Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home2/ig/public_html/templates/gk_music_free/html/com_content/article/default.php on line 13

Análise Noctua NF-F12 PWM

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

 

Como foi dito na última análise a produtos de cooling, com o verão agora a bombar, todas as temperaturas sobem, até mesmo aquelas que não precisamos, como são as do nosso computador. Assim sendo hoje temos mais uma análise, desta vez a ventoinhas da Noctua, a NF-F12 pwm. A Noctua enviou dois exemplares para análise, o que é interessante, pois podermos ver a diferença entre instalar uma ou duas ventoinhas. De resto, como é sabido as ventoinhas são uma parte essencial para enviar ar fresco e retirar ar quente de dentro do chassis do computador. Algumas fazem-no com menos ruído, outras com mais. Assim sendo é altura de pôr as Noctua NF-F12 pwm à prova.

 

 

Primeiro contacto

 

Como já havia sido dito, a Noctua é uma empresa austríaca que visa fornecer aos seus utilizadores a melhor experiência nos dois campos mais importantes do cooling: o silêncio e a performance. Os produtos mais reconhecidos da Noctua são as suas ventoinhas (devido ao esquema de cores característico, aliado a uma qualidade de construção excelente) e os coolers, que geralmente se debatem com os melhores, ocupando sempre lugares de renome. Aqui vamos ter uma das mais fortes apostas da Noctua, as suas ventoinhas, que procuram aliar performance, ao menor ruído possível. A Noctua promete, será que consegue atingir aquilo a que se propõe?

Especificações

Size                        120x120x25 mm

Connector                               4-pin PWM

Bearing                    SSO2

Blade Geometry                      Heptaperf™

Frame Technology                 Focused Flow™

Rotational Speed (+/- 10%)                    1500 RPM

Rotational Speed with L.N.A. (+/- 10%)                  1200 RPM

Min. Rotational Speed (PWM)                                300 RPM

Airflow                     93,4 m³/h

Airflow with L.N.A.                   74,3 m³/h

Acoustical Noise                     22,4 dB(A)

Acoustical Noise with L.N.A.                   18,6 dB(A)

Static Pressure                       2,61 mm H2O

Static Pressure with L.N.A.                     1,83 mm H2O

Max. Input Power                    0,6 W

Max. Input Current                  0,05 A

Voltage                    12 V

MTBF                      > 150.000 h

Scope of Delivery                  

Low-Noise Adapter (L.N.A.)

4-Pin Y-Cable

30cm Extension Cable

4 Vibration-Compensators

4 Fan Screws

Warranty                 6 years”

Especificações fornecidas pela Noctua

Embalagem

 

Na parte frontal da embalagem temos uma apresentação muito limpa e extremamente bem apresentada. As cores utilizadas são o mesmo vermelho utilizado normalmente pela Noctua nas suas ventoinhas, conjugada com branco e preto. No que toca a informação, a Noctua escolheu determinadas características que achou importante referir para serem as principais na frontal da embalagem. Do lado esquerdo temos o modelo da ventoinha, e do direito temos um símbolo prateado que referencia o sistema patenteado da Noctua “Focused Flow”, que permite a máxima pressão, fazendo assim esta ventoinha ideal para coolers e radiadores.

 

Após abrirmos a pequena janela que a embalagem trazia, podemos observar através do plástico transparente a ventoinha e os suportes anti-vibração. De resto é também feita referência aos acessórios incluídos, assim como na parte oposta é possível encontrar um diagrama da ventoinha, e gráficos que explicam o princípio de funcionamento do sistema “Focused Flow”.

 

 

 

No que toca aos lados da embalagem não existe nenhuma informação de relevo, apenas as dimensões das ventoinhas de um lado e o nome do modelo noutro.

 

Na parte traseira da embalagem podemos observar mais uma vez a lista de acessórios incluídos, as especificações da ventoinha, assim como um pequeno texto informativo em oito línguas diferentes, nas quais o nosso português está presente, sendo assim uma adição sempre muito agradável.

 

Relativamente a acessórios incluídos, temos um leque de mesmos que podemos considerar vasto, pois normalmente a concorrência não oferece nem metade. Juntamente com a Noctua NF-F12 PWM é-nos fornecido um manual de utilização, quatro borrachas de instalação para reduzir vibrações, quatro parafusos para instalação normal, uma extensão de 4 pinos de 30 cm, um divisor em Y de 4 pinos e aquilo que a Noctua chama de L.N.A. (low noise adapter, que permite a motherboards sem ligação pwm diminuir a velocidade máxima, ou então reduzir simplesmente a velocidade máxima de uns iniciais 1500 rpm para 1200 rpm). Em termos de qualidade na apresentação e acessórios, a Noctua, como já é habitual, ganha o prémio de qualidade.

 

Conjunto de acessórios incluídos

Ventoinha

 

No que toca à ventoinha podemos começar por referir que ostenta o já muito conhecido esquema colorido da Noctua, aliando tons bege com um vermelho escuro, próximo do castanho. Toda a ventoinha é extremamente bem construída e transmite sensação de solidez, o que garante que a mesma estará pronta a trabalhar durante bastante tempo, ou, nas palavras da Noctua, durante mais de 150.000 horas.

 

Aqui podemos ver a indicação do airflow nesta ventoinha. A alimentação é assegurada por um conector de 4 pinos, mas quem nem possuir um disponível na motherboard, pode perfeitamente utilizar esta ventoinha, sendo que apenas, caso a motherboard não suporte regulação de voltagens, irá de a ter utilizar na sua velocidade máxima. As pequenas peças de silicone nos cantos, servem também elas para reduzir vibrações e ruídos. Tudo isto demonstra o empenho da Noctua em garantir a melhor experiência possível para o utilizador.

Instalação

 

Aqui podem ver como foi efectuada a instalação das ventoinhas na caixa. Visto que a Antec Eleven Hundred na parte frontal não permite a instalação de ventoinhas com os acessórios anti vibração, uma das ventoinhas foi instalada com parafusos. A outra que foi colocada na lateral foi instalada com recurso aos acessórios anti vibração. Será também um ponto importante pois permitirá comparar os níveis de ruído aquando da utilização dos acessórios.

Aqui podemos ver a caixa finalizada, e podemos observar que apesar de terem cores contrastantes com a caixa, não ficam mal de todo e caso todas as ventoinhas instaladas no sistema sejam Noctua, tal deve conferir um aspecto muito agradável à caixa. No entanto é importante referir que estas ventoinhas são optimizadas para coolers, não para utilização em caixas, no entanto, devido ao material que dispomos, teremos de proceder à análise utilizando as mesmas como ventoinhas de caixa.

Sistema de teste

As Noctua NF-F12 PWM vão ser testadas no seguinte sistema:

- Intel Core 2 Duo E8200 (Overclocked @ 4.00 GHz 1.48v) / Stock 2.66 GHz @ 1.2 v

- 4 GB (2x2GB) Corsair DDR3 PC3-10700H

- Asus P5KC (Intel P35)

- Antec High Current Gamer 620 W

- Samsung 160 GB

- AMD Radeon HD 6870 (1GB) OC (970 mhz/1230 mhz)

- Microsoft Windows 7 Ultimate 64-bit

- Antec Eleven Hundred

 

Os testes serão realizados com a ajuda do OCCT 4.2.0, Small Data Set, com a duração de 10 minutos em load e 6 minutos idle.

Os resultados vão ser testados da seguinte forma: Antec Eleven Hundred Original (sem ventoinhas intake, 2 exhaust), três ventoinhas (Intake frontal) e quatro ventoinhas (intake frontal e intake lateral). Quais os resultados obtidos? Vamos descobrir.

 

Olhando para os resultado podemos ver que a adição de uma ventoinha lateral foi a que trouxe maiores ganhos, isto provavelmente devido ao comprimento da caixa e ao facto de estas ventoinhas serem ideias para “focarem” o seu airflow, em vez de o alargarem como seria ideal numa ventoinha própria. Ainda assim pudemos observar ganhos, sendo que em termos de ruído pudemos comprovar que realmente os acessórios que prometem reduzir a vibração cumprem, e a ventoinha que os utilizava realmente produziu menor ruído (algo como 45 dB no máximo dos máximos).

 Conclusão

 Positivo

+ Boa Performance

+ Boa embalagem

+ Boa Qualidade de Construção

+ Muitos acessórios

Negativo

- Preço

Preço de venda médio: 19€ em Portugal

Queria começar por reforçar que, para quem procura o máximo de qualidade numa ventoinha, sem olhar a preços, certamente não se preocupará com o preço desta ventoinha. E é para esse mercado (quiçá considerado de nicho) que a Noctua produz. Obtêm resultados fantásticos (certamente seriam superiores caso fosse utilizado em cooler), aliados a níveis de ruído bons para a performance. Oferece acessórios para todos os gostos, assegurando que ninguém vai sentir falta de algo na instalação. Que mais há para dizer? É qualidade austríaca na forma de ventoinha. E é por isso que a Noctua NF-F12 PWM merece a distinção de recomendada pelo Inside Geeks.

Performance: 9/10

Preço: 8/10

Qualidade de Construção: 10/10

Geral: 9/10

 

  

Agradecemos à Noctua pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

 

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter