum-performance liquid cooling for your CPU in a quick, easy-to-install package. Unlike traditional liquid cooling systems, this self-contained unit comes prefilled and requires zero maintenance. The dual 120 mm Pulse Width Modulation (PWM) fans and 3rd generation copper coldplate ensure quiet, efficient cooling, while the 49 mm thick radiator is equipped to handle the highest performing CPUs on the market. Lastly, the included software helps you monitor and control the KÜHLER HO 920's performance and allows you to customize its stylish RGB LED. Designed to unlock the maximum potential of your CPU, the Antec KÜHLER HO 920 delivers exceptional cooling when you need it the most.

Features:

 

CPU Socket Compatibility:

- Intel LGA 2011/ 1155 / 1156 / 1366

- AMD AM2 / AM3 / AM2+ / AM3+ / FM1

Included software provides essential tools to control and monitor the KÜHLER HO 920

Non-corrugated easy-bend tubes for maximum flexibility in radiator positioning

Pulse Width Modulation (PWM) radiator fans generate the quietest high performance cooling

Customizable RGB LED creates brilliant illumination

Cooling Liquid - Safe, environmentally-friendly, anti-corrosive

Fan Speed: 700 - 2400 RPM (PWM controlled)

Tubing Length: 13.0" / 330 mm

Radiator Dimensions:

- 5.6" (H) x 4.7" (W) x 1.9" (D) /

- 151 mm (H) x 120 mm (W) x 49 mm (D)

Fan Dimensions:

- 4.7" x 1.0" / 120 mm x 25 mm

Air Flow:

- 110.0 CFM

Noise Level:

- 43 dBA

Cold Plate + Pump Height:

- 1.1" / 29 mm

Net weight:

- 2.4 lbs / 1.1 kg

Gross weight:

- 3.5 lbs / 1.6 kg

AQ3 - Antec Quality 3 year limited warranty on parts and labor”

 

Especificações retiradas do site da Antec

Embalagem

Aqui temos a embalagem. Mais uma vez, segue o esquema colorido que estamos habituados a observar nos produtos da Antec, o preto com uma lista amarela. Temos na frontal o nome do cooler, Kuhler h20 920, o facto de esta versão já ter suporte para LGA2011, um pequeno título que fala acerca do produto, e a marca da Antec.

No topo, temos mais uma vez o slogan deste produto, assim como três indicações em seis línguas diferentes, que pretendem cativar o consumidor.

De um dos lados, temos um gráfico que demonstra as temperaturas obtidas por este produto, em comparação com o stock da Intel e com um cooler de refrigeração líquida de primeira geração. Como é óbvio, gráficos destes devem ser sempre encarados com alguma prudência.

Do outro lado temos o lado muito mais técnico deste cooler, no qual todas as especificações deste produto vêm explícitas numa tabela, que tudo informa acerca deste cooler, como por exemplo, desde os conteúdos da embalagem, até às dimensões do radiador.

Já a parte traseura destina-se a informar o utilizador mais casual, tendo imagens ilustradas em seis línguas diferentes, que pretendem evidenciar as características chave deste produto.

 

Podemos ver como vem acomodado este cooler na embalagem, um invólucro de cartão reciclado envolve bem todos os componentes. O manual vem em destaque ao retirar da embalagem.

Aqui podemos observar numa vista mais geral, todos os constituintes da embalagem.

Antec Kuhler H20 920

Aqui temos uma vista geral do radiador e da tubagem. Pois bem, este radiador é bastante mais espesso que a versão Kuhler 620, o que, pelo menos teoricamente, faz com que tenha uma área de dissipação superior, o que se traduzirá em menores temperaturas. Este é um radiador de 120mm ligado a um bloco em cobre e tubos de borracha flexíveis. Ou seja, possui muito menos componentes que um sistema de arrefecimento a líquido, no qual é possível a adição de reservatórios, várias bombas, entre outros.

Estas são as duas ventoinhas incluídas pela Antec para este produto. Estão classificadas para como variarem de 700-2400 rotações e possuírem um ruído máximo de 43 dBa.

Nesta última imagem podemos observar o conector de 3 pinos de uma das ventoinhas e o adaptador incluído no bloco que serve para ligar as duas ventoinhas incluídas, de modo a controlar as mesmas por software.

 

Como podem observar, a parte de contacto do bloco, já vem com pasta térmica aplicada, o que facilita a instalação do mesmo. Contudo, aquando dos testes, vai ser aplicada pasta NT-H1 da Noctua para garantir a manutenção da mesma pasta térmica em todos os coolers analisados.

Aqui temos mais uma vista de perfil do radiador, em que nos podemos aperceber da sua grossura. Temos também a indicação que esta é uma unidade da Asetek.

Uma melhor vista dos radiadores e dos conectores, que estão bem reforçados, e não deverão ter qualquer problemas no que toca a fugas ou outros problemas associados a refrigeração líquida.

Nesta foto podemos observar que o bloco, na parte escrita Antec, tem uma ligeira transparência. É através dessa transparência que podemos colocar o led colorido ao nosso gosto, um toque de muito bom gosto e que permite que este Kuhler H20 920 se adeqúe a vários sistemas.

Aqui temos o necessário para a instalação em diversos sistemas diferentes. Como podem observar o conjunto de retenção superior é o para AMD e o inferior é para Intel. Contudo existem algumas diferenças entre os vários sockets Intel.

Para assegurar que o utilizador consegue facilmente instalar o cooler, a Antec incluiu um manual de fácil compreensão.

Instalação

Relativamente à instalação, digamos que é algo que se necessita de fazer uma vez para a conseguir fazer rapidamente nas seguintes. Após apanharmos o jeito, facilmente se monta e desmonta este sistema. Começamos pelo kit de retenção, que possui furações para os 3 sockets da Intel (neste caso), tendo nós a tarefa de preencher o kit com os receptores dos parafusos incluídos. Após isso, para facilitar a tarefa de alinhar o backplate, colamos com a fita adesiva incluída, o backplate à parte traseira da motherboard. De seguida, instalamos a retenção no socket. Deixamos a repousar, de modo a instalar o radiador. Primeiro inserem-se os parafusos e a ventoinha de extracção traseira. De seguida, acopla-se a ventoinha ao radiador, ao apertar os parafusos. Após isso, repete-se o processo para a ventoinha frontal. Voltando ao bloco, resta tirar o plástico do dissipador, colocar em contacto com o CPU (pois já tem pasta térmica pré-aplicada) e rodar na retenção, de modo a prender o mesmo. Por fim, aperta-se os parafusos da retenção, para certificar-se que o bloco se encontra a fazer contacto com o CPU. Liga-se todos os cabos incluídos et voilá! Temos um kit para principiantes de refrigeração líquida. Digamos que não foi a mais fácil de todas, especialmente a parte de instalação do radiador, pois um par extra de mãos serão sempre bem-vindas.

Software

Como podem observar, esta é uma das mais-valias deste kit Asetek com nome da Antec, em relação a outras apostas. O software é muito completo, indicando desde o valor de ruído das ventoinhas, até à temperatura do líquido. Podemos ver as rotações das ventoinhas, e configurar um perfil ao nosso gosto. É também aqui que editamos a cor do LED do bloco.

   

Testes

O Antec Kuhler H20 920 vai ser testado no seguinte sistema:

- Intel i5 3570k 3.4 @ 4.5 GHz 1.25v

- 16 GB GeIL Evo Veloce 1866 MHz @ 2200 MHz

- Asrock Z77 PRO3

- Samsung 160 GB

- AMD Radeon HD 6870 (1GB) OC (970 mhz/1230 mhz)

- Microsoft Windows 7 Ultimate 64-bit

-Temperatura Ambiente 22 °C

- Antec  Eleven Hundred

 

Os testes são feitos usando o LinX AVX, com 4GB de RAM e 10 rondas. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Stock

 

Aqui temos o cooler a funcionar nos seus dois modos pré-definidos, o silence e o extreme. Como podemos observar em extreme, ganha por 5 graus ao NH-D14, contudo perde por 3 graus no modo silence. É de notar que o Noctua é muito mais silencioso que o Antec H20 920 em modo Extreme.

OC

 

 

Já em OC, todo o cenário se mantêm, como podem observar acima. Contudo a vantagem do Antec Kuhler H20 920 acentua-se.

Por fim, é importante realçar que apesar de o Antec ter performance superior em modo extreme, o barulho das ventoinhas na sua rotação máxima, facilmente se torna desconfortável, tal é o ruído produzido, superior ao volume de uma televisão sem qualquer problema. É por isso aconselhável a criação de um perfil por parte do utilizador.

Conclusão

 

Positivo

+ Boa performance

+ Estética

+ Introdução à refrigeração líquida

Negativo

- Ruído na velocidade Extreme

- Caro para a performance que oferece

Preço de venda médio: 99,90 € em Portugal

 

Performance: 9.5/10

Preço:6/10

Qualidade de Construção: 8/10

Geral: 8/10

 

Aqui pudemos observar mais um produto de excelente qualidade Antec, ainda que não vingue, pois a sua performance é muito similar àquela possível de obter com produtos de valor substancialmente mais baixos. É certo que este é um produto a considerar para quem não possua espaço na sua caixa, ou que tenha kits de memórias mais altas, contudo podemos observar que um cooler a ar, como o Noctua NH-D14 se aproxima bastante dos resultados possível de obter com este cooler, ainda para mais, com um ruído muito inferior ao modo de máxima performance do Kuhler H20 920. Penso que seja um produto de nicho, contudo muito bem acabado para tal. Apenas peca, pois a tecnologia a ar está bastante mais desenvolvida, pois penso que estes coolers de refrigeração líquida conseguirão substituir os mesmos, assim que os custos de produção estejam mais baixos, e isso se reflicta nos preços apresentados ao consumidor. Mais que não seja, este Kuhler é um produto com qualidade, inovador e que ilumina (literalmente) a nossa caixa, sendo por isso uma mais valia para quem gosta de produtos com estética apelativa.

 

Agradecemos à Antec pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter