Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Noctua NH-D14

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Após a última análise a um cooler de baixo perfil da Noctua, hoje temos mais uma aposta da marca, desta vez o seu cooler de topo, o monstruoso NH-D14. Este cooler promete deixar o calor bem afastado do nosso cpu, permitindo assim um overclock jeitoso ou simplesmente temperaturas baixas, nesta altura do ano que é o Verão. Este cooler conta com duas ventoinhas, uma de 120mm e outra de 140mm. A Noctua com este cooler promete performance excepcional, e certamente o cooler é imponente. Tudo isto, com a qualidade e silêncio usualmente característicos da marca. Este é um cooler para entusiastas, pois o seu espaço não permitirá que seja instalado em todas as torres. Tudo isto promete, será que vai deixar os coolers anteriormente analizados a “comer pó”? Continua a ler para descobrir.

 

 

Primeiro contacto

 

Como já havia sido dito, a Noctua é uma empresa austríaca que visa fornecer aos seus utilizadores a melhor experiência nos dois campos mais importantes do cooling: o silêncio e a performance. Os produtos mais reconhecidos da Noctua são as suas ventoinhas (devido ao esquema de cores característico, aliado a uma qualidade de construção excelente) e os coolers, que geralmente se debatem com os melhores, ocupando sempre lugares de renome. Aqui vamos ter um cooler de topo, que não olha a meios para obter os melhores resultados possíveis, sendo assim uma boa aposta para entusiastas.

Especificações

 

 

 

Especificações fornecidas pela Noctua

Embalagem

  

Uma das primeiras impressões ao observar a caixa na qual o Noctua NH-D14 vem embalado é que o mesmo será simplesmente colossal, pois a caixa possui umas dimensões extremamente generosas. De seguida podemos observar que o mesmo rompe um pouco com o habitual esquema colorido da Noctua (apesar de ainda possuir algumas referências), apresentando uma caixa branca, com um diagrama do cooler. Para além disso, na frontal temos uma imagem do cooler, juntamente com algumas informações que a Noctua decidiu que eram importantes referir relativamente a este cooler. Tem destaque o facto de ter dois radiadores de 6 heatpipes, design assimétrico, ter duas ventoinhas entre outros. De resto, temos uma referência ao modelo do cooler no topo superior direito, e à marca no superior esquerdo.

 

Fazendo uma rápida análise à caixa, vemos que possui várias informações importantes para o utilizador. Na primeira imagem, temos uma esquemática com as dimensões do cooler, muito importante devido ao tamanho imponente do mesmo. Juntamente com a esquemática que ilustra a parte castanha, temos uma imagem da base do cooler e dos vários heatpipes que o mesmo possui. De resto temos o fundo branco com a esquemática.

Passando para a imagem seguinte, podemos observar as caravterísticas chave do produto, segundo a Noctua, tendo detalhado cada uma delas em inglês e acompanhando as mesmas de uma pequena ilustração, o que demonstra a atenção ao detalhe da marca austríaca aos pequenos elementos, que demonstram do que é feita uma marca de qualidade.

Na terceira imagem, temos uma pequena descrição do cooler em seis diferentes línguas, o que nos introduz ao dissipador e nos permite conhecer o mesmo melhor. É agradável verificar que o português foi uma das línguas escolhidas (mais uma vez) pela Noctua, para figurar na sua caixa.

No topo, temos uma tabela de especificações acerca do produto, para nos informarmos acerca das características técnicas. Tudo isto num fundo azul, que contrasta com o diagrama em fundo branco.

Podemos concluir afirmando que esta embalagem é simples, mas informativa, e também eficaz no seu trabalho de transporte como veremos de seguida.

  

Aqui temos o que encontramos no interior da embalagem. Á direita temos os acessórios, enquanto que na caixa maior temos o cooler bem acomodado.

 

O que a caixa branca continha em si, podemos observar acima. Como podemos ver, temos um manual que contêm instruções quer para AMD ou Intel, uma chave de estrela que nos permitirá apertar os parafusos ao longo do processo de instalação do cooler, o kit de retenção para AMD, no meio os acessórios comuns, que são dois Ultra Low noise adaptors, um cabo em Y quatro brackets para instalar a NF-P12 como ventoinha da caixa, 4 parafusos para o mesmo efeito, um pequeno símbolo da Noctua em metal e a pasta térmica da Noctua, a NT-H1. Por fim, no canto superior direito temos o set de montagem Intel, que inclui o backplate secufirm. Um bundle de acessórios generoso, sendo estes pequenos detalhes que fazem as diferenças entre as marcas de topo.

 

Aqui temos os acessórios numa melhor vista.

 

Uma comparação com uma garrafa de meio litro para terem noção do tamanho da embalagem.

Cooler

 

Penso que a imagem acima ajude a descrever o quão grande é este dissipador. Mas como o pensamento comum “mais é melhor” está neste momento em mim presente, espero que o tamanho seja igual a performance. Podemos observar a ventoinha de 120mm frontal que puxa o ar, com a de 140mm a ajudar na circulação. Este cooler não será para todas as caixas, portanto é melhor confirmar as dimensões das vossas caixas antes de comprarem esta “besta”.

 

Aqui temos a configuração em perfil, no qual nos podemos dar conta da grossura dos radiadores em alumínio banhados a níquel, o que torna a área de dissipação muito grande. Esperemos que tal se revele útil para baixas temperaturas. Como podem observar, a ventoinha frontal irá entrar em conflito com algumas memórias que possuam dissipadores um pouco mais extravagantes, no entanto existe sempre a possibilidade de transferir a ventoinha para a traseira ou mesmo para a caixa.

 

Aqui temos a vista de traseira do cooler, e aqui podemos observar os seis heatpipes que saem da base para o radiador de alumínio, permitindo a dissipação eficaz do calor produzido pelo nosso cpu. Como podemos observar, o cooler é largo, pois comporta os seis heatpipes lado a lado.

 

Uma vista mais de perto dos heatpipes, para ver o seu tamanho.

 

Aqui podemos observar o topo do dissipador, no qual o branding Noctua se evidencia, juntamente com as terminações dos heatpipes. Como podem observar, ao todo este dissipador conta com 12 heatpipes para ajudar o calor a escapar do CPU.

 

No foto acima podemos observar o acabamento da base do NH-D14, que como podemos observar, não é totalmente polida. Os heatpipes também se destacam nesta foto.

 

Aqui temos como fica o dissipador sem ventoinhas.

 

As ventoinhas utilizadas pela Noctua na elaboração deste cooler são a NF-P14 e a NF-P12. A NF-P14 conta com uma velocidade de 1200 rpm, para produzir 110,3 m3 /h com um ruído de 19,6 dB. Já a NF-P12 conta com 1300 rpm, para mover  92.3 m3 /h de ar com um ruído de 19.8 dB.

Instalação

 

Mais uma vez, acima está o material utilizado para instalar o cooler num sistema socket 775, sendo o sistema similiar para 775/1155/1156/1366.

 

A backplate pronta a instalar

 

A backplate já instalada.

 

Após isso, instala-se o sistema de retenção que irá assegurar que o cooler fica bem preso.

Após a colocação de pasta térmica no cpu, instala-se o cooler e aparafusa-se os parafusos lateralmente. Como podem observar, mesmo sem ventoinhas, impõe respeito.

 

 

Uma vista de como fica o cooler com ventoinhas, assim como o backplate.

 

Agora com o acrílico já colocado. Relativamente à instalação do cooler podemos dizer que é bastante similar à do anteriormente analizado NH-L12, sendo simples, muito devido aos manuais extremamente bem ilustrados da Noctua, e também devido ao facto de a Noctua ter incluído com o dissipador tudo o que necessitamos para a instalação do mesmo, sendo muito bem vindo a inclusão da chave de estrela e da pasta térmica. O único contra eventualmente, será o facto de o cooler ser de grandes dimensões o que poderá criar problemas de arrumação em algumas caixas. Apesar disso, o sistema de retenção através de backplate assegura que o cooler fica estável, e permite que o contacto com o cpu se faça de uma forma segura, tendo em conta o tamanho deste cooler. Nada a apontar então, sendo que a Noctua leva nota máxima neste capítulo.

Sistema de teste

O Noctua NH-D14 vão ser testadas no seguinte sistema:

- Intel Core 2 Duo E8200 (Overclocked @ 4.00 GHz 1.48v) / Stock 2.66 GHz @ 1.2 v

- 4 GB (2x2GB) Corsair DDR3 PC3-10700H

- Asus P5KC (Intel P35)

- Antec High Current Gamer 620 W

- Samsung 160 GB

- AMD Radeon HD 6870 (1GB) OC (970 mhz/1230 mhz)

- Microsoft Windows 7 Ultimate 64-bit

- Antec Eleven Hundred

 

Os testes serão realizados com a ajuda do Prime 95, Large Data Set, com a duração de 15 minutos em load. O idle vai ser analisado com o computador em repouso durante 1 hora. A temperatura ambiente manteve-se constante durante ambos os testes, nos 28 graus centígrados

 

Segundo os resultados em stock, o D-14 não é assim tão superior aos seus rivais, mas o que quero ver é quando o calor começa a apertar.

 

Com overclock tenho os resultados que estava à espera de um cooler massivo como este, menos 10 graus em load quando com Overclock. Os resultados falam por si mesmo ainda assim estava insatisfeito com o que conseguia obter, visto que esmagar a concorrência foi algo que este menino já tinha feito.

  

E pronto, aqui temos um resultado que mete completamente a concorrência a milhas, visto que apesar da velocidade mais elevada e voltagem, consegue obter menores temperaturas do que os coolers anteriormente testados. Assim sendo podemos dizer que este cooler é completamente um monstro do arrefecimento. Só não puxei mais o cpu visto que para esta velocidade já tinha de ter 525 FSB, no entanto, estou seguro que conseguiria os 4.4 GHz, caso fosse um bom CPU, visto que de arrefecimento, sem quaisquer problemas. Já o ruído, relativamente ao resto das ventoinhas instaladas, era muito pouco audível, visto que a escolha de maiores ventoinhas, implica menor ruído para maior airflow.

Conclusão

 

Positivo

+ Performance

+ Boa embalagem

+ Boa Qualidade de Construção

+ Muitos acessórios

Negativo

- Tamanho

Preço de venda médio: 75€ em Portugal

Se o que o cooler que anteriormente tivemos aqui era um David, este será o Golias, no entanto, a sua grande capacidade de dissipação é certamente ajudada pelo tamanho. Sendo esse o único entrave deste dissipador, não vejo porquê não adquirir um, caso estejamos com vontade de explorar o nosso processador ao máximo, visto que para além de um produto de qualidade, estamos a adquirir duas ventoinhas que por si só são bastante caras. Assim sendo, o Noctua NH-D14 é produto certamente aconselhado a todos os que necessitem do máximo arrefecimento para o seu projecto, sem barreiras, sendo elas preço ou espaço. Para além disso, este cooler promove a circulação de ar na caixa, devido as suas ventoinhas e enormes radiodores. É para os entusiastas que a Noctua fabrica este produto, e assim sendo, demonstra toda a sua mestria ao fazê-lo, para agradar ao seu consumidor. E nos agradecemos. Por isto, o Noctua NH-D14 é um produto recomendado pelo Inside Geeks.

Performance: 10/10

Preço: 8/10

Qualidade de Construção: 10/10

Geral: 9/10

  

 

Agradecemos à Noctua pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

 

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter