Análise Raijintek EOS 240 RBW

Votos de utilizador:  / 7
FracoBom 

Neste artigo

 

Boas pessoal, estamos de novo no verão o que significa altura de referigerar o vosso CPU da forma correcta! Assim sendo hoje temos um cooler AIO da marca Raijintek, o EOS 240 RBW. Temos A-RGB de 5V para controlar a iluminação ao vosso gosto, duas ventoinhsa com RGB também, um radiador de alta densidade, a performance vai ter que ser fantástica! Para além disso é compatível com os diferentes sockets Intel e AMD, pelo que temos de ver qual a performance deste excelente cooler!


 

Primeiro contacto

A Raijintek é uma marca muito grande no mercado alemão. Esta é uma marca alemã com produção na China, de modo a ter preços mais acessíveis e que possui todo um reportório de diferentes acessórios. Temos desde blocos watercooling para CPU e GPU, coolers a ar, ventoinhas e até mesmo caixas. O que nos hoje temos é um desses watercoolers para o CPU.

Especificações

“Raijintek EOS 240 RBW

The EOS 240 RBW AIO brings you advanced cooling performance combined with The new & patented design for the ultimate combination of the pump & cold plate microfins as well as unique featured 5V A-RGB light effects. EOS cold plates are made of full copper and useing advanced design of micro fin channels (0.12mm), extra-large CPU contact area with multiple channels for the best direct flow of cooling liquid. EOS internal Pump is build inside radiator and also contains a reliable Ceramic Axis Bearing with super silent operation in high pressure head at 1.5 Meter, low dBA in 30 dBA [Max.], Life Expectancy are up to 50,000 hours, and of course using super durable OD 16mm Teflon Tubes. Not only a new design pump and water block are used, EOS is also using high density design radiator, a FPI: 20 high density fin radiator with 12 heat sink water tunnel. Radiator itself supports up to 2 x 12025mm fans, and users can also add extra two fans to create double row fans. With high static pressure & torque fans in combination with the PWM Pump, EOS will round up your total System into an extemely performing water cooler or a super silent System EOS is the most user friendly AIO water cooler in the world by providing the multiple CPU bracket for Intel & AMD sockets, which brought to you for the joy of easy installation and friendly design & the surprisingly efficient performance.

Especificações retiradas do site da Raijintek.


 

Embalagem

Aqui temos a embalagem do EOS 240 RBW. Temos o cooler em destaque na parte central, assim como o facto de este possuir iluminação RGB possível de colocar ao gosto do utilizador. Toda a embalagem apresenta-se numa cor azul aqua.

Num dos lados podemos ver o bloco do CPU, em duas perspetivas diferentes: tanto da parte superior, onde temos a iluminação RGB, como na parte inferior onde temos a parte do bloco que faz contacto com o CPU. Temos também o nome deste Cooler na parte inferior esquerda.

Num dos lados da embalagem temos também as especificações deste cooler.

Olhando agora para o interior da embalagem, temos o AIO muito bem aconchegado, juntamente com o manual de instalação na parte superior para terem a certeza que o mesmo não passa despercebido.

A nível de conteúdo da embalagem, temos todas as partes nos sacos de plástico de protecção, de modo a evitar danos e riscos durante o transporte.

No que toca a acessórios, temos o seguinte, da esquerda para a direita: parafusos para instalação em plataforma Intel 2011, placas de retenção para Intel e AMD, backplate para AM4, juntamente com parafusos para ventoinhas e parafusos para retenção do bloco, Y-Split para as ventoinhas, pasta térmica e finalmente backplate para motherboards AM3/Intel.

Em suma, tudo isto é o que faz parte da embalagem do Raijintek EOS, o que no nosso ponto de vista é muito interessante. Vamos então ver o Raijintek EOS 240 RBW mais ao detalhe!

parece bem, mesmo o MYA RBW numa primeira vista. Será que realmente se comporta à altura?


 

Raijintek EOS 240 RBW

Este é o Raijintek EOS 240 RBW, juntamente com as duas ventoinhas RGB de 120mm. Temos um radiador de alta densidade de alumínio, juntamente com cabos ligeiramente flexíveis. O radiador com uma grossura de 29mm é também ele respeitável.

Uma vista mais de perto à parte inferior do radiador onde temos o logo da Raijintek.

Vemos agora o bloco de CPU utilizado que tem um perfil relativamente baixo, onde temos também o local onde irão brilhar os leds quando ligados.

É interessante notar que temos um cabo SATA para alimentação da bomba incluída neste produto, em vez do tradicional fan header. Temos também a ligação ARGB do bloco do CPU.

Uma vista final do conjunto AIO EOS 240 RBW.

Uma vista mais de perto às ventoinhas de 120mm incluídas. Temos um header de ventoinha de 4pinos comum, assim como um header ARGB para sincronizar as cores com a parte restante da build.


 

Instalação

A instalação deste sistema é bastante fácil, sendo que é mais fácil de perceber em modo vídeo. Basta colocar os parafusos no backplate, prender o backplate com as porcas, de seguida instalar a parte superior do sistema de retenção, prender essa parte com parafusos. De seguida alinhar o cooler, remover a cover de plástico do mesmo, colocar pasta térmica e colocar os parafusos que prendem o cooler à retenção superior.

Testes

O Raijintek EOS 240 RBW foi testado com o seguinte sistema:

AMD Ryzen 5 2400g @ 4 GHz

Gskill Aegis 2 x 8 GB 3000 MHz DDR4 @ 3066 MHz

MSI B350 Tomahawk

XFX RX 5600 XT THICC 2 PRO 6GB

Antec Edge 650W Full modular

Samsung 970 EVO PRO 500GB

Um agradecimento à AMD e XFX por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

O preset utilizado foi o seguinte:

O EOS 240 RBW conseguiu obter resultados muito aceitáveis especialmente quando vemos que fica apenas a cerca de 3º-4º do grande NH-D15! Juntando a isto uma estética fenomenal com os LEDS RGB.

Este EOS é muito silencioso a nível de ventoinhas mesmo em full load, o grande problema é mesmo o barulho da bomba em idle que é muito pronunciado para momentos em que não se esteja a utilizar headphones.


 

Conclusão

Raijintek EOS 240 RBW

Positivo

+ Estética

+ RGB

+ Compatibilidade

+ Ruído

+ Low Profile

 

Negativo

- Adressable RGB precisa de adaptador para muitas boards

- Muitos fios devido ao RGB

Preço de venda médio: 59,90 € (preço recomendado)

Performance: 8/10

Preço: 9/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 8.5/10

A Raijintek tem neste EOS 240 RBW uma entrada excelente no mercado AIO de baixa gama, pois por apenas 75€ temos um cooler que é capaz de lutar contra outras apostas mais caras dentro de alguns graus. Alguns detalhes ficaram esquecidos, como a capacidade de verificar a velocidade da bomba de água, ou ainda a utilização de uma bomba que faça menos barulho em idle, contudo é necessário perceber que teriam de existir algumas limitações neste preço. Temos capacidade ARGB e ventoinhas que cumprem plenamente a sua função, para além da possibilidade de adicionar ventoinhas numa configuração push-pull!

Assim sendo é possível conferir o selo de produto recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à Raijintek pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter