Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Noctua NH-L12 PWM

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Hoje temos mais um produto da Noctua, que promete tornar o Verão menos notório dentro das nossas torres. Aqui temos o Noctua NH-L12 pwm, que conta com uma ventoinha igual à por nós anteriormente analizada, a NF-F12 pwm, e com uma ventoinha de 92mm. O cooler que aqui temos é de baixo perfil, sendo por isso ideal para caixas de HTPC, ou caixas que não permitam coolers, sendo que este cooler apresenta uma altura de apenas 66mm com as duas ventoinhas, podendo funcionar apenas com a de 92mm, diminuindo assim a sua altura ainda mais. A Noctua com este produto não pretende alcançar resultados excelentes no que toca a performance, mas sim oferecer um bom rácio tamanho/som/performance, algo muito importante na construção de um bom PC, que ocupe o menor espaço possível. Tem também um tdp máximo recomendado de 95w, tal como o nosso processador, acontece que o nosso levou com uns “pozinhos” em cima. Será que aguenta com ele? Leiam o resto para descobrir.

 

 

Primeiro contacto

 

Como já havia sido dito, a Noctua é uma empresa austríaca que visa fornecer aos seus utilizadores a melhor experiência nos dois campos mais importantes do cooling: o silêncio e a performance. Os produtos mais reconhecidos da Noctua são as suas ventoinhas (devido ao esquema de cores característico, aliado a uma qualidade de construção excelente) e os coolers, que geralmente se debatem com os melhores, ocupando sempre lugares de renome. Aqui vamos ter um cooler que pretende inovar pelo seu tamanho, sem descurar a performance.

Especificações

 

 

Especificações fornecidas pela Noctua

Embalagem

 

Mais uma vez podemos observar que a caixa na qual o produto da Noctua vem, possui o esquema colorida da marca, sendo que facilmente podemos identificar a marca a qual este cooler pertence. Na frente temos a designação do cooler, NH-L12, assim como uma referência ao facto de este ser low-profile. De seguida temos também várias características que a marca acha relevante, tal como o facto de ser possível instalar este cooler em sistemas Mini-ITX sem backplate, de modo a poupar espaço, ou o facto de o cooler se poder tornar ainda mais low-profile, devido ao modo de funcionamento sem a fan de 120mm. De resto, com destaque na parte prateada temos a referência ao facto deste cooler ter apenas 66mm de altura.

 

Após uma rápida volta de 360º á nossa embalagem podemos ver que a mesma contêm vários pontos importantes. Uma das faces realça mais uma vez as características chaves do produto, e possui também o branding Noctua. A segunda das faces apresenta as características chaves do produto, de forma gráfica, pretendendo cativar o visualizador. Entre outras características são evidenciadas o facto da Noctua incluir a sua pasta térmica, ou o facto de o cooler incluir o backplate proprietário da Noctua, o Secufirm2. Outra das faces é mais técnica, possuindo as especificações do produto, evidenciando as velocidades das ventoinhas que constituem o produto, assim como as dimensões, entre outros detalhes, do dissipador em si. Nessa mesma face podemos também observar os acessórios que acompanham este cooler da Noctua.

Por fim, a ultima face apresentada acima tem uma pequena introdução ao que este dissipador oferece, em oito línguas diferentes, inclusive a Portuguesa, o que já vem a ser habitual nos produtos da Noctua. Finalmente uma marca decide prestar alguma atenção ao mercado ascendente que é o português!

 

Após abrirmos e retirarmos o que havia no interior, somos confrontados com aquilo que é possível ver na figura. À direita temos a caixa com os vários acessórios incluídos neste dissipador, enquanto à esquerda, temos o dissipador muito bem acomodado, de modo a evitar danos no transporte. O modo como o dissipador se encontra disposto, demonstra o cuidado da Noctua com os seus produtos.

 

Aqui temos o que a pequena caixa branca continha no seu interior. Como podemos observar, temos um manual na parte superior direita, o kit de montagem para Intel no saco correspondente, o kit de montagem para AMD em baixo, um saco com vários acessórios (a pasta térmica NT-H1, um símbolo Noctua, o low-noise adapter para ambas as ventoinhas, uma extensão 4-pin, uma divisão de 1x4-pin pwm para 2x 4-pin pwm, assim como os acessórios que seriam incluídos na embalagem da NF-F12 PWM, ou seja, 4 pinos de borracha anti-ruído e 4 parafusos). Por fim, a Noctua fornece uma muito útil ferramenta em estrela para instalar os parafusos do cooler, algo muito bem vindo, pois assegura que o seu cooler estará pronto a funcionar com tudo aquilo que inclui na embalagem.

 

Aqui temos os acessórios numa melhor vista.

 

Aqui temos os manuais de fácil compreensão da Noctua, que permitem que até aqueles que menor compreensão possuem na área, possam instalar um cooler da Noctua, sem qualquer tipo de dificuldade, pois os manuais acompanham-no passo a passo.

Cooler

 

Podemos observar que este cooler realmente possui uma altura muito baixa, sendo maior a espessura das ventoinha do que o próprio dissipador em si. A configuração de ventoinhas procura ter o máximo de circulação de ar com ocupando a menor altura possível, visto que este cooler se destina a utilizadores de torres mais pequenas, geralmente HTPC’s. Este cooler opta pelo formato comum a utilizadores de HTPC’s, ou seja ser mais largo e menos alto, em oposição aos coolers virados para performance, que costumam ter um formato de torre.

 

Aqui podemos ver que apesar de ter uma área de dissipação relativamente pequena, possui quatro heatpipes para conduzir o calor, de modo a tornar o arrefecimento mais eficaz.

 

Interessante também é o sistema de retenção de ventoinhas da Noctua, constituído por clips, que facilitam bastante a tarefa de instalação e de remoção das mesmas.

 

Aqui podemos observar o logo da Noctua. Outro ponto interessante neste cooler é o facto de, de modo a reduzir o ruído, a Noctua ter optado por utilizar ventoinhas com silicone redutor de vibrações, sendo o resultado um cooler bastante silencioso.

 

Aqui podemos observar as duas furações na grelha do dissipador, furações essas que permitem o aperto do mesmo ao montar.

 

Aqui temos a base, que deve ser o mais lisa possível para melhorar o contacto com o cpu, e podemos ver que a Noctua fez um trabalho bastante competente na elaboração da mesma.

 

Aqui podemos observar o cooler sem ventoinhas, apenas com a sua estrutura principal.

 

Aqui podemos ver as duas ventoinhas escolhidas pela Noctua para este produto: a já analisada NF-F12 PWM e a NF-B9 PWM. A primeira conta com 1500 rpm/93.4 m³/h / 22.4 dB, já a segunda conta com 1600 rpm/64.3 m³/h / 17.6 dB. Visto que a NF-B9 PWM, não possui silicone anti-vibração, a Noctua encarregou-se de tratar disso mesmo, e colocou bandas de silicone no local de instalação da mesma, de modo a diminuir o ruído. 

 

 

Instalação

 

Acima está o material utilizado para instalar o cooler num sistema socket 775, sendo que os parafusos da esquerda servem para 775/1155/1156/1366, enquanto que os do saco da direita correspondem ao socket 2011.

 

A backplate pronta a instalar

 

A backplate já instalada, assim como os espaçadores.

 

Após isso, instala-se o sistema de retenção que irá assegurar que o cooler fica bem preso.

 

Após a colocação de pasta térmica no cpu, instala-se o cooler e aparafusa-se os parafusos através das aberturas na grelha de alumínio.

 

Uma vista de como fica o aspecto geral da caixa, assim como o backplate.

 

Agora com o acrílico já colocado. Relativamente à instalação do cooler podemos dizer que é bastante simples, muito devido aos manuais extremamente bem ilustrados da Noctua, e também devido ao facto de a Noctua ter incluído com o dissipador tudo o que necessitamos para a instalação do mesmo, sendo muito bem vindo a inclusão da chave de estrela e da pasta térmica. O sistema de retenção através de backplate assegura que o cooler fica estável, e permite que o contacto com o cpu se faça de uma forma segura. Nada a apontar então, sendo que a Noctua leva nota máxima neste capítulo. Apenas poderá ser algo incómodo para utilizadores que utilizem torres sem corte no tray da motherboard, visto que terão de retirar a mesma para a instalação, mas esse mesmo corte tem vindo a ser cada vez mais usual, portanto é apenas uma opinião. No entanto a vantagem que um sistema de backplate oferece sobre um de pinos, vale completamente a pena.

Sistema de teste

O Noctua NH-L12 PWM vão ser testadas no seguinte sistema:

- Intel Core 2 Duo E8200 (Overclocked @ 4.00 GHz 1.48v) / Stock 2.66 GHz @ 1.2 v

- 4 GB (2x2GB) Corsair DDR3 PC3-10700H

- Asus P5KC (Intel P35)

- Antec High Current Gamer 620 W

- Samsung 160 GB

- AMD Radeon HD 6870 (1GB) OC (970 mhz/1230 mhz)

- Microsoft Windows 7 Ultimate 64-bit

- Antec Eleven Hundred

 

Os testes serão realizados com a ajuda do Prime 95, Large Data Set, com a duração de 15 minutos em load. O idle vai ser analisado com o computador em repouso durante 1 hora. A temperatura ambiente manteve-se constante durante ambos os testes, nos 28 graus centígrados

 

Relativamente aos resultados em stock, podemos observar que quando levamos o processador a cargas altas, o Noctua NH-L12 com duas ventoinhas fica a par do Artic Cooling Freezer 13, o que é algo interessante, visto que com uma área de radiador muito menor, consegue obter resultados iguais (talvez devido à inclusão de duas ventoinhas). Mas a própria Noctua avisa que este não é um cooler para aventuras, mas sim para obter um produto de qualidade no menor espaço possível. A troca que temos de fazer ao utilizar apenas uma ventoinha no cooler é o facto das temperaturas em load subirem 2 °C. A diferença ao usar apenas uma ventoinha ou duas, não é abismal, portanto caso pensem aventurar-se em overclocks, deixava a segunda ventoinha de 120 mm. Mas isso já veremos abaixo.

 

Com overclock as temperaturas sobem cerca de 15 °C, no entanto, o Noctua NH-L12 pwm supera por 1 °C o Artic Cooling Freezer 13, o que é um resultado interessante de observar, visto que a sua área de dissipação é menor. Com apenas a ventoinha de 92mm a funcionar, o NH-L12 fica a apenas 3 °C do Freezer 13 e com certeza com um ruído muito menor, o que levará aqueles a que procuram um pc o mais silencioso possível, a retirar a ventoinha de 120 mm, em troca de um ligeiro aumento de temperatura. Bons resultados podemos observar. Em termos de ruído com as duas ventoinhas instaladas podemos obter cerca de 29 dB em idle e 49 dB em load, o que é fenomenal e altamente adequado para um HTPC, no qual o silêncio tem primasia.

 

Conclusão

Positivo

+ Tamanho

+ Boa embalagem

+ Boa Qualidade de Construção

+ Muitos acessórios

Negativo

- Nada

Preço de venda médio: 54€ em Portugal

Basicamente o que aqui possuímos é um David, ou seja, um pequenino oponente a um mercado inundado de gigantes coolers, que em apenas 66mm de altura, oferece uma performance bestial para o seu tamanho, sem ensurdecer quem o usa, pois o mesmo é bastante silencioso e completamente adequado para um computador de sala de estar. Consegue rivalizar em stock com um dissipador virado para performance e algo grande, e em load chega a ganhar por muito pouco. O importante aqui é relembrar que apesar de a noctua referir que este cooler é apenas adequado a quem tem um processador de 95w, quem o possuir, sabe que pode brincar um pouco com o seu processador, que o Noctua NH-L12 pwm, vai lá estar para o proteger. Tudo isto aliado à excelente qualidade de construção austríaca e temos um produto vencedor. Por tudo isto, o Noctua NH-L12 pwm é um produto recomendado Inside Geeks!

Performance: 9/10

Preço: 8/10

Qualidade de Construção: 10/10

Geral: 9.5/10

 

Agradecemos à Noctua pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter